Discos de corte [dúvida]

Started by Solenoide, 19 de August de 2015, as 17:19:10

Previous topic - Next topic

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Pois é, em casas de material para dentistas, não se encontra mais essas mini-fresas.
Por isso vou seguir a dica do castrodga e procurar em lojas de peças de relojoaria.

E eu acredito que essas brocas de aço rápido, em se tratando de furação placas de fibra de vidro, devem durar mais que as mini-fresas.

edyguitar

Colaborador
eu também uso brocas convencionais de aço rápido para furar tanto fibra quanto fenolite, uso aquela pequena mini furadeira smart 12V.
tem que tomar muito cuidado porque uma bobeada e a broca quebra.
pra quem estiver procurando as mini fresas ponta bola. tem essa no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698596374-broca-06mm-08mm-1mm-mini-furadeira-placa-fenolite-fibra-pc-_JM
nunca usei.
já usei umas fresas de CNC que comprei na eletrodex muito boas mas muito sensível e caras.

Barraca

*
Iniciante
Boa noite, pessoal.

Eu já comprei fresas de uma loja chamada "Código G" e gostei bastante. Essas fresas podem ser usadas em micro retíficas mas é bom ficar atento ao diâmetro da haste.

Seguem dois exemplos de fresas que podem ser usadas tanto pra fenolite quanto para fibra de vidro.

https://www.codigog.com.br/item-Fresa_Raiada_0.6mmx4mm_Metal_Duro_com_cobertura_de_AlTin-312.htm

https://www.codigog.com.br/item-Fresa_Raiada_0_6mm_Metal_Duro___Titanio-61.htm

André

castrodga

*
Iniciante
Muito obrigado pelas dicas galera. Bom saber que dá pra furar com essas de aço rápido, são as únicas que tenho aqui, agora é mandar ver.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Ramsay on 03 de October de 2016, as 17:35:34
Eu também uso essas mini-fresas, mas, só pra furar placas de fenolite.
Com fibra de vidro eu nunca testei e pergunto se o vidro da fibra não desgastaria precocemente a mini-fresa?

É uma questão a avaliar. Eu já usei em ambos os materiais - fenolite e fibra. Não notei perda de eficiência por causa da fibra. Porém, minha produção em fibra não é grande coisa. Seria interessante que alguém que trabalhasse muito com as placas de fibra usasse para avaliar se há redução no tempo de vida útil dela. Mas quanto ao resultado e eficiência do furo, avalio como ótimo. Mas - como tudo na vida - é uma questão também de se adaptar. Tenho um amigo que prefere usar os furadores de pressão, pois não consegue firmar a mão com a broca girando...

andersohm

*
Iniciante
Eu utilizava a broca de 1mm porém quando ela quebrou pensei em comprar um furador pois queria testar sua eficiência (velocidade na confecção dos furos x acabamento) e confesso que não fiquei muito satisfeito com o acabamento e o tempo gasto na confecção dos furos, achava que com o furador seria muito mais rápido, sem contar o fato que já destruí algumas ilhas usando ele que por serem muito finas estavam descolando.
Acho o acabamento da broca mais limpo, agora vou tentar uma broca mais fina pois 1mm para alguns layouts e alguns componentes ficaram um pouco grandes.
Tenho uma micro retífica que veio com o chicote é bem rápido e preciso na furação...
"Don't talk to strangers..."

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O furador parecido com um grampeador funciona bem com placas de fenolite, mas não com as de fibra de vidro que são mais duras.

Para usar as brocas de aço rápido, é bom ter um suporte vertical para a furadeira, senão qualquer inclinação pode quebrar a broca. Quem for furar segurando a microretífica na mão, é melhor usar essas fresas com ponta esférica, que são mais difíceis de quebrar (mas ruins de firmar e centralizar o furo, precisa ter mão muito firme).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: xformer on 04 de October de 2016, as 12:51:58
Quem for furar segurando a microretífica na mão, é melhor usar essas fresas com ponta esférica, que são mais difíceis de quebrar (mas ruins de firmar e centralizar o furo, precisa ter mão muito firme).

Exatamente. Por isso uso as que não tem a esfera. É como uma agulha mesmo. Muito mais firme na hora de "acertar o meio do furo"  :D . Geralmente eu furo tudo com 0,5mm (que são bons para resistores e capacitores pequenos). Depois volto variando com 0,8mm (para os furos de CIs e correlatos) e 1mm (para bornes, fios, potenciômetros e correlatos). Pena que não tenho aqui uma foto para mostrar como ela é. Tenho também uma fresa com calibre bem maior, para fazer furos para pernas de switches etc  ;) .