Xformer, no caso do ripple da fonte ser excessivo, qual seria o resultado prático no processo de amplificação? Muito ruído? Mais ainda, qual a característica deste ruído?
Quando a fonte apresenta um ripple (ondulação) considerável, decorrente de má filtragem (capacitores insuficientes) ou subdimensionamento do transformador (pouca potência), resulta que esse ruído (hum de 2x frequência da rede, no nosso caso de 120Hz, na Europa é 100Hz) vai se refletir um pouco na saída do amplificador e portanto poderá ser ouvido.
Por isso o projeto do amplificador precisa ser criterioso se se vai usar fonte não regulada. Por exemplo, o LM3886 muito usado tem um fator de rejeição de ripple (power supply rejection ratio - PSRR) de 85dB no mínimo. Isso significa que o ripple presente na fonte vai ser diminuído de 85dB (17780 vezes). Ou seja se houver um ripple de 0,5Vrms, na saída esse ruído vai ser de 0,5/17780 = 28uVrms. Já o TDA2050 tem PSRR de 45dB, assim o mesmo ruído apareceria na saída com 2,8mVrms. Observe que muitos cis amplificadores são voltados para carros, onde o ripple de 120Hz não existe, então a PSRR pode ser menor. CIs amplificadores com fonte na rede, precisam de PSRR maior.