Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 16:35:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares  (Lida 51636 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #75 : 24 de Agosto de 2017, as 18:59:27 »

Não, este esquema é uma forma de fazer uma chave 2pdt funcionar como uma 3pdt, de uma olhada nos esquemas ? ? ? Mesa/boogie.



O chaveamento com ldr é muito silencioso, mas muitas vezes é necessário usar dois, um na cadeia de sinal e um aterrando a entrada de sinal seguinte, apesar dos ldr terem uma quantidade absurda de resistência, não consegue bloquear todo o sinal.

http://schematicheaven.net/m-mesaboogie.html
« Última modificação: 24 de Agosto de 2017, as 23:03:27 por EddieTavares » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #76 : 24 de Agosto de 2017, as 22:39:13 »

Não, este esquema é uma forma de fazer uma chave 2pdt funcionar como uma 3pdt

Mas no esquema só tem uma chave momentânea. Não é um eletronic bypass com transistores bipolares? Eu vi os esquemas mas não sei se entendi bem o lance com os LDRs.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #77 : 24 de Agosto de 2017, as 23:09:59 »

Não são chaves momentâneas, são LDRs.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #78 : 24 de Agosto de 2017, as 23:37:47 »

Acho que estamos confundindo os esquemas...  Cheesy
Estou me referindo a esse:



Só vi uma chave momentânea neste circuito. É esse que você usa nos seus pedais? Ainda usa ele da mesma forma sem mudar nenhum componente, ou existe alguma atualização?
Eu entendo que este é um Bypass eletrônico, mas estou querendo saber desse aqui mesmo. Não entendi muito bem o outro que faz parte do Mesa Boogie.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2017, as 23:39:21 por Albuquerque » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #79 : 25 de Agosto de 2017, as 08:46:05 »

O circuito não mudou, não tive tempo de trabalhar nele, entretanto, a base do qb4 deve ser conectada à saída do efeito que deve possuir um capacitor de acoplamento, este capacitor não deve exceder 220n, quanto maior o valor deste capacitor mais tempo ele vai levar pra comutar.

Sobre os LDR's, o circuito abaixo é um a/b box desenvolvido por um gringo de codinome Bajaman (possivelmente seja um mexicano), tente entender o "signal path" a cadeia de sinal, o restante do circuito é o flip flop, quando um dos leds liga o outro apaga, permitindo que o sinal flua pela saída desejada.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


E aqui o tópico do forum fsb:
http://freestompboxes.org/viewtopic.php?f=13&t=2564
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #80 : 25 de Agosto de 2017, as 09:09:02 »

O circuito não mudou, não tive tempo de trabalhar nele, entretanto, a base do qb4 deve ser conectada à saída do efeito que deve possuir um capacitor de acoplamento, este capacitor não deve exceder 220n, quanto maior o valor deste capacitor mais tempo ele vai levar pra comutar.

Seria um capacitor de 220n em série com a base onde tem escrito (effout). Entendi certo?

Sobre os LDR's, o circuito abaixo é um a/b box desenvolvido por um gringo de codinome Bajaman (possivelmente seja um mexicano), tente entender o "signal path" a cadeia de sinal, o restante do circuito é o flip flop, quando um dos leds liga o outro apaga, permitindo que o sinal flua pela saída desejada.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Acho que o Spoiler não está funcionando aqui. Tem que estar logado no FSB para poder ver?

-----
EDIT:
Consegui visualizar a imagem, foi só entrando no FSB. Meu cadastro estava inativo, aí tive que refazê-lo. Gostei de BAJA Silent Selector. Vou ver como posso adicioná-lo ao meu amplificador. Pelo que vi não vou ter nem perca nem atraso no sinal.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2017, as 09:22:57 por Albuquerque » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #81 : 25 de Agosto de 2017, as 13:40:06 »

Sim, agora você entendeu!  Roqueiro

Bom, como disse eu não usaria um flip flop em amplificador, há circuitos bem simples que necessitam alguma adaptação, como este que usa um transistor pra manter uma led acesa e a outra apagada:




E este abaixo que usa corrente dos filamentos pra alimentar o circuito e não usa nenhum componente ativo:


Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #82 : 29 de Agosto de 2017, as 10:35:10 »

Estava pensando aqui. . . De repente uma forma de reduzir o número de peças seria fazer a comutação por meio de um sistema tipo arduíno numa placa projetada para esse fim com relês. Não usar o Arduíno em si, mas o Atmega328 tipo 'stand alone'. Será que rola?   Roll Eyes
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #83 : 29 de Agosto de 2017, as 11:30:00 »

Estava pensando aqui. . . De repente uma forma de reduzir o número de peças seria fazer a comutação por meio de um sistema tipo arduíno numa placa projetada para esse fim com relês. Não usar o Arduíno em si, mas o Atmega328 tipo 'stand alone'. Será que rola?   Roll Eyes

Não vale a pena, mesmo usando um ATTINY de 8 pinos e menos portas, apenas para fazer o papel de flip-flop, você teria de acrescentar um regulador de tensão (78L05 pelo menos), resistores+transistores+diodos para acionar os relés (apesar das portas do microcontrolador fornecerem uma corrente razoável, a tensão de saída pode ser insuficiente e o ruído causado pela tensão reversa na bobina do relé pode travar ou danificar o microcontrolador).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Albuquerque
Visitante
« Responder #84 : 29 de Agosto de 2017, as 11:40:42 »

Não vale a pena, mesmo usando um ATTINY de 8 pinos e menos portas, apenas para fazer o papel de flip-flop, você teria de acrescentar um regulador de tensão (78L05 pelo menos), resistores+transistores+diodos para acionar os relés (apesar das portas do microcontrolador fornecerem uma corrente razoável, a tensão de saída pode ser insuficiente e o ruído causado pela tensão reversa na bobina do relé pode travar ou danificar o microcontrolador).

Estava pensando em algo do tipo:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Já vem todo montadinho, e os relês são acionados por opto-acopladores. Ainda tem a opção de separar a tensão dos relês da tensão fornecida ao Atmega. Além do mais cada relê quando acionado já acende um LED SMD na própria placa, que nada impediria de dessoldar e ligar LEDs convencionais por meio de fios.
No Mercado Livre uma plaquinha dessa tá por R$ 19,00.

-----
Veja isso:
http://www.instructables.com/id/Arduino-based-8-loops-pedal-switcher/
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, as 11:47:21 por Albuquerque » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #85 : 29 de Agosto de 2017, as 11:51:50 »

Rafael, você não viu os projetos do Hexaswitch e do Octoswitch aqui no fórum ? É isso que eles fazem: comutam o pedal de efeito entre bypass e efeito ativo, externamente ao pedal. Com o microcontrolador (no caso são usados PICs e não AVRs) ativando os relés que são as chaves analógicas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Albuquerque
Visitante
« Responder #86 : 29 de Agosto de 2017, as 11:59:40 »

Rafael, você não viu os projetos do Hexaswitch e do Octoswitch aqui no fórum ? É isso que eles fazem: comutam o pedal de efeito entre bypass e efeito ativo, externamente ao pedal. Com o microcontrolador (no caso são usados PICs e não AVRs) ativando os relés que são as chaves analógicas.

Exatamente, a ideia é essa! Entretanto, como eu já possuo um Arduino, gostaria de tentar.
Só que não encontrei o arquivo para o Hexaswitch. Será que foi apagado? Ou não procurei direito?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #87 : 29 de Agosto de 2017, as 13:38:06 »

Estava pensando aqui. . . De repente uma forma de reduzir o número de peças seria fazer a comutação por meio de um sistema tipo arduíno numa placa projetada para esse fim com relês. Não usar o Arduíno em si, mas o Atmega328 tipo 'stand alone'. Será que rola?   Roll Eyes

Honestamente não sei como isso iria reduzir o número de peças, mas como disse antes, você vai ter bastantes espaço dentro de um chassis de amplificador pra implementar o chaveamento.

Achei interessante o módulo de relays, neste o acionamento dos relays é feito indiretamente por opto acopladores (aqueles componentes pretos de 4 terminais), eu faria um controlador bem simples, por exemplo:



Várias marcas famosas usam este tipo de controle, dessa forma ao acionar a chave tanto a led do optoacoplador como a led do footswitch vão acender e se quiser acionar mais de um relê, basta liga-los em paralelo.

Boa Sorte!

Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #88 : 29 de Agosto de 2017, as 14:47:03 »

Honestamente não sei como isso iria reduzir o número de peças

Eu só iria utilizar o módulo relê (que já vem pronto) e pra fazer o Arduino Stand Alone só preciso do Atmega, dois capacitores e o cristal oscilador.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Pra regular os 5 volts é só preciso de um 7805 e dois capacitores. É bem menos peças do que o bypass eletrônico.
Além disso, com dois relês eu faço um 'true bypass'. Como no próprio módulo já vem LED não preciso me preocupar com essa parte.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #89 : 29 de Agosto de 2017, as 16:25:54 »

Se a intenção for a redução de componentes no chaveamento eletrônico, uma opção muito viável é mante-lo integralmente e apenas eliminar o flip-flop por uma chave mecânica qualquer de sua preferência.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal