Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:22:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Wah Wah do Jimi Hendrix o Jh1. O que posso por no lugar do indutor de 500mH?  (Lida 17616 vezes)
Lucas C.
Visitante
« : 08 de Julho de 2010, as 10:17:28 »

E ai gente?
Quero saber o que eu  ponho no lugar do indutor de 500mH. Um cara tinha falado que colocar o pré de um transformador de saída resolvia. Mas eu quero saber um componente fácil de achar.
E aproveitando o meu tópico. Eu vou fazer o fuzz face só que to querendo trocar o potenciômetro de 10K por um resistor de 8K2, e para saber o que é melhor eu tenho que saber pra que serve "casamento" e o que muda com o casamento e com o resistor de 8k2.
Aceito sugestões de outros componentes para por.v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).


Obs:Errei o lugar do tópico. Admin, se possível troque o tópico para o lugar certo.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, as 20:25:23 por Lucas C. » Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #1 : 08 de Julho de 2010, as 14:39:15 »

Bom, sei que não é lugar pra isso, mas no tópico pra vendas eu anunciei 2 indutores da Dunlop de 500mH, que tô vendendo só porque estão de bobeira aqui. E existem outros tipos de indutor facilmente encontráveis, mas não sei se ficam bons.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 08 de Julho de 2010, as 15:12:59 »

Nossa ! Que coincidência, ia abrir um tópico sobre isso...

Então, adquiri recentemente um multímetro que mede indutores (um modelo da ICEL) e resolvi por obra do acaso medir a indutância do enrolamento de vários relês de 12V, desses comuns que se acha por ai e para minha surpresa eles possuem uma indutância de 300 a 550 mH !!!
Pois bem, montei o circuito de wah wah do vox v847 na proto board e fui testando os dito cujos... E incrivelmente todos funcionaram!
Para quem possuir um wah wah, seria interessante o teste no pedal, comparando com o indutor original porque não tenho um para tirar conclusões satisfatórias...
Caso fique bom, seria uma opção muito barata para um substituição !
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #3 : 09 de Julho de 2010, as 15:30:11 »

Nossa ! Que coincidência, ia abrir um tópico sobre isso...

Então, adquiri recentemente um multímetro que mede indutores (um modelo da ICEL) e resolvi por obra do acaso medir a indutância do enrolamento de vários relês de 12V, desses comuns que se acha por ai e para minha surpresa eles possuem uma indutância de 300 a 550 mH !!!
Pois bem, montei o circuito de wah wah do vox v847 na proto board e fui testando os dito cujos... E incrivelmente todos funcionaram!
Para quem possuir um wah wah, seria interessante o teste no pedal, comparando com o indutor original porque não tenho um para tirar conclusões satisfatórias...
Caso fique bom, seria uma opção muito barata para um substituição !


Ótima notícia!!  Palmas  Bravo

Se realmente der pra usar relês de 3 reais no lugar de indutores de 80 reais seria excelente, claro que não deve ficar com o mesmo timbre, pois já tem muita diferença  entre o timbre de um fasel amarelo com um fasel vermelho imagine de um relê  Tongue Tongue Tongue , mas de qualquer forma isso é ótimo.

Nunca montei um wah com indutor justamente pelo preço deste, já dá pra começar a fazer uns testes!

abraço!!
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #4 : 09 de Julho de 2010, as 15:36:31 »

é uma otima noticia mesmo!!!!
vou fazer testes aqui tambem

Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 09 de Julho de 2010, as 20:49:35 »

Fiz mais uns testes, utilizando um trafinho de saída desses de radinho de pilha, e a indutância ficou em 640 mH em um dos enrolamentos, funcionou legal t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), pareceu que com o trafinho o som ficou menos ruidoso (tinha um forte HUMM com os relês) e o efeito ficou mais pronunciado.
Outra coisa que percebi foi que o relê é muito sensível a captação de ruídos, parecendo até um microfone, acredito que isso acontece pelo fato de o enrolamento não possuir verniz ou algo para blindá-lo (tambem não foram feitos pra isso né!  Tongue)
Outra coisa foi medir o valor de indutância de um relê de 24V, que chegou a pouco mais de um 1 henry, que também funcionou no circuito.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #6 : 09 de Julho de 2010, as 23:24:43 »

tenta blindar as bobinas dos reles, por exemplo,, depois de soldar a bobina na placa,, experimenta envolvela com alguma coisa,, tipo papel aluminio,, uma caixinha de metal,
para ver se o ruido para
Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #7 : 11 de Julho de 2010, as 23:55:47 »

tenta blindar as bobinas dos reles, por exemplo,, depois de soldar a bobina na placa,, experimenta envolvela com alguma coisa,, tipo papel aluminio,, uma caixinha de metal,
para ver se o ruido para

De preferência aterrado.
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
Audrec
Visitante
« Responder #8 : 12 de Julho de 2010, as 20:33:26 »

Cara, faz como falaram, blinda eles.
Se perceber os indutores fasel tem a mesma forma quase mas parece que tem uma cápsula em volta...
Coloca papel aluminio e mete fita isolante em volta ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Tongue
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #9 : 13 de Julho de 2010, as 13:31:11 »

Se perceber os indutores fasel tem a mesma forma quase mas parece que tem uma cápsula em volta...

Essa cápsula é o chamado pot core, de ferrite, que ajuda a aumentar a força da indutância, permitindo que a bobina do indutor possa ser feita com menos voltas. Esse do link é um dos muitos modelos disponíveis.

http://www.elexp.com/comp/pot_core.gif
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #10 : 13 de Julho de 2010, as 17:17:50 »

Ainda não testei sobre a blindagem pois acredito que grande parte do ruído vem da montagem feita na protoboard... Outra coisa é a falta de comparação com um pedal original, montei aqui e funcionou, só que não sei o quanto está próximo de um som de wah wah "normal" .
O jeito seria testar num pedal original, substituindo o indutor pela bobina...
Outra coisa, seria desmontar inteiramente o relê, pois as partes mecanicas podem causar vibração, e consequente ruído, mergulhá-lo num verniz para que as espiras não se soltem...


Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #11 : 26 de Julho de 2010, as 21:32:13 »

A propósito:
Qual o modelo do multímetro que comprou?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 27 de Julho de 2010, as 13:09:41 »

É o ICEL MD-6130
Comprei na multcomercial mesmo, foi o mais barato que encontrei. Achei excelente o custo benefício dele e se cuidar com carinho com certeza dura muito tempo... Outra coisa muito útil é a medida de frequência para ajustar pedais com osciladores, como chorus e flanger, é uma mão na roda!

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_4686_4689_Multimetro-Digital-MD-6130-ICEL
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, as 13:11:41 por Ledod » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #13 : 27 de Julho de 2010, as 14:06:05 »

Bem legal.
Recentemente tomei vergonha e comprei um na Mult também.
Estou esperando chegar. Está com um preço excelente pelos benefícios.
É dessa marca também. Tomara que seja bom.

Até mais.
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #14 : 31 de Julho de 2010, as 11:41:13 »

olhei nas especificações dele, mais uma dúvida me surgiu: ele mede capacitores como um capacímetro, a pergunta pode parecer besta mais tô aprendendo agora Sad
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal