Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 15:35:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: buffer.  (Lida 13443 vezes)
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« : 14 de Junho de 2010, as 17:48:31 »

ola pessoal.
estava me perguntando que tipo de circuito seria um buffer. alguem pode me explicar?
e um circuito mais ou menos igual a um preamp? booster?
li em um topico o black corvo falando sobre usa-los para não ter tanta perda de sinal no by pass e fiquei com essa duvida.
abraços.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 14 de Junho de 2010, as 19:45:26 »

Buffer é um circuito normalmente ativo com ganho unitário, ou seja, ele apenas tem um sinal em sua saída com a mesma tensào e formato do sinal aplicado à sua entrada. Pode ser usado para manter a integridade do sinal por longas vias e fazer com que diferentes impedâncias de entrada e saída de outros circuitos se adequem. Com apenas um transistor, alguns resistores e capacitores pode-se criar um bom buffer. É usado também para isolar entradas ou saídas de alguns circuitos que tenham a tendência a ser afetados pelas cargas que vem antes ou depois deles. O Tube Screamer tem um buffer na entrada, por exemplo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #2 : 15 de Junho de 2010, as 14:02:16 »

Muitíssimo bem explica pelo mestre Frias!
É isso aí!
Abraço!
Registrado
jafram
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 9



« Responder #3 : 03 de Janeiro de 2012, as 06:53:43 »

Bom Dia a Todos e um ótimo Ano de saúde e novas idéias.

Bom primeiro desculpem por ressuscitar esse tópico, porém para não criar um novo resolvi assim o fazer, minhas duvidas sobre buffer são essas:
1ª Qualquer buffer serve para todos os tipos de pedais?
2ª Existe algum modelo que sirva em qualquer pedal?
3ª Se mortar dois buffer em forma de pedal sem chaveamento e colocar um na entrada e outro na saída da cadeia de pedais é o suficiente(Considerando que meus pedais não tenham buffer proprios)?

Desde já grato!
Registrado

"O Homem só morre quando deixa de sonhar." Tony Douglas
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 03 de Janeiro de 2012, as 09:43:48 »

Saudações,

De uma forma direta: Não. Um exemplo prático é o Fuzz Face que geralmente é colocado nos sets antes do pedal de wah. Não tenho bagagem técnica para explicar como isso é solucionado mas você pode procurar por impedância que daí você achará as respostas que procura. Acho que o uso ou não de buffers em oposição ao truebypass se deve o conhecimento e maturidade em eletrônica então geralmente temos um wah que já possui um burffer no início da cadeia e um delay que geralmente é digital com buffer na saída da cadeia de pedais. Peter Cornish é o cara. Ele usa buffers em todo os seus sistemas mas repito não deve ser coisa de outro mundo mas deve-se ter conhecimento sobre como casar impedâncias ou testar de forma empírica e tirar suas própias conclusões.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 03 de Janeiro de 2012, as 10:19:49 »

 Buffer é qualquer coisa que, como já foi explicado, pegue o sinal de entrada e "copie" para a saída, porém isolando a entrada da saída. Um ampop (tl071 e afins) pode ser utilizado como buffer.
 
 Mas o interessante mesmo é, porquê usar um buffer??? Qual o motivo?

Então, vamos partir de um exemplo prático.

 Sua guitarra tem um potenciômetro de volume correto? Nada mais simples que isso... O sinal entra por um lado e devido ao divisor de tensão criado pelo potenciômetro, consegue-se regular o volume. Entretanto o potenciômetro é um resistor (100k, 500k, 1M) que é ligado ao terra, ou seja há uma corrente circulando no captador, pois o potenciometro fechou o circuito.
 Agora porquê não utilizar um potenciômetro de valor menor? Justamente porquê o captador tem uma impedância de saída (que é alta) e se você ligar um resistor (ou potenciometro) de valor baixo (1k, 100ohms) uma maior corrente irá circular e como os sinais elétricos são fracos, o volume irá diminuir, não dando para ouvir nada!
 
 E se usarmos um buffer? Um ampop tem impedância de entrada infinita ou seja, entre a entrada e o terra "há um resistor" de valor muito elevado. Se isso é verdade então a corrente que entra no ampop é zero !! Ou seja, todo o sinal do captador é copiado para a saída.
 Agora na saída, temos que a impedância de saída do ampop teoricamente é 0. Assim poderíamos colocar um resistor de 1k, 100 ohms, que o sinal seria o mesmo, pois ele conseguiria alimentar essa carga (que é muito maior que um potênciometro de 1M por ex.). Houve ai um ganho de corrente, que era muito baixa (corrente de entrada do ampop) para muito alta, que é a carga alimentada por ele.

 Assim você isolou os circuitos do captador (alta impedância associada) com a da carga (baixa impedância). Ou seja, é um circuito muito importante pois "casou" a impedância de dois circuitos diferentes sem complicar em nada...


Não sei se deu para entender tudo... Se ler com calma acho que dá para entender...

Um abraço!
 
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, as 10:23:31 por Ledod » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 03 de Janeiro de 2012, as 14:43:09 »

Saudações,

Peço desculpas aos amigos por desvirtuar o tópico, mas queria saber se vocês tem o projeto do Craig Anderton ensinando passo a passo como fazer todo o procedimento. Pra falar a verdade não lembro bem se foi em um livro dele que vi... Estou sem esse livro aqui, ou não acho mais o projeto mas enfim, se alguém tiver e puder postar suas experiências será de grande valia. Jafram se a sua pergunta ainda não estiver devidamente esclarecida, fique a vontade pra retomá-la. Mas lembro que esse artigo tem muitas informações sobre as dúvidas da maior parte de quem adentra no mundo DIY.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 05 de Janeiro de 2012, as 09:21:18 »

Como o título é apenas Buffer, vou colocar minhas dúvidas aqui. GrAmorim colocou um buffer legal usando um OP Amp. Nele tem duas entradas e duas saídas. Queria saber umas coisas:


São duas saídas, blza, mas se eu quiser que haja um controle de tons único para as duas entradas, posso colocar o controle de tom depois do buffer ou isso irá "matar" o sinal que vai para o Power?

Segunda pergunta: Como melhor ficaria essa montagem::

Um amp vai ter um pré EF86 , um Valvelitzer, um buffer para Valvulado do GrAmorim que tem duas entradas e duas saídas um controle de Tom da Marshell e dois powers(mas tenho a opção de ser um só em 4R).

O valvelitzer queria que pudesse ser ligado e desligado (como um pedal de distorção), mas que os efeitos fossem colocados depois dele (para que fosse Guitarra > Distorção Valvelitzer > Efeitos > Pré valvulado EF86 > Buffer? > Power(s) > Falantes) e aqui acho que terei que deixar com o loop do amp mesmo.

Como fazer essa ligação sem muitos fios e chaves, alguém poderia dar uma sugestão (fiquei com receio das que pensei).
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, as 09:54:36 por designermx2 » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 05 de Janeiro de 2012, as 10:49:34 »

Citar
São duas saídas, blza, mas se eu quiser que haja um controle de tons único para as duas entradas, posso colocar o controle de tom depois do buffer ou isso irá "matar" o sinal que vai para o Power?


 Como? Não entendi! Se são duas saídas, tipo estéreo, precisará ter dois controles de tom. Pode-se usar um potenciometro duplo para controlar os dois ao mesmo tempo...

Citar
Um amp vai ter um pré EF86 , um Valvelitzer, um buffer para Valvulado do GrAmorim que tem duas entradas e duas saídas um controle de Tom da Marshell e dois powers(mas tenho a opção de ser um só em 4R).
O valvelitzer queria que pudesse ser ligado e desligado (como um pedal de distorção), mas que os efeitos fossem colocados depois dele (para que fosse Guitarra > Distorção Valvelitzer > Efeitos > Pré valvulado EF86 > Buffer? > Power(s) > Falantes) e aqui acho que terei que deixar com o loop do amp mesmo.
Como fazer essa ligação sem muitos fios e chaves, alguém poderia dar uma sugestão (fiquei com receio das que pensei).

 Eu acho que está complicando bastante as coisas hein haha. Sobre essa distorção, porque não faz um pedal dele, logo de um vez? Assim não complicaria o amplificador, colocar um monte de chaves...
 Colocar dois powers? Tem certeza? Você irá o amplificador em estéreo? Não acho que seja uma coisa muito legal ficar chaveando circuitos de potência, um mal contato e ja era o power...
 
 Um abraço!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 05 de Janeiro de 2012, as 12:40:46 »

Designer, você mencionou um buffer do GrAmorim com Opamp. Essas duas saídas que você falou são do buffer ou você olhou o datasheet do Opamp, tipo tl072 e viu que tem duas saídas nele?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
designermx2
Visitante
« Responder #10 : 05 de Janeiro de 2012, as 14:28:03 »

Citar
São duas saídas, blza, mas se eu quiser que haja um controle de tons único para as duas entradas, posso colocar o controle de tom depois do buffer ou isso irá "matar" o sinal que vai para o Power?


 Como? Não entendi! Se são duas saídas, tipo estéreo, precisará ter dois controles de tom. Pode-se usar um potenciometro duplo para controlar os dois ao mesmo tempo...

Citar
Um amp vai ter um pré EF86 , um Valvelitzer, um buffer para Valvulado do GrAmorim que tem duas entradas e duas saídas um controle de Tom da Marshell e dois powers(mas tenho a opção de ser um só em 4R).
O valvelitzer queria que pudesse ser ligado e desligado (como um pedal de distorção), mas que os efeitos fossem colocados depois dele (para que fosse Guitarra > Distorção Valvelitzer > Efeitos > Pré valvulado EF86 > Buffer? > Power(s) > Falantes) e aqui acho que terei que deixar com o loop do amp mesmo.
Como fazer essa ligação sem muitos fios e chaves, alguém poderia dar uma sugestão (fiquei com receio das que pensei).

 Eu acho que está complicando bastante as coisas hein haha. Sobre essa distorção, porque não faz um pedal dele, logo de um vez? Assim não complicaria o amplificador, colocar um monte de chaves...
 Colocar dois powers? Tem certeza? Você irá o amplificador em estéreo? Não acho que seja uma coisa muito legal ficar chaveando circuitos de potência, um mal contato e ja era o power...
 
 Um abraço!

Então Lelod, fiquei pensando nisso, mas já estou sem espaço para o set e seria mais fácil pra mim criar uma fonte pra tudo, mas já estou pensando em nem usar esse buffer (usar um outro aqui do forum que já tem um uso mais direto para o que quero: in, out e send e return).

Na verdade os powers iam funcionar com um sinal só de entrada, mas vou simplificar a coisa. Eram uns testes que eu ia fazer.

Isso seria porque ia colocar uma caixa 4x12 e nessa questão só tenho poucas opções para um TDA7294: Ligar cada par em paralelo e depois cada par formado em série para ter 8R, ligar duas em paralelo e ter dois powers para usar 100w cada lado em 4R e assim colocar mais som pra fora (total ficaria 200w).

Mas se fica complicado (eu tinha pensado que chavear ia ser complicado mesmo e arriscado também) ai agora que você confirmou meu receio estou pensando em recondicionar os falantes para terem 4R na caixa de 4x12 e fazer uma caixa de 2x12 com 8R de cada falante e usar apenas um power em forma de cabeçote.

Designer, você mencionou um buffer do GrAmorim com Opamp. Essas duas saídas que você falou são do buffer ou você olhou o datasheet do Opamp, tipo tl072 e viu que tem duas saídas nele?
Espanhol, no circuito está assim, mas o tl062 e o tl072 eles são dois em um, salvo engano (tem muito tempo que olhei o datasheet).

A dúvida agora é: Posso colocar o controle de tom depois do Buffer e quais as consequências mais prováveis disso (ex: poderia haver perda de seinal, modificar totalmente o som da entrada ou se é assim que deve ser ligado?)?

Como eu realmente não sei como se comportaria, estou perguntando isso. Caso funcione, vou inserir dessa forma.



Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #11 : 22 de Dezembro de 2013, as 00:17:11 »

Pá de ouro de novo hehe.
Achei um ótimo site que aborda a maioria dos burffer existentes, esta em inglês mas qualquer coisa da para usar o google tradutor hehe.

http://www.muzique.com/lab/buffers.htm
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
evil sense
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 213

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 34


Force & Honor


« Responder #12 : 26 de Junho de 2014, as 00:16:24 »

E ai handmakers!

Estou começando a brincar de fazer layouts e como estava buscando por um buffer e vi o esquema e, por ser pequeno e relativamente fácil, tentei faze-lo. gostaria que alguem desse uma olhada só p/ me dizer se estou no caminho certo.

eis o link: http://www.4shared.com/office/p39H8qagce/teste_layout_buffer.html

e claro, a fonte de onde tirei o projeto: http://multcomercial.com.br/blog/tutorial-buffer-para-guitarra-por-tom-tom-tone-effects/

Valeu!
Registrado

Evil S.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 26 de Junho de 2014, as 10:16:13 »

Este buffer não deve funcionar muito bem, pois acrescenta ruído ao sinal.  O ruído vem da fonte, pois o terra virtual deve ter um capacitor ao GND e do terra virtual deve ser derivado um capacitor resistor que vai até a entrada não inversora do amplificador operacional.

Tipo isto que está aí neste esquema(desconte o resto do circuito que não seja buffer):


Abraços, Saúde e Amor!
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, as 17:40:49 por Patines » Registrado
evil sense
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 213

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 34


Force & Honor


« Responder #14 : 26 de Junho de 2014, as 13:13:36 »

Valeu Patines!!

Na verdade queria que desse uma olhada no layout que fiz  Azn...estou saindo agora p/ comprar os componentes p/ fazer o buffer do Peter Cornish que a galera disponibilizou aqui no HM.

Esse do Tom Tone eu ia montar pois tenho os componentes aqui mas não a placa furada (como mostra no site deles) ai resolvi tentar desenha um layout seguindo o esquema (só não sei se fiz certo).

A proposito, como faço p/ colocar um link direto aqui (p/ baixar um pdf por exemplo)?

Valeusss
Registrado

Evil S.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal