Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 03:07:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com layout do Exciter no Eagle  (Lida 4333 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 21 de Abril de 2014, as 22:12:07 »

Estou "investindo" em aprender a mexer no Eagle. Já fiz uma placa do RAT Whiteface que funcionou perfeitamente Grin . Ok que não ficou lá muito bonita, como as da galera aqui, mas funcionou  Cheesy.

Minha segunda investida foi com um pedal que não conheço, um tal do Exciter, o qual cheguei a rotear e transformar numa plaquinha e montar. Só que tanto em bypass quanto passando pelo efeito, o som da guitarra era o mesmo, ou seja, limpo. Tentei substituir CIs (são 4 TL072) e não adiantou. Depois fui retirando os CIs um a um para ver o que acontecia com o som, e notei que foi perdendo volume do sinal sucessivamente, mas continuando limpo, sem nenhuma alteração de timbre.

Daí resolvi começar do zero novamente e redesenhar o esquemático.  Para isso recorri à ajuda aqui do fórum (obrigado Matec, Ledod e Plautz!  Legal!) e consegui acertar o desenho no Eagle e chegar a um resultado  positivo no esquemático. Depois de seis versões (ou melhor, 5 tentativas frustradas de layouts) consegui um roteamento que "fechou"  Roll Eyes. As imagens do esquemático e do layout estão em seguida.

A ajuda que peço é aos que conhecem o Eagle,  para que, se possível, avaliem se eu fiz muitas besteiras no Eagle, de modo a poder partir para a prova de fogo de confeccionar a placa e montar o protótipo. Se for necessário, posso postar os arquivos SCH e BRD aos quais cheguei...





OBS: Depois de definir o layout, eu costumo passar no Corel, para ajustar algumas distâncias entre ilhas e trilhas, que não foram possíveis no EAGLE (por exemplo, a trilha que passa entre os pinos da SPDT).

Desde já agradeço a atenção.  Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 21 de Abril de 2014, as 22:50:31 »

Olá Sergiodam

Eu já fiz uma pequena checagem no seu pcb e o esquema me pareceu sem erros. Existem muitas voltas nas trilhas  Cheesy dá uma certa canseira de se achar os componentes, mas estão todos lá.

Agora me diga, quando você decidiu montar esse pedal qual foi o "Atrativo" dele? O que foi dito sobre ele?
Eu pergunto isso por saber que esse tipo de equipamento é utilizado para modificar a respostas de agudos da faixa de áudio.

Talvez agudos acima da faixa de harmônicos da guitarra...

Mas vamos conversar.
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:44:40 por Matec » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #2 : 21 de Abril de 2014, as 23:48:06 »

Oi, Matec. Pode parecer estranho, mas o que me atraiu nesse circuito foi o fato justamente de eu não conhecê-lo. Como a minha intenção era exercitar o Eagle, eu queria alguma coisa que eu ainda não tivesse visto, para fugir de influência (coisa de doido, né?  Cheesy) . Eu descobri esse esquema numa pasta de esquemas antigos do meu computador. Não sei a origem dele. Estava lá, sozinho, sem nenhuma outra referência, só o nome Exciter. Deu busca no Gugu mas não encontrei nenhum review dele.  Foi mais pelo "jeitão" mesmo. Daí fiquei muito mais curioso em descobrir o que é que o pedal faz... Tomara que não seja uma torradeira... Embarrassed

-----
Existem muitas voltas nas trilhas  Cheesy dá uma certa canseira de se achar os componentes, mas estão todos lá.

 Cheesy Cheesy Cheesy Acho que a falta de experiência mesmo... E olhe que levei uns dia pra chegar onde chegou... Batendo Cabeça
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, as 23:50:05 por Sergiodam » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 22 de Abril de 2014, as 00:02:31 »

Vamos agora então aos testes. Você disse que não havia diferença, para a guitarra. Talvez não dê pra perceber mesmo. Eu fiz uma simulação desse circuito, e ele funciona sim, acima dos 5000 Hz mas a atuação dele é mesmo aos 10kHz, OU seja, com guitarra não faz diferença. Você pode fazer o seguinte, só pra ver se o circuito funciona. Troque C6 por 10nF e C7 por 15nF.  Claro que são valores um tanto aleatórios mas a frequência de atuação deve baixar para 2kHz aí você vai ver se o pedal tem algo a ver.

Até.

Legal!
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:41:31 por Matec » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #4 : 22 de Abril de 2014, as 00:13:05 »

Farei isso, só que hoje não dá mais. Amanhã posto o resultado.  Legal!
Registrado
felix
Visitante
« Responder #5 : 22 de Abril de 2014, as 01:15:28 »

Cara deve ser uma usina de harmônicos isso ai.
Tenta tirar um harmônico natural na casa 7 da mizinha.

Nesse vídeo aqui dá para perceber legal como ele abre o leque:
https://www.youtube.com/watch?v=aB6wOlTqYRw

Me lembrou um botão que tinha nos rádios na década de 90, tipo "virtual qualquer coisa", que abria bem.


Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #6 : 22 de Abril de 2014, as 02:22:02 »

Encontrei num site o mesmo esquema, com a seguinte definição:

Exciter - extracts higher frequencies and allows them to be mixed back into the main signal with controllable proportion and phase.

http://www.ozvalveamps.org/repairs/circuitbin.htm

A reprodução do esquema está aqui:

http://www.ozvalveamps.org/repairs/circuits/stomps/exciter.gif
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #7 : 22 de Abril de 2014, as 07:39:09 »

Usa muito Exciter em estúdio de gravação
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #8 : 22 de Abril de 2014, as 11:46:46 »

Citar
Usa muito Exciter em estúdio de gravação
Justamente, aliás fiquei até interessado em montá-lo.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #9 : 22 de Abril de 2014, as 18:23:53 »


OBS: Depois de definir o layout, eu costumo passar no Corel, para ajustar algumas distâncias entre ilhas e trilhas, que não foram possíveis no EAGLE (por exemplo, a trilha que passa entre os pinos da SPDT).

Desde já agradeço a atenção.  Legal!

sobre isso vou dar uma dica que costumo fazer pra não ter que mecher nas trilhas no corew ou ilustrator.
depois de definito o layout eu mudo as medidas do "grid" geralmente eu costumo usar as medidas em milimetros o padrão do eagle é 1,27mm normal e segurando "alt" apertada muda para 0.635mm se eu precisar mover as trilhas ou qualquer componente fora dessas medidas eu vou diminuindo o valor do  grid. até 0.1mm
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #10 : 22 de Abril de 2014, as 19:17:33 »

Boa diaca, Edyguitar. Vai ajudar muito, porque é uma batalha fazer o Eagle movimentar as trilhas como se deseja. Assim acho que dá pra domar o bicho.  Legal!

-----
Farei isso, só que hoje não dá mais. Amanhã posto o resultado.  Legal!

Apliquei a sugestão, mas agora o som não passa nem limpo. Mas não faz mal. Esse desenho já estava doente mesmo. Já que o layout que eu postei acima não aparenta ter nenhum desacordo com o projeto (pelo menos não recebi nenhuma crítica até o momento) acho que há chance de estar funcional. Vou fazer uma placa dele e montar para ver qual é... Só que vai demorar um pouco, pois tenho que imprimir na laser lá do trabalho, depois do feriado. Reportarei em seguida.

Quanto ao roteamento no Eagle, vocês acham que tem como fazer o layout menor? Algum macete na hora de organizar os componentes de início? Algum macete para colocar os jumpers? (apanhei um pouco, porque o Eagle exige que seja feito no esquemático para poder aparecer no board...)  Bufando
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 22:33:55 por Sergiodam » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 22 de Abril de 2014, as 22:58:57 »

Olá Sergiodam.

O fato do circuito não funcionar agora não deve ser do layout, e sim de algum outro problema dos muitos que sempre ocorrem em montagens.
Só acho que você deveria tentar fazer o circuito funcionar para saber se o resultado vale a pena. Se não, porque investir mais tempo nele?

Quanto à sugestões, apenas coloque os componentes próximos de onde eles são usados, mantenha as trilhas o menor comprimento possível (se for possível).

Abs
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:41:33 por Matec » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #12 : 22 de Abril de 2014, as 23:55:06 »


Quanto ao roteamento no Eagle, vocês acham que tem como fazer o layout menor? Algum macete na hora de organizar os componentes de início? Algum macete para colocar os jumpers? (apanhei um pouco, porque o Eagle exige que seja feito no esquemático para poder aparecer no board...)  Bufando

comece uma trilha num terminal do componente e siga com ela até o mais proximo aceitável de onde se deseja fazer o jumper, pare com a trilha nesse ponto. insira uma ilha (via) na outra trilha onde se deseja fazer o jumper ou em um ponto vazio . novamente volte na trilha que você deixou parada antes e comece a rotear normalmente , arraste o cursor até a ferramente Layer e mude para 1-TOP. ( se quiser arraste também para width e deixe a trilha mais fina) siga com essa trilha até a via que você criou e termine sobre ela. o eagle vai inserir uma via automatico no local onde você começou a trilha Top. criando assim um jumper, é como se fosse fazer uma placa dual layer.
http://www.youtube.com/watch?v=eQjteRNSl0I
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 23:57:59 por edyguitar » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #13 : 23 de Abril de 2014, as 02:14:51 »

Olá Sergiodam.

O fato do circuito não funcionar agora não deve ser do layout, e sim de algum outro problema dos muitos que sempre ocorrem em montagens.
Só acho que você deveria tentar fazer o circuito funcionar para saber se o resultado vale a pena. Se não, porque investir mais tempo nelebs

Entendo o seu ponto de vista. É que a placa com que eu trabalhei foi o primeiro layout que eu fiz, onde havia até um erro de ligação de duas trilhas. (Não foi o desenho que você viu publicado por mim, foi anterior, antes de pedir ajuda). Aí tive que fazer correções, cortando trilhas, acertando com fios externos, etc. Ficou bem zoneado. Daí que acho que agora eu tenho um desenho mais correto. Como os componentes são os mesmos, pretendo refazer as placas e aproveitar todas as peças. Aí sim, penso que poderemos (nota-se que continuo contando com a ajuda  Cheesy ) chegar a conclusões mais concretas.

-----
comece uma trilha num terminal do componente e siga com ela até o mais proximo aceitável de onde se deseja fazer o jumper, pare com a trilha nesse ponto. insira uma ilha (via) na outra trilha onde se deseja fazer o jumper ou em um ponto vazio . novamente volte na trilha que você deixou parada antes e comece a rotear normalmente , arraste o cursor até a ferramente Layer e mude para 1-TOP. ( se quiser arraste também para width e deixe a trilha mais fina) siga com essa trilha até a via que você criou e termine sobre ela. o eagle vai inserir uma via automatico no local onde você começou a trilha Top. criando assim um jumper, é como se fosse fazer uma placa dual layer.


Valeu pela dica. Entendi perfeitamente e acho que agora vai funcionar legal. Vou por em prática para "estudar"  Smiley.
Obrigado!  Legal!
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, as 02:17:08 por Sergiodam » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal