Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:15:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 12ax7 Mullard 1958 com comportamento esquisito.  (Lida 11322 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 02 de Abril de 2014, as 09:33:50 »

Pessoal, recentemente comprei uma 12ax7 mullard de 1958 no ebay, e embora ela esteja funcionando muito bem (com um som divino), desde a primeira vez que a liguei, notei que

um dos filamentos acende com um "clarão" na base, ou seja, ao ligar se vê uma luz forte na base da válvula, este clarão acende forte e depois apaga devagar, tudo em 2

segundos, mais ou menos.


Também notei que o filamento deste triodo é um pouquinho mais fraco que o outro, mas como disse antes, a válvula funciona muitíssimo bem e os dois filamentos acendem.


Alguem saberia dizer se isso é normal?


Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 02 de Abril de 2014, as 09:43:53 »

Também tenho uma válvula Phillips Miniwatt que está atualmente no HTM1-3 que tem esse comportamento. Parece até que ela vai queimar, pois acende muito forte, depois fica normal. Talvez ela queime um dia desses por conta disso, mas como já tem pelo menos 40 anos de uso intermitente... O som dela é ótimo.

Abs
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 02 de Abril de 2014, as 09:51:45 »

Bom saber disso Matec, eu tenho esta mesma impressão, que um dia isso vai matar ela.

Segundo o anúncio do ebay, ela foi testada e o resultado é superior a uma sem uso.

E ela parece sem uso mesmo, os pinos estavam com uma oxidação normal e bem uniforme, a mesma cor em todo o pino e sem marcas de "tira-e-bota" no soquete.

Além de ter a impressão do logo mullard, modelo e código da data de fabricação ainda perfeitos.

E o som é mesmo bom, distorção suavíssima, redondinha.


Abraço e obrigado.



-----
Só para ilustrar o que eu disse, copiei o texto do anúncio original:

Made at Mullard's Blackburn factory, in April 1958. Etched code B8D f91

17mm long plates (13mm standard) with Halo getter on 2 support posts (goalpost getter support).

AVO Mk4 tested at ma/v 1.8  1.75 where 1.6 / 1.6 is expected new so this exceeds expected average new figure on a proper tester.  No gas, no shorts and no noise detected. .

Copper plate posts.




« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 14:28:15 por Ferro_Velho » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 03 de Abril de 2014, as 18:27:17 »

Oi Pessoal

Este clarão é um comportamento normal das válvulas Philips, e a Mullard era uma fábrica da Philips na Inglaterra. Isso é o tal "controled warm up" (aquecimento controlado) embora a primeira vista não pareça tão controlado assim. Essa característica protege as válvulas de excesso de correte no filamento quando ligados em série.

Para quem nunca viu, é assustador. Parece mesmo que a coisa vai explodir. No entanto isso só ocorre quando a válvula está completamente fria.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 03 de Abril de 2014, as 19:00:32 »

Que bom!  Palmas

Obrigado Eduardo.


Abraço.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 03 de Abril de 2014, as 19:20:27 »

Então está explicado. Mas que assusta, assusta, principalmente nas Miniwatt.

Eu tenho um par de monoblocos ultra-lineares, projetado e construídos pelo Eduardo. Ambos com válvulas Miniwatt, exceto um par de 50C5, que eram da RCA em um deles.

O clarão daquelas 10 valvuletas no "on" assustava mesmo, mas depois ficavam mansinhas. Intrigante é que o par RCA não acendia forte mas foram para o saco há muito tempo. As Miniwatt continuam dando no couro há mais de dez anos.

Aproveitei que eles vão voltar ao serviço ativo amanhã, depois de um descanso, e tirei uma fotinhas deles.

Da esquerda para a direita no monobloco à esquerda:

EZ81 (retificadora da seção power)
EAA91 (retificadora dobradora de tensão da 12AU7 pre-amplificadora de tensão / inversora de fase)
50C5 (saída push-pull / UL)
12AU7
50C5 


Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 03 de Abril de 2014, as 19:30:05 »

Eu já estava fazendo todo tipo de raciocínio negativo sobre ela:

"Esta nova porque ninguem quis esta porcaria com defeito"

"Vendedor desgraçado, mandou ela porque foi praqui pro Brasil"

Etc.


Mas que bom que é algo normal, assim fico só sorrisos com ela.

Para quem quiser comprar de um (agora sim) bom vendedor:

http://www.ebay.com/sch/yellowlorryredlorry/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=



Guilherme, belíssimos "blocks" estes seus, quem fez os transformadores pra ti?   Cheesy

Um dia falamos sobre fazer uns desses pra mim, depois dos para guitarra, faço um HI-FI.

Abraços.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, as 19:31:45 por Ferro_Velho » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 03 de Abril de 2014, as 19:33:18 »

Guilherme

Qual a potência que eles entregam?

Outra coisa a que porcentagem ficam os taps dos Screens?

transformadores ENORMES!

Abs
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #8 : 03 de Abril de 2014, as 20:34:19 »

Ferro, o projeto e a construção desses amps são obra do Eduardo, eu apenas construí os transformadores segundo as especificações dele. Os ganhei de presente, com um gap de um ano entre um e outro.

Provavelmente são peças únicas. Não creio que existam ultra-lineares com 50C5/HL92 por aí.

Eu tenho o esquema dele na cabeça, embora nunca tenha sido necessário serviça-los, além da retubagem das 50C5 RCA.

O Eduardo deve tê-lo arquivado em CAD.....

Matec, teoricamente 4W, com baixa tensão nas placas das 5OC5, 140V. Mas nunca medi. 4000 ohms PP com derivações para screen em 43% em espiras. Núcleo 26x26 mm, GO. Nenhum traço de instabilidade, zero mesmo.

abraços



Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #9 : 04 de Abril de 2014, as 02:20:27 »

Consertei muito equipamento valvulado,tipo, colorado rq (tv) telefunken, abc a voz de ouro (risos) e vi muitas válvulas fazerem isso.Até onde sei NORMAL! Algum de vocês já tentou usar as pcl82? Elas eram saida de audio,muito embora nem sei se presta para amps,sei que tinha um tv da philips que era misto (Tr e válvula) tinha um som estupendo com elas.

-----
Para quem não conhece aí está um velho colorado rq:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550739819-televisor-rq-raro-colorado-_JM
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 02:38:48 por saul britto » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 04 de Abril de 2014, as 07:57:34 »

...Algum de vocês já tentou usar as pcl82?...
A PCL82 é identica a ECL82, apenas alterando a tensão de filamento. As ECL82 são utilizadas em audio, inclusive nos projetos Iall do HGamal aqui no forum...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 04 de Abril de 2014, as 08:09:38 »

.... Algum de vocês já tentou usar as pcl82? ...

Matando vários coelhos com uma pedra só, este aí é o meu amplificador preferido. Eu construí 4 deles, mais ou menos na mesma época dos monoblocos do Guilherme.


São 4 UCL82 neste da foto, mas o primeiro foi feito com 4 PCL82. Ao fundo existem 2 válvulas 6CB6 ligadas como tríodo que são o pré dele. Inicialmente eram um pré de phono, mas o resultado não foi muito bom e mudei para um buffer tríodo.

Então, sim, é possível fazer HiFi com as PCL82 e qualquer outra da série, assim como é possível fazer um amplificador para guitarra com elas, como é o caso dos IALL.

E para quem tiver curiosidade, este é o esquema dos monoblocos do Guilherme!


E Kem, perceba que a alimentação da 12AU7/ECC82 é um dobrador de meia onda!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 08:40:21 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #12 : 04 de Abril de 2014, as 08:49:26 »

que amplificador lindo !  Huh? Huh? Huh?
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 04 de Abril de 2014, as 09:37:22 »

Show esse amplificador. Legal!

Eu creio que nunca vi um dobrador de tensão utilizando retificadoras dessa forma, belo trabalho!

Abs
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 04 de Abril de 2014, as 09:41:45 »

E Kem, perceba que a alimentação da 12AU7/ECC82 é um dobrador de meia onda!

Eu só percebi porque você comentou... Smiley
Nunca tinha visto com dobrador com valvulas, apesar de saber que era possivel...
Quanto ao assunto original do topico... eu tenho umas UCL82 que tem exatamente esse comportamento... a primeira vez que liguei uma delas também tomei um susto... achei que os filamentos tinham queimado...  Cheesy
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 10:02:35 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal