Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:56:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Funções de um Tremolo  (Lida 3775 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 15 de Julho de 2015, as 01:28:28 »

Boa noite,

Andei pesquisando sobre as funções de um efeito de Tremolo e percebi que a função "Intensity" e "Depth" são sinônimos, ou seja, representam a mesma função (variação da amplitude da onda - volume).

Já a função Speed controla a variação da frequência.

O que eu gostaria de saber é se o Speed e o Rate seriam nomes diferentes para a mesma função, pois dependendo do pedal de Tremolo encontra-se "Speed" e "Intensity" ou "Rate" e "Depth". Finalizando, queria saber se apenas o nomes mudam e as funções continuam as mesmas.


Abraço.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #1 : 15 de Julho de 2015, as 08:57:08 »

Olá,
eu já vi circuitos com essas duas definições e as duas eram referentes ao potênciometro de Speed. Além disso ainda chamam de "frequency" também.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 15 de Julho de 2015, as 11:42:16 »

Sim, os três nomes se tratam da mesma função. Speed (velocidade), rate (taxa) e frequency (frequência) se tratam das oscilações do LFO. Já intensity (intensidade) e depth (profundidade) se tratam de quanto o sinal alterado pelo LFO é misturado ao sinal limpo.

Isso não se aplica somente a tremolos, mas sim a qualquer efeito controlado por um LFO.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 15 de Julho de 2015, as 11:56:52 »

Sim, os três nomes se tratam da mesma função. Speed (velocidade), rate (taxa) e frequency (frequência) se tratam das oscilações do LFO. Já intensity (intensidade) e depth (profundidade) se tratam de quanto o sinal alterado pelo LFO é misturado ao sinal limpo.

Isso não se aplica somente a tremolos, mas sim a qualquer efeito controlado por um LFO.

Outro nome usado para esse controle de mistura é Mix (mais usado com pedais de Delay/Eco mas já vi em tremolos também). Então ficaria assim:

- Intensity, Depth, Mix > Mistura do som limpo com o do efeito
- Speed, Rate, Frequency > Oscilação do LFO.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #4 : 15 de Julho de 2015, as 11:58:33 »

Acredito que o RATE é utilizado de forma errada.... RATE para mim é o mesmo que "duty cycle" ou seja, quanto da "onda" esta positiva e quanto está negativa sempre na mesma frequencia....pois a tradução literal de RATE é relação ou razão...

https://translate.google.com.br/#en/pt/rate



obviamente para quem utiliza o pedal esta informação não seria assim tão relevante.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #5 : 15 de Julho de 2015, as 18:35:41 »

Concordo com todos mas há tremolos que têm muito mais coisas por aí.
Há tremolos com até 8 parâmetros.
Nem sei se são necessários mas dependendo do cliente, ele vai gostar de ter muitas possibilidades.
O problema é conseguir sacar o som e tirar proveito de cada nuance do pedal.

Às vezes o mais simples é melhor.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #6 : 29 de Julho de 2015, as 16:27:05 »

Valeu pelas respostas!

Recentemente construí um EA tremolo e o mesmo foi entregue a um amigo para teste.

O que ele me relatou foi o seguinte:

Ele teve dificuldade para ajustar o Speed em algumas músicas, porque a velocidade variava sensivelmente, ou seja, começava em  1, 2, 3 ... dai pulava para 7 , 8 , 9 etc...
Utilizei um potenciômetro tipo Log, para corrigir isso eu deveria ter utilizado um linear de mesmo valor ?

Além disso ele relatou que o botão de volume no mínimo deixa o pedal no "mute", diferentemente dos booster que mesmo nessa posição deixam o som no volume de saída igual ao de entrada.

Pra finalizar, mesmo com o depth e o speed no mínimo, o pedal ainda consegue alterar o som com o efeito de tremolo.


Alguma ideia de como realizar estes ajustes?


abraço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 29 de Julho de 2015, as 16:55:07 »

alambike
Recentemente construí um EA tremolo e o mesmo foi entregue a um amigo para teste.
O que ele me relatou foi o seguinte:
Ele teve dificuldade para ajustar o Speed em algumas músicas, porque a velocidade variava sensivelmente, ou seja, começava em  1, 2, 3 ... dai pulava para 7 , 8 , 9 etc...
Utilizei um potenciômetro tipo Log, para corrigir isso eu deveria ter utilizado um linear de mesmo valor ?
Além disso ele relatou que o botão de volume no mínimo deixa o pedal no "mute", diferentemente dos booster que mesmo nessa posição deixam o som no volume de saída igual ao de entrada.
Pra finalizar, mesmo com o depth e o speed no mínimo, o pedal ainda consegue alterar o som com o efeito de tremolo.
Alguma ideia de como realizar estes ajustes?
abraço

Também andei lidando com um circuito do EA trêmolo, estes dias, e verifiquei o seguinte:

O oscilador realmente varia a frequência, e ás vezes ao ligar ele demora bastante para iniciar. Isso depende muito do transístor utilizado, e da temperatura ambiente. Alterar o potenciômetro talvez não resolva o problema, mas pode facilitar o ajuste. Se não me engano é um reverse log (curva C) . É um tipo de circuito que depende muito da qualidade de todos os componentes utilizados.

O volume é só um volume, não espere nada diferente disso. E esse pedal dá um ganho. mas não é um booster. O controle de volume serve para ajustar o nível de saída para ficar igual ao de entrada.

O depht não encerra o efeito pois essa não é a função dele. O que desligaria o efeito seria a chave bypass, como qualquer outro pedal. Uma footswitch dpdt.

Abs
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal