Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Junho de 2019, as 20:47:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 35 36 [37]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 125120 vezes)
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #540 : 28 de Abril de 2019, as 18:36:33 »

Ramsay, realmente é complicado. Já fiz isso uma vez, enrolei um transformador de saída na mão, e deu muito trabalho.

Raphael, acredito que um contador de tape deck antigo funcione sim, assim como um contador de hodômetro de bicicleta ou de moto. Usei a calculadora porque era o que tinha em mãos, aqui na minha cidade acredito que não acharia um contador de tape deck. Na verdade, a ideia inicial era fazer um contador com arduino que desligasse sozinho após o número de voltas desejado, cheguei a fazer mas usei um motor de passo muito lento. Como acredito que enrolarei pouquíssimos transformadores, parti para algo mais básico mesmo.

Bossman, enrolei um de saída na mão, mas coloquei as espiras lado a lado. Deu um trabalhão, mas funcionou.

Xformer, não entendo muito de molinetes/pesca. Nesse que comprei, o carretel de linha não gira, apenas sobe e desce. Quem gira é o rotor externo, assim como o seu. Também imaginei que o eixo principal não girasse. Ao desmontar, percebi que o eixo principal gira, e o rotor externo era acoplado ao eixo. Em torno do eixo havia o mecanismo responsável pelo sobe e desce, e esse mecanismo era acoplado ao carretel.
Handmaker

« Responder #541 : 29 de Maio de 2019, as 14:24:25 »

Dentro da correria do dia a dia, finalmente consegui um tempinho para usar a bobinadora e enrolar meu primeiro transformador de força:

É um transformador para uma 6N2P e uma EL84. Fiz o secundário de alta tensão sem center tap, adequando a corrente para a retificação em ponte de acordo com essa tabela. Eu tinha as chapas (bem feias, por sinal Cheesy), mas não tinha carretel. O jeito foi fazer um com papelão. Ainda não defini a orientação dele no chassis, então ele ainda não tem nada para a fixação.

Fiz os cálculos para 6,3V nos filamentos e 190V na alta tensão. Não testei diretamente na tomada, mas sim ligado a um transformador para 12V. Após medir as tensões de entrada e saída e recalcular para um primário de 127V, obtive uma estimativa de 192,63V na alta tensão e 6,10V nos filamentos. Considero esse primeiro transformador de força como uma tentativa bem sucedida.

Só não sei se a bitola dos fios flexíveis utilizados são suficientes ou se precisa usar fios mais grossos. Não sei as bitolas exatas que usei, pois usei fios que tinha em casa, mas usei fios ligeiramente mais grossos para os filamentos devido à alta corrente neles.

Atualizando: testado e funcionando. Testei em um P1, a tensão dos filamentos caiu para 5,7V e a alta tensão caiu para 173V (tensões usando lâmpada em série). Queda dentro do aceitável. Toquei por alguns minutos, o transformador não esquentou nada. Agora preciso arranjar um tempo e finalizar a montagem.
« Última modificação: 02 de Junho de 2019, as 13:34:41 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 ... 35 36 [37]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: