Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:51:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 28 29 [30] 31 32 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312170 vezes)
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #435 : 21 de Maio de 2018, as 22:40:19 »

Exatamente Cidão. Cobrir apenas o enrolamento e as lâminas (corpo)do transformador. Isso evita a vibração chapas, reduzindo ruídos espúrios e aumentando a eficiência e outras coisas mais. Há mais colegas bem experientes nesse assunto no fórum. no meu caso, peguei umas dicas com o Leandro DKV, que me ajudaram muito.
Obs: não fiz o transformador com center tap, preferi retificação ponte por de diodos.
Registrado

Di. Rocha
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #436 : 21 de Maio de 2018, as 22:43:22 »

Entendi, obrigado pelas respostas, abraço.
 
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #437 : 21 de Maio de 2018, as 22:48:17 »

Di, a "receita" que tenho aqui pro transformador de força do 18W é mais complicada que o que calculei para o transformador de saída. Quer dizer, o de saída tem o detalhe dos enrolamentos entrelaçados, mas tirando isso a quantidade de voltas não é muito diferente.

Você enrolou na mão ou bobinadora?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #438 : 22 de Maio de 2018, as 01:47:08 »

É isso aí...

Seca a bobina na estufa
Impregna a bobina por imersão
Seca na estufa novamente
Espera esfriar
Testa Hi-Pot entre os enrolamentos
Monta o núcleo e as tampas / braçadeira
Impregna o conjunto montado
Seca na estufa mais uma vez
Espera esfriar de novo
Testa Hi-Pot da bobina para o núcleo...

e assim vai
« Última modificação: 22 de Maio de 2018, as 01:49:27 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #439 : 22 de Maio de 2018, as 12:08:45 »


O detalhe que faz toda diferença entre o transformador de saída e o de força, é a isolação entre camadas do transformador de saída. Não que o de força não possa ser também isolado camada a camada, mas o de saída costuma exigir maior critério no isolamento. Um bom isolamento, até por uma questão de lógica, influi na qualidade do transformador.
Marcão
Enrolei o meu em uma bobinadeira cedida por um amigo. Com cuidado extremo de não quebrar o fio do secundário...é bem fino.

No link a seguir tem tudo para se calcular e montar seus transformadores, é só se munir de coragem..._. inclusive tem um artigo do A. Sim sobre transformadores de saída, que explica e dá exemplo de como montar. Curta a pagina do cara, tem muita coisa legal.
http://www.py2bbs.qsl.br/news.php
Registrado

Di. Rocha
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #440 : 23 de Maio de 2018, as 01:45:34 »

E tem quem faça um transformador completo em 4, 3, 2 ou mesmo 1 dia de trabalho. Como será que fica ?

Talvez como um transformador de força fabricado por uma empresa líder do mercado, o qual recebi para refazer. Durou 04 horas. O "proficional" enrolou um secundário de 1200 V c.t., com dez camadas de fio ( o transformador era grande... ) sem um único isolamento entre as camadas, acreditando no esmalte do fio. É muita fé... Para abrilhantar ainda mais o trabalho, o verniz foi aplicado a pincel, externamente, no núcleo e na cartolina de fechamento, só para dizer que tinha...não podia durar, mesmo.

Chegou a doer o coração ao ver aquele monte de fio novinho indo para a sucata.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, as 01:47:52 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #441 : 23 de Maio de 2018, as 03:01:29 »

No link a seguir tem tudo para se calcular e montar seus transformadores, é só se munir de coragem..._. inclusive tem um artigo do A. Sim sobre transformadores de saída, que explica e dá exemplo de como montar. Curta a pagina do cara, tem muita coisa legal.
http://www.py2bbs.qsl.br/news.php
Conheço essa página, já fiz diversos cálculos usando ela, e ainda nem um transformador Toma na Cabeça. Só tome cuidado que há um erro ao usar a opção de center tap da calculadora de transformadores de força dessa página. Ele mexe na bitola dos fios, ao invés de somente dividir o enrolamento em dois. Na dúvida, faça tudo sem center tap, e calcule o center tap manualmente.
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #442 : 25 de Maio de 2018, as 13:08:21 »

Percebi isso. Quando se calcula o c.t para 110v ou 127v a bitola do fio aumenta em relação ao que trabalha a 220v. Não usei esta opção (achei estranho  Angry )... Deu certo. Agora espero o numerário sair para comprar o de saída, não dá para vacilar nesse..._
Registrado

Di. Rocha
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #443 : 25 de Maio de 2018, as 15:28:48 »

Pra mesma potência a ser transformada, se o enrolamento é pra 110V ou 127V a bitola do fio tem de ser mais grossa do que se usado o enrolamento de 220V, que vai conduzir menor corrente do que em 110V ou 127V. Quando se faz um primário com taps de 110V, 127V e 220V, o trecho entre 127V e 220V pode ter bitola mais fina, mas o trecho entre o comum e 110V ou 127V precisa ser mais grosso.
Se fizer um primário com dois enrolamentos de 110V iguais e separados (para ligação em série para 220V e em paralelo para 110V) aí a bitola pode ser igual.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #444 : 26 de Maio de 2018, as 01:01:05 »

Jogo dos sete erros.

Assistam ao seguinte vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bry3rgCeBr8&feature=youtu.be e indiquem os erros na fabricação do transformador SE mostrado. Acho que tem mais de sete.

Mas que eu gostaria de ter aquelas tampas lindas e perfeitamente estampadas para comprar, isso eu gostaria !
« Última modificação: 26 de Maio de 2018, as 01:08:13 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #445 : 26 de Maio de 2018, as 05:52:44 »

Bom, eu não entendo muito da coisa, mas diria que não usar uma camada de isolamento entre cada camada de fio e não usar um papel para o gap de ar provavelmente são alguns desses erros. Chutaria também a cola para colar as lâminas E e I.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #446 : 26 de Maio de 2018, as 23:51:32 »

Não dá pra levar muito a sério um vídeo de um fabricante mostrando o seu processo de fabricação para o público. No mínimo o vídeo não mostrará o processo na íntegra ou pior, vai mostrar o processo de forma errada propositalmente. Nem tudo que é publicado na internet é verdade e muita coisa é fajuta mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #447 : 28 de Maio de 2018, as 13:29:24 »

A propósito dos dois posts do Xformer, eu calculei os fios e obtive fio imediatamente mais fino do que eu já tinha, então usei o mais espesso. Como tinha espaço de sobra na janela, não tive problemas com enrolamento. De fato, para obter a mesma potencia em 110v que em 220v é lógico que a corrente tem que aumentar, como bem frisou o colega, por isso a bitola maior do fio no primário de 110v.  Guitarrista
Registrado

Di. Rocha
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #448 : 28 de Maio de 2018, as 15:28:05 »

Não dá pra levar muito a sério um vídeo de um fabricante mostrando o seu processo de fabricação para o público. No mínimo o vídeo não mostrará o processo na íntegra ou pior, vai mostrar o processo de forma errada propositalmente. Nem tudo que é publicado na internet é verdade e muita coisa é fajuta mesmo.

Eu tenho visto alguns vídeos de fabricantes mostrando o seu "processo". Eu não acredito que eles estejam mostrando uma forma errada propositalmente, pois isso seria notado pela audiência e devidamente criticado, como alguns fizeram nos comentários do vídeo indicado. E isso daria má reputação a um produto que, efetivamente, é bem construído. Portanto, o processo mostrado deve ser o real.

Segue a proposta de encontrar os sete ( ou mais ) erros; vou comentá-los depois.
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, as 15:54:31 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #449 : 28 de Maio de 2018, as 16:52:20 »

Eu tenho visto alguns vídeos de fabricantes mostrando o seu "processo". Eu não acredito que eles estejam mostrando uma forma errada propositalmente, pois isso seria notado pela audiência e devidamente criticado, como alguns fizeram nos comentários do vídeo indicado. E isso daria má reputação a um produto que, efetivamente, é bem construído. Portanto, o processo mostrado deve ser o real.

Segue a proposta de encontrar os sete ( ou mais ) erros; vou comentá-los depois.

Sou da mesma opnião !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 28 29 [30] 31 32 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal