Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 03:01:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 319063 vezes)
Thiago Lira
Visitante
« Responder #75 : 12 de Julho de 2010, as 18:56:06 »

Pelo que intendi e ja vi em alguns transformadores, sim.
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #76 : 13 de Julho de 2010, as 10:35:53 »

transformadores que possuem o secundario antes do primario, tem um rendimento melhor por estarem proximo ao núcleo? uma distribuição melhor para o secundário??? seria isso??
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #77 : 13 de Julho de 2010, as 11:37:29 »

transformadores que possuem o secundario antes do primario, tem um rendimento melhor por estarem proximo ao núcleo? uma distribuição melhor para o secundário??? seria isso??

Não faz diferença quem vai primeiro. Faz diferença a confecção do transformador bem como os materiais empregados.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
marks_ol
Visitante
« Responder #78 : 13 de Julho de 2010, as 12:10:15 »

entendi
vivendo e aprendendo
valeu hgamal!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #79 : 09 de Agosto de 2010, as 10:15:49 »

Então gente, desmontei alguns transformadores e me deparei com este tipo de lâmina, mais clara que as comuns (que vocês podem ver ao lado). Gostaria de saber se alguem já viu este tipo de material e se são melhores para a construção de transformadores de saída...
A propósito, retirei esta lâmina de um transformador de estabilizador de voltagem.

Obrigado!



Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 09 de Agosto de 2010, as 10:18:47 por Ledod » Registrado
alicopower
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #80 : 05 de Novembro de 2010, as 15:44:21 »

sou iniciante no forum mas ja muito tempo venho acompanhando o trabalho de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum),
sou estudante do 1º ano de eletrônica, estou iniciando a construção de um amp valvulado de medio porte ,com duas 6l6gc em push pull no power.
acompanhando o Tópico vi v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) se ajudando bastante
eu gostaria de saber se vc poderia me dar umas manhas e macetes do processo de enrolar a bobina,num transformador de saída
Tipo começar pelos secundarios,como fazer o entrelaçamento, devo deixar um espaço na lataral do carretel de 2mm de cada lado, ou enrolar de ponta a ponta,esses tipo de coisa.
Aínda não enrolei nenhum, por isso queria a opinião de todos por favor
assim posso fazer vários testes das diversas formas de fabricação....
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #81 : 07 de Novembro de 2010, as 10:41:04 »

Bom, eu estou no mesmo bonde que vc (iniciante) e estou enrolando meus proprios tranformadores, a dica mais importante que voce precisa é bole uma maquina (gambiarra, o que for) melhor possivel, eu mesmo agora estou bolando um esquema de automatizar o processo de distribuiçao dos fios para agilizar a produçao, muita gente tem mao boa pra isso, eu nao  Smiley
qnd tiver pronto meu esquema eu posto aqui.

Para as suas 2 6l6 ta ae http://diy-rbt3.tripod.com/part2construction/ se no seu projeto as tensoes mudarem vc tera de recalcular este transformador, mas ja da para ter uma ideia.
uma outra materia interressante http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdf

sobre deixar espaço na lateral eu desconheço qualquer informaçao sobre isso, eu nao deixo por que o fio pode escapar e entrar em curto com o secundario ou vice versa.
Registrado
alicopower
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #82 : 07 de Novembro de 2010, as 18:36:07 »

olá fallout...
Valeu pelo material estou adorando aprender sobre os transformadores de saída....
mas abandonei o projeto por enquanto... acho que estou dano o passo maior que a perna ao fazer esse projeto...
Vou aprender mais com o pessoal aqui pra fazer um amp menor,depois volto nesse projeto com mais sabedoria.......
Até coloquei uma pergunta no Tópico:Amplificadores valvulados > meu primeiro amp valvulado. to querendo não só copiar os esquemas prontos, mas entende-los tambem.

sobre deixar espaço dos lados do carretel, foi nesse site mesmo q eu vi, ( http://diy-rbt3.tripod.com/part2construction/ )lá ele fala q é pra isolar melhor as camadas, mas eu particularmente acho mais facil da camada de cima escorregar....

Mensagem Mesclada
Outra coisa q queria saber é se no caso de uma camada não cobrir todo o carretel,tanto para os de força quanto para os de saída, o pessoal fala pra fazer as espiras bem juntas, e nesse caso,
devo espalhar as espiras pelo carretel? isso não tem nenhum problema.
Valeu pessoal.....
« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, as 18:48:50 por alicopower » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #83 : 08 de Novembro de 2010, as 09:17:33 »

Olha quanto a espalhar as espiras que nao preenchem uma camada, no transformador de power eu nao espalho e sempre obtive a tensao que calculei, agora no transformador de saida eu espalho sim, quanto a este espaço de 2mm no final do carretel eu nao deixo por 2 motivos 1° o fio vai escorregar, 2° espaço, nao gosto de superdimensionar os transformadores por conta do peso e preço, laminas GO sao carissimas e tudo o que voce nao vai querer é terminar de enrolar o carretel e ver que as laminas nao entram.
No seu primeiro projeto use as peças que voce ja tem em maos, apesar de o trabalho ser seu um amp valvulado sai caro.
Só nao se esqueça de ler um topico que tem aqui sobre segurança, nao custa quase nada e nao da trabalho algum seguir as dicas la.

Lhe desejo susseso no seu primeiro projeto.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, as 12:08:06 por fallout » Registrado
alicopower
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #84 : 08 de Novembro de 2010, as 10:40:31 »

fallout valeu pela ajuda...
abraços.....
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #85 : 04 de Dezembro de 2010, as 06:50:26 »

Então pessoal, peguei um transformador de estabilizador aqui e realizei um ensaio em CA para encontrar a curva normal de magnetização desse núcleo e os resultados foram os seguintes :



Pergunto ao pessoal, qual seria o melhor valor para o Bmáx para ser utilizado nesse transformador?
As medidas estão tesla (10^4 gauss)

Obrigado!!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #86 : 04 de Dezembro de 2010, as 06:54:41 »

Eu já enrolei muitos transformadores grandes, no início de minha adolescência, para retransmissores de TV, para faturar uma graninha...   Smiley
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #87 : 04 de Dezembro de 2010, as 08:13:38 »

Ledod,

comecei a gostar da coisa. Primeiro explica como você realizou o teste acima.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #88 : 04 de Dezembro de 2010, as 09:10:21 »

Oi Ledod!

Isso que é Handmade dos bons! Meus parabéns pela iniciativa! Sua curva está linda e muito didática!

Eu escrevi recentemente um post sobre enrolamentos de choque e essa curva é justamente o que eu estava tentando descrever lá. Recriei seu gráfico para poder ser mais claro. Veja no final do post.

As retas rosa e verde foram ajustadas a olho, como se costumava fazer na época da engenharia calculada sobre gráficos. O processo é cru, mas facilita o entendimento. Você vê claramente três regiões distintas. A primeira se aproxima bem da reta rosa e é a região linear. A segunda é o cotovelo, que não se encaixa em nenhuma das duas retas e representa uma zona de transição. A terceira região representa a saturação do núcleo.

Na região linear do núcleo, há uma abundância de átomos de ferro livres para se alinharem e intensificarem o campo. Aqui temos a máxima eficiência do núcleo e uma preservação da forma de onda entre o primário e o secundário.

No cotovelo começa a haver falta de novos átomos para se alinharem com o campo e a resposta deixa de ser linear. Aqui começa a aparecer distorção na forma de onda do secundário e a eficiência do transformador cai.

Na região de saturação é como se não houvesse núcleo. Todos os átomos livres do metal já se alinharam e um aumento na corrente causa um aumento no campo numa taxa próxima ao núcleo de ar.

Agora vem a pergunta: qual valor de B utilizar?

Depende do que se quer construir. Se for um transformador de força, então é possível tolerar alguma não-linearidade. Não estamos preocupados com a forma de onda no secundário e algum calor gerado pela ineficiência do transformador pode ser tolerado. Assim usamos uma solução de compromisso. A reta de saturação encontra com a reta linear em B=15000 Gauss mais ou menos. Usamos para o cálculo 2/3 deste valor, ou seja,  10000 Gauss.

Se o caso for fazer um transformador de saída, um choque ou um transformador de acoplamento tipo driver, a não linearidade deve ser evitada a todo custo. Neste caso devemos ficar apenas com a parte reta inicial da curva levantada e ficarmos contentes com apenas 8000 Gauss.

Dá para ver também que o núcleo é de grão não orientado. Para o grão orientado a reta de saturação ficaria mais alta e o cotovelo mais anguloso, aumentando a parte linear inicial da curva.

Novamente parabéns pela iniciativa e, se tiver um tempo, descreva para o pessoal do fórum como você fez para levantar esses dados. Assim mais gente vai poder saber exatamente com o que está trabalhando e se não comprou gato por lebre!

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2010, as 09:16:18 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Zur
Visitante
« Responder #89 : 04 de Dezembro de 2010, as 12:27:01 »

Cara, muito bom

Acompanho o fórum há alguns anos e sempre me assusto ao ver o progresso
e o nível intelectual que está alcançando, parabéns pela iniciativa, e se tudo correr
bem, terei com o que brincar durante as férias da faculdade. Roqueiro

Abraço
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal