Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 01:54:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com protótipo de medidor ESR (protoboard)  (Lida 10604 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2015, as 19:21:57 »

Salve mais uma vez galera handmades!

Dessa vez, preciso da ajuda dos handmakers de elite aqui com meu probleminha enjoado!

Estou prototipando um circuito de um medidor de ESR do link abaixo:

Jay Diddy 5 Transistor ESR Meter: http://runawaybrainz.blogspot.com.br/2014/03/dr-browns-capacitor-esr-tester.html

Esquemático: http://1.bp.blogspot.com/-Oz-e_4aovQQ/UzG9-X_1wsI/AAAAAAAADVo/mjrrZKtcgVM/s1600/5+Transistor+ESR+Through+Hole+SCH.png

É um projeto relativamente simples, composto de 5 transistores, 4 - 2n3904 e 1 - 2n3906.

Acontece que, depois de levar mais de 5 horas para montar tudo:
- Revisei todas as conexões entre os jumpers
- Revisei as voltagens das trilhas de v+ com 5v e com 9v
- Revisei a conexão entre todos os grounds
- Revisei a orientação de todos os transistores.

Não sei mais o que fazer para "debugar" esse circuito que simplesmente não funciona.
Alguém me dá uma luz?  Sad

Segue as fotos abaixo:







Muito obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2015, as 20:02:29 »

- Primeiro era bom você dizer o quê não funciona.
- Estude o esquema que você informou, tem informações importantes e interessantes (veja a observação sobre o comprimento das pontas de prova, por exemplo e descarregar o capacitor antes de testá-lo).
- Quando se monta circuitos em protoboard existem alguns problemas com isso: aparece muita capacitância parasita entre as linhas paralelas, é pouco, mas às vezes suficiente pra matar um sinal pequeno ou a oscilação (pode matar ou criar, pode ser necessário pular algumas linhas ao inserir os terminais para que não fiquem adjacentes a outras linhas ocupadas); as linhas de alimentação se degradam com os jumpers e o comprimento (coloque alguns capacitores de 100nF em alguns pontos dos rails de alimentação.
- No esquema ele separa o circuito por blocos. É bom sempre ir montando por blocos, verificar o funcionamento e depois prosseguir com os blocos seguintes. No caso, tem o bloco de alimentação (que segundo você está ok) e em seguida o bloco do oscilador de 100kHz. Verifique se tem essa oscilação (no coletor de Q2), já que a existência dela é fundamental para o funcionamento. Talvez precise de um osciloscópio pra ver isso ou um multímetro com frequencímetro. Se tiver, continue com o bloco seguinte: driver (Q3), se chega o sinal ao capacitor em teste. Por fim é que se verifica o funcionamento do circuito em ponte (amplificador diferencial) que aciona o medidor (ele tem a corrente de fundo de escala certo  e atende ao requisito do esquema sobre a resistência interna + trimpot ?).

Legal esse projeto. Se funcionar, avise que eu vou montar um também.

Boa sorte.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2015, as 20:05:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2015, as 22:05:42 »

A ajuda que necessita, é apenas para "debugar" este medidor de ESR, ou serve a indicação de outro medidor?

Caso sirva outro, neste link tem 2 que eu tenho certeza que funciona, pois já montei os dois, tanto para mim, quanto para amigos.  Eu uso o primeiro do link: http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t1115-dois-medidores-de-esr  Com uma grande vantagem, de medir os capacitores sem retirar do circuito, e sem descarregar (com exceção de capacitores de grandes capacitância em fontes de alta tensão).

Apesar de quanto conheci, estes medidores de ESR, foi em outro link, mas agora não estou achando.

Boa sorte,
Alfredo

-----
Acabei achando: http://www.py2bbs.qsl.br/esr_meter.php
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2015, as 22:08:40 por Alfredo Padrao » Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 15 de Fevereiro de 2015, as 10:40:05 »

antes de entrar no circuito... o amperímetro não deveria ser de 50 uA? o da foto me parece ser de 50 mA!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Gin
Visitante
« Responder #4 : 15 de Fevereiro de 2015, as 12:34:11 »

Xformer: Obrigado pelas palavras, vejo que ainda tenho muito a aprender  Cheesy
Vou arrumar um frequencímetro e analisar bloco por bloco como você sugeriu, quando funcionar te aviso, em reviews ringos, ouvi falar bem desse medidor ESR

Alfredo: Obrigado pelas indicações, com certeza serão muito bem aceitas. Vou montar outros além desse que estou montando, gostei do medidor número 2, o de 150 Khz sem necessidade de transformador

Hgamal: Rapaz, só fui ver isso agora. Eu tinha confundido microamperes com miliamperes e acabei comprando esse de 50mA na sta efigênia...  Batendo Cabeça
Por acaso, esse seria o motivo do circuito não dar sinal de vida?
Vocês saberiam algum local em SP que venda desses mili amperímetros analógicos? Eu rodei em muitos lugares pra encontrar esse de 50mA...

Obrigado e abraço !
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 15 de Fevereiro de 2015, as 12:48:01 »

Diego Gin,

Acho que a forma mais fácil e barata de adquirir estes medidores é comprar estes multímetros mais baratos, desta forma você retira a placa original interna, e monta o medidor de ESR, aproveitando a caixa e o micro-amperímetro, apenas tendo que fazer outra escala para o novo instrumento.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 15 de Fevereiro de 2015, as 13:02:54 »

Preste bem atenção:

- Seu medidor tem um fundo de escala de 50 mA. A cada 10 mA ele tem 10 divisões. Cada uma destas 10 divisões representa 1 mA.
- No medidor de ESR, se ele estiver no máximo da escala, ele apresentará 50 uA, ou seja, uma medida 20 vezes menor que a menor divisão do amperímetro que você comprou!

Se tudo estiver funcionando no circuito que você montou, este engano é mais que suficiente para "estragar" o resultado!

Uma forma de testar o equipamento, sem o amperímetro que você comprou errado, é colocar o multímetro no lugar do amperímetro. Isto se o multímetro tiver sensibilidade para medir microamperes!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Gin
Visitante
« Responder #7 : 15 de Fevereiro de 2015, as 13:14:32 »

Diego Gin,

Acho que a forma mais fácil e barata de adquirir estes medidores é comprar estes multímetros mais baratos, desta forma você retira a placa original interna, e monta o medidor de ESR, aproveitando a caixa e o micro-amperímetro, apenas tendo que fazer outra escala para o novo instrumento.

Boa sorte,
Alfredo

Alfredo, esses multimetros analógicos baratinhos de 20 reais possuem o painel medidor de 50uA?

-----
Galera, acho que matei a charada, fiz a sugestão do Hgamal e coloquei o multímetro na escala de 2mA, e vi que tem alterações na medição:

Sem cap:


Com cap:


Estão o circuito estaria 100% ?



« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, as 14:58:52 por Diego Gin » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 15 de Fevereiro de 2015, as 15:58:07 »

Na verdade, sem o capacitor (sem ESR) o valor deveria ser maior do que com capacitor (inserindo portanto a ESR no circuito);
Veja se colocar outro capacitor altera o valor. Depois tente calibrar o trimpot para dar 50uA no seu digital.
Observe que a escala é invertida (0 ohms na direita)

Sobre o multímetro, compre os de sensibilidade de 20kohms/V (isso vem marcado no painel da escala), eles vão ter o microamperímetro de 50uA  (é o inverso de 20kohms/V). Eu tenho um da marca Smart YX-360 que tem esse microamperímetro como medidor básico.

Mas antes, com esse miliamperímetro de 50mA de fundo de escala que você tem, experimente desparafusar  os dois parafusos na parte traseira, retire o vidro, e tente retirar o mecanismo do galvanômetro (cuidado que ele é delicado). Se ele usar um microamperímetro para fazer esse miliamperímetro, deve haver um resistor de valor baixo (menos de 10 ohms) em paralelo com os terminais do medidor. Esse resistor é o shunt e serve para ampliar a escala do medidor. Se você retirá-lo, pode fazer o miliamperímetro se tornar um microamperímetro de novo (depois meça o valor do resistor e da resistência interna do medidor sem esse resistor, que vai dar pra calcular o fundo de escala do medidor).

E se não funcionar depois disso tudo, eu vou botar a culpa na falta do capacitor de fluxo (que o autor da página usou no medidor dele).   Cheesy    
Obs. se você não assistiu "De Volta para o Futuro", e não conhece o Dr. Brown, não vai entender.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, as 16:08:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2015, as 16:06:16 »

Os mais vagabundos, tem um  micro-amperímetro com fundo de 200uA.  Mas mesmo assim funciona neste circuito.  Os mais comuns usam 100uA.

Veja que no esquema que você citou, tem uma referência de medidores entre 50uA e 100uA, e ainda tem um potenciômetro em série de de 10k para ajuste, no lado positivo, e R24 pelo lado negativo. (ou ainda usar a observação que existe no esquema para calcular o valor de R24)
Registrado

Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 15 de Fevereiro de 2015, as 16:35:02 »

Na verdade, sem o capacitor (sem ESR) o valor deveria ser maior do que com capacitor (inserindo portanto a ESR no circuito);
Veja se colocar outro capacitor altera o valor. Depois tente calibrar o trimpot para dar 50uA no seu digital.
Observe que a escala é invertida (0 ohms na direita)

Sobre o multímetro, compre os de sensibilidade de 20kohms/V (isso vem marcado no painel da escala), eles vão ter o microamperímetro de 50uA  (é o inverso de 20kohms/V). Eu tenho um da marca Smart YX-360 que tem esse microamperímetro como medidor básico.

Mas antes, com esse miliamperímetro de 50mA de fundo de escala que você tem, experimente desparafusar  os dois parafusos na parte traseira, retire o vidro, e tente retirar o mecanismo do galvanômetro (cuidado que ele é delicado). Se ele usar um microamperímetro para fazer esse miliamperímetro, deve haver um resistor de valor baixo (menos de 10 ohms) em paralelo com os terminais do medidor. Esse resistor é o shunt e serve para ampliar a escala do medidor. Se você retirá-lo, pode fazer o miliamperímetro se tornar um microamperímetro de novo (depois meça o valor do resistor e da resistência interna do medidor sem esse resistor, que vai dar pra calcular o fundo de escala do medidor).

E se não funcionar depois disso tudo, eu vou botar a culpa na falta do capacitor de fluxo (que o autor da página usou no medidor dele).   Cheesy    
Obs. se você não assistiu "De Volta para o Futuro", e não conhece o Dr. Brown, não vai entender.

Eu desmontei o miliamperímetro e não tem nenhum resistor ali, medi a resistência entre as duas saídas e deu 1,3 Ohm
Acho que não tem jeito mesmo, ele não é um microamperímetro...

Eu vi os 3 de volta para o futuro, mas faz alguns anos, não lembro desse detalhe  Cheesy

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 15 de Fevereiro de 2015, as 16:39:53 »

Na foto parece que tem um fio soldado ligando os dois terminais (confirme).  Se for isso, ele é o resistor shunt (não é fácil achar um resistor de precisão no valor correto para o shunt, então o fio (de nicromo ?) funciona como resistor no valor necessário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #12 : 15 de Fevereiro de 2015, as 17:25:41 »

Na foto parece que tem um fio soldado ligando os dois terminais (confirme).  Se for isso, ele é o resistor shunt (não é fácil achar um resistor de precisão no valor correto para o shunt, então o fio (de nicromo ?) funciona como resistor no valor necessário.

Eu medi com esse resistor então, entre os 2 terminais e deu 1,3 Ohm. Se eu retirá-lo, o medidor vira um microamperímetro?
Vou cortar ele, depois como eu realizo a medição? Medindo novamente os 2 terminais?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 15 de Fevereiro de 2015, as 17:52:09 »

NÃOOOO, não corta ele.   Senão depois você não consegue reconstruir o miliamperímetro se quiser depois.  Apenas dessolde os fios que vão para o medidor (o enroladinho e o preto) e meça a resistência do medidor (deve dar mais de 3k a 10k).

Mede e posta o valor que a gente calcula e estima de quanto é o microamperímetro (depois você vai conferir com um potenciômetro de 100k com a fonte de 5V mais o seu multímetro digital).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #14 : 15 de Fevereiro de 2015, as 17:57:47 »

Obrigado Xformer!

Vou seguir as suas instruções e posto aqui logo mais  Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal