Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:52:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312129 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #315 : 12 de Agosto de 2012, as 12:55:03 »

...
Chegar a um projeto de transformador equilibrado requer muito estudo e muita pratica.
...
Não da pra simplesmente fazer a olho, mas não precisamos fazer o melhor transformador do mundo pra ficar bom. Deixe isso pros transformadores para HI-FI.

Mas a gente tem que lembrar que mesmo querendo fazer um amplificador "ruim" com transformador desbalanceando ou não entrelaçado, as coisas precisam ser estudadas e previsíveis.
...Não adianta fazer o único da espécie na sorte ou no olhômetro.
Po xformer... você tirou da citação bem a frase que falo a mesma coisa...  Bufando  Cheesy
Você ja viu meus projetos de transformador... eu faço uns 10 até chegar a um que me agrade, e anoto todos os 10. Caso o escolhido não fique do meu agrado, tento outro...
Ainda não to no seu nivel, mas... (pra quem não sabe, o xformer faz otimos transformadores de saida para HI-FI - ja vi testes deles e tem resposta excelente).
« Última modificação: 12 de Agosto de 2012, as 12:58:46 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
pit.du
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 867

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 22



« Responder #316 : 12 de Agosto de 2012, as 13:11:09 »

Um outro ponto que temos de levar em consideração, é o gosto pessoal de cada um, o mesmo modelo de amplificador com um transformador x, pode agradar aos meus ouvidos porem pode não agradar ao de outros, ou vice-versa.

Eu por exemplo gosto de graves fortes bem gordos mesmo, me agrada a sonoridade outros preferem mais agudos e por ai vai.
Registrado

"Sobre todas as coisas há 3 pontos de vista:
o teu, o meu e o correto."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #317 : 12 de Agosto de 2012, as 13:14:00 »

Um outro ponto que temos de levar em consideração, é o gosto pessoal de cada um mesmo modelo de amplificador com um transformador x, pode agradar aos meus ouvidos porem pode não agradar ao de outros, ou vice-versa.

Eu por exemplo gosto de graves fortes bem gordos mesmo, me agrada a sonoridade outros preferem mais agudos e por ai vai.
Pode ter certeza de que aquele Fender sem entrelaçamentos (na verdade com um entrelaçamento simples) agrada a muita gente.
E é MUITO dificil agradar a todos.
Mas a grosso modo, você deve fazer seus transformadores com uma pitada de HI-FI... para ter seus graves pronunciados...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #318 : 12 de Agosto de 2012, as 13:54:22 »

Mas a grosso modo, você deve fazer seus transformadores com uma pitada de HI-FI... para ter seus graves pronunciados...

Ai entramos em outra praia que é a dos transformadores de saída pra contrabaixo que na minha visão devem ser dimensionados e calculados pra responder como um Hi Fi.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #319 : 12 de Agosto de 2012, as 14:05:53 »

Mas a grosso modo, você deve fazer seus transformadores com uma pitada de HI-FI... para ter seus graves pronunciados...

Ai entramos em outra praia que é a dos transformadores de saída pra contrabaixo que na minha visão devem ser dimensionados e calculados pra responder como um Hi Fi.

Qual a faixa de frequências das notas de um baixo/contrabaixo ? Qual seria a componente harmônica mais alta e relevante ?   Dependendo do limite superior de frequência, nem precisa ser hi-fi (que em tese precisa de pelo menos resposta de 20Hz a 20kHz).  Se o grosso dos sinais estiver nas baixas, o entrelaçamento e várias camadas não seriam mesmo necessários, mas em compensação precisaria de mais indutância no primário (=mais espiras e núcleo maior).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #320 : 12 de Agosto de 2012, as 16:38:15 »

Todo mundo já deve conhecer, mas aqui tem um texto sobre transformadores de saida datado de 2001, do proprio a.sim...
http://www.py2bbs.qsl.br/transf_audio.php

eheheh...

Esse texto já rodou o mundo umas cinco vezes...

Há uma incorreção no texto, entretanto. Eu já solicitei ao Luciano que o corrigisse, mas parece que...está difícil.

Onde se lê :

" A indução máxima do núcleo depende do material que vamos utilizar. Núcleos de ferro comum podem ser utilizados até 10000 Gauss; os de grão orientado, até 15000 ou 18000 Gauss. Quanto maior a indução magnética, menor o transformador, desde que o núcleo não sature - a saturação do núcleo introduz distorção."

Deve-se ler :

" A indução máxima do núcleo depende do material que vamos utilizar como núcleo. Núcleos de ferro, tanto o comum ( GNO ) quanto o de grão orientado ( GO ), devem ser utilizados até o limite prático de 10000 gauss, a fim de utilizar a parte linear da curva de magnetização. Quanto maior a indução magnética, menor o transformador, desde que o núcleo não sature - a saturação do núcleo introduz distorção."

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #321 : 12 de Agosto de 2012, as 17:05:18 »


a.sim... entendi, mas não compreendi... hehehe
Até agora foi a unica opinião a favor. Poderia explicar o fundamento disso?
Obrigado.

Olá, Kem.

tudo o que eu posso dizer a respeito é...

" aceite a oferta do colega "...

Abraço.

Discrição acadêmica é fogo!  Cheesy Lembra meu orientador. Nunca dizia o que realmente pensava!

Desista, Kem! Ele não vai assumir uma postura clara. O pessoal do meio acadêmico é assim mesmo!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Guilherme
Visitante
« Responder #322 : 12 de Agosto de 2012, as 19:08:57 »

Kem...

Não sei porque mas eu simpatizei com a sua postura e o seu interesse em audio-transformadores. Entao vou colaborar com você e o resto da turma interessada na arte dos audio-transformadores.

Fui um privilegiado, porque a minha escola nessa area foi, entre outras, a Drake, fabricante dos transformadores dos amps Marshall entre 1965-1994.  Trabalhando em engenharia de radio-difusao (AM, FM, TV), no inico da decada de 1980, topei com inumeros equipamentos europeus onde os Drake eram figurinhas faceis. Daí a fazer amigos por lá e ganhar tons de informaçoes foi um passo.

http://www.drakepower.com/trans.htm

Tome nota de alguns preceitos elementares para o projeto e fabricação de audio-transformadores do nivel Drake e Partridge (Hiwatt) "das antigas" é claro. Hoje...bem hoje o custo fala bem mais alto.

Como não tenho muito tempo para teclar sem muitos erros de digitação, vou dividir em uns seis  breves capitulos:

Capitulo 1 -

Por motivos óbvios, estagios de saida em Classe AB1 preferem OPT's com primarios bem equilibrados sob o aspecto DC.
Procure um esquema de seccionalização (interleaved) que possibilite perfeito equilibrio das resistencias entre metades do primario.
Audio-transformadores de qualidade, bem seccionalizados, exibem diferença menor do que 0,5 ohm. Acima de 2 ohms indica que o transformador é de qualidade inferior, pelo menos sob esse aspecto. Um simples multimetro pode, então, esclarecer se o audio-transformador é bem interleaved ou não.
Um famoso "fabricante" norte-americano vende por quase tres Benjamins um "original design" para o 5F6-A, com Rdc primario de  48,8-CT-42,7 ohms !!!!!!! O nucleo é GNO, claro. Estelionato.

Amanha tem o capitulo 2.

Abraços

Guilherme Peregrini



Registrado
pit.du
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 867

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 22



« Responder #323 : 12 de Agosto de 2012, as 19:09:42 »

Não vou pedir para que escancarem seus segredos, porem se um parafuso faz tanta diferença assim, alguém poderia pelo menos indicar que caminho tomar, para que possamos ir atras destas informações.   


Guilherme obrigado por partilhar seu conhecimento, e experiencia.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, as 01:03:28 por pit.du » Registrado

"Sobre todas as coisas há 3 pontos de vista:
o teu, o meu e o correto."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #324 : 12 de Agosto de 2012, as 20:57:13 »

Kem...
Não sei porque mas eu simpatizei com a sua postura e o seu interesse em audio-transformadores. Entao vou colaborar com você e o resto da turma interessada na arte dos audio-transformadores.
É o meu jeitinho...  Grin
Minha postura é de quem quer realmente aprender... e com sua ajuda isso com certeza vai ficar muito mais facil.
Muito obrigado mesmo por compartilhar seu conhecimento. Com certeza vai ser muito importante para mim e para todos que tem interesse nesse assunto.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #325 : 13 de Agosto de 2012, as 07:49:59 »

.... porem se um parafuso faz tanta diferença assim....

Se ainda não ficou claro, vou dizer com todas as letras: o parafuso não faz nenhuma diferença significativa. É muito mais provável que a qualidade do transformador seja prejudicada pelo fio e chapa usados que pelos parafusos.

Outra coisa, não existem segredos. Qualquer um que lhe disser ter uma "formula secreta" para dado fim é com certeza um charlatão ou um incompetente. O primeiro mente para enganar, o segundo, para esconder sua pequenez.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #326 : 13 de Agosto de 2012, as 11:28:44 »


Olá, colegas :

Se ainda não ficou claro, vou dizer com todas as letras: o parafuso não faz nenhuma diferença significativa. É muito mais provável que a qualidade do transformador seja prejudicada pelo fio e chapa usados que pelos parafusos.

É muito louvável ter uma posição firme, assim, " com todas as letras ". Mas, convenhamos, se até o tipo de verniz utilizado no transformador influencia na resposta, como o colega pode afirmar tão categoricamente que os parafusos não exercem nenhum efeito ?

Outra coisa, não existem segredos. Qualquer um que lhe disser ter uma "formula secreta" para dado fim é com certeza um charlatão ou um incompetente. O primeiro mente para enganar, o segundo, para esconder sua pequenez.

Olha...a construção de transformadores é uma das atividades onde mais existem segredos...a começar, pelas propriedades dos materiais magnéticos utilizados como núcleo. Sugiro ao colega tentar encontrar uma curva de magnetização B - H " séria " para um núcleo GO ou mesmo GNO, para ver como é difícil obter tal informação. Nâo é à toa que, na Schatz, nós medimos a curva de magnetização de cada lote de lâminas que chega, " só para desencargo de consciência "...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #327 : 13 de Agosto de 2012, as 11:52:27 »

Pessoal, no meu entender o parafuso de metal deve influenciar na qualidade do transformador sim. É śo olhar um livro de física para entender. A questão no processo é outra, a influência deste parâmetro é muito baixa. Provavelmente pouco perceptível. É fácil perceber, olhando para a nossa volta. A massa esmagadora dos transformadores usam em sua construção parafusos de metal, com porcas e arruelas de metal.

Acredito que comparado a qualidade do fio, tipo de metal usado e estratégia de enrolamento, o fator "parafuso" seja desprezível.

Vamos voltar a questão de como se enrola transformadores, aproveitar que dois fabricantes estão dando dicas valiosas e seguir adiante. Até aqui está muito bom!

PS: Ainda há quem diga que parafusos feitos de osso do crânio de handmaker, tem propriedades equivalentes a palheta feita com pedaço do chifre do diabo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #328 : 13 de Agosto de 2012, as 13:30:10 »

...tem propriedades equivalentes a palheta feita com pedaço do chifre do diabo.


Tenacious D e a palheta do destino ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #329 : 13 de Agosto de 2012, as 14:19:07 »

Voltando a "como enrolar transformadores"...
Guilherme... esse seu "curso" da direito a fazer pergunta?!? Smiley
Tenho algumas, ja referente ao capitulo um.
1: Secundarios em série ou paralelo?
2: Aquele carretel com divisão no meio pode ser usado para transformadores de saida? Se sim, é necessarrio entrelaçamento? Pensei em metade do primario de cada lado, e secundarios em paralelo, um em cada "metade" da bobina...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal