Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:08:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312107 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #150 : 01 de Agosto de 2011, as 16:25:02 »

Kem,

Eu não faço assim. Já projetei alguns transformadores e não me sai mal, não é nehum Audiolink mas ficaram razoáveis.

Tenho uma planilha em casa que me ajuda no trabalho.

Eu começo com 30Hz. Se a coisa ficar grande, vou subindo. Nunca passei dos 50 Hz, mas eles costumam ficar um tanto maiores do que se vê por ai.

Leia o livro do Wolpert que postei aqui!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #151 : 01 de Agosto de 2011, as 20:19:32 »

hgamal
Se importaria de me passar essa planilha?
O que eu to tentando é aproveitar o maximo do tamanho do nucleo, deixando a frequencia de corte o mais baixa possivel.
Quanto mais baixa a frequencia de corte, maior o nucleo, mas estamos limitados aos valores comerciais.
Com 18W e 8K no primario, o tamanho de nucleo (pelas formulas que tenho aqui) para 82Hz é 7.03CM2, para 70Hz é 7.60CM2 e para 68Hz é 7.71CM2. Mas em todos esses casos vamos ter que usar o nucleo de 2,5 x 3,1cm, que tem 7,75cm2 (o menor que esse é o de 2,5 x 2,5cm2, que não da).. Então nesse caso porque não usar o corte em 68Hz?!? Abaixo de 68Hz, ja tem que aumentar o tamanho do nucleo.
A ideia é essa. Vamos ver no que dá.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #152 : 01 de Agosto de 2011, as 22:56:22 »

Kem,

deixa eu pensar no assunto de liberar a planilha. Mas olha uma execução dela para um transformador de 15 Watts para EL-84 (não existe esse negócio de 18 watts com EL-84 - é apenas uma jogada de marketing)

Compare com os seus cálculos. O cálculo é feito com a freq. de 25Hz.

No labnotes do IALL 10.5 tem o significado de cada número em vermelho.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 22:58:05 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #153 : 02 de Agosto de 2011, as 10:41:49 »

Hgamal... Eu ja tinha conversado isso com o Eduardo...
EL84 em PP da uns 15W... Mas se 18Watts é jogada de marketing, imagina o Marshall 20W...
Vou estudando aqui para saber como vai sair o transformador. O que vi depois de muita pesquisa é que cada formula tem mais ou menos margem de segurança. Em uma o que da pra 60HZ na outra vai pra 100Hz.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #154 : 02 de Agosto de 2011, as 11:21:02 »

Oi Kem

Quando se trata de coisas cujo resultado depende do operador, como no caso dos transformadores, o que se faz é calcular por uma formula qualquer, fazer algumas peças e depois ensaiar. Com o resultado dos ensáios a formula é calibrada. Por isso cada autor vai te dar um resultado diferente, pois cada um tem uma forma particular de tensionar o fio, passar o papel e assim por diante. Cada um calibra sua formula pela mão do enrolador mais próximo.

Lembre que fazer em série e fazer um peça única são coisar diferentes e que o modelo matemático é uma representação aproximada do fenômeno natural. Existem aproximações e simplificações embutidas em tudo na engenharia.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #155 : 02 de Agosto de 2011, as 11:49:08 »

Eduardo no curso que voce disponibilizou fala bastante sobre transformadores de força, nos outros volumes há alguma abordagem sobre transformadores de saida? Obvio que vai abordar por ser uma peça quase que obrigatoria nos valvulados, mas eu digo em relação a calculos, confecção, materiais etc...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #156 : 02 de Agosto de 2011, as 12:47:23 »

Oi Fallout

Francamente eu não lembro. Vamos ficar na espectativa enquanto eu vou escaneando aos poucos!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #157 : 03 de Agosto de 2011, as 12:55:28 »

Kem,

deixa eu pensar no assunto de liberar a planilha. Mas olha uma execução dela para um transformador de 15 Watts para EL-84 (não existe esse negócio de 18 watts com EL-84 - é apenas uma jogada de marketing)

Compare com os seus cálculos. O cálculo é feito com a freq. de 25Hz.

No labnotes do IALL 10.5 tem o significado de cada número em vermelho.
Haroldo... Eu baixei (ja tinha baixado desde o ano passado) o labnotes do Iall 10.5 em http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=659.0;attach=3080
Mas não achei nada falando sobre esse transformador ai... Sad
Baixei o arquivo errado?
Valeu.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 14:16:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #158 : 03 de Agosto de 2011, as 13:09:43 »

http://gamal.com.br/iall/iall-10.5-1.0.7-labnotes.pdf
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #159 : 03 de Agosto de 2011, as 13:59:22 »

Haroldo...
Você chegou a testar (imagino que precise de um ociloscopio e um gerador de sinais - aquele projeto do Plautz vai servir bem) pra ver na saida a partir de que frequencia tem perda?
O calculo pro tamanho do nucleo que você tem é exatamente no meio termo das 2 que eu tenho.
Eu uma delas, para 18W e 25HZ o nucleo precisaria ser de 5.6mm2
Com a que eu estou usando, o nucleo teria que ser de 12,73mm2
A sua um de 7.84mm2
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #160 : 03 de Agosto de 2011, as 14:22:40 »

Haroldo...
Você chegou a testar (imagino que precise de um ociloscopio e um gerador de sinais - aquele projeto do Plautz vai servir bem) pra ver na saida a partir de que frequencia tem perda?
O calculo pro tamanho do nucleo que você tem é exatamente no meio termo das 2 que eu tenho.
Eu uma delas, para 18W e 25HZ o nucleo precisaria ser de 5.6mm2
Com a que eu estou usando, o nucleo teria que ser de 12,73mm2
A sua um de 7.84mm2

Este transformador eu testei... tenho em casa um papel de pão com as figuras de perfromance... vou procurar!

Ele é razoável... nada mais que isso!

Como testei com EL84 miniwatts e RCAs (tenho alguma em casa), pode ser que o som tenha ficado bom por causa delas! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #161 : 03 de Agosto de 2011, as 14:28:32 »



Como testei com EL84 miniwatts e RCAs (tenho alguma em casa), pode ser que o som tenha ficado bom por causa delas! Smiley

Elas tem sua parcela de "culpa" certamente.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
harckan
Visitante
« Responder #162 : 06 de Agosto de 2011, as 03:13:03 »

Como ninguém postou um programa para fazer os cálculos para transformador de saída para amplificador valvulado segue o endereço de um programa que pelo que me parece, utilizado por muitos gringos do cenário DIY, mas o que realmente quero é pedir aos que tem experiência neste tipo de transformador que confrontem os resultados do programa com os da prática que obtiveram.

http://www.dissident-audio.com/AutoIndex/index.php?dir=OPT_da/&file=PST-and-OPT.tar.gz

http://www.avforums.co.za/index.php?topic=3643.0

Acredito que com muito esforço e ajuda de todos podemos sim fazer algo que tenha um resultado bom naquilo que se propõe, o KEM propôs fazer um banco de dados do handmades para transformadores de saída, eu acredito ser bem interessante pois todos começam algo um dia na vida e porque não abreviar o sofrimento na procura de informações?

PS. Desculpem caso já tenham postado esse programa antes, caso sim, apagarei este post

Abraço
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, as 03:27:42 por harckan » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #163 : 10 de Agosto de 2011, as 13:49:17 »

Haroldo... tenho certeza de que as valvulas ajudaram... Mas pelo que sei, transformador de saida para ampli de guitarra é isso ai mesmo, razoavel... Bons são os para HI-FI.
harckan - Eu achei o software confuso... Não sei se sou eu que sou burrinho, mas... Smiley
Bom... fui na lider... mais problemas.
Não tem carretel de 2,8 x 2,8 la. Não sei nem se tem comercial (mas alguém aqui citou que ja usou).
Eles também não vem particionado fio mais fino que o 31AWG... Consegui 200grs de 32AWG porque tinha um carretel no fim, mas foi sorte. Não da pra contar com isso no futuro.
Fora que as laminas GO custam os olhos da cara. R$46,00 o quilo, e pra um trado de 3,2 x 3,2 da quase 1kg de laminação. E o minimo que vendem é 1KG mesmo.
Alguém sabe onde vende fio mais fino "a granel" e onde tem laminação GO mais em conta... postem ai...


Estou com umas duvidas... quem ja fez transformador pode ajudar...
As duvidas são bem no começo de fazer o transformador...
1ª: começando a enrolar o secundario... tem que soldar fio para saida no começo dele... o que usar para isolar a solda? Pode ser espagueti termo-retratil? algo melhor?
2ª: enrolo as, por exemplo, 60 voltas do secundario... ai vou puxar uma saida dai... como faço isso? O fio para ir pra saida tem que passar por cima das voltas que ja dei... alguma isolação ai? passa por cima e boa? Não sei se fui claro...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, as 20:12:05 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
harckan
Visitante
« Responder #164 : 11 de Agosto de 2011, as 00:57:33 »

harckan - Eu achei o software confuso... Não sei se sou eu que sou burrinho, mas... Smiley
Bom... fui na lider... mais problemas.
Não tem carretel de 2,8 x 2,8 la. Não sei nem se tem comercial (mas alguém aqui citou que ja usou).
Eles também não vem particionado fio mais fino que o 31AWG... Consegui 200grs de 32AWG porque tinha um carretel no fim, mas foi sorte. Não da pra contar com isso no futuro.
Fora que as laminas GO custam os olhos da cara. R$46,00 o quilo, e pra um trado de 3,2 x 3,2 da quase 1kg de laminação. E o minimo que vendem é 1KG mesmo.
Alguém sabe onde vende fio mais fino "a granel" e onde tem laminação GO mais em conta... postem ai...

Então Kem, é eu também achei ele meio estranho, estou lendo o livro de um autor brasileiro sobre transformadores, foi postado aqui mesmo acho que pelo Haroldo, segundo consta, as fórmulas dele funcionam mas não sei até que ponto, muitos da cena DIY nos EUA utilizam o livro de ROBERT WOLPERT, pelo que pesquisei as fórmulas do livro desse cara são bem aceitas lá mas não sei até que ponto iriam divergir do uso delas com o material encontrado aqui no Brasil, qualidades diferentes cálculos diferentes, somente a mudança do valor da Indução Magnética seria suficiente para usar as fórmulas? a todos que poderem ajudar.

temos que tomar cuidado para não construirmos transformadores iguais a esse do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=W7NESWkyQSI&feature=related

 Cheesy  Cheesy Cheesy Cheesy

Abraço
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, as 01:03:56 por harckan » Registrado
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal