Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Janeiro de 2021, as 01:24:44

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 11606 vezes)
raphaelCoelho
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 130
-Recebido: 77

« Responder #120 : 10 de Janeiro de 2021, as 00:47:53 »

Bom pessoal, demorei porquê fiz alguns testes mais.
Desconfiei do TL072, que fosse falso, então troquei por um TL082 ou TL062, não lembro agora. Troquei também os trimpots (normais) por trimpots multivoltas de 500 ohms, não tinha de 1 Kohm. Ficou muito, muito mais estável. Variou menos de 1mV alterando a temperatura com um soprador térmico. Mas como já comentei moro no sul do sul, então levei tudo pro bar, que está fechado por conta do covid 19 e usei um dos meus freezers fermentadores (visa cooler, onde posso baixar ou subir a temperatura ambiente) para fazer o teste. Coloquei a placa dentro do freezer e subi a temperatura (que estava 33°C) para 45°C, logo após desci a temperatura para 3°, esse processo levou algumas horas.
A parte boa é que essa variação de temperatura toda alterou a amplitude da senóide em + ou - 1,5mV, sendo bem generoso. Como a onda está regulada para 200mV, isso é menos de 1% de variação. Então, acho que o problema do oscilador está resolvido.
O testador funcionou perfeitamente para a maioria das válvulas que tenho aqui (duplos triodos, EL84, 6V6GT, 5881, 6L6GC), até uns 80mA de corrente de placa.
Com as válvulas maiores o problema inicial segue o mesmo. Correntes e transcondutâncias maiores que os datasheets, mesmo testando válvulas usadas. Tentei os resistores de 100ohms e capacitores cerâmicos de 270pF dos pinos grade, screen e placa ao terra, como o testador phillips que postei aqui, mas não resolveu (da mesma forma que não resolveu para alguns usuários do fórum onde originou-se o sussex).
Estou esperando os ferrites bead, já chegaram ao país, pelos relatos dos usuários do fórum essa foi a solução definitiva (e não só deles, alguns dos testadores comerciais mais conceituados usam esse artificio).
Assim que chegarem e eu conseguir instalá-los, reporto no aqui!

Xformer, realmente o XR é complicado, o R3 é o resistor responsável pela amplitude... Pensei na DPDT e um potênciometro externo como tu sugeriu, mas seria mais um trabalho ficar ajustando, mais uma chave no painel. Depois dessa mudança no oscilador, erro vai ser mínimo, contempla o resultado que espero.

Alexandre, é uma grande solução! Uma pena, pois já estou com todos os medidores aqui, teria que mudar o projeto...
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, as 01:55:56 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 41
-Recebido: 289

« Responder #121 : 10 de Janeiro de 2021, as 10:00:46 »

E eles não usam o 7106 ?
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #122 : 12 de Janeiro de 2021, as 18:58:41 »

E eles não usam o 7106 ?

Alexandre, se os que estão chegando são realmente iguais aos que estou usando nos testes, então é este CI mesmo.
Mas estive lendo sobre esses testadores de válvulas (incluindo os Hickok e AVO) e o erro que vou encontrar na leitura da transcondutância, em uma variação mais brusca de temperatura é ainda menor. Aliás, como é difícil achar material sobre as especificações desses aparelhos, quase tudo que eu achei falava sobre tensões de trabalho, modo de operação, mas sobre erro e precisão, quase nada.

O que realmente está me incomodando agora é a oscilação com válvulas maiores, mas espero que da mesma forma que os ferrites beads resolveu para eles, resolva neste projeto também. Ai já entra o elemento correios e a sorte. Comprei 3 tipos de ferrites supressores, espero que algum ou ambos resolva...
Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker

Obrigado

« Responder #123 : 12 de Janeiro de 2021, as 19:28:41 »

Então, é só "levantar" os pinos ref_hi e ref_lo e injetar a tensão proporcional a Vgk neles. Mais simples, impossível. Já está caindo de maduro. Mais fácil do que estabilizar oscilador. E erro bom de se aceitar é "zero".
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 1721

e^(i x pi)+1=0

« Responder #124 : 12 de Janeiro de 2021, as 21:45:14 »

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=qe0mvfje67n4a5ev208ppm29b4&topic=7235.msg195242#msg195242

O ci está debaixo da bolha de epóxi preto.  E aparentemente os pinos e trilhas  não seguem a numeração da datasheet (44 pinos versus 42 na pcb).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker

Obrigado

« Responder #125 : 13 de Janeiro de 2021, as 08:39:04 »

Pode ser que seja um equivalente chinês. De qualquer maneira, ele precisa de uma referência, é só seguir a trilha do trimpot que vai dar no pino ref_hi.
Transformadores Schatz

raphaelCoelho
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #126 : 13 de Janeiro de 2021, as 17:35:00 »

Acho que no outro medidor o CI é exposto. De toda forma, vou tentar diminuir a oscilação em válvulas maiores, que agora é o principal problema. A medida da transcondutância usando esse método de aplicar uma tensão na grade e medir uma corrente na placa, com o arranjo que cheguei ficou muito bom. Depois que conseguir resolver esses problemas nas válvulas maiores, passo para os ensaios comparativos.
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: