Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:18:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tudo sobre cabos  (Lida 11690 vezes)
Moiseshendrix
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 168

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 27 de Março de 2015, as 14:36:30 »

Texto excluído por conter internetês.

Citar
Modo bonzinho ON: A próxima mensagem com tanto internetês será excluída. Leia as regras.

Moderador 2: Eu não sou bonzinho como Plautz, na próxima eu te dou suspensão.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 16:01:44 por xformer » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 27 de Março de 2015, as 14:55:58 »

Este é um assunto que tem me interessado de uns tempos pra cá.

Eu nem me interesso tanto pela parte técnica, mas mais pelo resultado prático e o custo.

Eu tenho cabos "satã angelo" Evil que são os cabos de baixo custo que quase todo mundo compra no começo, depois comprei um Planet Waves e notei grande diferença, mais agudos.

A mesma coisa com um Fender que veio na minha strato, som mais claro e mais agudos.

Recentemente montei uma pedal board de 12+ pedais e comecei a notar que precisava investir nos cabinhos e o nome mais conceituado é o tal do George L, e claro, os Monster Cables e Lava Cables, caríssimos.

Então eu acho que vou ficar no "nível" Planet Waves mesmo, embora o kit deles para fazer cabinhos de pedal board custe mais de 300 reais. Huh?

Abraço.  

Planet Waves:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640902546-kit-cabos-pedais-planet-waves-pedal-bord-cable-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634767840-kit-de-cabos-planet-waves-cable-station-pw-gpkit-10-loja-_JM

George L:

http://www.banzaimusic.com/Premade-Cables/

http://www.amazon.com/George-Ls-Effects-Black-Nickle/dp/B000HQMS2U

Vídeo de um versus o outro:

https://www.youtube.com/watch?v=0dYobOLnpRQ


P.S.: Será que o plug influencia muito na qualidade final do som?

O cabo George L (só o cabo, sem plugs) custa por volta de 33 reais o metro, uns 3 metros seriam suficientes pra mim, e eu poderia colocar plugs em "L" da Satã Angelo mesmo.

Será que só o cabo de boa qualidade é o suficiente?
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 16:23:32 por Ferro_Velho » Registrado
adautomarttau
Visitante
« Responder #2 : 27 de Março de 2015, as 17:12:14 »


Então eu acho que vou ficar no "nível" Planet Waves mesmo, embora o kit deles para fazer cabinhos de pedal board custe mais de 300 reais. Huh?

P.S.: Será que o plug influencia muito na qualidade final do som?


Cara eu tenho esses cabinhos ,comprei um kit pra fazer o teste e fiquei surpreso!São os melhores que já usei,parece que agora lançaram um novo kit,não sei se só mudou a estética,mas com certeza eu quero testar pra ver.Recomendo!

Sim um plug de boa qualidade faz muita diferença mas o segredo é o cabo.
Se não me engano os Santo Angelo usa bitola 0,20mm ou 0,25mm em seus cabos mais baratos o ideal é acima de 0,50mm ,não tenho certeza quanto ao Planet Waves mas chuto que a bitola deles é acima de 0,75mm .

Outro cabo que vale a pena ter é o Planet Waves American Stage . Muito bom!


Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 27 de Março de 2015, as 17:23:40 »

Oi Adauto,

Mas os tão aclamados George L são de bitola 0.155...

Tem também de 0.225, ou será que isso não é a bitola e sim alguma outra coisa?

Abraços.


http://www.georgelsstore.com/custom.html

Neste link acima, nas letrinhas amarelas na parte de cima da página, eles dizem que não há diferença no som entre os .155 e os .225, então é capaz de isso ser algo como a espessura do isolamento externo, para ficar mais ou menos flexível.  Não sei...

Mas é isso, ou eu compro os kits da Planet Waves (teriam que ser 3 kits Shocked) ou compro só o cabo George L e os plugs em L dourados da Satã Angelo:




O problema é que eu preciso de muitos plugs, uns 20 mais ou menos, pois são 12 pedais + o wah wah e alguns pedais são estéreo então seria mais 1 plug por pedal, e mais os do pedal seletor de canais (+4), os do IN e do OUT estéreo.

Eu acho que vou ter que fazer isso aos poucos... Cry
 


-----
E agora ?!? =>   http://www.ultimate-guitar.com/columns/gear_maintenance/the_truth_behind_instrument_cables.html   
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 19:20:48 por Ferro_Velho » Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #4 : 27 de Março de 2015, as 19:56:54 »

pra mim tem 3 coisas em cabos de guitarra que os fazem "soar" de forma diferente...

1 - Malha de blindagem: A malha externa tem que ser mais fechada, com mais cobre e com a maior quantidade de "tentos" possível
2 - bom isolante: quanto melhor o isolante menores serão as perdas, claro o isolante tem que ser flexivel
3 - Condutores de cobre o mais puro possivel

O cabo de guitarra é um circuito RLC complexo, ou seja, tem RL no "cabinho" do meio e RC do "cabinho" para a blindagem e poderia ser simplesmente modelado como um RL série com um RC paralelo, mas não é tão simples.... Evil
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 27 de Março de 2015, as 20:05:11 »

Pois é betoknigth, e segundo o texto da Ultimate Guitar acima você esta certo.

E o pior é que o autor diz que os cabinhos da pedal board não são importantes, que só o que liga a guitarra na board e o que liga a board no amplificador é que são.

E que o único truque que realmente conta é manter o tamanho o mais curto possível, o resto é apenas marketing.


Abraço.

P.S.: Já pensou eu gastar quase mil reais em kits de cabos Planet Waves ou uns 300 reais comprando só o cabo George L e os plugs Satã Angelo e descobrir que nada mudou no som?
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 20:07:19 por Ferro_Velho » Registrado
adautomarttau
Visitante
« Responder #6 : 27 de Março de 2015, as 20:24:15 »

Não sei se essas são medidas da bitola,mas se forem certamente estão em polegadas e não em milímetros.
Os george ls tambem são bons,mas os planet waves me parecem mais robustos...
Se a grana ta curta compre os plugs santo angelo mesmo , com os cabos george ls ou planet waves , com certeza seu som vai mudar.
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #7 : 27 de Março de 2015, as 20:33:48 »

Esses dias eu estava lendo sobre isso, e li em algum lugar que a diferença entre os cabos não é tão grande a não ser no preço, mas nessas procuras acabei me deparando com essas duas soluções da santo Angelo  Evil um P10 duplo e um duplo em Z, no link vocês vão entender melhor.

http://www.santoangelo.com.br/adaptador-p10md

http://www.santoangelo.com.br/plug-p10-duplo-z

Isso deve ser a melhor solução, já que elimina o cabo, só não dá para usar em tudo, porque aqueles pedais que o plug de 9v fica do lado já atrapalha.

Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Moiseshendrix
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 168

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #8 : 27 de Março de 2015, as 20:59:12 »

Obrigado pelas respostas aí pessoal.
Fazia tantos anos que não entrava no forum para participar que fiquei até sem jeito. Quando participava ativamente nos anos de 2006-2007 as coisas eram mais amenas por aqui. Senhor moderador, o senhor apagou a minha mensagem e não vi nem qual foi meu erro. A justificativa foi internetês, mas apagando e ameaçando me expulsar sem eu ver qual foi a palavra ou frase citada, não aprenderei com o erro. Mesmo assim peço desculpas por não ter lido as regras, com certeza elas mudaram muito neste tempo que estive ausente, e a nossa mente, por esquecimento talvez, pelo não uso, falha em determinados ambientes.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 27 de Março de 2015, as 21:50:16 »

Pois é betoknigth, e segundo o texto da Ultimate Guitar acima você esta certo.

E o pior é que o autor diz que os cabinhos da pedal board não são importantes, que só o que liga a guitarra na board e o que liga a board no amplificador é que são.

E que o único truque que realmente conta é manter o tamanho o mais curto possível, o resto é apenas marketing.


Abraço.

P.S.: Já pensou eu gastar quase mil reais em kits de cabos Planet Waves ou uns 300 reais comprando só o cabo George L e os plugs Satã Angelo e descobrir que nada mudou no som?

Os captadores das guitarras são fontes de tensão fracas, e possuem impedancia interna relativamente alta, e em geral são indutivas algo como um RL, então conectadas a um cabo (RLC) ruim terá um resultado péssimo... por isos muitos usam captadres ativos ou ainda circuitos ativos dentro da guitarra...

Estes circuitos ativos melhoram esse casamento de impedancia e propiciam fontes de tensão fortes com baixa impedancia....ai qualquer cabo dá conta do recado.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #10 : 27 de Março de 2015, as 21:58:47 »

Como já escreveu o Mestre Nelson Pass, audiófilo/audiota ama cabos. E parece que esse amor foi assimilado pelos guitarristas das mais diversas matizes, infelizmente.

Duas perguntas:

1a. Alguém sabe me informar qual o "cabo" preferido por JP, EC, PT, JB, MB, RB, MF, JMcL, SRV etc. etc. etc. etc. etc. ? Não ? Eu respondo: aquele em espiral extensivel, nada melhor do que uma extensão telefonica meia-boca,  que custava uma merreca na Edgware Road, a Santa Ifigênia londrina.

2a. Alguém já viu/ouviu o nacional RFS-Brasil KMP AF 2x20AWG (T) # 412.007 CP 0120 ? Não ? Vale a pena ! Em paralelo (2x20AWG) perfaz 17AWG (1,04mm²) com malha trançada, muito bem trançada (braided). Instalem um plug Switchcraft em cada ponta em temos aquilo que JP ( e muitos "outros") usava em 99,99999999% das suas apresentações ao longo de duas decadas.

Mas quem quiser sofisticar mesmo, é só apelar para o Mogami, igualzinho aquele que Mr. Slash usou em sua apresentação no mês passado aqui no RJ.
Vai ser bem melhor e mais em conta do que aqueles que a indústria do Hi-Fi "high-end" está tentando enfiar goela abaixo dos guitarristas já faz um bom tempo.

Rock On !
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 27 de Março de 2015, as 22:13:47 »

Fazia tantos anos que não entrava no forum para participar que fiquei até sem jeito. Quando participava ativamente nos anos de 2006-2007 as coisas eram mais amenas por aqui. Senhor moderador, o senhor apagou a minha mensagem e não vi nem qual foi meu erro. A justificativa foi internetês, mas apagando e ameaçando me expulsar sem eu ver qual foi a palavra ou frase citada, não aprenderei com o erro. Mesmo assim peço desculpas por não ter lido as regras, com certeza elas mudaram muito neste tempo que estive ausente, e a nossa mente, por esquecimento talvez, pelo não uso, falha em determinados ambientes.

Não faz anos que você não posta alguma coisa. Eu verifico o histórico de mensagens do usuário pra ver se foi apenas um deslize ou se o internetês é usual nas mensagens postadas pelo fulano. Mesmo na sua última mensagem de 21 de julho de 2014 (portanto nem faz 1 ano), já tem internetês (que eu não sei como eu deixei passar). Se olhar nas demais, quase todas tem esse mau costume. Se você quiser saber o que é internetês e onde você viola as regras, basta reler suas mensagens antigas, estão repletas de internetês.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1349.msg147330#msg147330

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=profile;u=307;sa=showPosts
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #12 : 27 de Março de 2015, as 22:56:38 »

Vejo que estão falando sobre cabos gringos, mas eu dei uma boa pesquisada nos últimos dias sobre cabos e eu vou surpreender vocês.

Alguém já ouviu falar na Tecniforte?

Eu fiquei impressionado com a qualidade desses cabos e já está na minha lista de compras o modelo "Animal", é uma marca brasileira e de excelente qualidade.

Segue um review da própria Tecniforte de como é o cabo internamente.
https://www.youtube.com/watch?v=9fz-k2sCSVo

Segue também um review feito por uma pessoa sem vínculo com a marca, o Roberto Torao e CIA também fizeram reviews, mas acredito ser mais transparente assistir esse do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=QkHaVZzUBzY

Também recomendo o site deles onde tem mais informações.
http://www.tecniforte.com.br/

Digam o que acharam.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 22:58:38 por cesar.carazza » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #13 : 27 de Março de 2015, as 23:04:32 »

Atualmente eu só uso dois cabos de guitarra de 3 metros, ambos Planet Waves com circuit breaker, e que são ligados, um entre a guitarra e a entrada do pedalboard ou pedaleira e o outro ligado entre a saída de um deles e o amplificador.
Por curiosidade, medi a capacitância e ambos marcaram algo em torno de 27 pF o que confere com os dados do fabricante.

Antes eu usava 2 cabos de 3 metros confeccionados por mim mesmo há anos atrás.
Medi a capacitância e ambos marcaram algo em torno de 200 pF, ou seja, quase dez vezes mais.

Mas, essa capacitância de 200 pF, principalmente no cabo ligado entre a guitarra e o dispositivo, deixa o som da guitarra mais gordo e encorpado devido ao fato dele jogar mais agudos para o terra, o que, em certos casos, soa muito bem!!

Agora, cabinhos em "L" de interconexão de pedais, eu afirmo, com certeza, que comprar de marca é jogar dinheiro fora!!

Eu só uso cabinhos em "L" que eu mesmo confecciono e os faço do tamanho que eu quero para interligar os pedais desde o último até o primeiro, passando por loops e afins.

E digo isso porque um cabinho em "L" normal de 15 cm por exemplo (eu normalmente faço de 10 cm) não marca nada de capacitância, ou seja, está abaixo da capacidade de aferir do capacímetro.











Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 27 de Março de 2015, as 23:17:56 »

Bem eu andei lendo mais sobre o assunto e desisti de comprar cabo caro para a pedal board.

Vou fazer exatamente como o Ramsay disse.

O meu Planet Waves é de 3 metros e tem o circuit breaker também, então vou comprar outro igual.

E vou fazer os cabinhos dos pedais com o meu primeiro cabo, um satã angelo que tem 5 metros, vou picotar ele todo em pedaços de 10cm, assim só vou comprar plugs de boa qualidade e pronto.

Obrigado a todos pelas respostas.

Abraços.
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 23:37:54 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal