Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:37:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (Ajuda) Problema em montagem de fonte 9v  (Lida 5838 vezes)
caiogjj
Visitante
« : 17 de Janeiro de 2015, as 08:29:30 »

Olá, pessoal do fórum.

Tirei parte do dia de ontem para fazer uma fonte 9v para meus pedais, usando o projeto do GrAmorim com o Layout do Espanhol.

Fiz tudo, e na hora de testar, coloquei na tomada e medi com o multímetro. Deu 9v cravados. Resolvi então ligar na minha velhinha zoom 505 II para testar. A única coisa que ela fez foi ficar piscando o display, e nada de funcionar; testei com baterias, e ela funcionou perfeitamente.
Fui medir então a fonte com a 505 II ligada a ela, e a tensão havia caído para 7,5v ~ 7,8v.
Alguém poderia me sugerir uma possível solução? Sou leigo e não sei bem por onde começar. Já testei as trilhas, não há curtos. Mesma coisa com a polaridade, está correta, com o centro negativo.
Penso que o problema pode ter surgido quando liguei a fonte na tomada com um diodo invertido (D3 no layout do Espanhol). Será que foi isso?

Outra coisa... Percebi que no layout do Espanhol a indicação é de um capacitor de 2200uf, enquanto no original do GrAmorim é de 1000uf. Usei o valor de 2200uf. Poderia ser essa a causa?

Muito obrigado desde já.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 17 de Janeiro de 2015, as 09:18:40 »

Provavelmente o diodo invertido causou um estrago nos capacitores e talvez no regulador de tensão.  Experimente trocá-los (diodos, capacitor e regulador).   Pode deixar o valor de 2200uF. Não esqueça de colocar um capacitor de 100nF na saída do regulador (entre o pino de saída e o terra).
Registrado