Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:54:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312248 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #120 : 29 de Julho de 2011, as 10:45:34 »


- O ideal eh sempre ajustar a bitola dos fios para encher o carretel (desde que atendidos os requisitos de capacidade de corrente) sem deixar espaço vazio entre os enrolamentos e o ferro do nucleo. Jah vi calculos usando a bitola/secçao do fio x numero de espiras versus area da janela do transformador (o buraco por onde passa os fios no nucleo) para ajustar certinho o fio para caber sem folgas no carretel/nucleo.  Desde que caiba no enrolamento, sempre eh melhor usar fio mais grosso, pois isso diminui as perdas na resistencia do fio (= calor).



Kem siga as instruções desse cara ai, por que esse sabe do que está falando!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
« Responder #121 : 29 de Julho de 2011, as 10:45:45 »

Copia do OT RadiosPares.


Tenho minhas duvidas se esse enrolamento com fio 32 vai caber na janela desse transformador com lamina de perna central de 2,5cm, Ja enrolei com essa lamina mas com fio 33AWG uma belezura pra arrebentar.

Edit: Corrigindo, eu enrolei com fio 34AWG no primario, eu não usaria o fio 32 com essa lamina, para o fio 32 usei uma lamina com perna central de 2,8cm.
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, as 10:57:58 por fallout » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #122 : 29 de Julho de 2011, as 16:11:21 »

xformer... Você ta certo.
Arredondei os numero.. os certos são (?!?):

Carretel: 2,5 x 3,1 cm
Fio primario: 32AWG - 3.000 voltas
fio secundario: 18AWG - 4ohms 68 voltas
                               - 8ohms 96 voltas (+ 28)

fallout
mesmo sendo 2,5 x 3,1cm você acha que não cabe?
Mas vocês tem um link com a tabela AWG para fios esmaltados?!?

Eduardo... se eu não tentar não aprendo né?!? hehehe

Outra coisa... Qual é a formula para calcular quantos amperes são na relação ohms x watts?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #123 : 29 de Julho de 2011, as 16:34:31 »

Eduardo... se eu não tentar não aprendo né?!? hehehe

Com certeza! Eu sempre chamo a atenção de quem começa a se aventurar nessa vida enrolada para que comecem fazendo direito! Já vi muita gente enrolar transformador como se estivesse recolhendo uma pipa!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #124 : 29 de Julho de 2011, as 16:39:41 »

Eduardo... se eu não tentar não aprendo né?!? hehehe

Com certeza! Eu sempre chamo a atenção de quem começa a se aventurar nessa vida enrolada para que comecem fazendo direito! Já vi muita gente enrolar transformador como se estivesse recolhendo uma pipa!

Abraços

Eduardo
Hahaha... essa foi boa.
Pretendo fazer um pouco melhor que isso.
Mas quero fazer 1 vez só... por isso quero começar com todos os dados certos.
Você sabe como calcular quantos amperes da na relação watts x impedancia do falante?
E tem algum link de tabela awg de fio esmaltado?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #125 : 29 de Julho de 2011, as 16:40:17 »

Sobre a tabela nao sei te dizer, tem muito material sobre transformadores que trazem a tabela nao vai ser dificil você achar.

Kem se vai caber eu não sei mas isso você percebe na metade do enrolamento do primario. Veja, acabei de enrolar o transformador de força do firefly com o mesmo ferro que voce vai usar nele foram: 1180 espirras de fio 32, mais duas camadas de fio 32 (mais ou menos 180 espirras) 644 de fio 27awg e 36 espirras de fio 22awg e coube mas sem folga, levando em consideraçao que usei (que nao é recomendado) papel manteiga para isolar as camadas, todas elas, mais umas 10 camadas de papel craft, me levam a acreditar que vai caber mas ai é tua conta em risco!!! Mas nesses livros sobre transformadores tambem tem o calculo da janela! Se X espirras de fio X vai caber... tudo é uma questao de calcular. Eu fui na sorte.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #126 : 29 de Julho de 2011, as 16:44:52 »

fallout... porque não é recomendado o papel manteiga? Em todo lugar que leio diz que é... Pelo menos para transformadores de saida...
O que vocês acham de abrir um topico com esquemas prontos dos transformadores. Ai quando alguém enrolasse um, ja colocava la os dados, fio, carretel, etc...
Ficava bom pra todos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #127 : 29 de Julho de 2011, as 18:04:27 »


Outra coisa... Qual é a formula para calcular quantos amperes são na relação ohms x watts?!?

A formula que relaciona potencia, corrente e resistencia (impedancia) é:

P = I^2 x R   (P = potencia em W, I = corrente em A, R = resistencia em ohm)
Derivando:

I = raiz (P / R)

ou

R = P / I^2

=========================================

Como regra eu assumo que cada 1 mm2 de secçao do fio de cobre (sem contar o esmalte) aguenta 3 A de corrente.  Sabendo o diametro ou a area da secçao do fio voce calcula a corrente maxima permissivel naquele fio.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, as 10:50:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #128 : 29 de Julho de 2011, as 18:18:23 »

xformer...
Facilitou MUITO... Palmas

Então... com 18W em 4ohms temos 2,13A, é isso?
Então precisa ser o fio 18 mesmo pelo que você me passou...
Mas pensado ca com meus botões... 18W em 8ohms são 1.5A... Se quiser fazer um transformador de saida só para 8ohms economiza fio, tamanho, trabalho, etc...
Ai da pra usar fio 20AWG no secundario, certo?
Ai esse secundario seria bom enrolar entre as metades dos primarios? Ou pode ser no começo?
Valeu.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 14:09:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #129 : 29 de Julho de 2011, as 18:31:43 »

xformer...
Facilitou MUITO... Palmas

Então... com 18W em 4ohms temos 2,13A, é isso?
Então precisa ser o fio 18 mesmo pelo que você me passou...
Mas pensado ca com meus botões... 18W em 8ohms são 1.5A... Se quiser fazer um transformador de saida só para 8ohms economiza fio, tamanho, trabalho, etc...
Ai da pra usar fio 20AWG no secundario, certo?
Ai esse secundario seria bom enrolar entre as metades dos primarios? Ou pode ser no começo?
Valeu.

Economizar, economiza, mas voce tem que fazer de acordo com o seu alto falante (a menos que voce tenha dois de 4 ohm e ligue-os em serie).

Eu colocaria o secundario entre duas camadas do primario, o transformador de saida precisa ter acoplamento melhor. Como voce faria pra separar as duas metades do primario se o secundario nao ficasse no meio delas ?  Outra dica: existem carreteis com separaçao no meio, de forma que voce pode balancear perfeitamente os enrolamentos.  
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 14:09:34 por kem » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #130 : 29 de Julho de 2011, as 22:38:09 »


 Outra dica: existem carreteis com separaçao no meio, de forma que voce pode balancear perfeitamente os enrolamentos. 

Já li que fazendo desse jeito corre risco de acontecer faíscamento entre as espiras das duas metades, e é mesmo curioso porque nenhuma empresa enrola dessa maneira. Gostaria de saber o real motivo de não fazerem desse jeito por que pela teoria teríamos um balanceamento muito melhor entre as duas metades do primário.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #131 : 30 de Julho de 2011, as 09:47:47 »


Já li que fazendo desse jeito corre risco de acontecer faíscamento entre as espiras das duas metades, e é mesmo curioso porque nenhuma empresa enrola dessa maneira. Gostaria de saber o real motivo de não fazerem desse jeito por que pela teoria teríamos um balanceamento muito melhor entre as duas metades do primário.

Bom eu nunca vi nada a respeito, mas pra mim seria o contrário, pois existiria mais isolação entre as duas partes da bobina.

Li num artigo que o motivo de não usarem essa bobina é um mistério. O autor diz que a resposta talvez seja por tradicionalismo e conformismo e que muitos poucos projetistas eletrônicos especialmente de amplificadores valvulados participam diretamente no projeto e construção dos transformadores.

Como eu citei numa outra postagem, quando fui comprar um transformador de isolação para meu scope na Líder, comprei o material pra enrolar o transformador e achei um carretel de plástico desse jeito (bipartido) e usei para o meu transformador. Mas só tinha de um tamanho (25mm x 25mm - justo para meu transformador).  Talvez a falta de opções de tamanho de carretel bipartido obrigue os fabricantes a usar o tipo tradicional.  Procurei na internet e achei um fabricante de carreteis com repartição e escrevi pra eles perguntando onde poderia acha-los de outros tamanhos. O pessoal de vendas me deu o telefone da .... Líder.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #132 : 31 de Julho de 2011, as 17:15:51 »

Bom... pesquisei mais um monte...
O que ta pegando ainda são 2 fatores.
Uso do GO e frequencia de corte. E a relação desses 2 no numero de espiras no primario do transformador.
Acabei usando 2 artigos para o calculo, e as diferenças do numero de espiras para o primario foram razoaveis.

Como o transformador é para o 18W com 2 EL84, to fazendo os calculos com ele e um B+ de 318V.

Qual frequencia de corte vocês acham que é ideal para um ampli de guitarra. 60HZ ou 90HZ?

Em um dos calculos, deu para o primario (com 60HZ) nucleo de 8.21mm2 (3.1 x 31 mm real = 9,61mm2) e 2172 espiras primario. Com 90HZ, deu 7.75mm2 (2.5 x 3.1mm real = 7,75mm2) e 1795 espiras primario.

No outro calculo, que leva em conta o nucleo utilizado (esse acima não usa essa variavel), com 60HZ e nucleo de 8.21mm2 (3.1 x 31 mm real = 9,61mm2) deu 2730 espiras com nucleo de ferro e 1820 espiras com G.O.

Alguém tem experiencia para me dizer por onde devo me basear? To tendendo mais para o primeiro calculo e utilizando G.O.
Além do que, os transformadores vendidos no mercado utilizam uma media, pois não tem a venda um transformador para cada B+ diferente, nem para cada potencia (vai até tantos W), etc...
Valeu.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 14:11:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #133 : 31 de Julho de 2011, as 17:33:19 »

Qual frequencia de corte vocês acham que é ideal para um ampli de guitarra. 60HZ ou 90HZ?

Pô kem! Essa você tinha que saber! Smiley Qual a frequência em Hz da nota mais baixa que a guitarra produz? Smiley

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, as 17:38:18 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #134 : 31 de Julho de 2011, as 18:10:12 »

Qual frequencia de corte vocês acham que é ideal para um ampli de guitarra. 60HZ ou 90HZ?

Pô kem! Essa você tinha que saber! Smiley Qual a frequência em Hz da nota mais baixa que a guitarra produz? Smiley

Abraços

Eduardo
82.4Hz...  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Mas se eu fizer o transformador fazendo as contas para 90Hz, o que vai acontecer (não vou fazer, só quero entender). Abaixo de 90Hz não vai ser reproduzido ou vai ter uma reprodução pobre?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal