Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 08:41:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um preamp com apenas um triodo da 12ax7 daria um bom resultado para guitarra?  (Lida 17775 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #15 : 23 de Dezembro de 2014, as 21:23:50 »

Facilita usar uma tensão de alimentação BEM mais baixa...

Na verdade o Ferro_Velho tem razão, não estou buscando distorção com este projeto.
No vídeo o cara montou um preamp stereo com uma 12ax7 e chega a mostrar os harmônicos gerados, porém ele alimentou com apenas 12V.

https://www.youtube.com/watch?v=BTrUJC_vpyc


O que eu quero como resultado deste projeto é que o áudio receba um pouco do calor que as válvulas podem dar e não precisa de um ganho muito grande e nem de distorção. Inclusive o ganho não pode ser tão alto, pois como pretendo ligar na minha interface de áudio se tiver uma saída muito forte poderá ou clipar ou acabar danificando ela (realmente terei que saber quantos volts ela aceita nas entradas).

Por enquanto tenho um valvecaster com uma 12au7 alimentado todo por 12V e quebra o galho, mas como só tenho um um dos guitarristas sempre fica sem.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #16 : 23 de Dezembro de 2014, as 21:48:10 »

Ricardo, eu te aconselharia a fazer o seguinte, pega uma 12ax7 mesmo e faz só o primeiro estágio do fender twin (num único triodo dela, mas liga os dois filamentos), se tens uma proto board fica mais fácil, se não faz uma montagem numa placa de fenolite mas coloca uns soquetes para ir trocando os valores dos capacitores e resistores, e na saída deste primeiro estágio coloca um capacitor de poliéster (valores entre 22nF, 47nF e 100nF para testar) e depois dele um potenciômetro para controlar a potência de saída, assim podes testar valores, sonoridade e potência.

Quando achares os valores que mais te agradam, podes fazer um layout duplo, com duas entradas para duas guitarras e cada uma das entradas será um circuito independente para cada triodo da válvula, no final um potenciômetro duplo fará a regulagem final, ou dois resistores para o terra e para a saida, depois de saber qual o valor que o potenciômetro te dá para um sinal seguro para a tua placa.

E se quiseres testa uma 12ay7 também que eu acho que ela vai te dar um som mais legal.

Na página da altana das 12ax7 tem uma calculadora e instruções para calcular os componentes de um estágio de pré amplificação simples.


Abraço.  


« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, as 22:07:04 por Ferro_Velho » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #17 : 23 de Dezembro de 2014, as 23:36:35 »

O Haroldo já comentou isso aqui várias vezes.
Aquele som limpo tipico dos Fenders e "similares" é tudo, menos limpo.
Aquilo é valvula (em geral varias) levemente saturada incorporando ao som um sem números de harmônicos.
Ricardo... como o xformer disse, o jeito é deixar o triodo polarizado de um jeito que faça ele saturar mais cedo.
Repetindo meu post anterior, baixar a tensão de alimentação ajuda, mas 12V é baixo demais.
Uns 90V já da pra brincar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #18 : 24 de Dezembro de 2014, as 06:48:54 »

Desde já agradeço a todos que vem contribuindo para responder a pergunta.
Eu já estou considerando que a resposta é sim, dá pra obter um pouco do calor e harmônicos da válvula desde que se tenha um circuito que comece a saturar um pouco mais cedo.

Agora terei que buscar o tal circuito e para isso vou ler um pouco da literatura que me indicaram e claro que também irei prestar atenção nos ensinamentos e sugestões de valores que vocês me passam.
Outra coisa que terei que pesquisar é o quanto posso injetar de sinal nas entradas da interface sem que cause danos (espero que no manual tenha isto fácil).

Vou tentar montar uma "protoboard" com barras de sindal sobre uma placa de madeira, pois não gosto de trabalhar com voltagens altas nas protoboards normais. Não me passa confiança.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 24 de Dezembro de 2014, as 09:09:53 »

Vou tentar montar uma "protoboard" com barras de sindal sobre uma placa de madeira, pois não gosto de trabalhar com voltagens altas nas protoboards normais. Não me passa confiança.

Basta deixar duas ou mais fileiras vazias entre as fileiras do protoboard usadas pelo circuito onde vão os terminais dos componentes usados). Dessa forma, diminui-se o risco de centelhamento.
Outro jeito é usar placas com ilhoses, elas são indestrutíveis ao calor da solda e podem ser usadas muitas vezes para prototipagem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 24 de Dezembro de 2014, as 14:48:54 »

Um detalhe. Como vai ser um triodo só, e você não vai ter um controle de ganho, o resultado com um captador single vintage e um humbucker de saida alta, por exemplo, vai ser MUITO diferente...

-----
Mas se quiser um ponto pra começar, HT 90V, Rp 100K, Rk 4K7, Ck 2.2uF, C 15nF e Rg 470K.
Um transformador de 12V+12V 500mA com um quadruplicador de tensão de meia onda para o HT deve bastar.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, as 12:16:51 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #21 : 25 de Dezembro de 2014, as 12:16:44 »

No caso eu devo usar mesmo o meu transformador para preamps, pois já tenho a voltagem adequada pros filamentos e tenho como baixar dos 250V para os 90V sem problemas.

Quando passar estas festas de final de ano vou montar conforme os valores que o kem passou e posto o resultado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #22 : 25 de Dezembro de 2014, as 20:49:20 »

Implemente entradas Hi/Low. Vai deixar a coisa mais versátil...
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, as 22:47:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #23 : 28 de Dezembro de 2014, as 17:50:52 »

Implemente entradas Hi/Low. Vai deixar a coisa mais versátil...

Sempre vejo estas entradas nos amplificadores da Fender.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Me digam se entendi bem. Na entrada Hi (J1 na imagem acima) devo conectar guitarras com single coil e na Lo (J2 na imagem) as com humbuker, certo?
Entendi este circuito assim:
- Na Hi o resistor de 1M dá a referência pro terra e o grip stopper fica sendo os dois resistores de 68K em paralelo (34K).
- Já na Lo o resistor R2 (68K) dá a referência pro terra e o grid stopper passa a ser o R1.

Se eu estiver certo entendo que terei menos ganho na Lo e mais ganho no Hi.

Juro que quando eu via estas entradas nos painéis dos amplificadores eu pensava que era em relação a impedância até olhar pro circuito agora.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 15:04:24 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #24 : 28 de Dezembro de 2014, as 21:32:53 »

É isso ai... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #25 : 17 de Setembro de 2015, as 21:00:45 »

Depois de muita coisa acontecer e banda acabar, deixei de lado o projeto por um tempo, porém agora pretendo retomar como forma de estudar e experimentar.

Troquei algumas mensagens com o kem para tirar algumas dúvidas e desenhei estes dois esquemas para debatermos:

Pré
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Pensei a partir do primeiro estágio do Fender Champ 1957 e penso em usar os valores dos componentes do mesmo como base.
R1 = 1M
R2 = 68K (de 10K até 68K)
R3 = 1K5
R4 = 100K
R5 = 1M Pot. Log.
C1 = 25uF x 25V
C2 = 0.022uF x 300V

Tenho pensado em deixar o B+ entre 90 e 100V. O que acham?

Fonte
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Desenhei da forma mais simples que pude para poder postar rapidamente, então algumas coisas estão mal desenhadas como o transformador, por exemplo.

Com os valores dos componentes do Champ cada triodo está consumindo 0,9mA, então como serão duas etapas o consumo será de 1,8mA.
O transformador que tenho aqui fornece 250V e para chegar na voltagem de B+ que pretendo vou utilizar dois resitores em série para somar 83K.
Os capacitores da fonte posso usar de 47uF x 400V que já tenho.

Opiniões são bem vindas.

-----
Conforme fiz no meu P1, vou colocar um resistor de 1M entre as duas pernas do primeiro capacitor da fonte para que o mesmo vá descarregando os capacitores quando o equipamento for desligado.

Uma dúvida: Montarei dois canais idênticos para poder usar dois instrumentos ao mesmo tempo, porém fiquei na dúvida se haverá problema caso eu não conecte um dos canais. Pergunto isso pois sei que na etapa de power sempre deve haver caga no secundário do transformador de saída, porém não sei se é necessário ter algo na saída do pré. Não precisa, né?

-----
Hoje aproveitei o dia para iniciar a montagem do pré.

Fiz os furos no chassis e instalei boa parte dos componentes que vão no mesmo, incluindo os transformadores e a LED que servirá de lâmpada piloto.

Optei por utilizar dois transformadores de 12V que eu já tinha, um 12+0 por 1A (era do Valvecaster) e outro 12+12 por 250mA.
No caso eu terei que usar o CT e um dos fios do transformador 12+12, certo?
Apesar que se eu pretendo usar abaixo de 100V na placa da 12ax7 eu poderia isolar o CT e utilizar os dois fios das pontas para obter perto de 100V no primário e usar resistores menores na fonte.

O que seria melhor?
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, as 15:06:46 por RicardoVasconcelos » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 26 de Setembro de 2015, as 19:23:48 »

Optei por utilizar dois transformadores de 12V que eu já tinha, um 12+0 por 1A (era do Valvecaster) e outro 12+12 por 250mA.
No caso eu terei que usar o CT e um dos fios do transformador 12+12, certo?
Apesar que se eu pretendo usar abaixo de 100V na placa da 12ax7 eu poderia isolar o CT e utilizar os dois fios das pontas para obter perto de 100V no primário e usar resistores menores na fonte.

O que seria melhor?
A melhor opção é ignorar o CT do 2º transformador e usar o 220V do primario dele... Vai te dar uns 90VAC, que depois de retificado vai ficar bem perto do que você quer.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #27 : 28 de Setembro de 2015, as 23:26:29 »

Sendo só uma válvula, com HT em 100V, penso que seria mais interessante usar o método do Eduardo Foltran, de "abrir" o primário do transformador de 1A:

https://www.youtube.com/watch?v=KMYCV7YEur0

https://www.youtube.com/watch?v=Alw1kJFMFrY

Claro que com isso perde-se a opção de alimentar o circuito em tomadas de 220V, mas para isso existem autotransformadores.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #28 : 28 de Setembro de 2015, as 23:56:06 »

Particularmente acho que 1/2 12AX7, ou similar, não reune as minimas condições para um unico estagio de amplificação de tensão para guitarras minimamente decente. Mas essa é apenas a minha opinião.

Por outro lado, com um pentodo para audio (6AU6, EF86, 5879 etc.) é facil.

Por exemplo:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/6CB6_input_stage.gif

Esses pentodos custam uma merreca e são bem pequenos:

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=555&t=Valvula-6CB6-NEC

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2982&t=Valvula-EF94-6AU6-International



Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #29 : 29 de Setembro de 2015, as 08:07:31 »

Só lembrando que este pré não seria pra ser ligado num power amp e sim numa interface de áudio.

Inclusive andei vendo no manual da minha interface que o máximo que ela aceita na entrada é 7V, então terei que que cuidado para que o sinal de saída não passe disso.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal