Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:49:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 15 16 [17] 18 19 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312366 vezes)
harckan
Visitante
« Responder #240 : 04 de Fevereiro de 2012, as 23:13:31 »

KEM, eu mesmo estava me perguntando esses tempos sobre isso, vou fazer um transformador de força para um 18 watt que pretendo montar e estava com esta dúvida também, então resolvi sair medindo voltagens em vários lugares, me prendi a 110v por se tratar do que comumente encontro nos palcos aqui em minha cidade.

Em minha casa o valor nominal é de 115v segundo a conta elétrica, mas varia bastante, de 112v a 127v, no local onde toco fica quase sempre 120v, fui tocar em outros lugares e a variante é bem interessante, até 105v eu já vi.

Então acho que vou fazer um primário derivado de 115v e 127v para poder utilizar em redes nesses casos, não vou estender para 220v pois vai ser para uso pessoal e, como disse antes, aqui o comum é mesmo 110 nominal.

Pergunto, pode causar algum problema ligar um transformador desses setado em 115v enquanto a rede está em 125v, além do problema de ter uma saída a cima do que foi calculado? tipo, pode queimar com essa variação?

Valeu
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #241 : 05 de Fevereiro de 2012, as 00:04:36 »

harckan, queimar o transformador não vai.
Mas pense no seguinte...
Se você calcula seu transformador com primario de 115V, e calcula um HT de 500V, ligando em 125V o HT salta pra uns 543V.
No seu caso, de 300V vai saltar pra uns 326V. Não deve queimar nada, só diminuir a vida util dos componentes.
Tem que tomar cuidado especial com a isolação dos capacitores.
Acho que se for pra fazer uma media, tem que ser acima de 120V. Se cair a voltagem (fazer o primario calculado em 120V e ligar em 110V) só vamos perder potencia.
Acho pouco provavel que você lembre de medir cada tomada que voce vai ligar o ampli. Faz com primario entre 120 e 125 e seja feliz.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #242 : 05 de Fevereiro de 2012, as 08:14:01 »

Oi Kem

Neste documento:

www.aneel.gov.br/cedoc/res2001505.pdf

Nas últimas duas páginas estão os valores das tensões padronizadas do Brasil, nas modalidades monofásica e trifásica, assim como as fáixas de variação admitidas para distribuição adequada.

Quando você for projetar algo, deve especificar as partes para a tensão nominal de 127V e criar um circuito capaz de suportar as variações previstas na norma.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #243 : 05 de Fevereiro de 2012, as 17:43:18 »

Eduardo, pela norma, a rede de 127V em condições normais pode ter de 116V a 131V... A media é 124,5V.
Deve ser por isso que sempre que vejo exemplos de calculos de transformadores de força o valor usado é 125V.
Mas aquela "Faixa de valores precarios" são valores que eles assumem serem possiveis de ser encontrados? A variação é MUITO grande...
Só com fonte chaveada mesmo pra dar conta de tanta variação.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #244 : 06 de Fevereiro de 2012, as 06:49:04 »

Oi Kem

A tensão padronizada nominal mais baixa é 127V e a conversa termina aqui, goste do número ou não. Você vê transformadores com prinário de 125V porque quem projetou não é engenheiro e/ou não sabe com ler uma norma técnica. Se a agência reguladora mandou fazer com 127V, você faz com 127V e fim de papo!

Os valores normais podem variar de 116V a 131V. Seu circuto deve ser capaz de suportar este desaforo, e normalmente é. Você não precisa fazer grandes malabarismos nem ter preocupações fora do normal. O grosso dos amplificadores valvulados de marca tem só um transformador comum e sobrevivem bem nesta rede.

A tensão de 115V está presente em algumas redes NÃO PADRONIZADAS, e você não é obrigado a se preocupar com elas, pois dever ser extintas com o tempo.

Quando entra nos valores "precários" já não é mais coisa normal. A partir deste ponto não é mais problema seu, e sim da compania de distribuição. Você NÃO DEVE projetar seu equipamento para trabalhar com os valores precários, da mesma forma que não se projetam carros supondo o motorista bêbado e não se projetam prédios para ter andares extras, na eventualidade do proprietário ser um imbecil completo. Deve sim instruir seu usuário a procurar o PROCON caso a força entre nesses patamares, chamar a polícia se o motorista estiver bêbado e mandar o imbecil que botou um andar a mais no prédio para apodrecer na cadeia.

Usar qualquer tensão para o projeto, que não seja uma das tensões nominais, é um erro de conceito. Você estará tentando resolver um problema que não é seu.

Aconselho você a fazer seu transformador de força como o do Baby Wonder: Primário com 0-115-127-220. Isso está de acordo com as normas da ANEEL e você tem amparo legal no caso de um usuário reclamar. Qualquer outro valor estará "legalmente" fora do padrão e o bandido de toga vai comer sua alma com creme de leite.

Mas você vai argumentar que na sua casa não tem esta rede de 127V e você não tem como testar com 116V e 131V. Daí eu lhe digo que desenvolver um amplificador para ser comercializado não é fácil. Você precisa comprar um estabilizador com saída senoidal verdadeira e um VARIAC para acertar em qualquer tensão que precise. O estabilisador dá até para ficar sem, mas o VARIAC é item obrigatório.

Agora você deve estar começando a entender porque eu não faço esforço para atender esses ditos Lutiês de amplificador que tem por aí.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, as 07:09:16 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #245 : 06 de Fevereiro de 2012, as 08:23:25 »

Citar
A tensão padronizada nominal mais baixa é 127V e a conversa termina aqui, goste do número ou não. Você vê transformadores com prinário de 125V porque quem projetou não é engenheiro e/ou não sabe com ler uma norma técnica. Se a agência reguladora mandou fazer com 127V, você faz com 127V e fim de papo!

Se a Anatel fiscalizasse (direito e punisse) todas as operadoras de telefonia, se a ANAC fiscalizasse todos aeroportos e companhias aéreas, se a ANVISA fiscalizasse todos os planos de saúde, clínicas e fabricantes de remédios, se a ANTT fiscalizasse todas as rodovias, transportadoras e ferrovias, se a ANP fiscalizasse todos os poços de petróleo e postos de combustível, se a ANEEL fiscalizasse todas as concessionárias de energia, isso aqui não seria a bagunça chamada Brasil.
Como as reguladoras apenas existem no papel e só servem pra consumir dinheiro do contribuinte, cada um continua fazendo como quiser e não acontece nada.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, as 08:27:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
harckan
Visitante
« Responder #246 : 06 de Fevereiro de 2012, as 11:07:25 »

Acho pouco provavel que você lembre de medir cada tomada que voce vai ligar o ampli. Faz com primario entre 120 e 125 e seja

Kem, minha intenção de fazer um transformador com primário variando próximo ao nominal de 127v é justamente pelo fato do que ouço de alguns guitarristas que utilizam amplificador valvulado, "ah, amplificador valvulado fica bom em um lugar em outro não; não consigo sempre o mesmo nível de ganho em todos os lugares.", e por aí vai, acredito que a queda de tensão de 20v já faz alguma diferença no som, então utilizar um transformador de 115v e 127v como propus acho que atenderia essa deficiência, pelo menos em parte.

Aconselho você a fazer seu transformador de força como o do Baby Wonder: Primário com 0-115-127-220. Isso está de acordo com as normas da ANEEL e você tem amparo legal no caso de um usuário reclamar.

O Eduardo vem confirmar essa teoria com normas técnicas, minha idéia é deixar em 127v até sentir o som, depois disso se achar que tem margem para aumentar o ganho é só trocar a chave para 115v, pois acredito que se estiver com um ganho abaixo daquilo que estamos acostumados a ouvir do amplificador o responsável é a alimentação, eu acho.

Abraço
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #247 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:07:38 »

Oi Xformer

Como as reguladoras apenas existem no papel e só servem pra consumir dinheiro do contribuinte, cada um continua fazendo como quiser e não acontece nada.

Se você for dono de alguma empresa exploradora de concessão e tiver advogado e deputado comprado para peitar a agência reguladora, então pode fazer como achar bom. Se você for um brasileiro michuruca e borra-botas, como eu e o resto da torcida, então faça o que manda a norma. Se não fizer, o bicho papão de toga vem te pegar!

..., minha idéia é deixar em 127v até sentir o som, depois disso se achar que tem margem para aumentar o ganho é só trocar a chave para 115v, pois acredito que se estiver com um ganho abaixo daquilo que estamos acostumados a ouvir do amplificador o responsável é a alimentação, eu acho.

Deixar para decidir no "ouvido" qual tensão usar é temerário. Ou você anda com um voltímetro no bolso ou fica do lado seguro da cerca. É bem fácil colocar um circuito de aviso de sobre-tensão em um amplificador. Basta um zener, um transistor e um LED.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, as 09:34:04 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #248 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:26:10 »

E o que falar então dos transformadores que vem 110/220V, como o que você achou naquele video?
Isso ainda é pior (bom, mas problema das empresas que os fazem né?).
Mas Eduardo, eu entendi o recado.
Mas eu nunca vi um amplificador com chave para 3 tensões (115/127/220V), e como eu disse, duvido que algum guitarrista ande com um multimetro no bolso para saber se esta ligando no 115 ou no 127V.
E realmente, 10% o ampli tem que aguentar sem reclamar, senão tem alguma coisa mal feita.
Mas bem que nosso pais podia ser um pouco mais serio... E quem sabe acabar com essa palhaçada de cada casa ter uma tensão diferente. Mas isso só daqui umas 3 gerações (com sorte).
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #249 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:46:49 »

Citar
Se você for dono de alguma empresa exploradora de concessão e tiver advogado e deputado comprado para peitar a agência reguladora, então pode fazer como achar bom. Se você for um brasileiro michuruca e borra-botas, como eu e o resto da torcida, então faça o que manda a norma. Se não fizer, o bicho papão de toga vem te pegar!

Pois é Eduardo, normalmente a exploradora de CONCESSÃO  é uma grande estatal (Furnas, CEMIG, Petrobras, Infraero, etc) ou multinacional (OHL, Comgas, Eletropaulo, Chevron), ou grande empresa nacional mesmo (CCR, TAM, e empreiteiras),  que conseguem peitar e desrespeitar as normas reguladoras ou contratos de CONCESSÃO, ou são bandidos cara de pau mesmo, como o cara que fraudava as bombas de combustível (a ANP disse que não tem pessoal pra fiscalizar os postos, mas a televisão tem, denuncia e depois a ANP e polícia vai atrás). Mas a conformidade do meu, seu, nosso aparelho ficaria a cargo de normas do INMETRO ou ABNT  (agora vai ver se boa parte os aparelhos da China estão em conformidade...). A questão da padronização da tensão da rede é problema da concessionária e da ANEEL, então... fica essa zona.

O Brasil é país do faz de conta.  As agências fazem de conta que fiscalizam, nossas estradas são faz de conta que são boas, as escolas fazem de conta que ensinam, a polícia finge que investiga e soluciona os crimes, os criminosos fingem que cumprem pena, os médicos fingem que vão trabalhar nos hospitais públicos, a saúde pública faz de conta que é boa (até presidentes, ex-presidentes, ministros correrem pra tratamento no hospital Sírio-Libanês ou Albert Einstein), governantes fingem que governam (principalmente de um certo partido) e dizem que o país é maravilhoso e desenvolvido, que ninguém passa fome, que todo mundo tem escola e faculdade, que temos segurança nas ruas e nos lares, que somos auto suficientes em petróleo (mas continuamos a importá-lo), em suma brasileiro finge que cumpre a lei (mas quando tem greve na polícia entramos no caos) e que paga todos os impostos (por isso prefere comprar importabando) por isso teria direito a um país melhor.

-----
E o que falar então dos transformadores que vem 110/220V, como o que você achou naquele video?
Isso ainda é pior (bom, mas problema das empresas que os fazem né?).
Mas Eduardo, eu entendi o recado.
Mas eu nunca vi um amplificador com chave para 3 tensões (115/127/220V), e como eu disse, duvido que algum guitarrista ande com um multimetro no bolso para saber se esta ligando no 115 ou no 127V.
E realmente, 10% o ampli tem que aguentar sem reclamar, senão tem alguma coisa mal feita.
Mas bem que nosso pais podia ser um pouco mais serio... E quem sabe acabar com essa palhaçada de cada casa ter uma tensão diferente. Mas isso só daqui umas 3 gerações (com sorte).
[]s.

Amplificador eu nunca vi, mas já vi (e tenho) osciloscópio e instrumentos com chaves para selecionar a faixa de tensão de alimentação mais adequada.
Quantos anos seriam 3 gerações ?  Talvez seja pouco ....   Toma na Cabeça

Se fizer o aparelho com tensão de alimentação de 127V, não vai funcionar na casa (barraco) do Mané que tem um gato de 300m de fio ligado no vizinho do vizinho do vizinho que furta energia do poste da esquina .... onde a tensão chega com 90V ...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, as 09:34:38 por Eduardo » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
harckan
Visitante
« Responder #250 : 06 de Fevereiro de 2012, as 16:42:07 »

Mas eu nunca vi um amplificador com chave para 3 tensões (115/127/220V), e como eu disse, duvido que algum guitarrista ande com um multimetro no bolso para saber se esta ligando no 115 ou no 127V.

Kem, realmente, amplificador para guitarra e valvulado eu nunca vi nessas tensões que vc citou comercialmente, mas tem o transformador do baby como disse o Eduardo, mas eu já tive um aparelho home theater da Panasonic fabricado em Manaus que tinha seletor para quatro tensões, 110v, 127v, 220v-230v e 240v, no manual instruia a deixar sempre na voltagem imediatamente acima caso não tivesse certeza da voltagem correta, acho uma solução interessante para se obter sempre o mais próximo da voltagem correta que precisamos no circuito, claro que o ideal seria não precisarmos de certos artifícios para tal, mas fazer o que? precisamos usar os aparelhos então melhor adaptar às necessidades.

Deixar para decidir no "ouvido" qual tensão usar é temerário. Ou você anda com um voltímetro no bolso ou fica do lado seguro da cerca. É bem fácil colocar um circuito de aviso de sobre-tensão em um amplificador. Basta um zener, um transistor e um LED.
Eduardo

Isso mesmo Eduardo, fazer um circuito de sobre-tensão é bem mais prático, hehehehe, mas a idéia e o mais importante que vejo nisso é que amplificadores valvulados são sensíveis a variação de tensão no que tange sonoridade, não são poucos os casos que vejo de guitarristas reclamando sobre isso, do amplificador ficar com variação de ganho dependendo do local onde se liga o mesmo.

Valeu
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #251 : 06 de Fevereiro de 2012, as 17:02:02 »

É bem fácil colocar um circuito de aviso de sobre-tensão em um amplificador. Basta um zener, um transistor e um LED....
Humm... acho que assim seria um jeito de o usuario saber se precisa passar de 115V para 127V.
Da pra ter uma precisão boa num circuito simples assim? Algum esquema pronto? (não tenho ideia de como projetar isso).
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #252 : 09 de Agosto de 2012, as 16:33:49 »

Aproveitando o tópico...

Hoje eu li uma informação que me deixou bastante intrigado e gostaria que os mais entendidos no assunto transformadores de saída dessem algum pitaco (Peregrini, Schatz e etc.)

Vou reproduzir a parte que me deixou mais intrigado abaixo:

aquí les va uno de los secretos místicos de los constructores de transformadores : el fierro se carga magneticamente, pero los tornillos atraviesan el fierro de punta a cabo rompiendo con los campos magnéticos. Por eso hay que aislar los tornillos de las laminas de fierro silicoso con algún material aislante. también se recomienda usar golillas plásticas (si alguien tiene algún dato de donde comprar golillas plásticas de sirvan para este propósito que me cuente)

E então alguém concorda, discorda ou muito pelo contrário ? Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #253 : 09 de Agosto de 2012, as 16:50:03 »

aquí les va uno de los secretos místicos de los constructores de transformadores : el fierro se carga magneticamente, pero los tornillos atraviesan el fierro de punta a cabo rompiendo con los campos magnéticos. Por eso hay que aislar los tornillos de las laminas de fierro silicoso con algún material aislante. también se recomienda usar golillas plásticas (si alguien tiene algún dato de donde comprar golillas plásticas de sirvan para este propósito que me cuente)

Mais intrigado fiquei eu... não entendi nada! Smiley Dava para traduzir?

(só entendo espanhol e italiano de novela das 8 )
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #254 : 09 de Agosto de 2012, as 17:05:38 »

aquí les va uno de los secretos místicos de los constructores de transformadores : el fierro se carga magneticamente, pero los tornillos atraviesan el fierro de punta a cabo rompiendo con los campos magnéticos. Por eso hay que aislar los tornillos de las laminas de fierro silicoso con algún material aislante. también se recomienda usar golillas plásticas (si alguien tiene algún dato de donde comprar golillas plásticas de sirvan para este propósito que me cuente)

Mais intrigado fiquei eu... não entendi nada! Smiley Dava para traduzir?

(só entendo espanhol e italiano de novela das 8 )

Basicamente ele diz que um dos segredos místicos dos enroladores de transformador é isolar do contato com as laminas os parafusos apertadores das laminas (aqueles com porca e arruela), porque o ferro se carrega (eletro)magneticamente e os parafusos atravessando as chapas acabam por romper com o campo magnético.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 15 16 [17] 18 19 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal