Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 11:12:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida na escolha de alto-falantes  (Lida 32739 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #30 : 25 de Agosto de 2015, as 09:33:02 »

Ledod,

Na minha opinião, sensibilidade conta mais para quem está interessado em volume.

A meu ver, as questões fundamentais neste problema são: curva de resposta do alto-falante e as não linearidades do mesmo. Como você bem sabe (não vou ensinar o padre a rezar a missa - mas coloco aqui para os demais apreciarem), embora estes dois parâmetros acabem por modificar o conteúdo harmônico do programa sendo tocado, eles são parâmetros bem distintos.

Mesmo com o exposto acima, não sei precisar qual é a melhor "cara" que as curvas de resposta tem que ter, nem qual o nível e características de distorção (não linearidade) que o alto-falante tem que apresentar, para ter um "som de guitarra" aceitável.

Uma coisa eu aprendi, no mercado nacional de alto-falantes não especializados para guitarra, é difícil achar algo que funcione perto do aceitável .
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #31 : 25 de Agosto de 2015, as 13:14:18 »

@Ledod:
Como mencionei antes, infelizmente não disponho do valor para um Alien, principalmente no meu caso que farei com 2x10 ou 2x12, então não seria apenas "mais R$100 em um Alien", tanto que vou comprar apenas 1 altofalante no momento (sem grana para comprar o segundo). Não sei se estarei infringindo as regras expondo valores, mas o que ocorre é o seguinte:

Alien Ace, numa pesquisa rápida, encontrei por R$249, e o 10PW3 na média de R$180. Aqui em Campinas me cobraram R$170 pelo 300W10, enquanto em São Paulo achei o mesmo altofalante por R$105 (125 com frete via Pac). Se eu dispusesse do valor do Alien conseguiria comprar o par de 300W10 que estou querendo, e com + R$100 poderia pensar em um Eminence The Cooperhead ou mesmo um Celestion Seventy 80.

Como o Haroldo mencionou, existem muitas variáveis a serem consideradas além da "sensibilidade". Em um grupo no Facebook me disseram que "se chegar alguem com um altofalante de 100dB vai engolir o meu", mas como não pretendo entrar em um "campeonato de pancadão" creio que não haveria problema nisso.

Agora vejamos alguns dados, sem intenção de comparação, apenas uma análise (muito) superficial: Li em algum lugar, não lembro onde, que as frequências ideais para guitarra estão entre 60 e 6000Hz, inclusive ouço falar muito bem do 10PW3, como sendo um dos pouquíssimos altofalantes atualmente que é "aceitável" para utilizar em amplificador de guitarra (ao contrário do irmão maior, 12PW3, que a maioria fala que é péssimo pra isso)

10PW3: 98dB / 60-6000Hz
300W10: 95dB / 70-6000Hz
Celestion Rocket 50: 95dB / 85-5000Hz
Celestion Green Back: 95dB / 95-5000Hz

Se levarmos apenas isso em consideração, dos 4 citados o "melhor" é o 10PW3, pois além da maior sensibilidade tem uma faixa de frequencia muito mais abrangente, enquanto o GreenBack seria a pior escolha, por ter pouca eficiencia em graves e, talvez, agudos com pouco brilho. Em tempo, um GreenBack custa "míseros" R$640.

Incluí o Oversound na lista por acreditar que talvez atenderá a proposta que pretendo para o amplificador, não quero agudos "irritantes", e também não pretendo usar uma mega distorção com guitarra 7 cordas detunada, quero algo mais voltado à AC/DC, Led Zeppelin, Ramones e etc.

Enfim, seja o 10PW3 ou o 300W10, pegarei à nivel de teste mesmo. Alguém um dia deu a cara á tapa, testou o 10PW3, e gostou. Vai que a gente encontra mais uma opção no mercado? Considerando o "custo" não seria um prejuízo tão grande, pois na pior das hipóteses posso utilizá-los depois como altofalantes de testes, em futuras montagens.

Peço desculpas se cometi algum equívoco na "análise superficial"  que fiz acima, se falei alguma besteira quero que me corrijam, pois embora eu tenha pesquisado não entendo muito sobre as caracteristicas ideias para cada tipo de aplicação, então posso ter entendido tudo errado.

@Hgamal:

Sei bem da dificuldade de se encontrar altofalantes "adequados" pra guitarra no mercado nacional, aliás, isso sempre é comentado quando o assunto é "duvida sobre altofalante". Espero um dia ter condições de investir em um altofalante melhor e definitivo, mas até lá vou ter que usar algum "quebra galho" de baixo custo ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #32 : 25 de Agosto de 2015, as 14:38:33 »

 Haroldo:

 Sim, a sensibilidade é a eficiência mecânica, maior sensibilidade, mais "som" se produz, porém, sempre que utilizei de falantes de baixa sensibilidade em amplificadores de guitarra me deparei com um som ruim, um tanto quanto "fechado" e com falta de dinâmica...

 Claro, a sensibilidade é apenas um parâmetro "fixo", a curva de resposta indica realmente o que acontece, mas analisando-o isoladamente, sempre constatei isso, quanto maior a sensibilidade, melhor ele se comportava para guitarra.

 Diego:

 Claro, se você acha que o custo benefício é bom, compre, faça alguns testes e conte para nós! Realmente, 100 reais é bem barato por um falante de 10". Fazer uma caixa 4x10" seria bem interessante se eles forem legais para guitarra!  Cool


 Um abração!

 Eduardo
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, as 16:30:05 por Ledod » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #33 : 27 de Agosto de 2015, as 17:41:11 »

A "flexibilidade" do conjunto mecânico certamente (ou a falta de) acarretará na relação a quão rápido o falante responde à diferentes impulsos.

Fica parecendo que a sensibilidade de certa forma também se relaciona em razão direta com a capacidade reproduzir com mais precisão e nuanças.

Além, claro, de se conseguir mais eficiência em relação a volume versus potência aplicada.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #34 : 28 de Agosto de 2015, as 21:39:30 »

Citar
Agora vejamos alguns dados, sem intenção de comparação, apenas uma análise (muito) superficial: Li em algum lugar, não lembro onde, que as frequências ideais para guitarra estão entre 60 e 6000Hz, inclusive ouço falar muito bem do 10PW3, como sendo um dos pouquíssimos altofalantes atualmente que é "aceitável" para utilizar em amplificador de guitarra (ao contrário do irmão maior, 12PW3, que a maioria fala que é péssimo pra isso)

10PW3: 98dB / 60-6000Hz
300W10: 95dB / 70-6000Hz
Celestion Rocket 50: 95dB / 85-5000Hz
Celestion Green Back: 95dB / 95-5000Hz

Apesar de sempre ter fabricado ótimos alto-falantes eu acho que a Selenium está mentindo e extrapolando os dados sobre o 10PW3, porque eu duvido que ele tenha sensibilidade de 98db, simples assim...
E o Celestion Green Back nem deveria estar nessa lista, porque ele ganha dos outros três juntos com um pé nas costas, e só tem baixa sensibilidade devido ao imã de alnico que utiliza.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #35 : 30 de Agosto de 2015, as 11:30:14 »

Os falantes de guitarra mais antigos, não eram campeões de sensibilidade.

Na minha cabeça (que não anda lá estas coisas) sensibilidade é um fator menos importante! Nunca escolhi falantes baseados neste parâmetro!

(complementado) Estava escrevendo isso e fui ver a sensibilidade do Private Jack e me assustei: 101 dB - Acho que estou ficando surdo! Smiley
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 11:32:21 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #36 : 30 de Agosto de 2015, as 11:56:05 »

 Eu gostaria de algum dia testar um Red Fang com 102,5 dB e ver se realmente aquele imã gigante de alnico e sensibilidade absurda fazem tanta diferença...  Cheesy

 http://www.eminence.com/pdf/Red_Fang.pdf

 Com um amplificador de baixa potência, estilo 18w, ele deveria casar muitíssimo bem.

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 11:57:37 por Ledod » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #37 : 30 de Agosto de 2015, as 15:18:42 »

Engraçado que aquele nacional "Wanted" é anunciado como 104,2 DB de sensibilidade e isto é atribuído principalmente a armação plástica.
Muito tentador. Até pelo preço.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #38 : 30 de Agosto de 2015, as 16:13:43 »

Bom, muitos já me disseram, e também li comentários de muitos outros, dizendo que nem sempre os "parâmetros" utilizados para testes são iguais, muitos fabricantes utilizam "artimanhas" para passar uma determinada "imagem" sobre um produto, não que seja uma especificação falsa, mas os parâmetros foram obtidos com uma medição "incorreta" ou "diferente".

Em muitos videos que vi, os timbres que mais me agradaram partiram de altofalantes com média entre 95~98dB, sei lá, talvez minha percepção esteja alterada, mas concordo com a opinião do Hgamal, sensibilidade conta mais pra quem busca volume. Se sensibilidade fosse tãaaao importante assim, será que um falante com frequencia de resposta entre 40Hz-3000Hz 102dB seria adequado pra guitarra??

Lembro dos Altofalantes RK, nacional também, que o "G4" aqui do fórum testou, falaram muitissimo bem dos altofalantes, e sequer me lembro de ter lido as especificações do mesmo. Da mesma forma, ouço falar bem dos Wanted, mas não há nenhuma informação no site da Mickwolf, exceto polegadas e impedância. De onde tiraram os 104dB?

Não desmerecendo os nacionais, acredito que de fato sejam bons, afinal nada melhor que alguem que utiliza/utilizou o produto para comentar sobre o mesmo, mas no caso da Mickwolf nem ela propria disponibiliza a informação no site. Muitos "consagrados" tem 101dB, o Wanted é anunciado como tendo 104. Será o Wanted melhor que um Red Fang, ou terá apenas mais "volume"?? Quais foram os parametros utilizados nos testes realizados nos Wanted??

Por essas e outras que fico na dúvida, no "papel" pode ser perfeito, mas na prática ser completamente diferente. Falaram acima sobre a possibilidade da Selenium extrapolar os dados do 10PW3, mas convenhamos, seguindo um raciocínio lógico, devo confiar na documentação fornecida pela Selenium (que é uma das mais "completas" que já vi) ou na "documentação" (Huh?) dos Wanted??

Enfim, como mencionei anteriormente, não quero que pensem que estou desmerecendo os nacionais, estou expondo isso apenas para entenderem o motivo de eu ter tantas duvidas sobre altofalantes adequados para guitarra, bem como a "importancia da sensibilidade" nisso tudo.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 17:01:35 por Diego Bueno » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #39 : 30 de Agosto de 2015, as 17:47:58 »

Em minha percepção parece ser exatamente o contrário do que tenho ouvido.
Quero dizer: para os do high gain, a sensibilidade pouco ou nada importa.
Para mim este parâmetro (quando real) tem maior importância no timbre/dinâmica do que no volume sonoro.
Me parece ainda que a sensibilidade não interfere em altos volumes.
Um falante realmente mais sensível em tese é mais fácil de excitar. E isso em guitarra fará um diferença gigantesca dependendo do seu gosto e do estilo que se toca.

Mas é claro que o que sempre moveu a indústria foram as artimanhas "marketeiras" que acabam subjugando a engenharia. Os aparelhos de som caseiros supostamente com milhares de watts rms é uma das comprovações disto.
Neste caso só testes (sem pré conceitos ou paixões) para saber o que é real.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 30 de Agosto de 2015, as 18:43:56 »

De onde tiraram os 104dB?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #41 : 30 de Agosto de 2015, as 19:12:42 »

Sim quem, mas quais as especificações dele?? Como chegaram nesse valor?? Quais os metodos utilizados para "medir" isso?? E onde está essa especificação de 104dB no site deles?? http://www.mickwolf.com/

Aliás, 30-50-75W 8ohms refere-se ao modelo "Sheriff", o modelo Wanted (citado no topico) tem 80-100-120W 16ohms.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, as 19:21:01 por Diego Bueno » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #42 : 30 de Agosto de 2015, as 20:44:26 »

...Aliás, 30-50-75W 8ohms refere-se ao modelo "Sheriff", o modelo Wanted (citado no topico) tem 80-100-120W 16ohms.

Se for isto há um erro na imagem postada que mostra: Wanted, 8R, 75W
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #43 : 30 de Agosto de 2015, as 21:36:04 »


Se for isto há um erro na imagem postada que mostra: Wanted, 8R, 75W

Imagem abaixo retirado do proprio site da Mickwolf. No site deles, além de especificações diferentes de impedância e potencia para o modelo Wanted, não fala nada sobre as caracteristicas gerais como sensibilidade, frequencia de resposta, material utilizado na carcaça, cone, borda...

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #44 : 31 de Agosto de 2015, as 03:59:12 »

Estou cada vez mais curioso com estes "wanted", mas 104.2 dB SPL é forte!

Colocados lado a lado com um Green Back, no mesmo modelo de amp, falará 9 dB a mais!

Cada 3 dB aplicado é equivalente a dobrar a potência do AMP. Ou seja, um amp de 50 watts parecerá ter 400 Watts quando comparado com ao Green Back? (50 + 3dB = 100W, + 3dB = 200W, +3dB = 400W)

Ou estou errando a conta?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal