Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:06:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ebow  (Lida 66885 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #75 : 09 de Setembro de 2012, as 19:54:13 »

Como fiquei curioso de ver funcionando, resolvi montar um, apesar da intenção ser montar um "sustainer".  Vou colocar aqui a foto de um que comecei a montar, e assim que estiver terminado, e caso funcione, então colocarei num tópico específico, já que o circuito, é um pouquinho diferente deste do layout aqui.  O meu está mais para o Ruby Miniamp, sem controle de volume, e com um resistor de 1k entre pino 1 e 8.

Segue abaixo a foto de como está ficando:




Abraços,
Alfredo
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #76 : 10 de Setembro de 2012, as 10:31:38 »

Muito legal Alfredo! ajuda agente ai a montar esse negócio só para nossa Alegria!!!! Legal!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #77 : 10 de Setembro de 2012, as 13:51:43 »

No meu caso vou ter que dar um jeito de diminuir o ganho.  Esta bobina grande é de um relé de ar-condicionado de 220V, com impedância de 8k1, como driver coloquei um núcleo de ferrite, onde enrrolei a esmo uma quantidade de fio (não sei a bitola) até encher o carretel.  Quando liguei o "Bicho" e aproximei da guitarra; comecou a "apitar"; pensei tá vivo!

Ou seja nesta configuração em que está, quando chega a aproximadamente 20cm já começa a dar realimentação acústica.  Vou ter que trocar o captador por um de menor impedância, ou trabalhar no ganho do LM386 para diminuir ou mesmo retirar o fet da entrada.

A bobina do driver ficou com 3R4 de impedância:




Vista inferior:



Assim que fizer mais testes posto o resultado.

Albraços,
Alfredo
Registrado

MuriloFrade
Visitante
« Responder #78 : 11 de Setembro de 2012, as 15:09:51 »

Já testei meu circuito de tantos modos que não sei mais o que pode ser. Tou usando para captar um buzzer de 50 ohms e para drive um de 16 ohm.

- Testei os dois buzzers indo direto para o jack do amp de guitarra e ambos tão conseguindo captar a corda vibrando;

- Testei um buzzer na entrada do amp  lm386 captando a corda da guitarra e na saida do amp lm386 pus a entrada para o amp de guitarra. Também captou o som da corda vibrando e ainda uma rádio gospel perfeitamente sintonizada.  Cheesy

- Testei na configuração do ebow, com um buzzer captando na entrada do amp lm386 e um buzzer para drive na saida do amp lm386, e a guitarra conectada ao amp de guitarra. O resultado é um ruído "DAMMMMMM" que não muda em nada movimentando os buzzers perto do captador da guitarra. Quando toco uma corda e alinho os buzzers com essa corda, o som dela sai bem amplificado no amp de guitarra mas muito dirtorcido, acho que saí o som da corda junto com o "DAAMM" parecendo um contra baixo com uma distorção no máximo.

- Testei com um potenciômetro entre os pinos 1 e 8 do lm386 para controlar o ganho e continuou o ruído, a diferença foi que mudou um pouco a frequência dele. Diminuindo o ganho o ruído some mas o ebow não consegue captar nada a não ser que eu toque alguma corda forte e aproxime e alinhe os buzzers com a corda. Mas o som que sai no amp de guitarra é um som distorcido como o mesmo de antes com o ganho alto.

Ambos os testes eu tentei também invertendo a polaridade dos buzeers mas não mudou em nada.
Não estou com mais idéias para descobrir o que possa ser esse comportamento estranho. O circuito está em um protoboard mas não acho que o ruído todo seja por isso.
Estava pensando em fazer um video para mostrar o problema caso não fique muito claro o que tentei explicar.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #79 : 11 de Setembro de 2012, as 19:36:34 »

MuriloFrade, todos esses testes eu fiz também! e realmente pega sinal de rádio da esse "DAAMM" e nada do efeito perfeito do Ebow. Complicado eu até deixei de lado porque eu fiquei praticamente dois dias testa aqui, ali troca isso, troca aquilo e nada! até bobina maiores eu usei mas infelizmente nada. Eu não sei como aqueles caras dos vídeos conseguiram porque é complicado o bichinho hahahaha!!! Abç
Registrado
Stark
Visitante
« Responder #80 : 02 de Maio de 2014, as 03:53:13 »

ressuscitando o topico, muito obrigado pelo layout Cheesy
vou monta-lo, porem, alguem sabe como funciona a parte que ele entra em modo harmonico e modo normal?obrigado
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #81 : 02 de Maio de 2014, as 08:16:23 »

Pela inversão de fase da bobina de saída.
Registrado

Stark
Visitante
« Responder #82 : 02 de Maio de 2014, as 10:25:38 »

Pela inversão de fase da bobina de saída.

muito obrigado, vou montar o projeto Cheesy
Registrado
rodmarck
Visitante
« Responder #83 : 16 de Setembro de 2014, as 08:51:33 »

Pela inversão de fase da bobina de saída.

muito obrigado, vou montar o projeto Cheesy

Ressuscitando mais uma vez o tópico:

Stark, você conseguiu fazer? Vou fazer a partir do esquema do Viagem Mental. Pena que o pessoal que tentou aqui poucos conseguiram terminar o projeto Sad
Registrado
Rafael Zink
Visitante
« Responder #84 : 13 de Fevereiro de 2016, as 09:50:32 »

- Olá, sou novo no fórum e gostaria de compartilhar com vocês que eu consegui fazer o eBow funcionar.
- Eu montei o projeto que usa o resistor de 390ohm com o led. 
- Usei a bobina de um relé de 12v que a princípio era de 460ohm, desenrolei o condutor até baixar para 142ohm. Para a bobina de saída, usei um pino usado em captadores de guitarra, depois desmontei um indutor daqueles reguláveis e usei a base e o ferrite circular. Enrolei um condutor no pino até medir 16ohm, depois colei com cola quente o pino dentro do ferrite circular.
- Ele funciona bem, mas senti que fica mais fraco quando aproxima da corda mi (1ª) talvez porque seja mais fina.
- Logo mais posto as fotos e vídeo.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #85 : 13 de Fevereiro de 2016, as 14:56:03 »

Que boa notícia! Me animei a voltar a brincar com esse projeto.
Vou tentar construir/adaptar outros indutores.
Você se baseou nesse esquema? https://www.youtube.com/watch?v=1iccGqmEC-M
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2016, as 09:21:16 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Rafael Zink
Visitante
« Responder #86 : 13 de Fevereiro de 2016, as 15:45:51 »

Exato, montei este layout. Esta funcionando muito bem.

-----
Eu desmontei um indutor e substitui o núcleo pelo pino de captador de guitarra, com um condutor enrolado até medir 16ohm. 

-----
Ontem fiz outra modificação. Colei imãs de neodímio em cima dos núcleos dos transdutores.  O protótipo ficou "muito" mais potente e o tempo que leva para a excitação das cordas reduziu bastante.
https://youtu.be/jc1lgnM1K18
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2016, as 15:42:38 por Rafael Zink » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #87 : 15 de Fevereiro de 2016, as 18:21:25 »

Olá pessoal,

Me animei também a dar um gás neste projeto!
Achei um tutorial bem interessante de "como utilizar" o EBow e tirar o melhor dele:
      https://www.youtube.com/watch?v=0-8Bga3-Mj8
Para aqueles que tem, ou querem ter um EBow, vale a pena dar uma olhadinha no vídeo.
Abraços,

Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Yrae
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 13



« Responder #88 : 11 de Agosto de 2016, as 19:39:12 »

Boa noite galera, montei um ebow no esquema deste tópico. Usei dois buzzers (44ohm- in) (16ohm - out)

vendo alguns videos sobre o Lm 386 encontrei uma sugestão para reduzir o ruído dele. Colocando uma capacitor eletrolitico entre o positivo 9V e o terra. (como um filtro que usamos na alimentação dos esquemas de pedais)

Coloquei um eletrolitico de 220 microFaraday nesta posição que citei acima e consegui fazer o ebow funcionar (embora tenha que quase encostar na corda para ter o efeito) - sem esse capacitor não funcionou, acho que eliminando tais ruídos a realimentação fica mais objetiva o mais forte.

mesmo funcionando ainda não está utilizavel (vou tentar com os reles que o amigo postou aí em cima)

última coisa: o ebow funciona mesmo em captadores humbuker, em single coil fica fraco mesmo (falo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho um ebow original e sei como é gritante a diferença de funcionamento entre os dois tipos de captadores

abraço galera

Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #89 : 25 de Abril de 2021, as 22:21:12 »

Desculpe desenterrar mais um tópico...
Estou me organizando aqui para montar um Ebow e estou com algumas duvidas.
Consegui alguns buzzers de placa mãe mas todos são de 16R



Também achei estes que parecem com alto falantes porém possui a bobina com diâmetro maior, será que elas podem causar interferência nas cordas próximas? Estes possui algo em torno de 130R...



Estava pensando em utilizar o de 130R como sensor e o de 16R como drive...
Outra coisa é sobre a distância entre as duas bobinas, existe alguma distancia ideal? Sei que vou ter que fazer experimentações para achar o ponto ideal, mas tendo algumas referencias me ajudaria.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal