Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 08:06:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares  (Lida 51466 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« : 03 de Julho de 2010, as 20:25:44 »

Eu não sei se esse é o lugar apropriado para postar esse circuito, já que ele não gera efeito algum, apenas serve para ligar ou desligar o efeito, da mesma forma que uma chave DPDT.  Quero ressaltar que essa é uma sugestão para o pessoal mais tarimbado com essas coisas.  Eu já usei esse circuito em vários pedais, e nunca tive problemas de defeitos ou ruídos com ele.

Esse circuito foi elaborado em uma época em que todos os grandes fabricantes usavam comutação eletrônica em seus pedais, e eu também queria implementá-la em meus circuitos, mas não conseguia encontrar os FETs para tal.  

O circuito da esquerda trata-se de um flip-flop básico, que vai controlar as chaves de áudio (T4 e T5) e o acendimento do LED indicador de efeito ligado (sem Millennia, Decennia e afins).  A chave de contato momentâneo na parte inferior deverá ser montada de forma a ser acionada com o pé (ou qualquer outra parte do corpo que você deseje...)

O circuito da direita compreende um pré buffer T3, que vai receber o sinal do instrumento e encaminhá-lo para a entrada do circuito do efeito e para a chave de áudio T4 que vai levar o sinal sem modificações para a saída do pedal.   A chave de áudio T5, quando acionada, vai levar o sinal da saída do circuito do efeito para a saída do pedal.

Eu fiz um layout para esse circuito, há uns vinte e poucos anos, e tem 2,5 por 3 centímetros, aproximadamente, a mão, e está meio confuso, com jumpers e afins.

Se alguém quiser se aventurar, não vai se arrepender, mas quero lembrar a todos que esse circuito vai meio que na contra-mão da tendência atual de true bypass.

Abraço a todos.


« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, as 12:25:47 por Adiel » Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #1 : 04 de Julho de 2010, as 00:50:36 »

Muito intessante.
Antes quem não queria usar as famosas dpdt (ou 3pdt etc...) de solo tinha que fazer aqueles circuitos brabos tipo o da boss.

Perdoe a ignorância, mas S1 não precisa de trava, não é?


Até mais.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, as 14:03:12 por Tiarlei Crist » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 04 de Julho de 2010, as 07:58:13 »

Isso mesmo, S1 é de acionamento momentâneo, só para mudar o estado do flip-flop, igual aos pedais da Boss, Ibanez, Chorus, Oliver e outros.
Registrado

Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #3 : 04 de Julho de 2010, as 09:19:27 »

ótima contribuição Adiel,,, parbens denovo!!!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #4 : 04 de Julho de 2010, as 09:39:37 »

Bem interessante o circuito porque não usa fet! Bem mais simples de implementar!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 04 de Julho de 2010, as 11:52:38 »

Esse circuito serve para quem quer usar uma chave com trava (latch) que permaneça ligada ou desligada.  Nesse caso, esse arranjo vai substituir o circuito da esquerda, do flip-flop.

Mensagem Mesclada
Esse próximo circuito, muito mais simples, serve para controlar as chaves de áudio com uma chave de 1 pólo e duas posições (1P2T), da mesma forma que o circuito logo acima, substituindo o flip-flop (T1 e T2) do primeiro circuito da página.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, as 12:03:41 por Adiel » Registrado

FRED
Visitante
« Responder #6 : 04 de Julho de 2010, as 12:22:05 »

 Adiel, parabéns pelos projetos. É exatamente o que eu estava precisando. Agora, duas perguntas bestas de iniciante: No primeiro esquema, não entendi aonde vão as "entradas e saídas", como no segundo esquema, se é que me fiz entender. Outra: no segundo esquema, o transistor TEM QUE SER o BC550?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 04 de Julho de 2010, as 12:29:36 »

As conexões PEDAL_INPUT e PEDAL_OUTPUT vão aos jacks de entrada e saída da caixa do pedal, respectivamente.

As conexões CIRCUIT_INPUT e CIRCUIT_OUTPUT vão ligadas à entrada e à saída (depois do volume) do circuito do efeito, respectivamente, na placa de circuito impresso, por exemplo.

Os pontos A & B são interligados.

Os transistores podem ser qualquer tipo de NPN de baixo sinal.  Eu prefiro os BC550 ou os BC549 pelo baixo ruído, mas pode ser qualquer um.  O pré buffer de entrada (T3) é mais crítico, pois pode gerar ruído branco (chiado, tipo chuva) no caso de pedais de alto ganho.

Abraço!
Registrado

keny
Visitante
« Responder #8 : 06 de Julho de 2010, as 00:36:47 »

Estou montando um Rotary speaker(LESLIE) vou usar essa idéia nele Valeu e obrigado pela contribuição Adiel  Palmas
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 06 de Julho de 2010, as 10:07:34 »

Muito engenhoso. Voce já o experimentou em algum projeto espeçifico de pedal?

Parabéns!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 06 de Julho de 2010, as 12:16:13 »

Nesse aqui, por exemplo, na plaquinha à esquerda, e outros que vendi há muitos anos.

Mensagem Mesclada
Na foto mais abaixo, num sustainer, usei comutação eletrônica com chave de pedal de 1 pólo.
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, as 12:38:03 por Adiel » Registrado

FRED
Visitante
« Responder #11 : 06 de Julho de 2010, as 14:23:13 »

 Muito obrigado pelo esclarecimento!!! É que eu achei que o primeiro esquema era já do bypass, o segundo já estava bem claro onde ficavam as entradas e saídas.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 06 de Julho de 2010, as 17:08:52 »

Uma opção muito boa e barata de bypass eletrônico. Com um pushbutton e algusn componentes baratos e de fácil aquisição merece um destaque mesmo! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #13 : 06 de Julho de 2010, as 17:41:21 »

Muito interessante esse esquema, vou montar uma plaquinha com ele para realizar uns testes, principalmente no GT2.

Parabens Adiel, ideia simples e brilhante
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 06 de Julho de 2010, as 18:19:51 »

Possivelmente irá ficar supimpa no GT2! Estou apostando em sua empreitada, boa sorte!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal