Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:05:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM - 8001 amp simulator  (Lida 9020 vezes)
Alex Coyote
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 355

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1


« : 27 de Julho de 2014, as 17:31:31 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, as 17:40:43 por xformer » Registrado

"Pra trás, nem pra tomar impulso!"
(O Pai do Clóvis)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 27 de Julho de 2014, as 18:17:28 »

Olá Alex Coyote

(Depois você refaz o seu pedido, sem internetês ou abreviações,  Cheesy )

É o seguinte: No dreno de Q3 (D), você esqueceu de incluir mais um trimpot de 100k, que tem no circuito.

Já a última parte tanto do seu esquema como no layout está tudo confuso (Culpa do layout). Tem que ter pelo menos um capacitor de uns 100nF entre o dreno de Q6 e o potenciômetro de 100k, que fica antes da saída.

Também no caminho do gate de Q5 teria que ser Master-> capacitor de 22n -> um lado do resistor de 1M+470k (o outro lado vai no terra) -> Gate de Q5.

(Em resumo esse layout tem erros e não deve funcionar muito bem.)

Outra coisa.

Esses Fets que você colocou( BF245C) são muito diferentes daqueles para que o circuito foi montado (use pelo menos os BF245A). Esses aí podem dar regulagem nos trimpots, mas o ganho vai ficar muito mais baixo do que o esperado.

Abs

« Última modificação: 27 de Julho de 2014, as 18:33:16 por Matec » Registrado
Alex Coyote
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 355

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1


« Responder #2 : 29 de Julho de 2014, as 21:24:26 »

Bom, não sei o que consideram internetês... e se essa prática é condenada no fórum, também não entendo o porque de tantos "emoticons" disponibilizados. E ainda, o texto que redigi apresentava apenas uma abreviação (no caso esta "v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum)") no mais o texto estava em linguagem perfeitamente "entendível" no que diz respeito à ortografia... Em todo caso, o pedido é o seguinte: Esse projeto foi montado há um tempo, mas não sai som de nenhuma espécie. Como não tinha um esquema no documento que encontrei (só o layout) resolvi desenhar o esquema com base no pouco que conheço de eletrônica e seguindo o layout, tudo isso na tentativa de entender o que poderia ter dado errado. Tentativa frustrada. Não consigo identificar o problema. Por esta razão recorri ao fórum, onde sei que posso encontrar alguém com mais experiência no assunto para ajudar.
Realmente, agora que você mencionou, Matec tá mesmo faltando um trimpot no esquema. Vou redesenhar de forma mais organizada e posto de novo. Mas de antemão, se alguém tiver alguma ideia do que pode estar acontecendo pra não funcionar. Fico grato.

Eis o layout que encontrei (nem me lembro mais onde, por isso é até difícil referenciar), seguido do esquema que desenhei
http://www.4shared.com/office/dvGzov4jba/Jcm_-_8001_Simulador.html
http://www.4shared.com/photo/x37UiOD4ba/JCM_-_8001_Amp_Simulator.html

Matec, agradeço as considerações feitas. Vou rever os pontos que foram enumerados e, seu eu conseguir, coloco fotos do que já está montado.
Obrigado!
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, as 21:31:46 por Alex Coyote » Registrado

"Pra trás, nem pra tomar impulso!"
(O Pai do Clóvis)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 29 de Julho de 2014, as 21:35:27 »

Alex Coyote

Olá de novo.

Não teria maneira de você conseguir o esquema original desse circuito?

O layout realmente tem erros e se você seguir ele, é provável que o circuito continue sem funcionar.

Eu já vi esse tipo de circuito, já testado em outros lugares, (só não lembro onde).

Tente procurar, inclusive aqui no fórum mesmo.

Abraço
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 18:08:24 por Matec » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 29 de Julho de 2014, as 22:01:24 »

Uma outra forma de debugar, seria isolar por blocos, e usar um injetor de sinais e ir aplicando sinal em cada bloco de trás para frente (da saída para entrada) e assim achar em que ponto não há sinal.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 29 de Julho de 2014, as 23:30:29 »

Esse deve ser o esquema no qual esse pré foi baseado. A primeira parte (até o master volume) fica como está no seu esquema, o próprio pré do JCM800, (tem um jfet à mais).

Após o master volume do seu esquema, o pré deveria ser como este esquema (depois do treble), que está correto:



Este esquema está no site http://www.runoffgroove.com/thor.html

(Do modo que está, esse layout que você apresentou, não vai funcionar nunca.)

Aliás, o pré foi desenhado para o fet J201.

Boa sorte.
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, as 23:39:00 por Matec » Registrado
Alex Coyote
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 355

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1


« Responder #6 : 30 de Julho de 2014, as 21:45:54 »

Uma outra forma de debugar, seria isolar por blocos, e usar um injetor de sinais e ir aplicando sinal em cada bloco de trás para frente (da saída para entrada) e assim achar em que ponto não há sinal.

Abraços,
Alfredo

Desses injetores de sinal, que nem o que tem aqui no fórum mesmo, são efetivos? Vou ter que montar um pra testar isso e vamos ver no que vai dar.

-----
Esse deve ser o esquema no qual esse pré foi baseado. A primeira parte (até o master volume) fica como está no seu esquema, o próprio pré do JCM800, (tem um jfet à mais).

Após o master volume do seu esquema, o pré deveria ser como este esquema (depois do treble), que está correto:



Este esquema está no site http://www.runoffgroove.com/thor.html

(Do modo que está, esse layout que você apresentou, não vai funcionar nunca.)



Aliás, o pré foi desenhado para o fet J201.

Boa sorte.

É uma pena, parecia um layout tão organizado...
Quanto aos transistores, esse j201 tá pedreira de encontrar por aqui e pedir de outro estado o frete acaba inviabilizando... mas vou ver aqui o que eu consigo resolver, vou rever o circuito com o injetor de sinais sugerido pelo Alfredo e fazer o estudo comparado dos dois circuitos esse da run off e o que eu montei.

Obrigado pelas dicas.
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 21:53:20 por Alex Coyote » Registrado

"Pra trás, nem pra tomar impulso!"
(O Pai do Clóvis)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 30 de Julho de 2014, as 23:37:32 »

O Injetor de sinais de áudio, apesar de ser um equipamento simples é uma das ferramentas mais importantes de um técnico eletrônico, ou "hobista" que pretende executar pequenos trabalho com circuitos de áudio.

Com ele é possível localizar problemas em linhas de áudio em equipamentos eletrônicos.   Na realidade ele é um oscilador (gerador) de áudio que é usado para injetar um sinal em um circuito defeituoso.  É um circuito tão útil, e simples ao mesmo tempo, que todos deveriam ter um. 

É possível montar um injetor de sinais com apenas 2 transistores, 4 resistores e 3 capacitores.

Aqui mesmo no fórum, há vários tópicos sobre eles; vou citar dois deles: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=teoria_injetor  e  http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=inj_sinais_projeto  Autor: Bruno Carvalho e Bicalho.

Abraços,
Alfredo 
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 30 de Julho de 2014, as 23:39:24 »

Procurando um pouco no  Procure   acabei achando um tópico exatamente com esse layout, no Handmades. Só que no fórum antigo. Shocked

http://www.handmades.com.br/forum_antigo/index.php?topic=61714.0


Os nomes estão confusos, mas vários membros atuais participaram.  Palmas

A má notícia é que parece que ninguém conseguiu fazer o circuito funcionar.  Wink

Abraço
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 30 de Julho de 2014, as 23:45:11 »

Este circuito que está neste link que citei, é funcional: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=inj_sinais_projeto  tem até um vídeo explicando como usar.
Registrado

Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #10 : 31 de Julho de 2014, as 10:33:02 »

Oi,
quanto a esse gerador de sinais, eu utilizo um software que gera uma onda senoidal onde posso definir a frequência e utilizo a placa de som do computador, é mais fácil.

Com uma daquelas sondas de audio espetada na entrada de um outro amplificador. Ai uma ponta da sonda vai no terra e a outra, com o capacitor vou cutucando o circuito. Dessa forma dá pra identificar até o resultado sonoro de frequência, ou seja, perceber onde algumas frequências são filtradas.

Quanto ao circuito,  é muito parecido com o Dr. Boogey, que funciona, os problemas devem ser parecidos...
olhando o esquema falta um trimpot entre o dreno do terceiro fet e 9v, como o Matec falou.
Os últimos dois fets fazem um estágio estranho, parece um inversor, com feedback, de qualquer forma, tem sinal DC no potenciometro de volume, o que é ruim,falta um capacitor lá.

Tem sempre o layout do Güero que funciona: http://www.4shared.com/web/preview/pdf/dMmZAYGL

Para encontrar o problema fotos da montagem, ou o layout também ajudam. Lembro que no Dr. Boogey o meu problema era sempre na tensão dos fets.
Abraços
Thomas
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, as 11:19:37 por Thomas_h » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 01 de Agosto de 2014, as 14:14:24 »

Thomas_h, sei da possibilidade do uso do computador tanto para este como para outros usos em eletrônica, mas falo da praticidade de usar um "injetor de sinais" dedicado, que além de fácil e prático, torna o trabalho mais rápido com pequenos reparos.

Veja o injetor que uso:



e aqui, sem roupa, mostrando as entranhas do dito cujo.


Este usa uma única pilha.  Na ponta do fio, deveria ter uma garra "jacaré", mas como costumo soldar direto no "terra" do equipamento em que está sendo usado, eu retirei.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal