Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 02:10:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS DS-1 Clone  (Lida 83490 vezes)
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #45 : 26 de Outubro de 2011, as 14:29:49 »

   Um dia... há muito tempo atrás, fui nas casas baianas e fiz uma compra em algumas parcelas... Uma guitarra tonante e uma caixa Fhran. Mas, faltava uma coisa... e a distorção??? Então, peguei minhas economias (que eram bem econômicas) e fui em uma loja de instrumentos (já tinha ido, mas eles não vendiam em tantas prestações quanto as baianas) Não me lembro quanto paguei, mas era uma caixinha cor de laranja, escrito boss ds-1. O cara falou que era um ótimo pedal de distorção e tal... cheguei em casa liguei a guitarra com o pedal e que surpresa!!! O som era uma Bossta _... Resumindo, voltei na loja e troquei por uma zoom 505. Aí sim heim que distorção rsrsrsrsr quanta ingenuidade...rsrsrsr

   Ainda não sei tocar nada, mas agora sei o que é bom! E o melhor pode ser feito por mim mesmo


  
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #46 : 26 de Outubro de 2011, as 17:23:10 »

 A coisa já está descambando senhores acho bom aceitarmos os gostos e desgostos de cada um e tocarmos a vida.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #47 : 28 de Outubro de 2011, as 09:14:33 »

Roberto, esses que você está vendendo são em quais versões?
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #48 : 28 de Outubro de 2011, as 09:59:37 »

Já vendi.
Era um bem recente.
Não lembro exatamente a data de fabricação, mas o Fovb vai poder nos dizer pela numeração dele.
Há sites que mostram como ler a data dele pelo serial number.
Se não me engano é de 2009 mas tava novinho com cheiro de pedal boss. (O que eu adoro!)

Vendi para um amigo do trabalho um que era de 1998. Também super bem tratado. O cara ficou apaixonado por tirar sons do Satriani.

Os outros que sobraram, 2, ficarão comigo. Um é de 1992, se não me engano, e o outro é um clone dos anos '80 que ganhei de presente do Plautz e é, obviamente, o melhor de todos. Tanto pelo presente e construção como pelo som.


Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #49 : 28 de Outubro de 2011, as 14:21:22 »

...este negócio ed fazer mod para DS-1 é um absurdo. Principalmente no original.

Eu tambem nao curto mods no DS-1 (desde que seja o versao antiga com TA7136).
Ja as versoes novas particularmente eu nao gostei muito... mas é questao de gosto.

Em alguns casos, como por exemplo o do Marcos, se algo nao agrada, porque nao "melhorar"?
Cada caso um caso!  Smiley
O DS-1 dependendo dos captadores , isso independente se single ou humbuck, podera ter o som um pouco ardido mesmo, mas nem tanto.

No caso do Marcos, eu sugeria uma verificacao nos valores dos componentes. Principalmente C4 (250pF), C6 (150pF), e C7 (250pF).
Depois em C11 (22nF), C12 (100nF), R15 (2k2), R16 (6k8) e R17 (6k8).
Se tudo estiver certo, a unica solucao sera mesmo alguma mod.
Tem uma mod que muda so a parte do EQ (Tone) deste pedal, que é justamente para adequar melhor o pedal ao instrumento.

... É um pecado que devia ser punido, pelas leis islâmicas, com a morte, fazendo com que o infeliz que cometeu esta falta gravíssima, ir para o mármore do inferno onde ele escutará por 25 horas/dia aos maiores sucessos do Restart.
Adiciona ai Ivete e Claudia...  Cheesy
Lei islamica é muito severa  Shocked  Cheesy Cheesy Cheesy
Conheco bem, minha esposa é descedente.  Lips Sealed

Boa a do fdaltou cimento amorim.....me borrei de rir...hahahahahahaa Grin
É que realmente nunca encontrei nada a respeito...
Quando se procura sobre as mods usadas pelo Mr. Satch, (mais popularmente conhecido como Joe Satriani, um guitarrista ainda desconhecido  Cheesy ) apenas encontra como referencia as mods do Keeley.
E me lembro bem que a mod que ele citou nao foi feita pelo Keeley, e sim por outra pessoa, mas nao guardei o nome.  Cry
Por isso o "cimento" o principal elemento usado no concreto (massa).  Cheesy

...
Tambem gosto muito do DS-1. Tenho dois deles e agora mais um clone.
Os 2 originais que tenho sao com versao TA7136, um deles esta com o CI queimado (ja deve ter uns 8 anos), mas graças ao FOVB, agora ja tenho o CI para o reparo  Smiley
So falta um tempinho para trocar  Grin
O clone tambem é com TA.

   Um dia... há muito tempo atrás, fui nas casas baianas e fiz uma compra em algumas parcelas... Uma guitarra tonante e uma caixa Fhran. Mas, faltava uma coisa... e a distorção???... mas era uma caixinha cor de laranja, escrito boss ds-1. O cara falou que era um ótimo pedal de distorção e tal... cheguei em casa liguei a guitarra com o pedal e que surpresa!!! O som era uma Bossta _...
Isso me faz lembrar de uma Jackson que tenho... captacao HSS.
Gostava muito dos SS, mas o humbuck da ponte... nunca agradou. Em mais de 2 anos, ja ligados em muitos amps, nunca agradou.
Um dia testando um amp que acabei de consertar, um Wattson, deu um resultado legal...
As vezes acontece.
Hoje sou satisfeito com esa Jackson, mas usando o TS-7 no modo hot.

Sobre as versoes do DS-1:
A troca do TA7136 pelo M5223, foi feita em 1994.
Ainda em 95 e 96, se encontrava no mercado Brasileiro a versao com TA, isso era devido a estoque antigo.
Nao sei dizer sobre as unidades que sairam com BA718.

O DS-1 com dual op.amp, nao sao ruins.
O caso é que o som da versao antiga é diferente, e muitos se acostumaram com esta.
Registrado

tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #50 : 19 de Dezembro de 2011, as 12:34:03 »

Tudo bem pessoal...

Terminei de montar meu DS-1 este final de semana que passou e ele esta funcionando, a distorção realmente sem nenhum mod é muito legal, o pedal está chaveando certinho,,,só tem uma coisinha para ele ficar 100%....quando o efeito esta desligado o som sai limpinho e perfeito, porém quando aciono o efeito a distorção entra normal mas basta atacar as cordas graves com mais força que o pedal parece que "Peida", desculpem o termo mas é assim que parece....o que ocorre ao meu ver é que quando o efeito esta acionado (distorção) e eu ataco (bato a nota) mais forte nas cordas graves (só nelas mesmo) parece que saí um pouco de som limpo e bem alto misturado, como se o transístor fet 2SK30A que "abre ou fecha" o sinal limpo para a saída deixasse passar na batida forte das cordas graves um pouco do som limpo....como se ele permitisse vazar nessa situação o som limpo em vez de manter cortado totalmente....e outra coisa o led nunca acende, já verifiquei a polaridade dele e esta correta, e o led foi testado e esta bom também (não é do tipo alto brilho é do comum mesmo)....alguém tem uma sugestão??
Poderia ser o transístor 2SK30A que não esta legal....ou os transístores do flip-flop podem estar ruins.....???estes do flip-flop (biestável) os 2SC945 tem de ter o mesmo hfe?

Alguém tem uma sugestão para ajudar???

Obrigado.,.
Registrado

...money for nothing!!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #51 : 19 de Dezembro de 2011, as 12:42:58 »

Dá uma geral nos eletrolíticos para ver se não tem algum invertido.

O led deveria acender normalmente. Tem algo errado no flip-flop também. Os transistores podem ser até BC548 que funciona normal.
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #52 : 19 de Dezembro de 2011, as 12:59:25 »

Dá uma geral nos eletrolíticos para ver se não tem algum invertido.

O led deveria acender normalmente. Tem algo errado no flip-flop também. Os transistores podem ser até BC548 que funciona normal.


Então Marcos, eu desconfiei imediatamente que poderia ser o 2SK30A responsável por chavear o sinal limpo, me pareceu que ele não estava fechando bem a passagem do som limpo enquanto os outros dois 2SK30A estão conduzindo o sinal de entrada para e do circuito de efeito....ou que poderia ser a tensão que vem do biestável não estar correta, por isto pensar que os dois 2SC945 estarem trabalhando mal......quanto aos eletrolícos, verifiquei em geral os componentes e estes não estão invertidos, o único que eu não tinha era o 0,47uF sem polaridade que eu não tinha e usei um poliéster de 470nF no lugar dele, de resto tudo certo....

à propósito alguém teria uns 2SK30A e 2SK118 para me vender, meus 2SK30A acabaram e não tenho nem pra trocar com estes que podem estar com defeito no meu DS-1 e os 2SK118 seriam para montar o TS-7 do Amorim, não acho nenhum dos dois pra comprar (preciso de uns 5 de cada somente!!!!), ou se alguém indica uma loja que tenha....já ví várias por aí e nenhuma tem para vender....mas precisava ser uma loja aqui no Brasil....

abraço..
Registrado

...money for nothing!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #53 : 19 de Dezembro de 2011, as 13:12:29 »

Os 2SK30 e 2SK118 sao os mesmos... so mudando o tamanho deles.
NO DS-1:
Sobre o LED: tem um zener em serie, no esquema é o D2, ve se nao esta invertido.
Depois veja se D9 nao esta invertido.

Sobre o Flip-Flop:
Os 2SC 945 nao precisam ter HFE igual, no circuito nao afetara.
Veja se nao esta invertido D6 e D7.
Para testar o funcionamento do flip-flop, meça a tensao no coletor de Q4 e Q5.
Quando acionado o efeito, un deles deve estar em nivel baixo (0V) e o outro em nivel alto (tensao proxima da alimentacao).
Quando desaciona o efeito, ficara trocado os niveis de tensao.
Por exemplo, quando um esta em nivel alto quando acionado, quando for desativado este estara em nivel baixo.

Registrado

tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #54 : 20 de Dezembro de 2011, as 06:59:56 »

Os 2SK30 e 2SK118 sao os mesmos... so mudando o tamanho deles.
NO DS-1:
Sobre o LED: tem um zener em serie, no esquema é o D2, ve se nao esta invertido.
Depois veja se D9 nao esta invertido.

Sobre o Flip-Flop:
Os 2SC 945 nao precisam ter HFE igual, no circuito nao afetara.
Veja se nao esta invertido D6 e D7.
Para testar o funcionamento do flip-flop, meça a tensao no coletor de Q4 e Q5.
Quando acionado o efeito, un deles deve estar em nivel baixo (0V) e o outro em nivel alto (tensao proxima da alimentacao).
Quando desaciona o efeito, ficara trocado os niveis de tensao.
Por exemplo, quando um esta em nivel alto quando acionado, quando for desativado este estara em nivel baixo.




Verifiquei todos estes componentes que você citou Amorin, estão todos nas posições corretas, verifiquei o funcionamento do flip-flop biestável e também esta funcionando corretamente, inclusive encontrei um comentário em um esquema da boss em que é dito que a tensão no biestável é entre 6 e 7v e medi 6,3V no biestável do meu DS-1.....procurei por algo errado no pedal e não achei nada...incrível...o pedal funciona, a única coisa que está faltando é o 2SK30A (Q8) que fecha o sinal de som limpo da entrada (após Q1 2SC732) direto para a saída (antes de Q3 2SC732) (na opção de efeito desligado) cortar o sinal totalmente que é o que não ocorre e que confirmei isso usando o osciloscópio que tenho.

Liguei o osciloscópio no ponto logo após C2 que vem de Q1 (intersecção entre os sources de Q8 e Q6), verifiquei o sinal original da guitarra entrando.Com o efeito desligado medi então o sinal  no dreno (saída) de Q6 que vai para a base de Q2 (que seria já a parte onde vai o sinal caso o efeito esteja ligado) o sinal aqui neste ponto com o efeito desligado é zero (não passa nada nem em ataques fortes as cordas).Depois mantendo a medição liguei o efeito e então o sinal aparece limpo indo para o circuito de efeito.Depois medi a saída do sinal processado  pelo efeito (distorcido) no source de Q7 e tudo certo.
Agora é que vejo o problema..coloquei a ponta de medição do osciloscópio no dreno de Q7 (onde também é o dreno de Q8) e verifiquei o sinal distorcido que vem do efeito quando o efeito está ligado...desliguei o efeito e medi somente sinal limpo neste ponto...liguei o efeito novamente e toquei com mais força no ataque ás cordas e ví nitidamente que quando bato forte nas cordas mais grossas sai sinal limpo misturado ao sinal distorcido, porém com amplitude maior de sinal, mas isso é só quando ataco as cordas grossas com força, o sinal aparece no momento do ataque somente, depois enquanto as cordas ressoam e o sinal limpo não passa mais...
Mediante isto só posso imaginar que o fet de chaveamento Q8 (2SK30A-GR) que coloquei não esta bom, ou atensão que chega ao gate dele está insuficiente, mas não percebi nada de errado nas mediçoes dessa tensão que vem do biestável...
Vou primeiro trocar este Q8 por um outro que consegui, e depois se não resolver vou alterar algo no gate dele para que chegue mais tensão para confirmar o chaveamento dele...
Alguém já passou por esse tipo de defeito?O pedal funciona totalmente, mas passa um pouco de sinal limpo no momento do ataque ás cordas, só neste momento...

obrigado..
Registrado

...money for nothing!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #55 : 20 de Dezembro de 2011, as 15:38:18 »

Depois respondo melhor (to um pouquinho corrido), por hora, recomendo que apenas inverta o FET Q8 com algum dos outros 2.
Veja se muda algo!
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #56 : 21 de Dezembro de 2011, as 01:36:19 »

Saudações,

Bom achei um pdf bem legal e acho que cobre as principais modificações do DS-1. http://www.diystompboxes.com/DIYFiles/up/Build_Your_Own_DS-1_Distortion.pdf Espere que isso ajude.

Abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #57 : 21 de Dezembro de 2011, as 02:22:52 »

Ja conhecia este documento, tem um outro que é um complemento.
Este PDF, é legal porque contem um layout do circuito origianal (Obs. circuito original, nao o layout) da versao com dual op.amp.
O layout usa um op.amp com encapsulamento DIP, o que pode facilmente ser trocado por outro op.amp, como o TL072, o que resultaria em um melhor desempenho para esta versao (atencao: para esta versao).
Tem tambem um layout com versao TBP.

As mods contidas, sao a Ultra mod e a seeing eye.
Estas mods sao melhores para se usar com a versao dual op.amp, nao sendo recomendadas para a versao antiga, que usa o TA7136 (em minha opiniao a melhor).
Alias, quase nao se encontra mods para a versao antiga, mas tem de monte para a versao nova.
Talvez isso seja porque a versao antiga nao se tenha muito o que mudar...

Se nao me engano, a mod seeing eye é a troca da cor do led.
Registrado

rafammbass
Visitante
« Responder #58 : 21 de Dezembro de 2011, as 02:31:43 »

Eu ainda penso em jogar um monte allums no meu DS-1.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #59 : 21 de Dezembro de 2011, as 02:32:29 »

Saudações,

Execetuando-se a troca de componentes a seeing eye não seria um LED vermelho em série com um diodo ou no lugar dele? O Keeley coloca esse LED na letra “o“ do nome tone no pedal original. Quanto ao complemento você poderia postar pra gente? De repente a gente poderia disponibilizar esses links e/ou arquivos para que fossem reupados no primeiro post desse tópico pra deixar mais organizado.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.073 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal