Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Junho de 2024, as 12:58:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Som do P.A vs Cubo de guitarra  (Lida 6808 vezes)
Stênyo Súllivan
Visitante
« : 08 de Janeiro de 2015, as 18:28:06 »

Ola a todos, boa noite!!

Gostaria de tirar uma dúvida. Antes de mais nada, toco guitarra há mais de dez anos, e em todos os cubos/caixas de guitarra que toquei, eu percebi que quando ligava a guitarra+pedaleira no p.a, o som do p.a sempre saia melhor, ai surgiu a minha dúvida, porque que o meu som de guitarra+pedaleira sai sempre melhor nos sons de igreja em que é ligado em um p.a do que num cubo de guitarra por exemplo!? seria simplesmente porque o som do p.a da igreja tem um range de frequências maiores do que o cubo de guitarra!?


Grato pela ajuda!!
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #1 : 08 de Janeiro de 2015, as 19:41:38 »

a maioria das pedaleiras tem simulador digital seja de amplificadores classicos ou de gabinetes 2x12, 4x12 etc.
(um pré amp propriamente).
o que acontece é que esses simuladores funcionam melhores quando ligados em linha num P.A ou fone de ouvidos.pois foram desenvolvidos para esse fim. quando você usa a pedaleira plugada numa caixa de guitarra usando algumas dessas simulações de amp ou de caixa, você "MATA" o timbre da simulação, pois o cubo de guitarra também tem um pre amp. e você acaba ligando um pré de guitarra em outro pré de guitarra.  uma dica. quando plugar sua pedaleira em cubos experimente usar a entrada de linha ou o Send/return do seu cubo (caso ele tenha) ao invés de plugar a saída da pedaleira diretamente na entrada principal do cubo. isso deve melhorar muito o som.
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #2 : 08 de Janeiro de 2015, as 21:25:38 »

Exatamente.

Eu mesmo tenho preferência por pedais e amp, sempre que posso uso dessa forma, porém recentemente passei a pegar uns contratos que me impossibilitavam de levar o set, então tive de comprar uma pedaleira tanto pelo loop quanto pelas simulações.

O que aconteceu é que fiquei meio viciado no loop, já que nem sempre podia contar com uma outra guitarra para fazer as bases nos solos, então acabei deixando a pedaleira no set mesmo quando podia levar o amp, sendo assim uma parte dos presets tem simulação de pré e a outra parte não, assim evita bastante esse cancelamento...

Só acaba mesmo com o bypass, mas isso são outros 500...
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 08 de Janeiro de 2015, as 22:08:42 »

Uma pergunta (dentro deste contexto)... me perdoem se não for de acordo.
Se o amplificador não tiver entrada send/return; porém ele apresentar uma entrada "MP3" . Pode ser usada para a pedaleira da mesma forma?

É uma curiosidade minha. ok?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, as 22:19:05 por xformer » Registrado
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #4 : 08 de Janeiro de 2015, as 23:07:30 »

Eu acho que não, tenho uma Zoom GFX-8 (que já não uso há algum tempo), e no manual dela não consta essa possibilidade. Até porque os níveis não vão bater (a Zoom tem +4dB e 10kOhms na saída Mono), então deve ocorrer uma distorção braba nisso.
Já liguei ela como pré (detestei), mas só no loop de efeitos. Acredito que uma entrada de MP3 deva ter níveis de entrada e impedância diferentes.
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #5 : 08 de Janeiro de 2015, as 23:40:21 »

o que eu gosto nas BOSS da série GT é que elas tem diferentes regulagem pra saida pra conectar direto em fone de ouvido, P.A , combo amp, Stack amp, Small amp, JC120 (com opção de  entrada IN ou  return nos Amp ). e as simulações de amp e gabinete funcionam melhor quando usada a saida de fones de ouvido da pedaleira . há também tem o potenciometro que regula o nivel de saída
Registrado
felix
Visitante
« Responder #6 : 08 de Janeiro de 2015, as 23:42:32 »

Depende do cubo cara, depende do cubo.

Pensando nos cubos pequenos somente:
Tem uns cubos da Marshall e da Meteoro por exemplo que já vem muito carregados no pré, ai se colocar uma dist pesada empurrando fica uma bosta, então tem que colocar só um naquinho de drive para não embolar tudo no final.
Já os cubos da Vox e da Behringer são mais capazes de serem limpos no pré, então dá para pesar mais na distorção deixando o pré mais clean, estilo Satriani.

No geral cubos pequenos não foram feitos para apresentação, o falante e o power deles costumam abrir o bico se tocados por muito tempo em mais de 80% do volume.
Ainda mais se vier empurrando carga extra com distorções cheias de drive.

Não esqueça de controlar bem o ganho ao ligar os equipamentos diretamente nos PAs e mesas da vida, alguns pedais podem causar danos a certos equipamentos se ligados diretamente e com alto ganho/drive.
Por isso que, nas feirinhas da vida, é tão comum encontrarmos mesas com canais queimados.

O ideal é, controlar primeiro seu equipamento, então, captar o cubo com um microfone bem posicionado, assim preservando o sistema de PA inteiro de qualquer loucura menos "timbrística".
Mantendo o cubo lá pelos seus 40% já dá para criar boas variações com um bom microfone mais um sistema de PA bem feito.

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, as 23:50:37 por felix » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 09 de Janeiro de 2015, as 07:38:09 »

Na página 29 do manual da GFX-8, na sessão "Total Module", aparecem os parâmetros "AMP SIM",  "AMP TYPE", "CABINET" e "CABI DPT". Todos controlam os aspectos da simulação de amps e caixas. Acredito que se desligar a simulação de caixa, você consiga bons resultados, usando a GFX-8 como pré!

Eu tenho um VAMP-2. Ligando ela, sem simulação de caixa, em um power valvulado, consigo sons muito legais (indo de extremo clean até distorções pesadas). Claro não é igual a coisa real, mas é bem divertido!

Eu acho que não, tenho uma Zoom GFX-8 (que já não uso há algum tempo), e no manual dela não consta essa possibilidade. Até porque os níveis não vão bater (a Zoom tem +4dB e 10kOhms na saída Mono), então deve ocorrer uma distorção braba nisso.
Já liguei ela como pré (detestei), mas só no loop de efeitos. Acredito que uma entrada de MP3 deva ter níveis de entrada e impedância diferentes.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #8 : 09 de Janeiro de 2015, as 09:27:11 »

Outra coisa que temos que lembrar:
Seu cubo ou amp tem um falante de verdade? De gente grande? De homem?

Se for um falantezinho furremba, de 8"...esquece. Nunca vai ficar bom.
Se os falantes do PA são bons, eles sempre ficarão melhores que esse cubinho.

Mas seu amp ou cubo tem falante de verdade, 12", pelo menos, aí é você que não sabe usar sua pedaleira e equalizar o som corretamente.

Basicamente é isso.

Ajustar som da pedaleira, com simulação de amp e caixas, com ajuda de um fone é muito bom mas quando vai pra valer, ao vivo, é outra coisa completamente diferente.
E se ajusta tocando no seu quarto do apartamento, provavelmente, e com som em baixo volume, tsc, tsc, tsc....ao vivo é completamente diferente, de novo.

Tem que ajustar pro que você vai usar e no tamanho do local que vai usar, e pro equipamento total que é disponibilizado pra você.

Há muitos parâmetros que você não pensou e devem ser revistos.

abraços,
Roberto

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #9 : 09 de Janeiro de 2015, as 11:57:06 »

Na página 29 do manual da GFX-8, na sessão "Total Module", aparecem os parâmetros "AMP SIM",  "AMP TYPE", "CABINET" e "CABI DPT". Todos controlam os aspectos da simulação de amps e caixas. Acredito que se desligar a simulação de caixa, você consiga bons resultados, usando a GFX-8 como pré!

Eu tenho um VAMP-2. Ligando ela, sem simulação de caixa, em um power valvulado, consigo sons muito legais (indo de extremo clean até distorções pesadas). Claro não é igual a coisa real, mas é bem divertido!

O que eu citei não ser possível era ligar a pedaleira na entrada de MP3 do amplificador, no loop de efeitos dá sim. O que eu não gosto nela são as distorções e as simulações, que são bem fracas. As simulações na prática só tem ajuste de tipo e volume, não dá pra controlar parâmetros de posição de microfone (como a RP-2000 da Digitech fazia) por exemplo. Aí fica limitado demais, e o som não é nem de perto parecido com um amplificador de verdade. As modulações, delays e reverbs são boas. Na época que eu peguei ela, fiquei entre ela e a GT-8 (burro). Dá pra ligar como pré, mas fica a mesma coisa de ligar ela direto no input (pelo menos para os meus ouvidos Cheesy). Tanto que eu sempre usei ela com a simulação ligada no input, senão era uma colmeia de abelhas só.
Eu parei de usar a GFX-8 por conta disso, a distorção é muito ruim, a simulação também é ruim, e a conversão AD/DA dela mata uns 30 a 40% do timbre da guitarra. Quando passei para os pedais, parecia que tinham tirado um cobertor de cima do amplificador. Os multiefeitos que vieram depois ficaram muito melhores que ela, vide as POD que convencem bem mais.
E o que o Roberto falou é verdade, eu só consegui uma regulagem decente na Zoom quando paguei 2 horas em um estúdio e fiquei mexendo com volume alto e amplificador decente sozinho, regular no fone fica lindo no fone, quando pluga no amplificador é totalmente diferente. E na maioria das vezes fica uma caca.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, as 12:05:33 por PatraoGuitar » Registrado

Aprender, aprender e aprender.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #10 : 09 de Janeiro de 2015, as 19:21:24 »

Desculpa, tópico errado.
Registrado
Stênyo Súllivan
Visitante
« Responder #11 : 09 de Janeiro de 2015, as 19:33:51 »

Pessoal, antes de mais nada agradeço a ajuda de todos.

Já tive um amp oneal com loop, então eu liguei um pod hd 500 no loop dela e o som ficou uma maravilha, porém ao ligar no loop percebi que o amp perdeu muita potencia (som baixo), sendo que ao ligar no input o som ficava alto (padrão do amp). Sendo por este motivo acabei vendendo o amp.

Aqui em casa sempre tive um staner gs 150. Ao ligar a pedaleira e usar os patches de clean o som ficava bom, mas ao ligar a distorção ficava aquela merda. O mesmo acontecia com a rp355 (pedaleira da digitech).

Com os fatos supracitados, eu estava pensando, sera que vale a pena comprar uma potência de por exemplo 200 ou 400wrms (óbvio que não irei usar a potencia toda) e mandar fazer ou comprar uma caixa 2x10 ou 4x10 para utilizar com pedaleiras!? Porque ao ligar a pedaleira direto na potência, obviamente o único pré que terei é o da pedaleira, portanto aparentemente o som ficaria bom, ou estou enganado!?

Grato!!
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #12 : 10 de Janeiro de 2015, as 14:51:18 »

Não vai ficar bom mas não vai ficar ruim e, mais uma vez, vai depender dos falantes que você vai usar e da fidelidade do power.
Ah, e esses powers têm umas características de frequência feitas pra áudio e não para guitarra.


Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 10 de Janeiro de 2015, as 15:30:38 »

Tenho comparado o esquema de vários amps de guitarra transistorizados, muitos amps de guitarra usam TDAs diversos, LM3886 e outros CIs que obviamente não foram desenvolvidos especificamente para guitarra e sim para amplificadores de voz, instrumentos, reprodução de músicas e o que mais tiver som e possa ser reproduzido. Mesmo amps como Handall e Jazz Chorus que não usam esses Cis, tem etapas de power transistorizadas não muito diferentes de outros amps PA antigos de baixa potencia para os padrões atuais, ou seja, o que menos se quer é distorção de power transistorizada.

Como o Roberto falou, não deve ficar ruim, mas eu procuraria usar um preamp como o TSW ou pré clean, pra facilitar a timbragem e "casar" uma coisa com a outra.
Registrado
Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #14 : 10 de Janeiro de 2015, as 16:20:03 »

Isso é muito relativo…depende do tamanho do seu amp. Mas como você disse que toca em igreja o PA é a melhor, via pedaleira ou microfonação de amp é a melhor solução pois vai ser dificil regular o volume do seu amp dentro da igreja, se for grande pode ficar alto demais, se for pequeno você não vai ser ouvido então seria melhor microfonar. Por outro lado, ligando a pedaleira no PA vc não precisa microfonar, levar amp, etc…creio que para Igreja, com sons limpos, delays, chorus, wah, as vezes um drive rola…No meu caso, banda de rock com distorção forte, drive, crunch sempre preferi pedais e amp. Quando toco em bares pequenos e medios uso um transistorizado com falante 12 sem microfonar. Em palcos grandes a diferença é a microfonação e os resultados são bons.
Um abraço
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal