Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 22:44:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém consegue fazer essa placa de ci para mim ?  (Lida 23365 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #45 : 25 de Agosto de 2017, as 11:42:23 »

Foi isso mesmo que eu fiz. Peguei vários pequenos retalhos, coloquei uma identificação, apliquei a tinta em todos e os coloquei em exposição ao mesmo tempo, retirando um a um com intervalos de 5 minutos, guardando-os em um local escuro. Depois, ao revelar, escolhi o que apresentou melhor resultado. No meu caso, como a lâmpada era "fraca", os intervalos puderam ser longos. Creio que com lâmpada adequada seja preciso controlar o teste com melhor precisão, pois os tempos serão muito menores.

Além disso, fiz a brincadeira toda colocando a placa no fundo de uma caixa pintada internamente de branco, para ter certeza que a "influência externa" seria pequena.

Preste atenção à distância que foi usada entre a fonte de luz e a placa nesta primeira experiência. Você deverá mantê-la depois (ou alterar, veja abaixo).

Lembrando das aulas de fotografia, há duas variáveis que podem ser trabalhadas: o tempo de exposição e a intensidade da luz. A variável "tempo" é óbvia, mas a maioria esquece da intensidade. Nada de dimmers no caso das lâmpadas (mesmo que elas permitam, o dimmer afeta muito a gama de cores). Basta variar a distância entre a lâmpada e a placa.

Então, uma vez que você encontrou um "tempo" razoavelmente adequado, pode tentar um novo lote de amostras, experimentando com distâncias um pouco menores ou maiores.

Determinados os valores ideais de tempo e distância, uma simples "caixa de luz" pode ser montada, de madeira ou mesmo papelão. Aí é só correr pro abraço, com um processo razoavelmente controlado. Só que a felicidade completa dura apenas um certo tempo, porque as lâmpadas UV tem vida útil bem curta (mesmo que continuem acendendo, a emissão da radiação UV reduz de forma acentuada em apenas uma centena de horas).

Já brinquei bastante com a luz do sol, mas é difícil controlar o processo. Dependendo da tinta/filme, o resultado pode variar bastante com as condições climáticas, a hora do dia, a inclinação da placa... O dryfilm fixa só uma variável, sua a espessura é constante. Mas com tinta, a coisa fica pior. Qualquer forma, tem muita "sorte" envolvida.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #46 : 25 de Agosto de 2017, as 13:54:57 »

O que eu aprendi a fazer no laboratório fotográfico da universidade foi cobrir toda a área menos uma pequena porção e fazer uma exposição. Daí move-se a cobertura para o lado expondo uma nova área. Repete o processo várias vezes até ter um negativo (ou positivo) com várias faixas de exposição. Escolhe-se a que está melhor e manda ver nas demais exposições.

O maior problema para expor uma placa será conseguir uma iluminação uniforme. Essas lâmpadas pequenas de 15W precisam ficar próximas do objeto e pode dar sombreamento de borda, com ocorria em fotos antigas, que tinham o centro iluminado e as bordas escuras por falta de potência na lâmpada do ampliador. Neste quesito o sol ganha de lavada! A insolação é bem uniforme em áreas menores que alguns quilômetros quadrados. Numa plaquinha então....
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #47 : 25 de Agosto de 2017, as 15:25:13 »

É isso mesmo, mas a tinta que eu uso/tenho não tem aderência muito boa. Ela dissolve com álcool se não estiver curada (com a luz). E é "binária", sem meio termo, ou resiste ao solvente se totalmente curada ou sai com qualquer esfregada.
Quanto à distância,  100% verdade. Eu uso a lâmpada num refletor e a deixo a 5 cm da placa. Não chega a ser problema para mim porque só faço placas pequenas "de vez em nunca", mas realmente é um transtorno.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #48 : 25 de Agosto de 2017, as 22:47:24 »

Será que essa lâmpada que comprei há tempos atrás serviria?
http://i.imgur.com/Is3DfSi.jpg
« Última modificação: 25 de Agosto de 2017, as 22:58:05 por Ramsay » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #49 : 26 de Agosto de 2017, as 11:15:38 »

Com certeza melhor que uma fluorescente normal e pior que uma UV "de verdade". Tem que testar o tempo de exposição.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal