Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 16:43:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blackstar HT Dual som falhando no canal 2  (Lida 13467 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 06 de Março de 2015, as 21:38:20 »

Boa noite!



Pessoas um amigo me trouxe esse pedal pra eu dar uma olhada e ele está com um defeito chato, aqueles defeitos intermitentes... Tem horas que fica um tempão funcionando as mil maravilhas e então de uma hora pra outra o som do canal 2 que é a distorção  mais pesada vai sumindo como num fade out e se precisa por volume do amp. muito alto pra conseguir escutar algum ruído de guitarra e o esquisito é que tem vezes que de uma hora pra outra o som cisma  de voltar e se o volume do amp. ainda estiver nas alturas... Já sabem o susto que dá né?  Ui

Peço humildemente a ajuda do senhores porque esses defeitos intermitentes são os mais difíceis de se achar.


parte do esquema (está faltando a parte da pcb de controle):

http://music-electronics-forum.com/attachments/23817d1371194012-blackstar-ds-2-ht-dual.gif


Algumas fotos da Internet de dentro do pedal:

http://yustech.blogspot.com.br/2012/12/blackstar-ht-dual.html
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 06 de Março de 2015, as 21:50:05 »

Ou é solda fria ou algum componente que esquenta e desanda o negócio. Pra descobrir qual é, existe um spray com congelante que se aplica em cada componente suspeito por vez. Aquele que esfriar e o circuito funcionar novamente é o pifado.

Que beleza esses transistores quase grudados na válvula ...   Toma na Cabeça

« Última modificação: 06 de Março de 2015, as 21:52:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 06 de Março de 2015, as 22:02:34 »

Renato esse spray é fácil de ser encontrado? Sabe me dizer o nome dele?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 06 de Março de 2015, as 22:19:50 »

Até que é fácil de encontrar, mas agora que vi que é caro:
http://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:13186,familia_id:215/congelante-aerossol-125ml

Veja se encontra em outra loja, com preço mais em conta.  Senão arrume umas pedrinhas de gelo seco e vai encostando elas nos componentes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 06 de Março de 2015, as 22:51:00 »

Esse pedal usa dois reguladores de 15 volts um positivo e outro negativo será que eles estão entrando em modo de proteção e fazendo o pedal desativar? E sobre o congelante é bem carinho mesmo!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 06 de Março de 2015, as 23:08:41 »

Esse pedal usa dois reguladores de 15 volts um positivo e outro negativo será que eles estão entrando em modo de proteção e fazendo o pedal desativar?
.

Se algum desses reguladores parasse, o pedal não funcionaria de modo algum, em qualquer canal. Cool
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 06 de Março de 2015, as 23:50:24 »

Citar
Que beleza esses transistores quase grudados na válvula ..

O fato é que essa válvula funciona com tensão DC baixíssima porque senão eles não colocariam os transistores tão próximos (apesar de que no esquema isso não é especificado).
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 07 de Março de 2015, as 00:00:34 »

Citar
Que beleza esses transistores quase grudados na válvula ..

O fato é que essa válvula funciona com tensão DC baixíssima porque senão eles não colocariam os transistores tão próximos (apesar de que no esquema isso não é especificado).
O que esquenta são os filamentos, que tem tensão fixa...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 07 de Março de 2015, as 00:08:40 »

Citar
O que esquenta são os filamentos, que tem tensão fixa...

Mas, mesmo assim não esquenta muito, porque o que realmente faz a válvula esquentar é uma alta tensão DC.

E digo isso porque tenho um pedal Radial Tonebone Plexitube que já fez parte do meu pedalboard, mas, não faz mais, porque é muito grande e com ele aberto e o filamento da 12AX7 aceso (acende bem pouco) notei que a válvula não fica mais que morna.

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 07 de Março de 2015, as 00:21:53 »

Citar
O que esquenta são os filamentos, que tem tensão fixa...

Mas, mesmo assim não esquenta muito, porque o que realmente faz a válvula esquentar é uma alta tensão DC.

E digo isso porque tenho um pedal Radial Tonebone Plexitube que já fez parte do meu pedalboard, mas, não faz mais, porque é muito grande e com ele aberto e o filamento da 12AX7 aceso (acende bem pouco) notei que a válvula não fica mais que morna.


Seria o suficiente para danificar os FETs ali, mas de qualquer forma, se você olhar o esquema, verá que são 270V nas placas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 07 de Março de 2015, as 01:04:40 »

Se algum desses reguladores parasse, o pedal não funcionaria de modo algum, em qualquer canal. Cool

De fato...  Batendo Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 07 de Março de 2015, as 01:21:15 »

Realmente, com 270V nas placas a coisa fica complicada.
Mas se isso fosse de fato causar um problema, a Blackstar não teria posto os transistores tão perto da válvula.

Se o som está falhando, então pode ser mal contato num dos 3 jacks P10 que, dependendo, as vezes ficam em série com o sinal e, por isso, sugiro a inserção de um plug P10 nas 3 saídas, depois de borrifar um limpador spray de contatos elétricos em cada uma delas.
Isso resolveu o problema de falha no som do meu Tonebone.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 07 de Março de 2015, as 13:59:45 »

Mas se isso fosse de fato causar um problema, a Blackstar não teria posto os transistores tão perto da válvula.

Empresas grandes também fazem c@g@d@s !

Se o som está falhando, então pode ser mal contato num dos 3 jacks P10 que, dependendo, as vezes ficam em série com o sinal e, por isso, sugiro a inserção de um plug P10 nas 3 saídas, depois de borrifar um limpador spray de contatos elétricos em cada uma delas.
Isso resolveu o problema de falha no som do meu Tonebone.

Antes de ler essa sua mensagem eu já tinha pensado em borrifar um pouco de limpa contatos em spray nos conectores, chaves, pots (??) e jacks agora o farei.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mercury
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 253

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46



« Responder #13 : 24 de Novembro de 2019, as 20:43:37 »

Olá pessoal tudo bem? Para não criar outro tópico resolvi postar neste.

Estou com um pedal destes aqui, que comprei novo a quase dois anos, e agora o pedal está sem graves, quando mexo no controle de graves não percebo nenhuma mudança no som. Os outros controles funcionam perfeitamente. Alguém saberia me dizer onde posso verificar no circuito onde poderia ter algum problema? Através do esquema vi que eles é bem complexo e não gostaria de fazer nada de errado que estragasse de vez o pedal.

Desde Já agradeço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 24 de Novembro de 2019, as 21:06:41 »



Verifique o próprio potenciômetro de graves (o VR2  BASS) e o resistor R45.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal