Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:07:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 309987 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #120 : 27 de Outubro de 2010, as 00:09:16 »

Pessoal,

segue uma nova versão do labnotes com correções, sugestões, medições e adições importantes ao projeto.

Novamente agradeço a ajuda de todos aqui na depuração do projeto.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #121 : 27 de Outubro de 2010, as 10:21:23 »

Oi Haroldo

Dei uma lida no PDF e tem dois detalhes para comentar. Sobre a minha sugestão de alterar a tensão de C4, acho melhor suprimir. Se o montador alterar R4, daí o de 16V dá conta, mas como pode ser que mantenha em 390R, melhor adotar 25 ou 50V mesmo.

Na parte do transformador, você usa a palavra "filamento" para dizer "enrolamento". Filamento é uma parte da válvula e vai ter o desavizado que vai tentar ligar o transformador de saída no filamento da válvula.

No mais, agradeço por ter sido lembrado!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #122 : 27 de Outubro de 2010, as 11:50:26 »

Boas novas, meu IALL funciona, E COMO FUNCIONA!!   Roqueiro

Minha versão da placa não tinha o grid stopper, nada que dois furinhos e um corte na trilha não resolvesse... O cruel foi encontrar um resistor de 390K no lugar do 390R.  Bufando

Comparei minhas medições com o labnote novo e ficou bem aproximado. Única alteração claro pelo fato de estar usando a PCL82 (transformador de 8+8).

No mais o IALL se mostrou sem HUMMM, chiados, interferências, plocs ou qualquer outro som indesejado. Isso sem aterrar o falante!

Gostaria de dizer ao hgamal e demais idealizadores do projeto um muito obrigado! E quem estiver montando e precisar de ajuda, agora pode contar com mais um IALL 10.5 funcional!!!

« Última modificação: 27 de Outubro de 2010, as 11:56:16 por fovb » Registrado

fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #123 : 27 de Outubro de 2010, as 12:27:36 »

Valeu Cogu, muito obrigado!!!

Segue um video com o bichinho funcionando, sem samples, apenas para mostar que o danado é silencioso mesmo!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Wgqxq70MML0

Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #124 : 27 de Outubro de 2010, as 12:40:24 »

Oi Haroldo

Dei uma lida no PDF e tem dois detalhes para comentar. Sobre a minha sugestão de alterar a tensão de C4, acho melhor suprimir. Se o montador alterar R4, daí o de 16V dá conta, mas como pode ser que mantenha em 390R, melhor adotar 25 ou 50V mesmo.
farei isto na próxima versão.

Citar
Na parte do transformador, você usa a palavra "filamento" para dizer "enrolamento". Filamento é uma parte da válvula e vai ter o desavizado que vai tentar ligar o transformador de saída no filamento da válvula.
Você tem razão, mas veja se você entente as minhas razões, tentei criar uma forma de me fazer entender, mas parece que não fui feliz.

No texto, enrolamento é um fio enrolado em volta do núcleo que começa no "filamento X" e termina no "filamento Y". Isto para que eu pudesse descrever como os enrolamentos são arranjados entre si. No caso deste transformador, a forma que os enrolamentos são arranjadas é um tanto diferente. Fiz assim após estudar uma série de livros e artigos sobre o assunto e tentar evitar enrolamentos bifilares. Como está, o sujeito enrola todos os enrolamentos e "fecha" o transformador unindo as pontas necessárias.

Estou começando a achar que há uma beleza nos bifilares mesmo Smiley

Vou tentar descrever de outra forma.

Citar
No mais, agradeço por ter sido lembrado!
Rapaz, eu vejo as coisas aqui de maneira "ideal", não quero ser dono da verdade, embora as vezes até pareça que tento. Gosto, e faço questão, de dar o crédito a quem o tem de direito. Sem se falar que as suas modificações podem realmente satisfazer algumas pessoas, bem mais que o meu projeto original. Finalizando, você contribuiu, foi uma boa contribuição, portanto foi corretamente lembrado.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #125 : 27 de Outubro de 2010, as 12:56:16 »

Algumas modificações realizadas conforme sugestões do Eduardo e atuais medições.

As substituições foram feitas uma a uma, e conforme o som me agradava, deixei permanente. Falante utilizado foi do meu Peavey Studio.

C4 = 1000µf x 25v

C6 e C7 = 330nf x 400v

R1 = 820R

R13, R15 = 82K

V1-1 = 0
V1-2 = 19,04
V1-3 = 0
V1-4 = 7,3
V1-5 = 7,5
V1-6 = 219
V1-7 = 218
V1-8 = 1,83
V1-9 = 110,7

V2-1 = 0
V2-2 = 19,03
V2-3 = 0
V2-4 = 7,3
V2-5 = 7,5
V2-6 = 218
V2-7 = 219
V2-8 = 1,83
V2-9 = 98,7
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #126 : 27 de Outubro de 2010, as 15:18:47 »

Oi Haroldo

No texto, enrolamento é um fio enrolado em volta do núcleo que começa no "filamento X" e termina no "filamento Y". Isto para que eu pudesse descrever como os enrolamentos são arranjados entre si.

Acho que você descreveu perfeitamente como se faz um transformador enrolado em camadas. Isso é ótimo para ilustrar o processo. Muita gente acha que é só enrolar e pronto, mas transformador de saída tem umas mancadas especiais. Talvez o que você tenha querido dizer, mas não encontrou as palavras seria que:

...camada é um fio enrolado em volta do núcleo que começa na "ponta X" e termina na "ponta Y". Unindo-se as pontas A, B e C das camadas 1, 2 e 3 obtem-se o terminal Z do enrolamento R....

Estou começando a achar que há uma beleza nos bifilares mesmo Smiley

Por favor! Não me faça essa heresia!

Coloquei um post na área de iniciantes falando sobre os bifilares. Dê uma olhada!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #127 : 27 de Outubro de 2010, as 16:16:41 »


Estou começando a achar que há uma beleza nos bifilares mesmo Smiley

Por favor! Não me faça essa heresia!

Coloquei um post na área de iniciantes falando sobre os bifilares. Dê uma olhada!

Não entendi, você é contra ou a favor?

Mensagem Mesclada
É eu vi... você é contra! é melhor achar um jeito bom de explicar este processo Smiley
« Última modificação: 27 de Outubro de 2010, as 16:25:05 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #128 : 27 de Outubro de 2010, as 16:45:42 »

Oi Haroldo

Em se tratando de tecnologia, não existe essa coisa de contra ou a favor. É apenas uma questão de "se aplica" ou "não se aplica". No caso de transformadores bifilares, estes não se aplicam em áudio!

Transformadores bifilares apresentam uma capacitância muito alta entre os tramos do enrolamento. Se você for fazer um transformador de força, menos mal. Vai ter os dois tramos do secundário exatamente iguais. Vai ter que tomar mais cuidado com o esmalte do fio, já que vai necessariamente ter uma tensão bem grande entre duas espiras adjacentes. Em 60Hz a capacitância que aparece é muito baixa para trazer problemas. O único senão é a facilidade de ocorrer curto.

Em áudio você vai conseguir um resultado muito ruim nas frequências altas (acima de 1kHz) por conta do acoplamento que aparece. Fica muito fácil para a componente alternada pular para o CT por capacitância que dar toda a volta pela indutância! E o resultado piora na razão de 6dB por oitava! Entre um transformador de saída bifilar e enrolar tudo num fôlego só, sem seccionar, é melhor a segunda opção sem sombra de dúvida.

Além disso, se você enrolar o secundário primeiro todo por baixo e depois aplicar o primário por cima, vai ter uma diferença pequena entre as resistências dos tramos. Pois a medida que o diâmetro aumenta, a diferença relativa entre os comprimentos de dois enrolamentos sobrepostos diminui.

Dá uma olhada no que eu escrevi aqui:

Oi Carlos...

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #129 : 28 de Outubro de 2010, as 13:29:47 »

hgamal, pelas contas que fiz (que devem estar erradíssimas) o fusível para o transformador de força é de somente 800ma?
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #130 : 28 de Outubro de 2010, as 14:05:47 »

hgamal, pelas contas que fiz (que devem estar erradíssimas) o fusível para o transformador de força é de somente 800ma?

Para não te deixar muito desanimado: 800 mA x 127V = 101 Watts

Olha só, calcula o consumo em watts (aproximado): 11 watts do power + 10 watts dos filamentos + 2 watts do pre = 24 watts

com fator de segurança e perdas eu chutaria uns 36 Watts.

Que tal tentar com um fusível de 200mA?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #131 : 28 de Outubro de 2010, as 14:15:04 »

Para não te deixar muito desanimado: 800 mA x 127V = 101 Watts

Fiz essa conta inversa também, por isso achei estranho o meu ter dado ~ 600mA (x 1,3 da margem de segurança = ~ 800mA).

Mas muito obrigado, vou tentar com os 200mA.

Grande abraço.



Registrado

Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #132 : 30 de Outubro de 2010, as 14:01:02 »

Acabei de retornar de Ribeirão preto onde tive o prazer de ouvir o som do ampli do Fernando (fovb)

Placa do TSW perfeita som clean e drive maravilhoso o  iall 10.5 fala muito, não deu pra sentir toda a potencia ainda.. mas o pouco que ouvi já da pra dizer que é bom d+


Fernando esta de parabéns pela montagem, ideia e desenvolvimento do conjunto do projeto, pude pegar varias ideias com ele.

O meu estou preparando o chassi pra já montar o ampli e não mexer mais resolvi deixar a ansiedade de lado e fazer um serviço direito e 1 vez só.

Mensagem Mesclada
Agora gostaria de tirar um duvida.

Eu estou pensando em juntar o meu iall ao pré do Hi octane, porem a alimentação nas válvulas do Hi octane são de 6.8 + 6.8 o transformador do iall é 3.15+3.15, tem alguma forma de eu dobrar ou alterar o projeto para não ter que usar outro transformador?

« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, as 14:28:15 por Cleiton Carvalho » Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #133 : 30 de Outubro de 2010, as 15:37:07 »

Cleiton,

Mais fácil mudar a alimentação dos filamentos das válvulas do pré.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #134 : 30 de Outubro de 2010, as 16:07:45 »

hgamal eu pensei nisso, tenho minhas ideias, mas não tenho experiencia então é bom perguntar para não fazer besteira

seguindo esse esquema http://www.ax84.com/static/hioctane/AX84_Hi-Octane_101004.pdf

quais as mudanças na alimentação da válvula eu poderia fazer para receber os 3.15 v do iall?

obrigado
Registrado

Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal