Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 05:43:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alavanca de ponte flutuante da guitarra Fernandes - Preciso  (Lida 7651 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 15 de Outubro de 2015, as 19:33:26 »

Oi, pessoal. Tenho uma guitarra Fernandes de 1994, modelo FR-65X, que tem uma ponte tipo Floyd, de fabricação da própria Fernandes. O modelo da ponte é a FRT 5-PRO. Acontece que a alavanca dela desapareceu  Cry e eu queria substituir, mas não encontro nem com reza braba. Alguém teria alguma sugestão de onde poderia ter uma alavanca dessas pra vender?
Obrigado.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 16 de Outubro de 2015, as 11:47:04 »

A Chiara Guitar Shop, na região da Teodoro Sampaio, SP, costuma aceitas encomendas. Tem site (meia boca, mas tem).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 16 de Outubro de 2015, as 13:21:50 »

O Carlos Manara faz alavancas atualmente, além dos seus famosos blocos de sustain, mas certamente, se ele fizer o modelo que você precisa, não sairá assim tão barato!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703212201-kit-manara-stratocaster-bloco-de-aco-alavanca-5-molas-_JM
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 16 de Outubro de 2015, as 22:32:40 »

Caramba!! o Manara, pelo jeito, salgou bem os preços, não??
Até pouco tempo atrás, um bloco Manara custava na faixa de 110 a 130 Reais.
Agora, juntar uma alavanca que custa no máximo uns 20/30 Reais e molas que custam em média 5 Reais cada e triplicar o preço do combo, pra mim é abuso, simples assim e nem tem relação com a alta do dólar, uma vez que os materiais que ele emprega são nacionais.

E eu sou um daqueles que não acredita no "mito" do bloco de inércia, porque já testei um bloco de aço da GFS no lugar de um bloco de zinco menor de uma guitarra tipo strato que com esse bloco GFS simplesmente perdeu o "quack".

Pra mim tudo que o bloco de inércia faz é transmitir as vibrações sonoras entre a ponte e as molas fixadas no poste.

Edit:
Quando critiquei o preço me referi apenas ao kit e não aos blocos Manara.

« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, as 21:54:47 por Ramsay » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #4 : 17 de Outubro de 2015, as 00:31:14 »

Ramsay.

Concordo com sua crítica quanto ao aumento de preço do conjunto bloco/alavanca/molas.  Comprei algum há alguns meses e paguei um valor menor.

Também tenho algumas dúvidas quanto à melhorias na sonoridade, já que muita gente de gabarito defende stop tails e blocos de alumínio (Jimmy Page e Alan Holdsworth). Paul Reed Smith é outro deste time, pois prefere metais "low mass", stop tails em Alumínio ou em Latão (inclusive os postes de tarrachas e stop tails).

Porém, acho que devo salientar que a alavanca e as molas da Manara são em aço inox, material de melhor qualidade. E beeeem mais caro !

Da mesma forma. a qualidade mecânica, precisão, justeza e durabilidade do conjunto são superiores. Inclusive à Fender. Tenho cinco Fenders Strato, quatro compradas novas. Pontes com dois pivôs e com seis parafusos. Todas tem uma folga na alavanca muito maior que a do Carlos Manara.

O sistema Pop-In que o Carlos utiliza, com uma bucha de nylon reduz o stress e o desgaste do conjunto. São muito mais justas, precisas e mantém esta justeza por mais tempo. É semelhante ao sistema empregado nos Floyd Roses e pela PRS.

Pessoalmente prefiro as alavancas sem rosca, com as Wilkinson e as das G&L. Mas fazer o que, não dá para descaracterizar certas guitarras tanto assim. Na minha opinião (se é que ela serve para alguma coisa Cheesy ), os "upgrades" do Carlos Manara valem a pena.

Quanto a sua crítica sob o uso de matéria prima nacional, também tenho de discordar. Matéria prima vagabunda ?  E que tal as importadas do oriente...bem... a China tem uma abundância em ruindade muito maior que a nossa. E é bem possível que o minério seja nosso. _

Já vi pontes adquiridas na Guitar Fetish quebrarem a alavanca dentro do bloco nas primeiras horas de uso.  Cheesy

Em tempo: Acho que estas pontes sem micro afinação são como "criados para serviços leves". Para serviço pesado, vá de Floyd Rose, Ibanez ZR e coisas do estilo.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, as 15:52:46 por zekkez » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 17 de Outubro de 2015, as 00:51:35 »

Eu sei que o Manara utiliza em seus blocos aço de boa qualidade, mas, é aço nacional fabricado aqui e nada justifica os altos preços que ele está cobrando atualmente.
Eu também prefiro alavancas sem rosca, seja com bucha de nylon ou não.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #6 : 17 de Outubro de 2015, as 12:22:18 »

Fiz contato com o Manara e ele não trabalha com pontes do tipo floyd rose. Ainda continuo na busca da alavanca da ponte modelo FRT 5-PRO da Fernandes...  Embarrassed
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 17 de Outubro de 2015, as 12:41:46 »

OK, boa sorte.

Quanto às opiniões dos colegas, bem, são opiniões, como quaisquer outras, devem ser acatadas com respeito.

Sonoridade é uma questão pessoal, porém low mass não deve ser confundido com porcarias feitas de flocos de metal prensados a quente, pot metal.

Ligas de alumínio decentes são interessantes (e caras) principalmente em guitarras com captação humbucking.

Mas como tudo, depende do gosto (ou mau gosto) de cada um, não há regras!

Quanto a preço: cada um faz o seu em relação ao mercado e só o próprio sabe quanto vale o seu tempo, seu trabalho e a matéria prima.

Até por que upgrade em guitarra não é comida! Essa sim, aumentou loucamente de preço, mas ninguém parece se importar muito...rs.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
zekkez
Visitante
« Responder #8 : 17 de Outubro de 2015, as 15:50:04 »

Sergio.

Procurei algumas imagens no google para conhecer o modelo, mas a busca foi infrutífera. Não sei se a alavanca possui um encaixe tipo Fender ou tipo Floyd Rose.

Se for tipo Fender, com a rosca no próprio bloco, você poderá:
- usar uma alavanca com rosca maior e roscar o furo para a rosca desta nova alavanca. 
- ou poderá preencher o furo e refazer a rosca para a alavanca que tiver a mão.

Se a ponte for do Tipo Floyd, com a alavanca fixada em uma bucha separada, você pode comprar uma bucha nova e a alavanca correspondente, ou as duas juntas do mesmo vendedor. 

Como este conjunto:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711705843-haste-alavanca-floyd-rose-encaixe-externo-completa-com-bucha-_JM

As buchas:

http://lista.mercadolivre.com.br/bucha-alavanca-floyd-rose#D[A:bucha-alavanca-floyd-rose]

Ramsay e Alex.

Longe de mim querer convencer alguém. Tentei apenas descrever as qualidades que o produto possui. E as vantagens mecânicas que percebi.
Quanto ao preço... Evidentemente é caro... E tudo está caro... Quanto custa uma ponte Fender original ? Um bloco Calaham ? Um Fuzz Face Dunlop GE ?

Com o dólar a 4 dilmas, está tudo difícil ! Cry  Nem comprando direto e contando com a tolerância da RF.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #9 : 17 de Outubro de 2015, as 17:05:24 »

Sergio.

Procurei algumas imagens no google para conhecer o modelo, mas a busca foi infrutífera. Não sei se a alavanca possui um encaixe tipo Fender ou tipo Floyd Rose.

Se for tipo Fender, com a rosca no próprio bloco, você poderá:
- usar uma alavanca com rosca maior e roscar o furo para a rosca desta nova alavanca. 
- ou poderá preencher o furo e refazer a rosca para a alavanca que tiver a mão.

Se a ponte for do Tipo Floyd, com a alavanca fixada em uma bucha separada, você pode comprar uma bucha nova e a alavanca correspondente, ou as duas juntas do mesmo vendedor. 



Oi, Zekkez. Obrigado pela pesquisa.  Legal!

Para facilitar, coloco abaixo umas fotos da guitarra e o detalhe do encaixe da alavanca. Ela não é de rosca.







Pena que eu não tenho um paquímetro para medir internamente o diâmetro...   Sad Usando uma régua, vejo que o diâmetro interno NA BORDA é algo entre 5 e 6 milímetros. Será que uma alavanca da ponto tipo EDGE serviria?...

« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, as 17:09:50 por Sergiodam » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 17 de Outubro de 2015, as 17:06:22 »

Se a ponte é uma floyd rose licenciada, qualquer alavanca para floyd rose licenciada não serve? até por que existe um padrão que tem de ser seguido, sendo assim, basta levar sua guitarra em algum lugar que venda a alavanca e testar lá mesmo, acho que dará certo.

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
zekkez
Visitante
« Responder #11 : 17 de Outubro de 2015, as 18:27:47 »

Oi Mallermb.

Infelizmente os padrões da indústria não são muito "padronizadas". Veja estes links:
 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712927750-alavanca-gotoh-fc-3-para-floyd-rose-cosmo-black-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685990311-alavanca-condor-pa009-p-guitarra-floyd-rose-6-mm-cromada-_JM

Dois modelos licenciados com medidas diferentes. Lembro que o Floyd Rose Original é Schaller.

Sérgio.

Se você quer uma maneira mais fácil de medir, use brocas de aço rápido nas medidas mais comuns em polegadas (fazendo a conversão) e milímetros. 4.5, 4.8, 5 , 5.5 e seis.  Dá para chegar a um valor bem aproximado.

Mas considerando o preço das alavancas, principalmente as Gotoh originais, acho que comprar o conjunto bucha/alavanca não é tão ruim assim.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 17 de Outubro de 2015, as 20:14:02 »


Sérgio.

Se você quer uma maneira mais fácil de medir, use brocas de aço rápido nas medidas mais comuns em polegadas (fazendo a conversão) e milímetros. 4.5, 4.8, 5 , 5.5 e seis.  Dá para chegar a um valor bem aproximado.

Boa dica, mas fiquei com uma dúvida... Tenho a impressão que o diâmetro no fundo do furo é menor do que na borda (acho que dá para perceber nas fotos)... Qual a medida que vale como referência para a alavanca?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #13 : 17 de Outubro de 2015, as 21:27:31 »

Oi Mallermb.

Infelizmente os padrões da indústria não são muito "padronizadas".

Dois modelos licenciados com medidas diferentes. Lembro que o Floyd Rose Original é Schaller.


Caramba, meio milímetro de diferença, e que faz a diferença, deveria ser padronizado isso, paciência.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 17 de Outubro de 2015, as 22:43:36 »

Zekkez, tranquilão, só dei meu pitaco também. E é muito bacana ter visões tão diversas de ângulos e apreciações diferentes.

Agora quanto a esse problema da guitarra... É triste isso, viu? mais uma vez o fenômeno da padronização que ninguém dá mínima!

E olhe que a Fernandes é uma marca bem direitinha!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal