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Autor Tópico: Vale a pena reformar Washburn antiga de compensado?  (Lida 14009 vezes)
Diego Gin
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« : 04 de Fevereiro de 2015, as 15:12:59 »

Salve galera!

A história é a seguinte. Essa é uma washburn lyon series, que eu tenho faz mais de 15 anos.
Um belo dia, peguei ela, desmontei toda, com a intenção de dar uma reformada, pois os trastes estavam horríveis, inclusive, o braço dela, que acredito ser de maple ou marfim (não sou perito), é um dos melhores braços que eu já toquei. É um braço extremamente bem feito num shape C, bem sólido, muito confortável.

Só que, quando abri a guitarra, vi que era de compensado, e a cavidade do corpo é daquele tipo "piscinão". Lixei dos lados para ver, é um compensado de não muitas laminas de madeira, porém não é de aglomerado "farofa", é um bom compensado. O corpo tem um peso bom e é bem sólido, parecendo ser de madeira sólida ao manipular.

Eu gostaria de saber a opinião do pessoal, sem preconceitos com o compensado, se valeria a pena reformar essa guitarra. A elétrica é bem ruinzinha, mas pensei em trocar toda a elétrica, colocar umas ferragens razoáveis tipo Wilkinson, uns captadores razoáveis também, pois acredito que esses captadores originais sejam porcaria.











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« Responder #1 : 04 de Fevereiro de 2015, as 15:33:26 »

Como investimento... não... não vale.
Agora como aprendizado e satisfação pessoal... vale, e muito.
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« Responder #2 : 04 de Fevereiro de 2015, as 15:45:19 »

Já toquei algumas vezes com Guitarras da série Lyon, por incrível que pareça, eu amava tocar nestas Guitarras, tinham um timbre bem legal..., boa pegada..., não sabia que era de compensado, e sinceramente, soavam melhores do que muita Guitarra Strato hoje em dia..., o Fato de ser Piscinão, veja como vantagem, teste circuitos, tem espaço de sobra, teste Boosters, Buffers e afins, ou quem sabe, até Pedais inteiros..., "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ". Abraços.

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« Responder #3 : 04 de Fevereiro de 2015, as 15:52:48 »

O braço é de maple, sobre a reforma eu compraria um corpo  de marupa, freijo ou mogno e usaria o resto.
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« Responder #4 : 04 de Fevereiro de 2015, as 16:30:42 »

Só compensa se for algo que você queira manter pra você de recordação, tenho 2 gianninis assim, a Tele eu coloquei caps malagoli, ficou muito bom o som, pretendo trocar a ponte, a guitarra é muito confortável de se tocar, gosto dela por isso.

Se você curte essa guitarra, gosta do braço e sempre gostou dela, sem problemas, vá fundo, pra mim tanto faz a madeira do corpo, se eu gostar do som tá valendo. Recomendo aqueles escudos já montados da malagoli, com caps, elétrica e tudo mais.
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« Responder #5 : 04 de Fevereiro de 2015, as 16:54:17 »

Diego,

Esta guitarra esta parecendo com a AriaPro que mencionei neste tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6428.0

Mas ultimamente estou mudando minha opinião sobre guitarras, anteriormente eu avaliava a guitarra pelo seu material de construção e as vezes me iludia com preços e marcas. Foi ai que percebi que guitarra não se vê com os olhos mas sim com os ouvidos e que ouvidos cada um tem o seu.
Eu estou trabalhando já na minha segunda guitarra barata, e pela experiencia até agora posso dizer que financeiramente não compensa, porem nem tudo é dinheiro  Cheesy , aqueles que se dispõem a encarar um serviço deste tipo com certeza tem um impulso maior que gira em torno da busca de aprendizado, curiosidade e algum sentimento agregado ao instrumento.

Acho que um corpo novo para sua guitarra seria uma solução, mas ai não seria uma reforma ou customização e sim uma construção de um novo instrumento. Caso queira continuar com o corpo, na minha opinião, o melhor e principal investimento a se fazer nela é trocar o bloco da ponte por um de qualidade tipo "Big Block".

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Diego Gin
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« Responder #6 : 04 de Fevereiro de 2015, as 18:19:27 »

Obrigado pelas opiniões galera!

Infelizmente, acho que não seria bom negócio comprar outro corpo, além de grande chance de não dar o encaixe certo do braço, descaracterizaria a minha intenção, pois tenho outras guitarras, essa seria mais por paixão, e também pra ter um backup (claro que, eu não ia querer reformar mesmo que ela ficasse horrível)

Ou eu reformo ou eu largo ela de lado  Cheesy, dôo para algum iniciante, etc.

A pegada é o que eu mais gosto nela, a única dúvida que fico é de como ficará a qualidade do timbre final com esse laminado  Embarrassed

Etelvino, acho que essa ponte faria toda diferença !

Alguém sabe se por acaso, mesmo sendo laminado, pode ter uma qualidade de timbre a oferecer? Um laminado de determinada madeira? Um laminado em determinada quantidade de lâminas?
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« Responder #7 : 04 de Fevereiro de 2015, as 20:08:26 »

Diego, vou te falar algo parecido que fiz:
Eu cheguei a ter 3 guitarras: sg Special, Golden gh 88 e uma BC Rich Warlock USA show de bola.
Depois da separação tive que vender......só fiquei com a golden.
O motivo de ter ficado com ela foi porque eu havia reformado ela, resheipei o corpo, intalei caps da Dimmarzio, refiz eletrica, troquei escala etc...
Se que não tem valor cimercial, até porque nem mais golden ela é, mas a paixão por ela só aumentou.
Hoje tenho um timbre que para meu gosto está ótimo. Uso um dp100 e um paf pro.
Sei que ela não valeria nem o valor dos caps, mas para mim ela é única e já deu pau em muitas guitarras de marca por ai.
Mude a sua, o valor do aprendizado e o valor emocional por ela não tem preço.
Boa sorte
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« Responder #8 : 04 de Fevereiro de 2015, as 20:16:25 »

Laminado é bem genérico, não tem como determinar o timbre. Se você gostava do timbre antes, colocando bons captadores vai melhorar. Se a intenção for vender no futuro, não compensa.
 O Roberto Alves tem uma Squier de compensado e gosta do timbre dela.  Legal!
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, as 20:27:28 por Gfassuncao » Registrado
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« Responder #9 : 04 de Fevereiro de 2015, as 20:28:55 »

Tem razão.
Tenho uma Squier 1988 de compensado que tem um som bem legal, um braço bem confortável.
Isso me fez acreditar que o som de uma guitarra vem mais do pkp e amp que da madeira.
Tenho muitas pessoas que já tocaram nela e ficaram doidos.

Estou com o Kem.
Vale a reforma?
Não.
Vale o aprendizado?
Sim!!!

Vai ficar boa?
Depende de como você vai fazer.
Se caprichar ficará boa e tocará bem.
Se gostar do resultado: ótimo!!!

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Diego Gin
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« Responder #10 : 04 de Fevereiro de 2015, as 22:11:22 »

Acho que vou na fé, reformar ela usando o corpo original mesmo, e aproveitar esse piscinão pra por 2 p90, será que fica bom em strato?

De quebra, vou pensar em por um circuito tipo TS ou timmy para funcionar como drive ou boost com trimmers, acionados com uma chavinha spdt  Cheesy
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« Responder #11 : 04 de Fevereiro de 2015, as 22:52:09 »

Se você for colocar o TS dentro da guitarra, experimenta eliminar os potenciômetros dela, e no lugar você instala os do pedal. Praticamente você vai ter os mesmos controles, mas não sei se vai ter muita alteração no timbre.
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« Responder #12 : 05 de Fevereiro de 2015, as 09:11:07 »

Eu também tenho uma strato de compensado, uma Sammick que ganhei de um amigo. Ganhei pois ele havia iniciado na guitarra, mas acabou indo para o baixo e a guitarra ficou parada muito tempo. Coloquei um jogo de captadores Traditional Texas da Malagoli, refiz a parte elétrica colocando uma chave para ter algumas opções de captadores em série e também a opção braço/ponte em paralelo, e outro amigo refez a pintura dela. Adoro o timbre dela, e ainda penso em investir mais nela (tarrachas, troca de trastes e talvez uma ponte nova), mesmo a guitarra sendo de baixo custo.
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« Responder #13 : 05 de Fevereiro de 2015, as 10:05:12 »

Sou testemunha da qualidade da guitarra do Roberto Alves!

Mas não creio que o corpo tenha pouca ou nenhuma importância no resultado final. O que penso é que o compensado pode mesmo até ter colaborado positivamente nesse caso. O que tem me impressionado ao mexer em guitarras é que a combinação de todos os elementos é que vai dar um resultado muito específico. Claro que captadores tem grande peso nessa equação, mas o resto também. Se a bichinha não tem sustain algum ou um ataque muito fraquinho, um captador adequado ajuda, mas não resolve!

Eu mandaria uma ponte Wilkinson de verdade nela, se couber!

Talvez uma pintura de muitas camadas de verniz até melhore a ressonância do laminado. Normalmente com o basswood melhora...
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« Responder #14 : 05 de Fevereiro de 2015, as 10:51:07 »

Dos captadores cerâmicos baratos (sem ser aqueles de alto ganho, dimensionados e de grife) esse tipo que vinha em algumas Lyons, e outras guitarrinhas da época, para mim, é o que mais se aproxima do timbre de um alnico hot.

Eles enfiavam uma mini barra cerâmica até a metade do enrolamento, normalmente eles vem com um baseplate muito grosso.
Dá para enganar muita gente com esse captador, primeiro porque não dá para ver a barra, que fica escondida, segundo pelo timbre bem maneiro.

Agora, o que eu acho ruim mesmo, na que tenho, é o braço, com aquele tradicional shape de guitarras mais baratas, para evitar o trastejamento nos bordões.
A ponte também não é nenhuma maravilha, mas dá para aguentar.

Minha dica é, reforme ela, mas deixe como está a parte elétrica, porque isso é o que esta guitarra tem de mais original.
Se eu fosse classificar uma nova, sem modificações, de 1-10 eu daria.
Acabamento - 3
Tocabilidade - 2
Ferragens - 4
Elétrica  - 5 (estou sendo bem conivente aqui com a chave de seleção dos captadores, que não é legal)
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