Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:42:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 309956 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #150 : 05 de Novembro de 2010, as 16:04:59 »


Não tenho nada contra as chaves, nem contra os relês! Tenho sim fortes dúvidas sobre se é prudente deixar um controle desse tipo para que o usuário altere o circuito do amplificador. A menos que seja bem pensado e devidamente "debounced", um controle desses pode causar faiscamento e ruídos.
Mas o circuito é do Duncan, ele não se garante ?


Respeito muito o senhor Duncan, mas para ser franco, não fui muito com a a cara do circuito dele misturando semicondutores com válvulas. Não vejo nele diodos de proteção das entradas dos op-amps, que a meu ver são muito necessários (veja o circuito de mandada de efeito que o pessoal aqui do forum "portou" da Marshall).

Quanto a ele se garantir... eu não gosto muito da idéia das chaves, tem que se usá-las com bastante cuidado. Nesta onda, eu apoio o que diz nosso grande colaborador Eduardo.

Deimos, fazer um circuito para tocar em casa é mole. Mesmo com problemas de plect, ploct e faiscas, tá tudo bem. fazer um circuito que possa ser reproduzido é que é difícil. Neste mister, as chaves tem que ser bem projetadas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
deimos
Visitante
« Responder #151 : 05 de Novembro de 2010, as 20:45:35 »

Oi Gamal

Vamos lá !!!

Citar
... misturando semicondutores com válvulas ...
Mas a parte das válvulas misturada com semicondutores funciona em baixa tensão: 56 volts. Não seria um atenuante para a situação ?

Citar
... veja o circuito de mandada de efeito que o pessoal aqui do forum "portou" da Marshall.
Você se refere ao TSW?

Citar
Quanto a ele se garantir... eu não gosto muito da idéia das chaves, tem que se usá-las com bastante cuidado. Nesta onda, eu apoio o que diz nosso grande colaborador Eduardo.
Se voce puder, avalie os samples do link seguinte, pois eles demonstram cada uma das opções do chaveamento:
http://www.duncanamps.com/b112/b112sounds.html

Citar
Deimos, fazer um circuito para tocar em casa é mole. Mesmo com problemas de plect, ploct e faiscas, tá tudo bem. fazer um circuito que possa ser reproduzido é que é difícil. Neste mister, as chaves tem que ser bem projetadas.
Mas você vê alguma "coisa" muito estranha neste circuito além da chave ? Desculpa ai, mas eu não entendi o que você quis dizer com "que possa ser reproduzido", você se refere a ser possível a montagem ?


Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #152 : 05 de Novembro de 2010, as 21:12:15 »

Mas a parte das válvulas misturada com semicondutores funciona em baixa tensão: 56 volts. Não seria um atenuante para a situação ?
Não. A maioria dos op-amp trabalha no máximo com +-18V. Ou seja, 20 volts a mais que eles aguentam.

Citar
Você se refere ao TSW?
Não, veja: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=881.0

Citar
Mas você vê alguma "coisa" muito estranha neste circuito além da chave ? Desculpa ai, mas eu não entendi o que você quis dizer com "que possa ser reproduzido", você se refere a ser possível a montagem ?
Em engenharia, nos preocupamos em poder repetir o circuito sempre com os mesmo resultados. O handmaker nem sempre tem esta preocupação.

Minha preocupação com reprodutibilidade é que você monta, fala que é bom, outro monta e não tem a mesma sorte. Do jeito que está, quem montar já está avisado. Esta é a formalidade da coisa.

Alguns usos de chaves em circuitos valvulados, fazem com que um circuito seja interrompido, com a tensões envolvidas, o fagulhamento é inevitável. Procuro evitar estas situações. Mas nem sempre dá... isto é certo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
deimos
Visitante
« Responder #153 : 05 de Novembro de 2010, as 21:49:05 »

Citar
Este esquema é mais seguro mesmo!

Citar
Alguns usos de chaves em circuitos valvulados, fazem com que um circuito seja interrompido, com a tensões envolvidas, o fagulhamento é inevitável. Procuro evitar estas situações. Mas nem sempre dá... isto é certo!
Bom, então neste caso, com uma tensão de 56 volts, o que você acha de um chaveamento com FETs ? Ou seria melhor não implementar essas opções no pré amp; então eu escolheria, por exemplo, CLEAN e as outras, eu faria como o P1 extreme que controla a saturação das válvulas com potenciometros ? Olha ai no anexo.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #154 : 05 de Novembro de 2010, as 21:55:43 »

O chaveamento que costumo ver em amps valvulados é feito com LEDS+LDRS ou relés. Evite chavear pontos que possam apresentar grandes diferenças de potencial antes de estarem unidos.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
deimos
Visitante
« Responder #155 : 06 de Novembro de 2010, as 07:50:05 »

O chaveamento que costumo ver em amps valvulados é feito com LEDS+LDRS...

Beleza! Vou estuda esta opção também  Smiley

Registrado
deimos
Visitante
« Responder #156 : 09 de Novembro de 2010, as 12:06:23 »

Olá Pessoal

Eu estava tendo uma certa dificuldade com a fórmula para cálculo da potencia dissipada pelas válvulas de saida do IALL. Como eu não estava com muita certeza se minhas dúvidas tinham ou não alguma razão de ser, e também para não criar expectativa de algo sem noção; eu conversei em pvt com o  Gamal sobre isso. Ele, então, me retornou informando que existe um erro na fórmula, solicitando-me que eu reportasse isso aqui no fórum. Logo mais ele estará corrigindo a fórmuila no arquivo PDF.

É isso ai

Deimos


Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #157 : 09 de Dezembro de 2010, as 08:15:22 »

O topico esta um pouco parado então vou movimenta-lo para tirar umas duvidas.

O meu já esta quase pronto, estou para fazer os furos no chassi dai vem umas duvidas:

1º notei em algumas montagens que o transformador de power e pré nunca são colocados na mesma direção, existe um motivo tecnico para isso??

2º notei tambem que alguns colocam 2 fuziveis no amplificador, onde seria inserido esse segundo fuzivel? e como devo determinar qual valor do fuzivel a usar?

Obrigado
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #158 : 09 de Dezembro de 2010, as 09:47:51 »

1º notei em algumas montagens que o transformador de power e pré nunca são colocados na mesma direção, existe um motivo tecnico para isso??
O objetivo é não alinhar o circuito magnético de um transformador no outro. Uma vez alinhados, um iria induzir corrente nos enrolamentos do outro. No caso do transformador de saída o resultado é um hummming não causado pelo circuito, mas sim pela alimentação.

Citar
2º notei tambem que alguns colocam 2 fuziveis no amplificador, onde seria inserido esse segundo fuzivel? e como devo determinar qual valor do fuzivel a usar?

Eu acredito que um seja colocado no circuito AC e outro no DC. Muitos cálculos de valor são colocados ao longo vários post aqui!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #159 : 09 de Dezembro de 2010, as 10:53:31 »

Cleiton, eu coloquei um pro TSW e um pro IALL.

Com relação ao transformador, ficou assim sem querer, nem sabia desse lance do circuito magnético  Cheesy
Registrado

hugob
Visitante
« Responder #160 : 13 de Dezembro de 2010, as 15:58:19 »

olá galera, ando meio sumido aqui no forum..

mas voltei montando um projeto que fiz com o iall10.5 com pre do hi-octane:

só que tive problemas com o esse power , o resistor  da fonte de 330r 5w fumaçou..
e alem de quando aumento o vomule do pre aparece uma especie de tremolo rerere! cortando o som.. como uma proteção de saturação .

peço uma solução pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) ! que são mais experientes em montagem de valvulados!
abraço!
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #161 : 13 de Dezembro de 2010, as 16:16:38 »

hugo poste tambem como vc fez a ligação do pre + power

de onde vc pegou a alimentação do pré??

o transformador de power foi feito por quem?

isso vai facilitar o pessoal a te ajudar a identificar o problema na sua montagem
Registrado

hugob
Visitante
« Responder #162 : 13 de Dezembro de 2010, as 16:56:28 »

a questão da fumaça no resistor , consegui , eu medi as correntes antes do resistor e percebi que o transformador de saída(audio) consome cerca de 58ma enquanto que a alimentação do circuito consome 12,5ma assim simplesmente coloquei o B+ antes do 330r , direto na saída da fonte .

Não sei se foi o apropriado !?
oque vocês acham!?

Sim! e outra coisa eu usei capacitores de 47uf/450v em toda a filtragem e ficou com um humm desagradável  ,como será que posso contornar essa situação ?

agradeço a atenção!
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #163 : 13 de Dezembro de 2010, as 18:07:59 »

Desculpa a pergunta, mas quanto você gastou nele?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #164 : 13 de Dezembro de 2010, as 20:37:56 »

a questão da fumaça no resistor , consegui , eu medi as correntes antes do resistor e percebi que o transformador de saída(audio) consome cerca de 58ma enquanto que a alimentação do circuito consome 12,5ma assim simplesmente coloquei o B+ antes do 330r , direto na saída da fonte .

Não sei se foi o apropriado !?
oque vocês acham!?

Sim! e outra coisa eu usei capacitores de 47uf/450v em toda a filtragem e ficou com um humm desagradável  ,como será que posso contornar essa situação ?

agradeço a atenção!

Não querendo parecer obvio, mas, TEM ALGO DE ERRADO.

A corrente em repouso no resistor de 330 ohm tem que ser algo entre 7 a 8 mA! Se a corrente está alta assim é por que ha algum curto ou a válvula está mal polarizada.

Verifique no labnotes as tensões apresentadas para cada um dos pontos do circuito.

Acredito que eliminando o problema o humm desaparece mesmo usando capacitores de 47 uF.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal