Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:22:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão Ajustável Valvulada  (Lida 69235 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #150 : 22 de Fevereiro de 2021, as 18:33:59 »

Esse osciloscópio vai aguentar se for usado com ponta de x10 (até 50 V/div) e você teria que ligar um capacitor em série para fazer o acoplamento (não tem no osciloscópio). Mas mesmo se houver oscilação na faixa de RF acima dos 20 MHz, o osciloscópio não vai pegar.  Então tente fazer a detecção como ocorreu comigo: com um rádio ligado perto do testador, ligue o testador e veja se ocorre interferência no rádio (eu estava numa estação de FM, portanto na faixa acima dos 88 MHz.

Xformer, conectei meu osciloscópio da tela vazada na tensão de placa. Setei o acoplamento pra AC. Consigo enxergar o sinal melhor nos cantos da tela, e consegui ler algumas medidas. Consigo ver uma onda do ruido de 120Hz, ajustando o horizontal, consigo ver que ela está dentro de uma outra onda de frequência muito menor (essa não consegui enxergar nem medir, pois a tela não permitiu). Variando a tensão na grade e consequentemente a corrente na placa, pude observar uma variação na tensão RMS, óbviamente quanto menor a corrente, menor o ripple.
Pensei em fazer um filtro RC ou até LC para fazer um teste, mas o problema é a queda de tensão no resistor. Em valvulas de baixa corrente, não seria problema, então, vou ter que pensar em alguma forma de diminuir esse ripple. Não fiz o teste do rádio, pois não tenho um rádio aqui.

De toda forma, só para tentar ver o ripple, vou instalar um filtro LC depois da retificação. Tenho um choke aqui.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #151 : 22 de Fevereiro de 2021, as 18:46:37 »

Lembre que a screen também é grade e que a tensão aplicada nela deve ser regulada e bem filtrada.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #152 : 22 de Fevereiro de 2021, as 19:59:48 »

Lembre que a screen também é grade e que a tensão aplicada nela deve ser regulada e bem filtrada.

A tensão que vai aplicada na screen é a mesma da placa. Sai para a screen por um resistor antes dos resistores shunts. O problema agora é diminuir esse ripple sem arriar a tensão

-----
Bom, coloquei um choke de 4,5H e mais um capacitor, fiz um arranjo improvisado. Ficou assim: saída do transformador, ponte de diodos, capacitor de 100uF, choke 4,5H e mais um capacitor, de 120uF. O ripple que eu estava medindo na casa dos 900mV, caiu para faixa dos 50mV. Isso resultou numa medida dinâmica bem mais próxima da estática, e agora, desligando o oscilador, a medida lida no voltimetro que mede a Gm caiu para 0,2 (isso com quase 100mA de corrente na placa). Mas a tensão na placa caiu, ou seja, o transformador que fiz com os 4 taps (chaveado via uma chave de onda, para garantir 250V) não me serve mais. De toda forma, foi só um teste, não tenho espaço para mais um transformador dentro do equipamento. Devo trocar esse filtro LC por um filtro RC, tirar as medidas e depois refazer o transformador com os taps compensados. Ou usar uma fonte regulada, que reduza esse ripple para o mínimo. Alguma sugestão? A principio não preciso que a fonte seja ajustável, apenas garantir os 250V na saída entre 0 e 200mA.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 22:42:28 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #153 : 23 de Fevereiro de 2021, as 00:14:20 »

Bom, já melhorou, mas o ideal era zerar o medidor de Gm.  O fato de ter diminuído a tensão da fonte de alta tensão (pra quanto ?) não é tão problemático, pois as curvas de transferência das válvulas são mais ou menos paralelas e se o objetivo do seu testador é para casar válvulas, não vai fazer muita diferença.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #154 : 23 de Fevereiro de 2021, as 01:49:15 »

Bom, já melhorou, mas o ideal era zerar o medidor de Gm.  O fato de ter diminuído a tensão da fonte de alta tensão (pra quanto ?) não é tão problemático, pois as curvas de transferência das válvulas são mais ou menos paralelas e se o objetivo do seu testador é para casar válvulas, não vai fazer muita diferença.



Exato, o ideal seria zero volts. Teria que melhorar o filtro.
Xformer, tens alguma sugestão para um filtro RC? Eu realmente não quero ter dois transformadores dentro do aparelho...
Na faixa dos 100mA de consumo, a tensão caiu de 250V para mais ou menos 230V.
Preciso achar um filtro eficiente em até 150mA de consumo, para depois fazer os ensaios e ver quantos taps eu vou precisar no transformador para manter a tensão na placa o mais próximo da nominal. Eu tinha feito os cálculos para 1% de erro para mais ou para menos, ou seja, preciso que em um determinado intervalo de corrente (por exemplo, de 0 aré 40mA, de 40mA até 80mA) a fonte forneça entre 247,5V e 252,5V, chaveando os taps com uma chave de ondas...

Outra coisa que é importante dizer, é que a oscilação da EL34 foi suprimida, pois o valor lido no voltimetro da Gm sobre o resistor de 10R, com o oscilador desligado, é causado pelo ripple. Quando estava usando o sussex do Daniel, cuja fonte é regulada e ajustável, os valores de corrente de placa e Gm, nas válvulas EL34 e maiores estavam muito fora do padrão, mas nunca teve ferrites instalado nele.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2021, as 01:52:10 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #155 : 23 de Fevereiro de 2021, as 01:53:01 »

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #156 : 23 de Fevereiro de 2021, as 02:06:35 »

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.

Exatamente Alexandre. Alguma sugestão para zerar o ripple?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #157 : 23 de Fevereiro de 2021, as 02:26:45 »

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.

Exatamente Alexandre. Alguma sugestão para zerar o ripple?

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.

Desenhando: o regulador vai eliminar o ripple.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #158 : 23 de Fevereiro de 2021, as 02:55:33 »

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.

Exatamente Alexandre. Alguma sugestão para zerar o ripple?

Falta acrescentar um regulador para essa alta tensão e reduzir o ripple para "zero". Simples assim.

Desenhando: o regulador vai eliminar o ripple.

Sim Alexandre, eu entendi isso na tua penúltima mensagem.
Quando perguntei sobre alguma sugestão para zerar o ripple, quis dizer regulador. Como não precisa ser ajustável, deve ter alguma maneira mais simples de implementar do que as já implementei com mosfets
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #159 : 23 de Fevereiro de 2021, as 03:34:55 »

O regulador pode ser qualquer um; eu até desenhei um para ti há várias postagens atrás. Mas pode ser mais simples ainda; um transistor e vários zeners em série para dar a tensão que precisas. A diferença entre  entrada e a saída pode ser de apenas alguns volts, afinal, é só para eliminar o ripple ( mas aí precisa ser um regulador mais elaborado do que só transistor + zener ).
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2021, as 03:37:05 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #160 : 23 de Fevereiro de 2021, as 20:49:58 »

O regulador pode ser qualquer um; eu até desenhei um para ti há várias postagens atrás. Mas pode ser mais simples ainda; um transistor e vários zeners em série para dar a tensão que precisas. A diferença entre  entrada e a saída pode ser de apenas alguns volts, afinal, é só para eliminar o ripple ( mas aí precisa ser um regulador mais elaborado do que só transistor + zener ).


Poisé Alexandre, lembro do esquema, usava um tl431... mas o maior problema é o mosfet, é um componente complicado, fácil de queimar. E outro problema é a quantidade de mosfets falsificados.

-----
Bom, como eu postei um dos esquemas da fonte aqui deste tópico e inclusive a montei, fui fazer um experimento da variação na tensão de entrada e ver o que acontecia com a tensão de saída.

Antes de tudo, eu tirei o MOSFET e coloquei um BUL38D (bipolar) com um MPSA42 formando um Darlington de alta tensão como elemento de passagem (o resistor de 10M virou 10k para alimentar a base do MPSA).  Os MOSFETs queimavam muito (tentei o 2SK1120 do esquema, o IRF840,  ambos não duravam).

Eu ajustei a saída para 200Vdc com carga de 3750 ohms (dois resistores de 7k5 10W em paralelo) e variei a tensão (com Variac) que alimenta o transformador de força de 100Vac a 130Vac (o secundário de 211 a 275Vac com capacidade para 270mA)  e na saída a tensão foi de 200Vdc para 202Vdc com a variação de 30% na entrada.  Eu acho que está aceitável.  Lembrando que existe um valor de tensão mínima na entrada do regulador (no caso aproximadamente 300Vdc).

Xformer, eu consegui aqui o BUT11A, que é um equivalente um pouco mais "parrudo" que o BUL38D. Tu tem o esquema dessa fonte que implementaste?

-----
Xformer, pelo que entendi, a fonte que tu trocou o mosfet por um transistor bipolar foi essa:



Pelo texto, tu montou ela como o esquema abaixo?



Note que tem um resistor no lugar do potenciômetro, pois a idéia é deixar a fonte fixa nos 250V, e somente depois, caso ela funcione bem, fazer ela com 3 tensões fixas (250V, 200V e 150V). Além disso acrescentei a retificação e um filtro RC, pra garantir um baixo ripple.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2021, as 23:06:51 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #161 : 23 de Fevereiro de 2021, as 23:27:43 »

É mais ou menos isso que você desenhou.

Eu retiraria aqueles penduricalhos no BUL38 e agora tem de lembrar que haverá um consumo de corrente para o MPSA42 que antes não havia com o MOSFET. Se considerar que o Darlington formado pelo MPSA42 e o BUL38 tenha um ganho de corrente de 800 vezes, a corrente de base para ter 100 mA na saída precisaria ser de 125 uA, que vai ser descontada da fonte de corrente de 1 mA, assim 875 uA iriam para os resistores de ajuste de tensão.

Eu faria assim:



Observe que é melhor você ter um dos três elementos ajustável, assim pode compensar a queda de Vbe nos transistores, no resistor de base e assim conseguir os 250 V exatos.  Muitos resistores precisam ser de potência.  No esquema esqueci de desenhar o capacitor na saída de 470 nF.

Se não der certo com o transistor que você tem para o lugar do BUL38, tente com os MJ13003 que você consegue achar em qualquer lâmpada econômica compacta fluorescente (eu sempre retiro dos reatores eletrônicos).
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2021, as 23:44:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #162 : 23 de Fevereiro de 2021, as 23:48:17 »

Obrigado pela resposta Xformer. Vou montar esse circuito assim que possível, e trago o resultado aqui.
Os diodos D3, D4 e D5 junto com o C4 de 10nF são os penduricários?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2021, as 23:55:56 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #163 : 24 de Fevereiro de 2021, as 01:49:18 »

O mosfet pode ser praticamente qualquer um. Até um P2N60 que tem em qualquer fonte ATX da sucata, que, com certeza, não é falsificado.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #164 : 24 de Fevereiro de 2021, as 02:41:36 »

O mosfet pode ser praticamente qualquer um. Até um P2N60 que tem em qualquer fonte ATX da sucata, que, com certeza, não é falsificado.

Obrigado Alexandre! Tive que ir na eletrônica hoje, já peguei as peças para fazer a fonte com o transistor bipolar. Não consigo me acertar com os mosfets (e pelo visto, não é um problema só meu). Vamos ver como vai funcionar, estou fazendo a placa aqui...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal