Filme para Máscara de Solda

Started by juloliveira, 16 de February de 2015, as 14:11:24

Previous topic - Next topic

juloliveira

**
Freqüente
Não tá morto quem peleia, tchê!
Nesse feriado passei os dias fazendo uma placa com as técnicas de tinha fotossensível. Usei para corrosão e máscara de solda.

Na parte de aplicar a máscara eu me dei bem mal. Eu sou péssimo com pinturas, aliás, eu detesto pintar e aplicar essas tintas exige um mínimo de habilidade. O resultado final foi o pior possível. Foram duas tentativas, na segunda o resultado foi ruim, mas deixei assim pois já tinha errado muito (contando com as tentativas com a tinta para corrosão) e estava cansado. Um detalhe é o "Power Supply" espelhado já que a máscara eu também imprimi errado, bem... na verdade está escrito errado no projeto da PCB.

[spoiler]

[/spoiler]

Pesquisando encontrei um filme de máscara de solda.

Alguém já utilizou? Percebi que é bem caro, cerca de R$ 70,00 um filme de 0.3x1m mas pelo video parece ser bem simples a aplicação.

https://www.youtube.com/watch?v=B0Syj4awcc8

Abração
Juliano Oliveira

Felipe144

*
Iniciante
  1. felipe14_saod@hotmail.com
Você esta usando pincel? A melhor forma que eu encontrei foi com centrifuga feita com HD velho, a tinta fica super uniforme.
Só dar uma pesquisada no google que você acha fácil como fazer a centrifuga

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Se tiver uma micro retífica pode fazer como nesse vídeo aos 17:00, alias achei muito interessante o modo como ele corta a placa, como espalha a tinta, o adaptador que fez pra retífica para aciona-la com pedal (no terceiro vídeo) terrível acertar o ponto com a retífica ligada  :D

http://youtu.be/7r8KmczVgpE
Americana-SP

juloliveira

**
Freqüente
Não tá morto quem peleia, tchê!
Eu tenho uma dremel, faço exatamente dessa forma retirando o excesso como uma centrifuga. Mas esse método tem uma falha, se gasta muita tinta, o rendimento é muito ruim. Nos furos eu comprei um suporte vertical da dremel mas acho que vou tentar aplicar a ideia do pedal  :D

Um detalhe... estou falando de máscara de solda, não máscara de corrosão.

Aplicar máscara de solda da mesma forma que a máscara para corrosão? A tinta de máscara de solda parece mais pastosa, será que fica bom também? Pode diluir com óleo de banana?

Detalhe:

O melhor método que vi até agora para aplicar a tinta é com aerógrafo

Confecção de placa PCB
Juliano Oliveira

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Isso é verdade gasta tinta mesmo!

Sim imaginei fazer a máscara de solda da mesma forma, mas nunca tentei e também não sei se dá pra diluir :( Mas gostei da ideia do aerógrafo!
Americana-SP