Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 13:49:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um preamp com apenas um triodo da 12ax7 daria um bom resultado para guitarra?  (Lida 17776 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 22 de Dezembro de 2014, as 21:12:27 »

Pessoal,

Depois de ver um vídeo no youtube onde o cara apresenta um preamp stereo montado usando apenas uma 12ax7, comecei a pensar se ficaria interessante montar um pré no mesmo estilo para guitarra.

A minha intenção é usar este preamp entre a guitarra e minha interface de áudio e assim talvez esquentar um pouco o som e quem sabe colorir um pouco também. Não estou falando com certa, pois não sei o quanto apenas num triodo daria este resultado (acredito que já terá um pouco de harmônicos).

Inicialmente minha ideia seria de montar o primeiro estágio de ganho do P1 (ax84.com), pois já montei ele completo e gostei do resultado. Este projeto também seria interessante pra mim por já ter um transformador com voltagem adequada pra ele (250V e dai baixo para os 238V que pede no circuito).
Como a 12ax7 tem 2 triodos eu montaria o projeto 2x e assim poderia usar com duas guitarras.

Sempre vejo em material relacionado a valvulados que a impedância de saída da 12ax7 é bem alta. Então pergunto a vocês se seria necessário ter transformadores de saída ou se com apenas este estágio dá pra conectar diretamente na interface (nem que seja nas entradas Hi-Z).

Abraços,

Ricardo
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 22 de Dezembro de 2014, as 21:31:59 »

sinceramente, eu testaria como um loop, usando um triodo na entrada e outro na saída, talvez tenha um resultado mais legal, para usar mais guitarras, ao invés de usar dois circuitos dedicando um a cada, faria um simples AB box na entrada, podendo ficar tudo embutido no mesmo gabinete.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #2 : 23 de Dezembro de 2014, as 08:39:20 »

A questão toda é que pretendo ter realmente os dois canais, pois na minha banda temos pelo menos 2 guitarristas (o terceiro nem sempre está presente) e as gravações que fazemos sempre são com todo mundo tocando junto.
Outro ponto é que os dois triodos em série devem gerar um sinal muito alto para conectar na interface.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 23 de Dezembro de 2014, as 10:13:12 »

Vai depender muito do que vai ter entre o triodo e a guitarra...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 23 de Dezembro de 2014, as 11:38:49 »

Já que a ideia é fazer experimentação, tente simular antes o que acontece nesse estágio amplificador do P1. Um bom simulador é a planilha Load Line Plotter do Valve Wizard.  http://www.freewebs.com/valvewizard2/LoadLinePlotter.xls
Entrando com os valores do esquema do P1:
Ra = 100k
B+ = 238V
Rk = 2k7
Ck = 0,68uF
Co = 22nF
Rl = 500k
 
Ela calcula que o ganho seria de mais ou menos 52x e a impedância de saída da placa de: 38,5k ohms  (então de preferência, a etapa seguinte precisa ter uma alta impedância pra que o sinal não seja atenuado no divisor de tensão e que o máximo de amplitude seja aproveitado na sequência).

Depois, pode-se ir alterando os valores pra achar resultados que sejam mais adequados para sua necessidade.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 11:52:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #5 : 23 de Dezembro de 2014, as 11:45:09 »

Vai depender muito do que vai ter entre o triodo e a guitarra...

Não vai haver nada entre a guitarra e o triodo (além do cabo,  claro _).

-----
xformer,

Baixei a planilha e coloquei os dados conforme você me indicou e pude notar todas as informações que você passou.
Só fiquei na dúvida em quais valores colocar para Rg e Cf. Nesse momento usei 68K para o grid stopper e 0 para o Cf. Mesmo o P1 não tendo o Rg no circuito, eles indicam colocar para evitar ruídos.

Notei que com uma 12au7 na mesma configuração a impedância ficou em cerca de 7K2 e acredito que este é um valor próximo do valor de captadores Humbuker, num é?
Só não sei dizer se estes valores ficam adequados para a 12au7.


Eu preciso fazer muita leitura sobre circuitos e cálculos de válvulas da série 12xx7, pois depois que montei 3 pequenos amplificadores valvulados (SE) não quero mais parar.
Vocês poderiam me indicar um bom material? Já tentei alguma coisa em inglês, mas não consegui compreender bem como calcular os valores.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 13:48:13 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 23 de Dezembro de 2014, as 14:07:50 »

Vai depender muito do que vai ter entre o triodo e a guitarra...

Não vai haver nada entre a guitarra e o triodo (além do cabo,  claro _).

Você ja usou um amplificador valvulado com volume baixo? É quase sem graça.
Com um triodo só e sem nada pra "empurrar" ele um pouco, o som só vai ser amplificado, sem adicionar muitos hamonicos.
Quem sabe ao invés de valvula não seria melhor um pré com FET (tipo o tillman)?
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 14:57:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #7 : 23 de Dezembro de 2014, as 14:18:18 »

Realmente quando toco a noite ou por algum outro motivo não posso abrir mais o volume, acabo pegando a pedaleira e ligando via fone mesmo, pois posso ter um som melhor com as simulações dos amplificadores do que o valvulado com volume baixo.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 23 de Dezembro de 2014, as 14:24:10 »

Então experimenta...

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2014, as 14:48:45 »

Baixei a planilha e coloquei os dados conforme você me indicou e pude notar todas as informações que você passou.
Só fiquei na dúvida em quais valores colocar para Rg e Cf. Nesse momento usei 68K para o grid stopper e 0 para o Cf. Mesmo o P1 não tendo o Rg no circuito, eles indicam colocar para evitar ruídos.

Notei que com uma 12au7 na mesma configuração a impedância ficou em cerca de 7K2 e acredito que este é um valor próximo do valor de captadores Humbuker, num é?
Só não sei dizer se estes valores ficam adequados para a 12au7.
Cf é a capacitância parasita entre a placa e a grade. Na datasheet da GE, para a 12AX7 (ECC83) é 1,7pF. Isso é irrelevante para a análise, pois vai influir na frequência de corte superior e se houver o resistor de grid stopper. Se usar 68k de grid stopper, veja o que acontece na resposta em frequência.

Bom, agora que mexeu na planilha, vamos analisar melhor os resultados.  Se você pensar que o captador vai fornecer no máximo uns 100mVrms (141mVpico ou 242mV de amplitude total) e que a etapa com a 12AX7 vai amplificar isso 52 vezes. Teríamos em tese na saída, um sinal de 52 x 242mV de amplitude = 12,5V de amplitude.
Agora olhe para o gráfico das curvas e da reta de carga na planilha. Vai observar que no gráfico da 12AX7, o ponto quiescente (onde cruza a reta de carga (azul) com a reta do resistor de catodo (verde), é mais ou menos na tensão de grade de -1,7V e 0,6mA de corrente de placa.  Se o triodo está centrado em -1,7V e entramos com 100mVrms nele, vamos ter na grade uma variação de -1,56 a -1,84V, o que não faz com que cheguemos nem no corte  e nem na saturação do triodo (ou seja os pontos extremos da reta de carga, limitada pelas curvas de grade). Dessa forma, quase nada de distorção vai acontecer (como disse o kem), pois a amplificação vai ficar bem linear. O mesmo não aconteceria se houvesse mais um estágio de amplificação, agora com os 12,5V de amplitude na grade, onde facilmente se atinge o corte ou a saturação.
Se usar a 12AU7, sim a impedância de saída cai, mas veja que o ganho do estágio também cai, aí tem que ver o que é mais interessante e importante para seu projeto.

O próprio site do valve wizard é muito bom pra se aprender sobre amplificação valvulada.  Se quiser algo em português, veja no meu blog.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 14:53:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 23 de Dezembro de 2014, as 15:34:51 »

Usar dois tríodos não significa necessariamente ter uma saída mais alta.

Podes trabalhar com ganhos menores em cada tríodo, de forma a obter um ganho total equivalente ao de um único.

Segundo consta, o resultado sonoro é mais agradável.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #11 : 23 de Dezembro de 2014, as 15:46:12 »

Como os nossos 3 mosqueteiros (comedores de mosquitos) já opinaram e estão lhe ajudando, euzinho só vou dar um pitaco.

Já que não é para distorcer nem para ter ganho alto, o melhor seria trabalhar em torno de uma 12ay7, que tem um som clean muito mais bonito que uma 12ax7.


Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 23 de Dezembro de 2014, as 19:00:47 »

Como os nossos 3 mosqueteiros (comedores de mosquitos) já opinaram e estão lhe ajudando, euzinho só vou dar um pitaco.

Já que não é para distorcer nem para ter ganho alto, o melhor seria trabalhar em torno de uma 12ay7, que tem um som clean muito mais bonito que uma 12ax7.

Tá me chamando de sapo ou lagartixa ?   Toma na Cabeça

Não dá pra entender como um sinal clean (limpo = sem distorção) vai ser mais bonito que outro também clean mas amplificado por outra válvula. Se o que diferencia um do outro é quando ocorre a distorção na amplificação, injetando harmônicos (= timbre) diferentes ou em proporções diferentes de acordo com o uso de determinada válvula e seu ponto de operação, se não há a distorção, não vejo qual a diferença na "bonitez" do som de uma ou de outra.

Ricardo, outra sugestão, para sua etapa de amplificação "single valve", seria deixar o ponto de operação (quiescente) muito perto do ponto de saturação, de forma que um dos semiciclos do sinal seja distorcido mais facilmente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 23 de Dezembro de 2014, as 19:42:03 »

Ricardo, outra sugestão, para sua etapa de amplificação "single valve", seria deixar o ponto de operação (quiescente) muito perto do ponto de saturação, de forma que um dos semiciclos do sinal seja distorcido mais facilmente.
Facilita usar uma tensão de alimentação BEM mais baixa...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 23 de Dezembro de 2014, as 20:40:02 »

Citar
Tá me chamando de sapo ou lagartixa ?

 Cheesy Já temos uns sapos por aqui, e até um calango.  Cheesy

Um sinal limpo não significa que não seja influenciado, colorido, esquentado por uma válvula.

Citar
Se o que diferencia um do outro é quando ocorre a distorção na amplificação, injetando harmônicos (= timbre) diferentes ou em proporções diferentes de acordo com o uso de determinada válvula e seu ponto de operação, se não há a distorção, não vejo qual a diferença na "bonitez" do som de uma ou de outra.

Não é bem assim, se assim fosse, só existiria um único tipo de amplificador com som limpo, todos seriam iguais, e na verdade existem muitos timbres e nuances que os amplificadores valvulados limpos podem oferecer, e um dos muitos fatores que influenciam isso é a válvula usada.

E não sei se ele quer um som com distorção, ele não disse exatamente isso, pode até ser, mas ele falou em harmônicos, esquentar e colorir, isto em linguagem de guitarristas não significa obrigatoriamente distorção, mas pode ser, ele é que tem que esclarecer exatamente o que quer.

Lembre-se que ele queria um único triodo e que não haveria nada entre a guitarra e o pré, apenas o cabo (nem um sargentozinho, um simples cabo) e mesmo que seja um captador humbucker, não teria condições de saturar um triodo com apenas o sinal da guitarra. (nem que fosse um captador "from hell" enrolado por Abgail "Lilith" Ybarra com pelos da crina do próprio Lúcifer).

Se, e somente se, ele não quiser distorção, então a alimentação terá que ser com uma tensão mais alta possível (para a válvula que ele escolher).

Quanto a 12ay7, eu troquei a 12ax7 do meu pré fender por uma 12ay7 electro harmonix e notei um som mais cristalino, mas bonito, tipo som de harpa, com mais harmônicos e mais musicalidade.

Alex, por favor me dá uma mão aqui, você é o nosso guru e o mais experiente em sons limpos, bonitos e musicais.  O que você acha da minha opinião sobre as 12ay7 para som limpo?

Abraços.



 
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 21:06:21 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.071 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal