Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:56:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeira maciça  (Lida 34354 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #45 : 08 de Março de 2015, as 10:34:27 »

É verdade, mas veja o que você mesmo disse: expor ao relento e à chuva por 2 anos... Mesmo madeiras nobres precisam de tratamento adequado para aguentar este tipo de situação. Pessoalmente, acho que aglomerado, MDF e compensado comum não aguentariam nem 1 mês tomando chuva.

Antes de eu casar (faz tempo...) eu morava sozinho e meu apartamento inundou enquanto eu estava fora ( Huh? estourou um cano...). Um par de caixas Sony (boa construção, mas feitas de aglomerado revestido com folheado de madeira) que eu tinha na época ficaram em contato com a água por 2 horas apenas. O efeito foi exatamente o que você descreveu, inchou e esfarelou.

Mas convenhamos, ninguém vai fazer uma caixa acústica para deixar no quintal, não é? Exceto talvez aquelas caixas para som ambiente externo, mas isso é outra estória.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #46 : 09 de Março de 2015, as 09:12:32 »

Sempre usei MDF e Compensado para fabricação de caixas para sub woofer em uso automotivo e afirmo que se bem construida dura muito tempo, mas muito mesmo.
Nunca precisei reformar as caixas que eu fiz, isso porque para este tipo de caixas deve-se usar muita cola e parafuso nas junções.
Em cada peça a ser colada primeiramente eu coloco na posição, faço 3 furos com furadeira, separo as partes, preencho toda a area com cola(do tipo amarela) e ai uso 3 parafusos de rosca soberba.
Ao termino do aperto dos parafusos, nota-se que a cola estufa nos cantos, isso confirma que está bem colada e não apresentará vazamentos.
No fim das colagens e após parafusar tudo, faço uma massa de pó de mdf com cola e calafeto todos as junções pelo lado de entro da caixa para garantir.
Nunca apliquei seladora nas caixas, o acabamento de fora sempre é de carpete(prefiro sem resina) usando cola(tipo de sapateiro) para a colagem e grampeador Rocama nos cantos para fixar bem.
Observem que caixas assim são usadas com subs de 12" e 15"(nunca fiz maior tipo 18") e alta potência(do tipo pancadão mesmo) e suportam muito bem toda a pressão que é gerada pelo som.
Acredito que o segredo maior está na construção.
As espessuras que ia me esquecendo de citar eram de 18mm para MDF e 20mm para compensado, o problema é apenas o peso que resulta a caixa com falante... Ui
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #47 : 09 de Março de 2015, as 10:58:32 »

GuitarCris, eu faço exatamente isso, somente a 1x12" de guitarra que fiz com MDF normal, as outras que fiz (um retorno com 1 de 10" e 1 tweeter e outra com 1 de 15, 1 corneta e 1 tweeter) aproveitei umas chapas de aglomerado que era dos armários de cozinha da casa da minha mãe, que tava lá desde que eu era criança, cortei as medidas que precisei e fiz essas colagens e tudo mais, e as uso faz mais de 10 anos, e nunca esfarelou.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #48 : 09 de Março de 2015, as 11:09:44 »

Pois é, aguenta firme e dura muito.
Agora se são resistentes a água ai já é outra história.....
Se é para resistir a água é bom uma boa demão de seladora ou então aplicar fibra...
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #49 : 09 de Março de 2015, as 17:22:24 »

Caixa para subwoofer automotivo eu também faço igual vocês descreveram, sempre em MDF. Para guitarra eu gosto de colocar reforços por dentro em todos os cantos, primeiro porque painéis dianteiro e traseiro são removíveis (parafusados), segundo porque na falta de banquinho a gente sempre acaba sentando em cima delas...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal