Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 16:01:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transistor no lugar de uma válvula?  (Lida 9485 vezes)
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #15 : 15 de Setembro de 2014, as 09:49:06 »

Não sei se estou falando bobagem, portanto se eu estiver, por favor corrijam-me.

Li em algum lugar que parte do "som de valvulado" não ocorre somente pelas válvulas em si, mas também pelo fato de haver um transformador de saída, que acaba atuando conjuntamente com estas.

Sei que isso encareceria o projeto e também o tornaria mais pesado, mas para se conseguir um efeito mais aproximado ao que se deseja, não seria interessante ter um transformador na saída?
Haveria alguma forma de simular neste projeto o efeito do transformador de saída em um amp valvulado por meio de pequeno circuito combinando resistores, capacitores e indutores?


Pelo o que eu vi o LND150 está trabalhando com alta tensão, mas a ideia seria ser o mais simples possível, assim como o preamp com J201, apenas foi substituída a válvula por 2 JFET com a vantagem de não ter que alimentar filamentos e também a baixa tensão e corrente.
Fazer uma substituição da 6L6GC da mesma forma que foi feita a substituição da 12AX7, trabalhando com baixa tensão e ao mesmo tempo conseguir um resultado bacana. Não quero adaptar um transistor para usar no lugar de uma válvula em um amplificador valvulado já montado, quero transformar o projeto valvulado em um transistorizado com baixa tensão, mantendo os mesmos princípios do projeto original, assim os transformadores também serão mais simples...

A potência do amplificador pode ser de 1w até 100w, o importante é conseguir manter os mesmos princípios do circuito, sem pensar na potência no momento.

Não sei se estou conseguindo expressar a ideia corretamente.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #16 : 15 de Setembro de 2014, as 16:23:34 »

O único LND150 que encontrei no Brasil foi este LND150n3-g, mas olha o precinho..., http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584965513-transistor-lnd150n3-g-mosfet-_JM
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #17 : 15 de Setembro de 2014, as 16:39:18 »

Então, o LND150 foge um pouco da ideia que lancei no começo. É para ter um transformador de saída, provavelmente ele será bem mais simples do que um para válvulas caso seja possível.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #18 : 15 de Setembro de 2014, as 16:46:47 »

Então, o LND150 foge um pouco da ideia que lancei no começo. É para ter um transformador de saída, provavelmente ele será bem mais simples do que um para válvulas caso seja possível.

Será que o uso de um Transformador de força adaptado na saída, daria algum problema? para testes acho que seria viável, já vi esta adaptação em valvulados com resultados sonoros muito bons e praticamente nenhuma diferença audível para um Transformador de saída original, porém, só vi este tipo de adaptação em single ended..., e não sei se seria seguro este tipo de teste ou adaptação. Mas fiquei besta com o resultado, pena não ter vídeo para mostrar.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 15 de Setembro de 2014, as 16:52:02 »

Não tem como o transformador de saida ser mais simples só porque é para transistores.
O tamanho dele esta diretamente relacionado a potencia e a resposta dos graves...
Um circuito que simule valvulas ja foi tentado por N fabricantes.
O som fica bom em alguns casos, mas a saturação das valvulas é imbativel. Não tem como simular perfeitamente isso com transistores...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #20 : 15 de Setembro de 2014, as 17:04:28 »

Perfeito como os valvulados (ou melhor "imperfeito") não deve ficar mesmo.

Mas veja o pedal Dr. Boogie, ele usa os JFET J201 e tem uma distorção muito legal.

Mas pelo fato de o circuito trabalhar com bem menos corrente e tensão, o transformador de saída não pode ser mais simplificado?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 16 de Setembro de 2014, as 09:00:45 »


Mas pelo fato de o circuito trabalhar com bem menos corrente e tensão, o transformador de saída não pode ser mais simplificado?

Não, se o transformador vai trabalhar em tensão menor, a corrente vai ser proporcionalmente maior, o cálculo seria igualmente complicado, levado em conta agora, essa corrente maior.

Abraço


Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #22 : 16 de Setembro de 2014, as 09:15:23 »

Mas como saber que a corrente será maior se ainda não sabemos o transistor que irá fazer o papel da válvula?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 16 de Setembro de 2014, as 09:20:56 »

Isso não tem a ver com o tipo de transístor , e sim com a potência de saída. 10W são 10W, seja com válvulas com 350v na placa, ou com mosfets, com 70v no dreno.

Abraço.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, as 09:25:08 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #24 : 16 de Setembro de 2014, as 09:59:37 »

Então nem compensa prosseguir com esse projeto.

A vantagem que eu pensava ser possível, seria trocar válvulas por transistores e assim podendo simplificar os transformadores também.

Agradeço a ajuda de vocês!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #25 : 16 de Setembro de 2014, as 10:08:08 »

Crie então circuitos sem o transformador. Também não é fácil, mas sai mais barato
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #26 : 16 de Setembro de 2014, as 10:21:44 »

É que a intenção era ficar o mais próximo de um valvulado.

Vou acabar fazendo um Mini Amp 9v com o pré do Fender Twin Reverb completo e J201 no lugar da válvula como no Fetzer.

Uma ideia que eu tenho em mente também, é usar esse pré amplificador para usar de estepe em um show, por exemplo, eu estou usando o meu amplificador valvulado e de repente a válvula queima, para não impedir do show continuar, eu ligaria o meu pedal simulador de amplificador direto na mesa que joga para o PA.

Para fazer isso é necessário ter um simulador de caixa e também Direct Box no pedal correto?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #27 : 16 de Setembro de 2014, as 10:30:30 »


Uma ideia que eu tenho em mente também, é usar esse pré amplificador para usar de estepe em um show, por exemplo, eu estou usando o meu amplificador valvulado e de repente a válvula queima, para não impedir do show continuar, eu ligaria o meu pedal simulador de amplificador direto na mesa que joga para o PA.

Para fazer isso é necessário ter um simulador de caixa e também Direct Box no pedal correto?

Sim, simulador de caixa e saída de linha, o kit completo. Porém você não vai escapar de muitos ajustes, para obter um som do jeito que você quer. Batendo Cabeça

Boa sorte.
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:44:58 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #28 : 16 de Setembro de 2014, as 10:39:53 »

É isso ai, valeu mais uma vez!  Palmas
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal