Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:04:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312385 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #135 : 31 de Julho de 2011, as 19:52:03 »

Oi Kem

A frequência de corte define o ponto a partir do qual o transformador perde eficiência. Para cada oitava que você cair abaixo da frequência de corte, a potência cai pela metade. Dá para melhorar um pouco isso usando realimentação negativa, mas não há milagres.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #136 : 31 de Julho de 2011, as 20:36:24 »

Eduardo, então fazendo a partir de 80Hz ta bom?!? Ou 75Hz?
Quanto mais alta a frequencia de corte, menor o transformador...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #137 : 31 de Julho de 2011, as 21:39:12 »

Mais detalhes sobre o transformador de saida do 18watt, o som que esse transformador produz voce pode dar uma conferida http://www.youtube.com/watch?v=HQe21MhqMLc

RS reprod. OT

Iron dimensions 78X67X25mm
Cold rolled grain oriented silicon iron.
Lamination thick 0.35 mm/29 gauge.


Primary turns 3030 (1515- CT- 1515)
Secondary turns 136

Primary wire (bare) 0,16-0,18mm
Secondary wire(bare)0.71mm
------------------------------------
3030:136=22,2 turns ratio
impedance ratio(square of turns ratio)=496,3

Secondary taps:
4 ohm @68 turns =7,941K
8 ohm @96 turns =7,968K
16 ohm @ 136 turns =7,941K
--------------------------------------
Interleavings:

primary1 ----- 863 turns
secondary1 ---- 68 turns (end 4 ohm tap)
primary2 ----- 863 turns
secondary2 ---- 28 turns (end 8 0hm tap)
primary1" ---- 652 turns
secondary3 ---- 40 turns (end 16ohm tap)
primary2" ---- 652 turns
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #138 : 31 de Julho de 2011, as 21:40:06 »

Acho que 82 já está de muito bom tamanho.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #139 : 01 de Agosto de 2011, as 01:31:26 »

Acho que 82 já está de muito bom tamanho.

Lembrando que existem uns caras que gostam de usar a guitarra mais como se fosse um baixo, afinadass em trocentos tons abaixo (nada contra hein metal heads hehe)  Lips Sealed  Cheesy Se esse for o caso do kem ai acho bom refazer os cálculos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #140 : 01 de Agosto de 2011, as 02:00:51 »

fallout... esse entrelaçou até as 2 partes do primario...  Shocked
bossman - bem lembrado...
Eduardo... Muito obrigado pelas dicas até agora...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #141 : 01 de Agosto de 2011, as 11:25:59 »

Lembrando que existem uns caras que gostam de usar a guitarra mais como se fosse um baixo, afinadass em trocentos tons abaixo (nada contra hein metal heads hehe)  Lips Sealed  Cheesy Se esse for o caso do kem ai acho bom refazer os cálculos.

Oi Bossman

Em engenharia, as coisas são projetadas para uso normal. Não se projeta uma estrada para os malucos que andam a 250km/h, mas para as pessoas que andam a 120km/h.

Se o usuário vai fazer um uso inadequado do instrumento, é problema dele! Não vejo razão para o Kem gastar dinheiro com um transformador absurdo.

Um segredo bem guardado é que os transformadores para guitarra são projetados com corte em 120Hz. Isso se justifica pelo fato da maior parte do registro musical do instrumento fica acima deste nível. Ou se toca guitarra a maior parte do tempo com as cordas soltas?

Se fosse fazer um HiFi, o corte fica em 20Hz, que é o mesmo corte do baixo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #142 : 01 de Agosto de 2011, as 11:57:31 »

E o marshall 18watt é mais famoso por seu timbre rock'n roll tambem muito apreciado por bluesistas http://www.youtube.com/watch?v=E-g1hFZtBPc vide a descriçao do video, acho que se o Kem gostasse de metal ele procuraria algo diferente.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #143 : 01 de Agosto de 2011, as 13:05:31 »

Um segredo bem guardado é que os transformadores para guitarra são projetados com corte em 120Hz. Isso se justifica pelo fato da maior parte do registro musical do instrumento fica acima deste nível. Ou se toca guitarra a maior parte do tempo com as cordas soltas?

Um acorde muito usado por guitarristas é o famoso "power chord", ele é composto pelas duas oitavas mais a quinta de uma escala . Diz a teoria, que o batimento das frequências realizado desta forma, gera uma componente uma oitava abaixo. Ou seja, na quinta casa do braço, um "power chord" de Lá, irá gerar um harmônico menor que o próprio mi da quinta corda solta.

Já postei aqui uma das bíblias modernas do projeto de transformadores - Robert G. Wolpert's - audio transformer design manual:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=677.0;attach=1942

É um bom livro, recomendo a leitura. O autor infelizmente já passou para o andar de cima, mas suas palavras ficam aqui eternizadas. Ele escreveu outro livro - Transformer design and manufacturing manual: a practical approach to the design and manufacture of electronic transformers and inductors) - se alguém conseguir, por favor, não se esqueça de mim!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #144 : 01 de Agosto de 2011, as 13:07:04 »

Pelos calculos da formula que tenho aqui para calcular o tamanho do nucleo, e levando em conta os tamanhos comercias dos nucleos do carreteis de 2.5 x 2.5cm e 2.5 x 3.1cm, e a necessidade de sempre se arredondar o tamanho do nucleo para mais até chegar a um tamanho comercial, cheguei a seguinte conclusão.

Com o carretel de 2.5 x 2.5cm posso chegar até uma frequencia de corte de 105Hz
Com o carretel de 2.5 x 3.1cm posso chegar até uma frequencia de corte de 70Hz.

Eduardo, eu ja tinha lido sobre os transformadores de saida usarem frequencia de corte de 120Hz, por isso da minha pergunta acima sobre qual frequencia usar (claro que como te falei, esqueci da relação real com a frequencia das notas). E se essa formula que estou usando esta certa, é exatamente o que acontece, porque a maioria dos transformadores de saida pra esse 18W usam transformador com nucleo de 2.5 x 2.5cm.
Mas não vai encarecer fazer um de 2.5 x 3.1cm, mas tenho medo de deixar o ampli com resposta de graves demais.
Claro que sempre existe a possibilidade de se fazer os 2 modelos e testar... quem sabe encaro...

...levando em consideraçao que usei (que nao é recomendado) papel manteiga para isolar as camadas, todas elas, mais umas 10 camadas de papel craft...
Fallout, nuns posts anteriores voce comenta que fez o transformador isolando cada camada com papel manteiga, e que isso não é recomendado... Mas não é extamente o recomendado (entre cada camada do meso enrolamento)?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 13:20:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #145 : 01 de Agosto de 2011, as 14:06:19 »

Fala pro Eduardo que voce vai usar papel de pipa e de embrulhar pão para confeccionar um transformador que ele te mata!  Cheesy
Tem materiais adequados pra confecçao de transformadores, se nao me engano é usado papel dieletrico ou algo assim, se voce for usar verniz nas camadas nao tem problema usar papel manteiga e craft mas o verniz usado em transformadores é proprio para esta função, verniz comum não deve-se usar.

Eu vou orçar na lider o transformador de saida do firefly e vou aproveitar para orçar tambem estes materiais.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #146 : 01 de Agosto de 2011, as 14:23:09 »

Um acorde muito usado por guitarristas é o famoso "power chord", ele é composto pelas duas oitavas mais a quinta de uma escala . Diz a teoria, que o batimento das frequências realizado desta forma, gera uma componente uma oitava abaixo. Ou seja, na quinta casa do braço, um "power chord" de Lá, irá gerar um harmônico menor que o próprio mi da quinta corda solta.

Oi Haroldo

Em engenharia, sempre somos forçados a um comprometimento com nossas soluções. Um transformador com corte mais baixo possibilita a reprodução de subgraves, mas seu custo é maior. Feito com corte em 120Hz custa menos, mas não cobre nem mesmo as notas naturais do instrumento.

A questão é: tendo 18W de potência, até que que nível de grave compensa ir? Se for para brincar com batimentos, dá para produzir sub-harmônicos até de 1Hz, quem sabe?

Aqui chegamos em mais uma daquelas encruzilhadas que o bom senso do projetista prevalecerá. Minha escolha seria o caminho do meio. Corte nas notas naturais e deixa estender com realimentação negativa.

Um feedback bem feito estende até 1/2 oitava para baixo!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #147 : 01 de Agosto de 2011, as 15:25:06 »

Eu vou orçar na lider o transformador de saida do firefly e vou aproveitar para orçar tambem estes materiais.
Eu devo ir na lider sexta a tarde...
Vou ver o preço do verniz ou se tem esse papel proprio então.
Na zinco metais tem o verniz 1 lt. Mas la é longe pacas pra mim.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #148 : 01 de Agosto de 2011, as 15:52:53 »


Oi Bossman

Em engenharia, as coisas são projetadas para uso normal. Não se projeta uma estrada para os malucos que andam a 250km/h, mas para as pessoas que andam a 120km/h.

Se o usuário vai fazer um uso inadequado do instrumento, é problema dele! Não vejo razão para o Kem gastar dinheiro com um transformador absurdo.

Um segredo bem guardado é que os transformadores para guitarra são projetados com corte em 120Hz. Isso se justifica pelo fato da maior parte do registro musical do instrumento fica acima deste nível. Ou se toca guitarra a maior parte do tempo com as cordas soltas?



Abraços

Eduardo

Ai é que está o "X" da questão se for tomar essa linha de pensamento o som de guitarra nunca iria ser distorcido, porque é uma característica pra lá de indesejada pela engenharia. Já cheguei a ler de um "engenheiro de som" na internet que " a guitarra distorcida foi uma maneira de se esconder a baixa qualidade das gravações da época introduzida pelas grandes gravadoras". Bom eu poderia continuar defendendo meu ponto de vista aqui mas isso é assunto pra outro tópico.

-----

 Ele escreveu outro livro - Transformer design and manufacturing manual: a practical approach to the design and manufacture of electronic transformers and inductors) - se alguém conseguir, por favor, não se esqueça de mim!

Pena que não se acha nem pra comprar. Se não já estaria a caminho.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 15:58:32 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #149 : 01 de Agosto de 2011, as 16:18:27 »

Com o carretel de 2.5 x 2.5cm posso chegar até uma frequencia de corte de 105Hz
Com o carretel de 2.5 x 3.1cm posso chegar até uma frequencia de corte de 70Hz.
Bossman, pelo que calculei, os transformadores vendidos comercialmente para esse ampli tem corte em 120Hz.
Meu medo de fazer um com corte mais "baixo" é mudar a resposta do ampli, e não fica agradavel.
Mas... acho que vou fazer um com corte em 68Hz mesmo (o minimo para um transformador com nucleo de 2.5 x 3.1cm). Se não ficar bom, testei.

Só para confirmar... 18W com 8.000ohms = 0,05a
Posso usar fio 34AWG no primario, certo?
Ou melhor usar o 32AWG?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 16:20:37 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal