Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 21:34:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alto-Falante Novik WN12X / 18 / AC  (Lida 14332 vezes)
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« : 09 de Maio de 2014, as 19:00:55 »

Prezados

Estou com um par destes alto-falantes de 12" e 8 ohms datados de 1982.

Algum de vocês saberia me informar se estes seriam adequados para uso em amp de guitarra ou em amp de baixo?

Gostaria também de saber os parâmetros dos mesmos (para poder projetar gabinete para os mesmos, seja 2x12 ou 2 de 1x12). Vocês saberiam me informar?

Agradeço desde já

Abraços

Cristiano

P.S.: Procurei no site e no google e não achei resposta para minhas perguntas.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #1 : 09 de Maio de 2014, as 19:19:09 »

Eiataa.. esses são antigos mesmo...

Também dei uma olhada e não achei nada..

At daniel
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, as 19:21:04 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #2 : 09 de Maio de 2014, as 19:39:14 »

Oi Daniel
Eles estao em muito bom estado.
Fico com pena de nao coloca-los para "falar".
Por isso pedi a ajuda aos amigos do forum.
Cristiano

P.S.: Xformer, desculpe-me pela falta de acentuacao. Escrevi do celular.

Eiataa.. esses são antigos mesmo...

Também dei uma olhada e não achei nada..

At daniel
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 09 de Maio de 2014, as 19:49:28 »

Numa revista Saber Eletrônica de setembro de 1985 tem 7 projetos de caixas acústicas usando esses woofers, mas são de hi-fi e foram desenvolvidos pela Novik, não diz se serviriam pra instrumentos.

Veja as especificações do catálogo da Novik (não tinha do de 8 polegadas):







Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 09 de Maio de 2014, as 20:09:35 »

Em 85 o 4558 era considerado hifi, e daqui 30 anos estaremos falando a mesma coisa dos Burr Brown e That... E vai ter gente que vai preferir 2n3055 aos componentes dessa época...

Eu tenho um desses antigos novik, ele veio junto com um dos meus amps, eu diria que são muito bons pra guitarra, este que eu tenho, já deve ter sido reformado, e apresenta uma ponta de médios que me incomoda um pouco, mas são melhores que muito falante que vem nesses amps nacionais tipo: musica quente e pedra do espaço.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 09 de Maio de 2014, as 20:22:22 »

Os falantes Novik já tiveram sua época por aqui. Eram considerados de boa qualidade, mas na verdade não se tinha muita opção, por isso serviam.
Essas especificações que o xformer postou são da linha destinada a instrumentos musicais.
As últimas letras do modelo são indicativas do uso.
G era "próprio" para guitarra, CB para contrabaixo e CV era para "coluna de voz".
Os X marcavam a Potência musical: X- é para 100W e 150W,  XX- para 200W.  

Abs Legal!
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, as 20:26:17 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 09 de Maio de 2014, as 20:48:39 »

Os falantes Novik já tiveram sua época por aqui. Eram considerados de boa qualidade, mas na verdade não se tinha muita opção, por isso serviam.
Essas especificações que o xformer postou são da linha destinada a instrumentos musicais.
As últimas letras do modelo são indicativas do uso.
G era "próprio" para guitarra, CB para contrabaixo e CV era para "coluna de voz".
Os X marcavam a Potência musical: X- é para 100W e 150W,  XX- para 200W.  

Legal saber disso, não tem essa informação na especificação. Tomara que os woofers do Cristiano sejam do tipo G.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #7 : 09 de Maio de 2014, as 20:53:41 »

entre o G e CV só muda a calota, alumínio no G e papelão do CV, a calota de alumínio ressalta os médios.
o CB, em alguns modelos, tem a bobina maior, porém não era padrão, já vi muitos CB iguais aos G, só mudando a calota.

eu tenho um G de 12" na minha caixa, são resistentes, e acho que pelo valor, valem a pena.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 09 de Maio de 2014, as 22:07:28 »

pelo que sei os Gianinni tremendão II da decada de 80 vinham com eles de fabrica. acho que são os melhores falantes pra instrumentos já fabricados em série nesse pais por uma empresa grande. pena que a Novik faliu e os Novik Neo de hoje não chegam nem perto da qualidade dos antigos.
Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #9 : 09 de Maio de 2014, as 22:09:45 »

Obrigado a todos pelas respostas.

Adoraria que fossem G ou CB, pois eu saberia exatamente o melhor uso para eles.
Porém, nestes falantes não há nada definindo se são G, CB ou CV, somente o que escrevi no título do Tópico.

O sufixo é AC. O que isso significaria?
E aquele 18? O que seria?

Segue o link com imagens:
http://imgur.com/a/NzAZa/all

Talvez as imagens possam ajudar a desvendar a aplicação.

Novamente obrigado.

Abraços

Cristiano
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #10 : 09 de Maio de 2014, as 23:09:10 »

Acho que aqui tem mais alguma informação:



Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #11 : 09 de Maio de 2014, as 23:31:27 »

Pelas últimas postagens, parecem ser falantes para hi-fi. Seriam adequados para guitarra ou baixo?

Andei navegando e lendo, e estou desconfiado que o sufixo AC seria alta compliância. Isso ajuda ou atrapalha na possibilidade de usá-lo como falante para instrumento, seja guitarra ou baixo?
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #12 : 10 de Maio de 2014, as 07:52:44 »

Pelas últimas postagens, parecem ser falantes para hi-fi. Seriam adequados para guitarra ou baixo?

Andei navegando e lendo, e estou desconfiado que o sufixo AC seria alta compliância. Isso ajuda ou atrapalha na possibilidade de usá-lo como falante para instrumento, seja guitarra ou baixo?

Eu já tive alguns deles, já reformei outros e te digo, todos são iguais, mudam só detalhes, e as vezes, mudam até entre modelos iguais, monte e veja o que acha.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 10 de Maio de 2014, as 08:11:03 »

Já aconteceu de aparecerem para mim falantes da Novik com essa aparência. Não pude utilizá-los para instrumentos desse jeito, mas refazendo a montagem do cone/ suspensão / "aranha", ele se torna mais apropriado para esse uso.

Não sei se você tem experiência em fazer reformas em falantes, mas uma recomendação para instrumentos costuma ser: cone com papel duro, porém leve; bordas de tecido (nada de espuma); aranha (centragem) de diâmetro grande, e atuação de mola bem forte (às vezes me faltam palavras para descrever); bobina de kapton; e calota (ou protetor) de tecido.



Esse material deve ficar em uns 40 reais. Se você mandar alguém fazer a montagem talvez fique tudo em uns 80 reais.

Obs: Caso faça essa opção de montar, leve a carcaça metálica completa (não desmontada como na imagem...hehe) na loja de cones, para comprar o material exato. E tape o local onde fica a bobina com fita adesiva para esse transporte.

Abs
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, as 08:15:12 por Matec » Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #14 : 10 de Maio de 2014, as 22:16:15 »

Olá a todos
Bem, pensei bastante hoje sobre todos os comentários e orientações que recebi de vocês, além de  buscar outras infos na web.
Gostaria que comentassem minhas considerações e dúvidas abaixo:

Estes falantes são para hifi, confirmado por terem borda tipo "borracha preta meio esponjosa".
Se por um lado eles talvez possam atuar adequadamente com amp de guitarra ou baixo, por outro lado por serem hifi (woofers, é essa a denominação?) talvez tenham dificuldade de lidar com altas frequências.
Como não tenho intenção de refazer a montagem deles, pensei então em usá-los em amp de baixo sendo que o sinal teria os agudos filtrados imediatamente antes de chegar no falante (evitando agudos de slaps).
Acima de que frequência teria que ser feito o corte?
Como poderia ser esse filtro?
Por ser falante de hifi, ele teria baixa sensibilidade?
Seria melhor caixa selada ou dutada?
Faz algum sentido tudo isso que escrevi ?

Obrigado
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, as 22:21:22 por Cristiano » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal