Conversão de lâmpada LED 220 v para 110v

Started by xandaum, 22 de October de 2015, as 13:22:43

Previous topic - Next topic

xandaum

Handmaker
Olá amigos!
Comprei algumas lâmpadas LED de 18w da china, vieram 220 v!
Preciso adaptar para 110v. Pois quando ligadas em 110v ficam muito fracas!
Conforme estava conversando com o Adiel, são lâmpadas simples que tem LEDS convencionais em paralelo. Apenas 3 resistores (2 de 470k e 01 de 470r) é 02 capacitores na entrada (01 de 10uF eletrolítico e outro de 1,8uF poliéster 400v)

Reduzi pela metade os resistores e nada! Dobrei o valor do capacitor de poliéster e nada!
Alguma idéia?  :(

kem

DIY Freak
Já ligou em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte?
E se conseguir traçar o esquema... ajuda...
I don't want to die young...
I want to diode!

Finck

Handmaker
Engraçado, as lâmpadas led que eu normalmente encontro são "bivolt". Acho que nunca vi uma com tensão travada (mas também não fiquei fuçando muito).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Matec

Hand MasterMind

Você dobrou o valor do capacitor de poliéster e reduziu o resistor de 470r à metade, tudo ao mesmo tempo?
Se o esquema da lâmpada for o mesmo daquelas que foram feitas aqui no fórum antes (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7660.0), talvez isso desse resultado.

O importante é descobrir a corrente que você precisa para o máximo brilho das LEDs.

Abs

Gilmar

*
Iniciante
Geralmente essas lâmpadas chinesas são subdimensionadas, a maioria é fabricada com leds 5730 ou 5630 que é o tamanho do led, esses leds quando são de boa qualidade possuem 0,5w cada e corrente de 150ma e 3,2 a 3,6v, os de qualidade inferior possuem 0,2w com tensão igual e aproximadamente metade da corrente. Lampadas boas de 18w possuem pelo menos 36 leds de boa qualidade, geralmente essas lampadas de 18w chinesas possuem de 20 a 24 leds, não perfazendo a potência anunciada. Outra variável é que não anunciam a luminosidade, leds de 0,5w possuem em torno de 40lm por unidade. Uma caracteristica dessas lampadas é que os leds estão em série, para manter a corrente baixa, fazendo com que haja uma queda de tensão para cada led no mínimo de 3,2v, dessa forma o capacitor em série com o circuito pode ser menor. Nesse circuito é facil calcular o valor do capacitor de entrada o problema é a corrente do led que é uma icognita pois varia de algumas dezenas de miliamperes a uma centena, de acordo com a qualidade e o fabricante. O que posso te dizer é coloque um capacitor de 3uF em paralelo com resistor de 470k na entrada, não precisa alterar o eletrolítico e o ressistor que esta após a retificação. Antes de alterar certifique que os leds estejam em série, caso seja um circuito série-paralelo o esquema é outro, caso não haja retificação, o circuito é série paralelo com leds em posição oposta para aproveitar o ciclo completo positivo e negativo, diferenciando o circuito. No mais boa sorte!

xandaum

Handmaker
Quote from: Gilmar on 23 de October de 2015, as 01:37:06
Geralmente essas lâmpadas chinesas são subdimensionadas, a maioria é fabricada com leds 5730 ou 5630 que é o tamanho do led, esses leds quando são de boa qualidade possuem 0,5w cada e corrente de 150ma e 3,2 a 3,6v, os de qualidade inferior possuem 0,2w com tensão igual e aproximadamente metade da corrente. Lampadas boas de 18w possuem pelo menos 36 leds de boa qualidade, geralmente essas lampadas de 18w chinesas possuem de 20 a 24 leds, não perfazendo a potência anunciada. Outra variável é que não anunciam a luminosidade, leds de 0,5w possuem em torno de 40lm por unidade. Uma caracteristica dessas lampadas é que os leds estão em série, para manter a corrente baixa, fazendo com que haja uma queda de tensão para cada led no mínimo de 3,2v, dessa forma o capacitor em série com o circuito pode ser menor. Nesse circuito é facil calcular o valor do capacitor de entrada o problema é a corrente do led que é uma icognita pois varia de algumas dezenas de miliamperes a uma centena, de acordo com a qualidade e o fabricante. O que posso te dizer é coloque um capacitor de 3uF em paralelo com resistor de 470k na entrada, não precisa alterar o eletrolítico e o ressistor que esta após a retificação. Antes de alterar certifique que os leds estejam em série, caso seja um circuito série-paralelo o esquema é outro, caso não haja retificação, o circuito é série paralelo com leds em posição oposta para aproveitar o ciclo completo positivo e negativo, diferenciando o circuito. No mais boa sorte!

Olá Gilmar!
Coloquei fotos agora! Dá uma olhada no primeiro post!
são 24 leds 5730
Suas citações estão bem coesas!
Vendo as fotos, o que acha que devo fazer?

Obrigado!!!

kem

DIY Freak
xandaum, perguntei acima mas você não respondeu.
Você chegou a ligar em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte ou se o brilho que teve em 110V é o real da lampada?
Se em 220V o brilho for o mesmo (grandes chances) não tem o que fazer...
I want to diode!

xandaum

Handmaker
Quote from: kem on 23 de October de 2015, as 12:32:11
xandaum, perguntei acima mas você não respondeu.
Você chegou a ligar em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte ou se o brilho que teve em 110V é o real da lampada?
Se em 220V o brilho for o mesmo (grandes chances) não tem o que fazer...

Oi mano!  Esqueci de responder...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...desculpe!
Não tenho aqui onde testar...mAs vou procurar uma loja de lâmpadas na cara de pau..._....é pedir para testar.._

kem

DIY Freak
Testa, porque as vezes você ja esta com a luminosidade máxima e vai perder tempo tentando arrumar.
I want to diode!

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Eu comprei algumas destas lampadas xing-ling e fiz a modificação que tu quer fazer. Cada uma delas tem um capacitor de 1,5uF. Eu coloquei dois em paralelo. Liguei uma lâmpada modificada e outra sem a modificação lado a lado com um separador opaco. A modificada é ligeiramente mais brilhante, mas não espere milagre. Não vai dobrar a iluminação. Se der uns 15% a mais de luz é muito. Não fiz medições de corrente para ver se houve alguma mudança significativa, foi no "olhometro" mesmo.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

kem

DIY Freak
Daniel... isso não vai diminuir a vida útil da lâmpada?
I want to diode!

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Imagino que não, pois elas foram "projetadas" para operar em 220V. O capacitor de 1,5uF apresenta uma determinada reatância capacitiva (resistência, a grosso modo). Em 220V essa "resistência" permitirá a passagem de uma certa corrente. Quando ligado em 127V esta corrente será menor (por isso a lâmpada brilha menos). Desta forma é necessário reduzir a "resistência" para que se aumente a corrente, considerando que a carga é constante. Para diminuir esta "resistência" deve-se colocar outra em paralelo, neste caso, outra reatância capacitiva (capacitor).

Existe um outro fator a ser considerado. Os LED´s da lâmpada estão todos em série, e cada um tem uma queda de tensão. Se a quantidade de LED´s for tal que a soma das quedas de tensão seja maior que a tensão da rede a lâmpada simplesmente não vai acender. Não foi o caso desta minha. Olhando o pior caso apresentado aqui, 36 LED´s com uma queda de tensão de 3,6V vai precisar de 129,6V. A tensão da rede, depois de retificada e filtrada, em 127Vca ficará em 179,6Vcc, ainda acima do mínimo necessário.

O ideal seria conhecer a queda de tensão sobre cada LED, a corrente necessária para conseguir o brilho máximo e então dimensionar corretamente o capacitor, mas sabemos que a tolerância dos LED´s Xing-Ling é de +-250%, então é praticamente impossível se conseguir isso corretamente. O que se pode é medir a corrente que passa pelo string de LED´s em 220V, medir a queda de tensão sobre um deles e com estes dados dimensionar o capacitor. Desta forma, em teoria, se conseguiria o melhor rendimento do conjunto... mas isso é só teoria...

Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

Gilmar

*
Iniciante
QuoteOlá Gilmar!
Coloquei fotos agora! Dá uma olhada no primeiro post!
são 24 leds 5730
Suas citações estão bem coesas!
Vendo as fotos, o que acha que devo fazer?

Obrigado!!!

Eu estou embarcado o sistema não permite visualizar imagens em alguns sites, mas se o sistema for igual ao que descrevi é só fazer igual o amigo daniellp fez, dobra o capacitor para permitir a passagem de mais corrente!

kem

DIY Freak
Não fui claro na minha "pergunta"... isso que da escrever do celular, a gente resume por preguiça.
Já que a diferença de luminosidade com 1 ou 2 capacitores é pouca, vale a pena já que com 2 capacitores os LEDs vão esquentar mais e por conseqüência durar menos?
I want to diode!

Gilmar

*
Iniciante
QuoteNão fui claro na minha "pergunta"... isso que da escrever do celular, a gente resume por preguiça.
Já que a diferença de luminosidade com 1 ou 2 capacitores é pouca, vale a pena já que com 2 capacitores os LEDs vão esquentar mais e por conseqüência durar menos?
Enviada: Ontem às 22:44:56 Enviado por: Gilmar

Deu para entender!
Você tem razão, leds são muito sensíveis ao calor, por isso é importante ter os dados específicos do led, a variação é enorme até dentro do mesmo fabricante. Só sabendo a origem do led para calcular um circuito com bom rendimento luminoso e durabilidade!