Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:37:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (Ajuda) Problema em montagem de fonte 9v  (Lida 5838 vezes)
caiogjj
Visitante
« : 17 de Janeiro de 2015, as 08:29:30 »

Olá, pessoal do fórum.

Tirei parte do dia de ontem para fazer uma fonte 9v para meus pedais, usando o projeto do GrAmorim com o Layout do Espanhol.

Fiz tudo, e na hora de testar, coloquei na tomada e medi com o multímetro. Deu 9v cravados. Resolvi então ligar na minha velhinha zoom 505 II para testar. A única coisa que ela fez foi ficar piscando o display, e nada de funcionar; testei com baterias, e ela funcionou perfeitamente.
Fui medir então a fonte com a 505 II ligada a ela, e a tensão havia caído para 7,5v ~ 7,8v.
Alguém poderia me sugerir uma possível solução? Sou leigo e não sei bem por onde começar. Já testei as trilhas, não há curtos. Mesma coisa com a polaridade, está correta, com o centro negativo.
Penso que o problema pode ter surgido quando liguei a fonte na tomada com um diodo invertido (D3 no layout do Espanhol). Será que foi isso?

Outra coisa... Percebi que no layout do Espanhol a indicação é de um capacitor de 2200uf, enquanto no original do GrAmorim é de 1000uf. Usei o valor de 2200uf. Poderia ser essa a causa?

Muito obrigado desde já.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 17 de Janeiro de 2015, as 09:18:40 »

Provavelmente o diodo invertido causou um estrago nos capacitores e talvez no regulador de tensão.  Experimente trocá-los (diodos, capacitor e regulador).   Pode deixar o valor de 2200uF. Não esqueça de colocar um capacitor de 100nF na saída do regulador (entre o pino de saída e o terra).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caiogjj
Visitante
« Responder #2 : 17 de Janeiro de 2015, as 12:56:51 »

É, não deu certo... Troquei todos os componentes da placa, e nada. A única diferença é que agora está dando 8.6v sem carga. Será que meu transformador está bichado? Como faço para medir ele?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 17 de Janeiro de 2015, as 13:06:07 »

Quais as especificações do seu transformador? Tensão e corrente do secundário.
Registrado
caiogjj
Visitante
« Responder #4 : 17 de Janeiro de 2015, as 13:12:35 »

Quais as especificações do seu transformador? Tensão e corrente do secundário.

12v + 12v, 1A

-----
Tem fotos dele aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7249.msg154118#msg154118
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, as 13:14:28 por caiogjj » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 17 de Janeiro de 2015, as 13:24:51 »

Com esse transformador, deveria estar tudo funcionando direito. Provavelmente há um erro na montagem, ou um defeito num componente.
Meça a tensão entre os terminais do capacitor eletrolítico. Se tudo estiver correto, nesse local, a tensão deve dar uns 16v dc.

Abs
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, as 14:21:25 por Matec » Registrado
caiogjj
Visitante
« Responder #6 : 17 de Janeiro de 2015, as 14:31:16 »

Com esse transformador, deveria estar tudo funcionando direito. Provavelmente há um erro na montagem, ou um defeito num componente.
Meça a tensão entre os terminais do capacitor eletrolítico. Se tudo estiver correto nesse, local a tensão deve dar uns 16v dc.

Abs

Olá, Matec. A tensão ficou oscilando em torno de 16v nesse capacitor, como previsto.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 17 de Janeiro de 2015, as 14:39:07 »

Nesse caso o regulador pode estar com algum problema. Ele é o 7809? Você tem fotos?
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:22:12 por Matec » Registrado
caiogjj
Visitante
« Responder #8 : 17 de Janeiro de 2015, as 15:02:27 »

É o 7809 sim. É o segundo que coloco. Comprei um a mais agora há pouco, vou por para ver se dá certo.
Aí vão fotos do regulador, do próximo regulador, e da placa do circuito. Não dá para ver a inscrição do regulador que está na placa; está escrito T 4A TA7809S. Só não repara a feiúra dos traços feitos à mão, hehehehehe.






Registrado
plautz
Visitante
« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2015, as 15:06:00 »

Estou cego ou está cheio de curto ai? Principalmente nas soldas do regulador.
Registrado
caiogjj
Visitante
« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2015, as 15:08:26 »

Estou cego ou está cheio de curto ai? Principalmente nas soldas do regulador.

Tá cego, Plautz... O multímetro discorda de você. É que na foto as perninhas saíram inclinadas parecendo trilhas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2015, as 15:47:07 »

De onde você pegou esse layout da placa ?  Falta a ligação entre os catodos dos dois diodos retificadores (onde está o traço vermelho). Solde um fio entre esses dois pontos.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caiogjj
Visitante
« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2015, as 15:59:30 »

De onde você pegou esse layout da placa ?

É o do Espanhol com uma (não tão) leve adaptação para caber na placa que eu tinha aqui... Só movi um pouco esses diodos e capacitores do início do circuito. Aparentemente no processo esqueci de fazer essa ligação....     Batendo Cabeça

Agora funcionou! Obrigado a todos que me ajudaram, principalmente ao xformer!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2015, as 16:38:01 »

É, foto é importante pra ajudar a resolver problemas ...   Cool

Pessoal, sempre que possível façam como o Caio.  Sem as fotos seria difícil a gente imaginar qual seria a causa do problema.   Legal!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal