Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 16:05:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida na escolha de alto-falantes  (Lida 32696 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 10 de Agosto de 2015, as 14:55:58 »

Boa tarde à todos.

Estive pesquisando pelo fórum, mas ainda não consegui chegar á uma conclusão.

Realizei a compra do TSW e seu respectivo transformador, para montá-lo em um power-amp transistorizado de 100W, que era de um antigo amplificador que possuo.

Pensei em utilizar alto-falantes que tivessem um custo "baixo" porem com qualidade ao menos "aceitável", pois sei que falantes ruins podem arruinar o resultado final do projeto. Entretanto esbarrei em um pequeno "problema".

Medindo a impedância do alto-falante original de 12" vi que ele tem 8ohms (mais precisamente 6.2ohms), corroborando o que li sobre medições de RE (Resistência Elétrica do fio da Bobina), onde encontrei as informações aproximadas:

RE – 1,2 a 1,4 – Impedância de 2 ohms
RE – 2,8 a 3,2 – Impedância de 4 ohms
RE – 5,8 a 6,2 – Impedância de 8 ohms

Como acredito que o alto-falante original tenha sido dimensionado de acordo com o projeto (e vice-versa), eis que surge a dúvida:

Eu havia cogitado a hipótese de fazer uma caixa 2x10" utilizando um par de Selenium 10PW3, até por ter resposta de frequência "adequada" à utilização em amplificador de guitarra. Mas se o amplificador trabalha com 8ohms na saída torna inviável a utilização deles em paralelo, e em série poderia haver "perda de volume", embora o amplificador trabalharia mais "confortável".

De acordo com essa "inviabilidade" de utilizar o par de 10PW3, vocês teriam alguma indicação/sugestão de alto-falantes de 4ohms, com especificações semelhantes ao 10PW3? Ou seria melhor manter os Selenium e ligá-los em série?

Pretendo montar a caixa com 2x10, principalmente por questões de tamanho e peso, mas se houverem opções de alto-falantes de 12" com bom custo x beneficio, posso repensar o projeto e fazer 2x12.

Abraços
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, as 15:33:20 por Diego Bueno » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 10 de Agosto de 2015, as 15:43:03 »

Olá Diego,

Considere também a possibilidade de reformar o Falante que você já possui, caso goste dele e ele não esteja Ok. 
Provavelmente será o melhor custo / benefício.

Abraços,

Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 10 de Agosto de 2015, as 18:44:41 »

Então Antonio, o principal "porém" em reformar o alto-falante que já tenho, é que nunca testei alto-falantes de qualidade e/ou especificos para guitarra, não sei dizer se ele é adequado para tal utilização (mesmo sendo original do fabricante do amplificador).

Infelizmente não encontrei novamente o topico que fala sobre as caracteristicas ideias para aplicação em amplificador para guitarra, mas me lembro de ter lido algo como "frequencia entre 60 e 6.600hz". Baseado nisso achei algumas opções com valores dentro do meu orçamento, porém não sei afirmar se são adequados para a utilização que pretendo. Alguns exemplos abaixo:

Khromus Voicer Light 10" 100w
Potência RMS: 80 watts
Impedância Nominal: 4 e 8 ohms
Sensibilidade: 98dB SPL
Resposta de Freqüência: 65 a 6000 Hz

Oversound 10" 150W
Impedância Nominal: 4/8 ohms
Resposta de Frequência: 60~6.000 Hz
Freq. Min. De Corte: 100 Hz
Sensibilidade 1w/1m: 95 db
Potencia RMS: 150W
Diâmetro da Bobina: 2 polegadas

Oversound 12" 150W
Impedância Nominal: 4/8 ohms
Resposta de Frequência: 50~6.000 Hz
Freq. Min. De Corte: 80 Hz
Sensibilidade 1w/1m: 96 db
Potencia RMS: 150W
Diâmetro da Bobina: 2 polegadas

Oversound Steel 300 10" 125W
Impedância: 8 Ohms
Resposta de Frequência: 70 ~ 6000Hz
Frequência mínima de corte: 100Hz
Sensibilidade: 95 dB
Potência: 125 Watts RMS
Diâmetro da Bobina: 1 1/2 pol.

O problema consiste justamente em saber se seriam adequados pra guitarra, ainda sou muito leigo em relação à leitura de dados de alto-falantes, não sei quais fatores principais devo considerar.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, as 20:53:48 por Diego Bueno » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 11 de Agosto de 2015, as 08:22:16 »

Simples, faça uma comparação destes com falantes de marcas reconhecidas de falantes para guitarra tipo Celestion, Eminence, Jensen e etc
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 11 de Agosto de 2015, as 09:14:21 »

No papel todos são ótimos. Na hora de tocar, um martírio!

Simples, faça uma comparação destes com falantes de marcas reconhecidas de falantes para guitarra tipo Celestion, Eminence, Jensen e etc
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #5 : 11 de Agosto de 2015, as 09:32:39 »

Bossman: Pois é, estive olhando as especificações em uma loja da Celestion, mas como é sabido por todos, não existe aqui no Brasil fabricantes em larga escala de falantes específicos pra guitarra, exceto exemplos como nosso amigo Ricardo "RK", mas que acredito que não produza em larga escala. Então os alto-falantes que encontro não são semelhantes nem no papel.

Hgamal: exato, isso também é um problema, no papel tudo pode ser "perfeito", e na hora "H" a historia é outra. Por isso pedi auxilio de quem tem mais experiencia, se talvez soubessem de alguma opção (além do 10PW3) que fosse ao menos satisfatória para realizar os testes iniciais do meu TSW, até que eu pudesse investir em falantes melhores.

Caso não surjam opções, estou cogitando a hipótese de adquirir o Oversound Steel 300 10" ou o Khromus Voicer Light 10", ao menos não são falantes de custo elevado, o prejuízo não seria tão grande caso não seja adequado para guitarra, e na pior das hipóteses posso reutilizar em outra coisa.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 11 de Agosto de 2015, as 10:39:07 »

Tenho uma fórmula mágica para este problema, ele é assim:

   2 x Eminence Private Jack

Mas tem que tocar umas horas para amaciar... depois... é só alegria!

https://www.youtube.com/watch?v=IwD9rmQDy_A
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 10:44:39 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #7 : 11 de Agosto de 2015, as 10:57:07 »

Tenho uma fórmula mágica para este problema, ele é assim:

   2 x Eminence Private Jack



A melhor sugestão de todas, Haroldo, sem dúvidas. O problema é a formula mágica pra fazer aparecer dinheiro no meu bolso, visto que um par de Eminence custaria praticamente o mesmo valor que paguei no meu Orange 35LDX  Cheesy

Sobre o video, não sei se é impressão minha, mas gostei mais do Vintage 30, achei as frequencia médias dele mais pronunciadas.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 11:06:03 por Diego Bueno » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 11 de Agosto de 2015, as 12:16:08 »

Sim, com o Vintage 30 a guitarra aparece mais fácil na mix.
Porém achei o som dos dois ruim nesse clip, o tipo de distorção usado, mas é gosto, né?
Se fosse me fiar pela demo não compraria nenhum dos dois...rs.
De qualquer forma o V30 mostrado parece que ainda não foi amaciado.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #9 : 11 de Agosto de 2015, as 12:41:39 »

De fato Alex, esse é um outro problema. Normalmente as câmeras utilizadas para gravar esses videos tem uma taxa de compressão do áudio muito alta, além de vários outros fatores como a equalização utilizada, efeitos e etc. Digo isso pois um amigo meu tem uma camera Zoom Q3 pra gravar drum-cover, os tambores e pratos soam bonito, mas a caixa da bateria soa comprimida, independente da caixa e da afinação que ele use, ficam todas com "o mesmo som", e dizem que essa Zoom é apropriada para essa aplicação.

Pra amenizar o problema procuro usar um bom fone para ouvir os áudios, mas ainda assim acho pouco prudente me guiar por "mídias" para tirar conclusões. Essa é a parte ruim de ser pobre, não posso me dar ao luxo de "errar" na compra  Embarrassed Ainda que no momento estou procurando falantes de baixo custo, mas seria desastroso adquirir um alto-falante do nível dos Eminence, Celestion, e o modelo não agradar (em relação ao timbre, não pela qualidade).

Agora, voltando à duvida, nas pesquisas que venho fazendo procuro observar a resposta de frequência (entre 60~6000Hz), impedância e a sensibilidade. Fiz uma lista aqui com as especificações de alguns modelos Celestion e Eminence para poder "comparar" com as opções que encontro. Se possível, alguém poderia citar quais seriam especificações adequadas para aplicação em guitarra, para eu ter uma idéia do que buscar? Ou talvez me dizer algum modelo dentre os "tops" que seja um "curinga", para eu tomar as especificações dele como referencia?

PS: por enquanto estou usando como referencia os parâmetros de 2 Celestion's, o Vintage 30 e o G12T-75, mas, como já era esperado, não encontra-se no mercado nenhum outro com especificações semelhante.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 11 de Agosto de 2015, as 14:08:16 »

O "gosto" é a coisa que nos distingue. No vídeo, eu prefiro muito mais o Private Jack.

Quanto a questão do preço, é uma realidade, não há como mudar.

Eu (olha o pronome) já procurei muito em falantes nacionais de fábricas grandes e não achei nada que achasse perto do aceitável.

O RK que testamos foi o que a gente podia chamar de alto-falante para guitarra. O resto é lixo.

Faço apenas uma exceção aqui, os 10PW3 da Novik são muito legais. Em alguns casos (alguns casos), eu os usaria mesmo que os Eminences fossem mais baratos aqui.

Um dia me perguntaram qual seria a minha primeira compra para incrementar um setup de guitarra. A maioria aqui compraria um captador. Se eu tivesse a experiência que tenho agora, minha primeira compra seria um alto-falante.

Olhando para trás, quando eu comecei, queria eu poder ter qualquer perereca nacional, por pior que fosse, com QUALQUER alto-falante para guitarra da Eminence, Celestion, etc.

Sei que é caro, mas vale a pena, mais que cordas novas, captadores e guitarras de marca. É uma questão de CUSTO-EFICIÊNCIA apenas. É o melhor que você pode fazer pelo dinheiro.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 16:02:32 por xformer » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #11 : 11 de Agosto de 2015, as 14:18:34 »

Então, Haroldo, concordo plenamente com seu ponto de vista, mas se for depender do meu bolso para 1 par de Eminence ou Celestion eu terei que adiar a montagem do TSW por bons longos anos, sem emprego fixo e trabalhando apenas como músico (o que é uma loteria) fica difícil estabelecer os falantes como "prioridade", por mais qualidade e "custo-eficiencia" que tenha.

PS: Se não estou equivocado, 10PW3 é da Selenium, não Novik (não sei se ambas as marcas tem alguma relação).

Aliás, eu havia cogitado o uso de 1 par de 10PW3 justamente porque muitos disseram ser um dos poucos (se não for o único) aceitável para uso em amplificador de guitarra, mas devido a impedância de 8ohms torna inviável a utilização, pois seria obrigado a liga-los em série. Seguindo seu relato, seria mais vantagem então "perder" um pouco do "volume" do amplificador e investir no par de 10PW3?

Afora eles, minha "única" opção seria montar 1x12" com o falante original (Meteoro) do amplificador, o que não creio ser muito adequado também.

PS 2: Como mencionei acima, adquiri recentemente um Orange 35W, que para minhas necessidades atuais tem resolvido bem, então a montagem do TSW é mais por "hobbie", estou fazendo em segundo plano conforme vai sobrando a grana para os componentes, por isso não queria investir tão pesado assim em alto-falantes, pelo menos não à curto prazo.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 14:20:51 por Diego Bueno » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #12 : 11 de Agosto de 2015, as 14:23:00 »

Já ouviu esses?

http://www.acedoaudio.com.br/?page_id=8

Todos os vídeos do site são gravados com esses alto-falantes.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, as 16:03:09 por xformer » Registrado

Guitar Craft
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #13 : 11 de Agosto de 2015, as 14:33:48 »

Vi sim, viagem_mental, inclusive andei conversando com o Ricardo (RK) também, o único "porém" é que ambos acabam caindo no mesmo problema do 10PW3: impedancia de 8ohms. Pra ligar 1 par em paralelo posso danificar a saída de 8ohms do amplificador e/ou o falante, e pra ligar em série terei a mesma "perda" que ocorreria na utilização do 10PW3.


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 11 de Agosto de 2015, as 14:47:49 »

 Diego Bueno

Uma dúvida me ocorreu, mas não tive tempo de ver nesse tópico se ela não foi respondida.

Qual é o power de 100W que você pretende utilizar?
Se for SS e tiver boa construção talvez ele possa suportar uma carga de 4ohms. Talvez até com mais de 100W.

É uma questão de informação sobre esse power.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:25:15 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal