Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 10:18:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em fonte para pré valvulado  (Lida 9203 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #30 : 28 de Abril de 2014, as 15:22:33 »

Monte com os 10K mesmo. Com sua ultima medição das tensões, vai ficar melhor.
Use 1W mesmo... 1/4W vai ficar muito em cima.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #31 : 07 de Maio de 2014, as 12:55:51 »

Tenho mais alguns projetos de prés em mente e o transformador utilizado será do mesmo modelo citado aqui no tópico.
Então para não ter que ficar perguntando a vocês como fazer cada fonte que eu precisar, quero pedir indicações de boa literatura para que eu possa aprender a calcular.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 07 de Maio de 2014, as 13:08:09 »

Tenho mais alguns projetos de prés em mente e o transformador utilizado será do mesmo modelo citado aqui no tópico.
Então para não ter que ficar perguntando a vocês como fazer cada fonte que eu precisar, quero pedir indicações de boa literatura para que eu possa aprender a calcular.

http://www.duncanamps.com/psud2/index.html
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #33 : 07 de Maio de 2014, as 13:16:25 »

Obrigado xformer, mas quanto ao conhecimento? Este simulador ai ajuda bastante, mas eu queria aprender como fazer.

Num dos seus pots eu já fui tendo uma ideia de como fazer. Acredito que está logo na primeira página e tu foi fazendo o cálculo de consumo de cada estágio e tal.


PS: Talvez eu devesse ter prestado mais atenção nas aulas de física do ensino médio. _

-----
Tipo, eu entendi bem como foi feito pra calcular o consumo de cada triodo. Já que o esquema tinha as tensões do B+3 e entre a Placa e o resistor de placa, foi calculado a diferença e depois usada a lei de Ohm pra calcular a corrente. Com os consumos dos dois triodos foi só somar e dai chegou-se o resultado de consumo da 12ax7 neste circuito.
Até ai tudo bem.

Ai chegou-se ao valor de 1,68V de queda na tensão a cada 1K ohm. Pelo que entendi a Lei de Ohm entrou mais uma vez na jogada e tivemos V = 1000 ohm * 0,00168 A  = 1,68V de queda de tensão a cada 1K ohm.
Depois calculou-se o quanto de resistência seria necessária para realizar a queda de tensão de 343V para 238V, ou seja, 105V de queda de tensão:

R = 105V / 1,68V por cada 1K = 62,5K, mas como seriam dois canais com consumo igual, 62,5K/2 = 31,25K. Como são 3 etapas de filtro ficou cerca de 10K em cada.

Quando foi colocado no simulador foi achado o valor de resistências mais próximo do real.
O resistor R5 da simulação foi obtido através do cálculo da tensão do B+3 (238V) dividido pelo consumo das duas 12ax7 (3,36mA) = 70,8K.

É isso mesmo? Se for acho que aprendi bastante com este tópico.
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, as 13:47:41 por RicardoVasconcelos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 07 de Maio de 2014, as 13:48:57 »

Aqui tem um resumo simplificado:



Agora pra aprender a calcular precisaria pegar um curso mesmo. A vantagem do software é que você simula o circuito e pode ir ajustando os componentes de acordo com a necessidade (da carga e na carga). Ou seja, você faz o caminho de trás pra frente, a partir da carga descobre de quanto precisa ser os componentes da fonte (transformador, retificadores e filtros).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #35 : 07 de Maio de 2014, as 18:15:13 »

xformer

Você já chegou a fazer uma simulação no Proteus com um circuito multiplicador de tensão? Aqui, por mais simples que seja o circuito, dá um problema no SPICE, independente da versão do aplicativo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 07 de Maio de 2014, as 18:21:02 »

xformer

Você já chegou a fazer uma simulação no Proteus com um circuito multiplicador de tensão? Aqui, por mais simples que seja o circuito, dá um problema no SPICE, independente da versão do aplicativo

Não. Eu uso o programa que eu citei acima, é mais fácil e dá pra simular um dobrador de tensão.  Além disso com ele posso visualizar  graficamente o comportamento das correntes e tensões em cada componente do circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #37 : 07 de Maio de 2014, as 19:15:03 »

Citar
Obrigado xformer, mas quanto ao conhecimento? Este simulador ai ajuda bastante, mas eu queria aprender como fazer.

Ricardo e todos os demais que querem aprender a teoria de fontes de alimentação:

Cálculo de fontes (retificadores/filtros) sempre serão aproximados, porque o resultado final, pratico, dependerá, em grande medida, das características dos componentes utilizados, principalmente o transformador de potencia.

Para quem for realmente curioso e dedicado à arte:

Eletrônica Aplicada (volume I), do Prof. Dr. Darcy Domingues Novo.
Editora da Universidade de São Paulo

Deve custar uma merreca nos sebos virtuais ou no ML, quem sabe.

Simuladores só devem ser usados para confirmar/comparar cálculos já feitos ou por aqueles que já tenham uma noção do assunto. Senão é passaporte carimbado para continuar a não entender nada do assunto.

Todos esses simuladores tem como ponto de partida as CURVAS DE SCHADE. Façam uma busca por essas três palavras.

Guilherme

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #38 : 07 de Maio de 2014, as 19:50:29 »

Todos esses simuladores tem como ponto de partida as CURVAS DE SCHADE. Façam uma busca por essas três palavras.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3978.0
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal