Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:37:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Discos de corte [dúvida]  (Lida 20241 vezes)
Solenoide
Visitante
« : 19 de Agosto de 2015, as 17:19:10 »

Saudações.

Vim pedir ajuda aos colegas mais experientes. Gostaria de saber qual tipo de disco de corte é indicado para cortar placas de fibra de vidro com uma micro retífica.
Também tenho dúvidas em relação a velocidade. É melhor usar em baixa ou em alta rotação?

Muito obrigado.

Abraços!

Edit: É muito importante usar máscara anti pó ao cortar as placas, pois o pó da fibra de vidro é tóxico.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, as 17:40:48 por Solenoide » Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #1 : 19 de Agosto de 2015, as 17:28:30 »

Bom bonito e barato:
http://www.aliexpress.com/item/5x-22mm-dremel-accessories-diamond-grinding-wheel-dremel-saw-mini-circular-saw-cutting-disc-dremel-rotary/32298288291.html

e tem esse kit que também é bom e você pode assim como o primeiro, usar em diversos materiais...

http://www.aliexpress.com/item/7Pcs-HSS-Rotary-Tools-Circular-Saw-Blades-Cutting-Discs-Mandrel-Cutoff-Cutter-Power-tools-multitool-1ON7/2046731501.html

A rotação eu costumo usar de média para alta, se for baixa o disco trava...

 Wink
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Solenoide
Visitante
« Responder #2 : 19 de Agosto de 2015, as 17:31:18 »

Oi andersohm.

Muito obrigado pelas dicas e pelos links!  Legal!

Abraço!
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #3 : 19 de Agosto de 2015, as 17:44:00 »

Por nada!

Só a título de curiosidade:

No mercado livre o primeiro kit custa R$32, e o segundo R$55 em média...  Lips Sealed Lips Sealed
Que furto!!
Se não tiver pressa vai de aliexpress mesmo!  Smiley

Abraços
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 19 de Agosto de 2015, as 18:34:19 »

Eu uso deste tipo, tem em quase toda loja que vende acessórios para mini retífica.

Corto em alta velocidade, dura muuuuuuito.







Abraço.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, as 18:41:16 por Ferro_Velho » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #5 : 19 de Agosto de 2015, as 18:43:19 »

Só matando...

Eu querendo economizar e lá vem coisa pra comprar....

Valeu!  Legal! 
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #6 : 19 de Agosto de 2015, as 19:48:50 »

Eu tenho desses discos diamantados e uso em mini furadeiras para cortar placas de fenolite e de fibra.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #7 : 19 de Agosto de 2015, as 22:16:48 »

Oi pessoal, muito obrigado a todos que postaram aqui no tópico.


Por nada!

Só a título de curiosidade:

No mercado livre o primeiro kit custa R$32, e o segundo R$55 em média...  Lips Sealed Lips Sealed
Que furto!!
Se não tiver pressa vai de aliexpress mesmo!  Smiley

Abraços

A diferença de preço é enorme andersohm, compensa muito comprar no Aliexpress. O problema é a demora.


Eu uso deste tipo, tem em quase toda loja que vende acessórios para mini retífica.

Corto em alta velocidade, dura muuuuuuito.


Abraço.

Obrigado Ferro_Velho. Tinha encontrado alguns discos parecidos com os que você postou, não tinha comprado por não ter certeza se ele era adequado para cortar as placas. Valeu pela dica.


Eu tenho desses discos diamantados e uso em mini furadeiras para cortar placas de fenolite e de fibra.



Dexter, eu tenho uma mini furadeira igual essa da foto. Uso para furar as placas, ela funciona perfeitamente. Não sabia que ela aguentava cortar as placas. Vou testar aqui, muito obrigado.

Abraços!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #8 : 20 de Agosto de 2015, as 01:36:57 »

Se for para cortes retos (como para separar a parte impressa do restante da placa) eu uso um riscador e uma régua enquanto a placa está ainda quente. Risco várias vezes pelos dos lados e depois "dobro". Ela quebra exatamente em cima do riscado. Depois e só lixar para dar acabamento. Para cantinhos um alicate de corte e paciência (tem que fazer aos pouquinhos). O bom é que não faz poeira de fibra ou fenolite. As vezes que tentei fazer com discos de corte achei que ficou muito ruim e irregular, além de ter perdido alguns discos...  Bufando
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #9 : 20 de Agosto de 2015, as 06:40:14 »

Oi Sergiodam.

Já usei a régua e o riscador, mas na hora de dobrar as vezes quebrava uma parte da placa. Provavelmente acontecia isso por causa da minha pressa ou pelo fato de eu não esquentar a placa.

Já usei uma guilhotina de cortar papel, mas a placa ficava trincada. Até com uma serra tico tico eu tentei, mas não obtive bons resultados. O único jeito que consegui cortar as placas foi usando uma serra manual starrett, depois lixava para tirar as imperfeições. Resumindo, sempre foi um parto cortar as placas, por isso vou tentar com a micro retifica, claro que depois de cortar vou usar uma lixa para conseguir um acabamento melhor.

Abraços! 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 20 de Agosto de 2015, as 08:22:36 »

Pra facilitar na hora de partir a placa, eu uso o método do Sergiodam, e nos riscos uso a retífica para fazer furos (picotes) com broca ou escariador fino antes de dobrar. Dá trabalho, mas o efeito papel higiênico funciona bem (principalmente com placas de fibra de vidro). Depois é só lixar a borda onde ficou picotado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #11 : 20 de Agosto de 2015, as 08:51:26 »

Acho que o detalhe está mesmo em fazer o corte ainda com a placa quente, antes de desgrudar o papel glossy (é como faço). Tanto o fenolite quanto a fibra de vidro ficam bem flexíveis nessa hora. O fenolite bem quente se corta até com uma tesoura... Nunca tive uma placa trincada. O corte fica perfeito. Mas  tem que riscar bem os dois lados, para poder garantir que a lâmina de cobre já esteja interrompida na hora de fazer a dobra, caso contrário ela mesma será um elemento que vai impedir o rompimento perfeito da placa...
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 20 de Agosto de 2015, as 09:10:06 »

Eu usava uma tesoura para cortar placas de fenolite, mas elas trincam mesmo. Hoje uso tesoura quando a placa é muito maior que o desenho (comprei um lote de retalhos pelo mercado livre), depois faço a corrosão e vou na oficina de um amigo para cortar com lixadeira.
Registrado
Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #13 : 20 de Agosto de 2015, as 10:21:12 »

A pergunta é sobre micro retífica, mas sempre corto com serra manual e nunca tive problemas, basta prender bem a placa antes de serrar.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 20 de Agosto de 2015, as 10:36:43 »

Não precisa nada tão complicado...

Tem uma ferramentinha barata conhecida como "cortador de fórmica", vende em qualquer loja de ferragens. Basta usar uma régua como guia, riscar forte com o cortador (melhor se for dos dois lados), apoiar a placa numa mesa e forçar como se fosse dobrar, que ela quebra certinho no risco. Faço assim inclusive para placa de fibra (estas exigem mais força para "dobrar", mas dá certo).

Os discos de corte para miniretífica fazem muita sujeira, e a poeira que levantam é perigosa (principalmente quando se corta fibra de vidro). Além disso, se o disco quebra durante o uso, um pedaço pode voar na direção do seu rosto (adivinhem como eu descobri isso...). Recomendo apenas para casos em que a placa precisa ter encaixes ou recortes mais complicados.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal