Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Junho de 2024, as 09:56:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desenvolver esquema próprio de um amplificador  (Lida 15436 vezes)
agtsouza
Visitante
« : 01 de Julho de 2010, as 21:49:51 »

Bom galerinha do HM ando bem afastado ultimamente.. Passando sufoco aqui no meu curso... Bem o que venho aqui falar a vocês seria, quero criar um amplificador próprio, chega de ficar fazendo "clones" de esquemas que vejo por ai, quero algo único desenvolvido por mim que trabalhe com as configurações que eu desejar, então venho ao HM pedir ajuda aos amigos. Pergunto a vocês se conhecem algum material onde eu possa buscar as informações necessárias pra bolar o amp. Ou se me recomendam algum link, livro, ou o que sejá que possa me ajudar nessa jornada!
Abraço a todos, Augusto
Registrado
fumaça
Visitante
« Responder #1 : 01 de Julho de 2010, as 23:02:40 »

Que tipo de amplificador? Seria para guitarra, baixo, multiuso(eca!), para voz, teclado ou outra coisa? Pode começar montando uma FAQ para si mesmo com as características de um amplificador "ideal" para você. Eu começei montando o ruby e fiquei satisfeito, daí parti para estudar e montar valvulados. No meio do caminho, senti necessidade de montar algo imediato, transistorizado. Busquei informações na internet mesmo e adquiri um caminhão de conhecimento que nunca sonhava adquirir com o Dr. Google.
   Bom, sem mais delongas: comece tirando a idéia do papel. Seria um transistorizado? CI? Que tipo de resposta você espera dele?(quando digo resposta é sobre freqüência, não resposta existencial ou espiritual! Azn) Difinindo isso, fica mais fácil passar ao próximo passo: Qual potência? Seria algo agressivo ou amp de estudo? Seria algo para tocar com banda e pequenos shows? Por aí vai...
   Te indico procurar alguns projetos prontos e analizar o circuito. Também indico procurar teoria sobre amplificadores (classe A, classe B, classe AB,etc). Se você entende bastante de eletrônica, fica beeem mais fácil, porque é só adaptar o conhecimento.
Bom, é isso. Qualquer coisa "tamos aí!"
Abraço
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #2 : 02 de Julho de 2010, as 00:03:48 »

Sobre as características pensei em algo transistorizado com uns 200 a 300w rms versão stereo,hi-fi (t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não curto esse multi uso aushahsua) que utilize um transformador de 35+35v 10A ou 24+24V 10A (to com eles parado aqui) para frequencias, quero algo que toque 40Hz a uns 20KHz, algo que toque os graves mas agudos t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), sabe... Ontem a noite dei uma buscada em esquemas transistorizado, percebi que eles tem um ckt bem semelhante, mas me faltou a parte teórica de calculos dos resistores e tal pra mim especificar qual peças utilizar nos esquemas e quem sabe criar um esquema próprio. também pensei em fazer um estágio totalmetente transistorizado nada de amps operacionais, para um pré com controle de volume grave, agudos, talvez um controle pros médios. Ando meio ocupado, e condificuldades (falta de tempo) pra fazer um pesquisa a fundo no Dr. Google, mas pode crer que na medida do posssível irei "encher o saco" do Google. Também pensei em fazer um amp AB misturar um pouo das duas classe A e B! Estou começando com calma, tenho já alguns esboços, mas para amps de baixa potência e tal e não sei se funciona, ainda falta especificar alguns resistores e tal...
Abraço a todos, Augusto
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #3 : 02 de Julho de 2010, as 10:30:43 »

agtsouza, desculpe o termo que vou usar, "não tem como inventar a roda duas vezes"

na parte de amplificadores não tem muito o que fazer,,, voce poder ver que todos os esquemas são meio parecidos,,,

se voce reparar nos esquemas,,, os resistores e capacitores variam,,, conforme o semicontudor que voce usa,,, mais em principio é tudo a mesma coisa

eu aconselharia voce montar um amp classe AB,, pois pra mim é melhor classe, que une as melhores partes das classes A e B

para maiores potencias,, voce precisa de maiores transformadores,,
com voltagens mais altas o transistor trabalha em carta total (mais sempre consulte seus datasheet)

a unica diferença que eu ja vi em amplificadores comerciais,,, é na parte de comparadores,, tem amps que usam 2, 4 e até 8,, mais do resto é tudo igual

veja voce mesmo: o sinal passa pelos comparadores,, vai para os drivers depois para os escitadores( algumas tem pré escitadores) depois vai para os de saida,, variando em pares ou em só npn ou pnp

ai vem o que eu disse,, dependendo do transistor que voce usa,, vai precisar polarizar corretamente,,, pois isso os compontes passivos variam

outro estagio que voce vai encontrar são os de proteção,,, mais isso são adicionais não vai interferir no funcionamento

eu tenho um amplificador que eu montei aqui usando só o basico necessario para funcionar,, vou ver se acho o esquema e despois eu posto para ver se ajuda

boa sorte
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #4 : 02 de Julho de 2010, as 11:03:58 »

Oks obrigado Scorpion, sobre o inventar a roda de novo, não é essa a intenção, realmente eles tem uma configuração bem semelhante, também tinha pensando em montar um ab pra juntar a fidelidade do a e o rendimento do b, o que realmente me encontro perdido (cáculos a ser utilizado), é na polarização dos transistores e tal, a parte final de potência em si não é complicada, agora ando procurando algo sobre pré amplificadores pra fazer seus controle de tom...
Abraços a todos, Augusto
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 02 de Julho de 2010, as 15:26:44 »

Mas qual seu grau de conhecimento em eletrônica? Um mínomo conhecimento se faz necessário...
CRIAR amplificadores nào é uma tarefa fácil, montar projetos já clássicos e testados sim. Ainda mais se tratando de alta-potência (200 a 300 watts RMS? Sério?)
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
agtsouza
Visitante
« Responder #6 : 02 de Julho de 2010, as 18:26:20 »

Bem meu grau seria: estou cursando eletrônica na fundação liberato RS estou no quarto ano do técnico, final do ano concluo o técnico fora o estágio ano que vem, pra ganhar o certificado, ano que vem pretendo dar início na faculdade cursando eng. eletrônica. Sei que bolar um amplificador não é tarefa fácil, e sei que vou levar alguns meses projetando esse circuito. Olha em termos de matéria que tenho conhecimento, alguma coisa de potência (cursando) conhecimentos em eletrônica geral, digital... Coisas assim...
Abraço a todos, Augusto
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 02 de Julho de 2010, as 21:07:55 »

Isso é ótimo!

Mas voce quer CRIAR ou ADAPTAR? pois poderia encontrar circuitos que atendam a sua necessidade.

Outra coisa: a potência que voce mencionou, é mesmo tudo isso o que você necessita ou é apenas para exercitar a coisa?

boa sorte aí! Roqueiro
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
agtsouza
Visitante
« Responder #8 : 02 de Julho de 2010, as 22:56:01 »

Alex, pode me chamar de louco, mas gosto de potência.. sabe derrepente agora como primeiro projeto não precise ser algo tão potente como 300Wrms, mas uns 200W eu preciso, quero usar pra umas festinhas Evil ... Em criar ou adaptar, Pensei em pegar um esquema básico AB push-pull(é assim né que se escreve??), pois analizando uns esquema vi que são quase igual um ao outro...  e definir transistores resistores e capacitores, intutor, essas coisas... Cara neste momento a parte de potência não me preocupa pois depois de escolhido os transistores, é apenas polariza-los e fazer ajustes necessários no ckt pra funcionar, o que me preocupa é a parte de pré amplificação onde vou fazer ao controle dos tons... PS: sei que não é tão simples como mencionei agora a parte de potência... Galera também quero falar com um professor meu que da aula de potência pra mim, o cara é um crânio (não tive a oportunidade ainda de falar com ele) e ver o que ele me aconselha e tal e se ele me da um axílio durante o processo de desenvolvimento...
Abraço a todos, Augusto.
Registrado
fumaça
Visitante
« Responder #9 : 03 de Julho de 2010, as 10:44:29 »

Buenas!
Concordo com Alex Frias quando ele disse que 300RMS é coisa pra burro! Se quer fazer festas com potência, leve em consideração o tamanho do lugar que esse amp vai gritar(porque falar seria eufemismo!). Só para você ter uma idéia da coisa: uma casa de 100 m², com salas 4X4, um amp de 50WRMS já grita muito. Eu sei porque já fiz isso 7h só de sacanagem com a família!  Roqueiro
Mas se você realmente quiser 300WRMS acredito que possa fazer um classe AB em Pushpull mesmo. Alguns MOSFET talvez. Eu acho que seria perda de tempo fazer algo desse tamanho, porque comprar um pronto talvez saia até mais barato, visto que para você serviria somente a versão estéreo. Mas como disse, opinião minha.
Tenta pegar esquemas de amps parrudos e conferir com o datasheet do componente, com certeza vai te dar boas idéias. Eu poderia te ajudar mais se quisesse fazer algo à valvula, mesmo porque abandonei um pouquinho o transístor. Mas tenta por esse caminho, como o Alex falou: você pode ADAPTAR algum esquema básico já pronto.
Bom, é isso. Qualquer coisa estamos aí.
Abraço
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #10 : 03 de Julho de 2010, as 14:15:28 »

Olha, derrepente tenha "forçado" em relação a potência quando falei em 300Wrms, acho que 200W já está bom pro lugar que vou usar... e sobre gastar mais pra fazer do que comprar, creio que com os transformadores que tenho aqui, monto um moelo que tira uns 200W numa boa, sendo os tranformadores a parte mais caara do amp, talvez eu não gaste muito... tava vendo uns esqueminhas com push pull e mais um par de transistores em paralelo... fica legal me parece...
Abraço a todos, Augusto
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #11 : 03 de Julho de 2010, as 14:26:30 »

TDA 7294 é um bom começo
rende 100w e como você disse ser HI-FI presumo ser estéreo então 100+100
tudo bem que você disse transistorizado e o TDA é "chipamp"
mas é uma luz!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
agtsouza
Visitante
« Responder #12 : 03 de Julho de 2010, as 17:43:31 »

Também Chris, mas já tive experiências desagradáveis com chipamp como o lm3886 e alguns tda's, eles são meio chatinhos, como o lm, tava mó ruido fora de um chassi blinada como o tda t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), já os transistorizados, pelo menos os que montei não tive esse problema...
Abraço a todos, Augusto.

Aproveitando o tópico deixo aqui para os amigos um programa muito utilizado nas lojas de eletrônica... onde colocamos o nome do componente, transistor, diodo, diac, scr, triac... e ele nos mostra a pinagem, a função do componente, desenho do componente, e possíveis componentes equivalentes.
link pra download: http://www.4shared.com/file/bHgnwe2a/_2__Eletromaster2000-transisto.html
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, as 21:14:25 por agtsouza » Registrado
fumaça
Visitante
« Responder #13 : 03 de Julho de 2010, as 22:03:01 »

Boa noite
Você poderia tentar com transístores MOSFET, como aquele projeto francês que estava no fórum antigo. Aquele era de 100WRMS, em estério ficaria 100+100. Não curto transístor, mesmo porque hi-fi mesmo é válvula.(lance do transítor distorcer pois maneja baixa impedância, enquanto a válvula maneja alta impedância)Nunca pude comprovar tal teoria, mas sigo os mais entendidos no assunto. Também, pra mim o que importa é Low-FI(ganho gritante para abafar o som das gartantas vizinhas querendo parar a torrente de harmônicos de segunda ordem de um bom par de 6L6 Roqueiro )
Poderia começar a estudar MOSFETs, que são bons transístores. Também não deve ser muito difícil de fazer, eu nunca tentei, mas pelo projeto francês parece ser fácil.
ps.: só um adendo. Você gostaria de um amp para PA? Tipo classe AB certo? Por acaso conhece a AUDIOLIST? Lá os caras manjam bastante de PA. segue o link:
www.audiolist.org
Abraço
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #14 : 03 de Julho de 2010, as 22:15:30 »

A idéia não é PA não... só um hi-fi potente.. Andei lendo sobre PA's e dizem que ele tem mais potência do que qualidade, e eu sou chato quando se trata de qualidade sonora... vou procurar esse tópico ai que vc comentou. Tinha pensando também em mosfet, penso que talvez até seja mais fácil utilizar os mosfets.
Abraço a todos, Augusto.

Dei uma olhada no esquema que comentaste, gostei bastante, bem simples digamos assim, e com ele utilizo o transformador que tenho aqui numa boa, ele toca 160w em 4R  e 100 em 8R, bem interesante, fazendo umas mudanças aqui outras ali, posso deixa-lo com a "minha cara".

Vlws.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, as 20:58:43 por agtsouza » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal