Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 22:37:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 319043 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #420 : 28 de Fevereiro de 2018, as 16:08:13 »

Eu sugiro não fazer qualquer coisa que possa contaminar o papel. Usando papel ácido, o transformador vai durar 50 anos; contaminando o papel com íons que podem corroer o fio, talvez alguns meses.

Por isso estou insistindo no cálcio ou magnésio. Sais de sódio são solúveis e vão causar corrosão. A esmagadora maioria dos sais de cálcio são insolúveis e inertes. Lembre que gesso é sulfato de cálcio e mármore é carbonato de cálcio! Se você coloca uma estátua de bronze sobre um pedestal de mármore, passados 50 anos a estátua está linda e o pilar todo corroído e manchado pelo cobre da estátua. Estes sais de cálcio promovem a passivação de peças metálicas.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #421 : 01 de Março de 2018, as 03:18:50 »

Ah, então deixa pra lá. Fica o papel do jeito que está.  Bicarbonato de sódio só pra azia mesmo.  Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #422 : 07 de Maio de 2018, as 02:29:25 »

Desenterrando um pouquinho o tópico, me surgiu uma dúvida: núcleos de ferrite podem ser utilizados para transformadores de força ou de saída? Sim, não, por quê?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #423 : 07 de Maio de 2018, as 14:08:02 »

Geralmente não, porque esse tipo de núcleo satura mais facilmente. Abraços.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #424 : 07 de Maio de 2018, as 18:12:25 »

Olá.

É possível usar, mas será necessário utilizar uma seção geométrica cerca de 3x maior, para os mesmos resultados.

Ferrite só se torna vantajosa a partir de cerca de 10 kHz.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #425 : 07 de Maio de 2018, as 23:36:59 »

Entendi. Imaginei mesmo que não é muito útil para essa aplicação, pois não me lembro de ter visto transformadores com núcleo de ferrite. Obrigado pelos esclarecimentos.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #426 : 21 de Maio de 2018, as 03:19:59 »

Mais algumas dúvidas básicas:

1. a receita para um transformador pede um carretel de 2,5 cm x 2,5 cm. Tenho um transformador com carretel de 2,5 cm x 4 cm. É possível usar esse carretel? No que a área extra influenciaria?
2. é possível fazer um carretel em casa? Quais materiais podem ser usados para isso? Pergunto pois tenho um tanto de chapas que ganhei, mas sem carretel.

Ainda não tomei coragem para enrolar meu primeiro transformador Toma na Cabeça mas isso vai ter que acontecer bem em breve. Na lista de projetos tem dois pedais, que estou esperando chegar peças da multcomercial para finalizar, depois pretendo dar um tempo com os pedais (tenho muitos e não uso quase nenhum Cheesy) e fazer as experiências com válvulas, o que vai me obrigar a enrolar os transformadores.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #427 : 21 de Maio de 2018, as 03:43:36 »

1- Sim. O transformador vai suportar mais potência, e de quebra o número de espiras cai. Até onde sei, isso é só vantagem.

2- Sim também. Só não sei dizer quais seriam os melhores materiais. Mas deve ter alguém aqui que saiba.

 Smiley
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #428 : 21 de Maio de 2018, as 05:02:43 »

Mais algumas dúvidas básicas:


2. é possível fazer um carretel em casa? Quais materiais podem ser usados para isso? Pergunto pois tenho um tanto de chapas que ganhei, mas sem carretel.


sim e é bem fácil até. aqui tem bem explicado.
http://construyasuvideorockola.com/transformador_casero_01.php
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #429 : 21 de Maio de 2018, as 16:28:20 »

Complementando a resposta do Matec, na dúvida 1 a unica desvantagem seria o maior peso.
Na dúvida 2, bobina custa MUITO barato. Pra que inventar? A não ser que realmente não tenha a venda na sua cidade...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #430 : 21 de Maio de 2018, as 19:26:37 »

Kem, o peso acredito que não aumentaria muita coisa. Mas já que é pra listar desvantagem, acaba sendo uma. Com o auxílio do Matec, percebi que posso acabar usando esse transformador em outra aplicação. Vai depender de eu conseguir um transformador velho mais adequado para a aplicação inicial (saída de um 18W). E aqui não tem bobinas para vender até onde eu sei, só tem umas 4 lojas de componentes na cidade vizinha, e dessas 4 eu compro nas 2 maiores. Ambas sempre me falaram "tem que procurar em ferro velho" quando se trata de transformador, e acredito que nas outras 2 lojas também não vai ter...

Edy, muito obrigado pelo link. Vou ter que fazer meu molde proporcional a esses que o site disponibiliza, mas já ajuda bastante!
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #431 : 21 de Maio de 2018, as 22:09:48 »

Acabei de enrolar um transformador de força para um 18w TMB. Saiu um pouco fora das especificações no início (6v do filamento) mas desmontei e corrigi. vou usar este mesmo _. Não me atrevo a fazer o de Saída, vou comprar da Schatz assim que tiver o numerário. quando retirá-lo do verniz posto a foto. Agora vou ver com o Thiagojoy sobre a face plate.....
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, as 22:12:10 por Di. Rocha » Registrado

Di. Rocha
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #432 : 21 de Maio de 2018, as 22:16:47 »

Di. Rocha poderia matar minha curiosidade, como é o processo do banho de verniz? Abraço.
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #433 : 21 de Maio de 2018, as 22:25:19 »

Mergulho direto no verniz, sem choro nem vela....
Registrado

Di. Rocha
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #434 : 21 de Maio de 2018, as 22:33:51 »

Então depois dele montado com as laminas/fios soldados/etc, mergulha (protegendo os fios) e deixa secar?
Registrado
Páginas:  1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal