Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 08:45:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobinadeira Handmade.  (Lida 12880 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 10 de Julho de 2010, as 13:40:09 »

Olá pessoal!
(não sabia onde postar, qualquer coisa peço que os moderadores mudem de lugar)

Bem, estavamos discutindo sobre enrolar transformadores, resolvi criar uma bobinadeira para facilitar o serviço. Usei para contar as voltas como foi sugerido pelo marks_ol uma reed switch, uma chave NA que reage a um campo magnético fechando o contato, soldada no (=) da caluladora, quando começa-se a contagem, seleciona-se "1+" e liga-se a maquina, toda vez que o "Imã" que está preso ao eixo (no qual ficará o carretel a ser enrolado) passa em frente a reed switch a calculadora conta como "=2;=3;=4;=5..."
O motor que usei foi o de uma impressora velha que estava jogada no "sotão" de casa, ja a joguei fora, mais acho que era uma HP 610C ou uma 560C.
O eixo usei um pino velho que tinha em casa, mandei um torneiro fazer a rosca (sem malícia por favor  Cheesy), comprei 2 rolamentos no ferro velho, mandei o torneiro fixar os mesmos. Ainda por ultimo, para aproveitar a mesma polia do motor e a mesma correia, mandei ele fazer uma polia de nylon (pra quem se interessar as medidas das polias são: Motora= 10mm de diametro e Movida= 100mm).  
Por ultimo, para regular as velocidades, resolvi regular a tensão. Nesse ponto chamo a atenção, pois provavelmente haveria um jeito mais facil de fazer isso, com resistores ou algo assim, mais por falta de conhecimento usei reguladores de tensão, como pode-se ver no projeto em anexo, usei um transformador com secundários 0VAC;9VAC;18VAC 250mA  (que eu mesmo enrolei), passando por 2 pontes de retificação, pois tive que colocar os dois reguladores de menor voltagem separados dos de maior. Na primeira ponte, entram os 9VAC e após retificada, vai para os reguladores "1" e "2", saindo daí para o motor, 5VDC ou 9VDC, que podem ser acionados com uma chave DPDT On-Off-On. Na segunda ponte, como na primeira depois dos reguladores saem 12VDC; 15VDC e 18VDC. Também selecionados por chaves. Por ultimo resolvi colocar uma "chave geral" que corta os positivos das saídas das pontes, junto com um Led de indicação. Ainda, por medida de segurança, sabendo que haveria alguém que tentaria acionar 2 velocidades ao mesmo tempo, coloquei diodos em todas as saídas, não sei se era necessário, mais mesmo assim o fiz. Adivinhem o que aconteceu quando meu primo encostou na maquina? Sim! ele tentou acionar 2 velocidades  Cheesy, eu não queria testar, mas funcionou, não queimou nada  Cheesy a única coisa que acontece é o acionamento do Led das duas velocidades simultaneamente.  

Bem, acredito que é isso. Deixo então o layout para quem quiser se aventurar.

Para quem tiver dúvidas ou quem quiser, deixo abaixo links de videos que fiz para demonstração.
http://www.youtube.com/watch?v=MdUzkgCb4_I
http://www.youtube.com/watch?v=_t_2cuZcok0

Abraço e até a próxima!
« Última modificação: 10 de Julho de 2010, as 13:44:50 por Cogumelo » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #1 : 10 de Julho de 2010, as 15:06:17 »

 Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas

muito bom cara,,, voce está de parabens,,, fiquei com vontade de fazer uma agora!!
Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #2 : 10 de Julho de 2010, as 17:29:30 »

Caramba Cogumelo, logo na época em que ia postar minha idéia tmbm.

Brincadeira mano, ficou muito bom mesmo, simples e prático.

Agora fiquei na dúvida se posto minha idéia nesse post ou crio outro pois a minha idéia é fazer uma bobinadeira programável onde o usuário digita o número de espiras e quando as voltas cehagrem ao número digitado a bobinadeira para, sacou mais ou menos?

Parabéns Bravo
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #3 : 11 de Julho de 2010, as 11:08:18 »

Valeu pelos comentários caras!

Bicho, você quem sabe se quer criar um novo ou quer postar nesse, de minha parte não vejo nenhum problema em postar aqui, fique a vontade!

Gostei da tua idéia cara! Numa dessas se não for muito complicado e que eu não tenha que mudar muita coisa eu até faço que nem a tua também!
Abraço!
Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #4 : 11 de Julho de 2010, as 20:42:52 »

Ok, assim que eu ageitar um pouco o material começarei a postar minhas idéias mais. Eu não diria que é tão simples, mas não é complicado também.

Quanto a implementar no teu, ia ficar ótimo pois só iria mudar o "circuito".

Uma perguntinha só, tu programa em linguagem C?

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) mano
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 11 de Julho de 2010, as 21:00:54 »

Pior que por enquanto não  Embarrassed
Acho que um dia ainda aprendo, se der tudo certo esse ano começo a fazer engenharia...dai sim!

Valeu!
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #6 : 12 de Julho de 2010, as 08:27:29 »

PARABENS COGUMELO!  Palmas Metaleiro
a sua ficou melhor que a minha
hehehehehehe
vou ver se consigo uma camera com a minha noiva para tirar umas fotos da minha bobinadeira.
mas depois de ver a sua, acho q vou alterar o projeto
hehehehe
mas é isso ai, a idéia do red switch funcionou que é uma beleza!
eu estou projetando uma forma de conduzir o fio para enrolar uma espira do lado da outra
estava pensando em usar uma rosca de fim ou algo do genero
de alguem tiver uma idéia melhor doque a minha, sempre será bem vinda!
pensei em fazer um esquema com 2 relés, e 2 sensores de fim de curso ( botão de mouse )
quando liga  a bobinadeira, o motor começa a girar em paralelo a rosca sem fim conduzindo o fio em uma espécie de carrinho em uma direção,
quando este carrinho bate no botao de mouse, inverte a rotação do motor.
mas to apanhando ainda do circuito com relé.
 
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, as 08:32:57 por marks_ol » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 12 de Julho de 2010, as 08:57:56 »

marks_ol

Valeu cara!

É uma boa idéia essa a sua, também fiquei pensando em um modo de fazer isso, mais não tive nenhuma idéia. Quando eu tiver um tempo vo dar uma pensada também.

Valeu!
Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #8 : 12 de Julho de 2010, as 09:17:32 »

Muito boa a idéia do marks_ol, com isso o camarada fica um pouco menos preocupado.

Quanto ao circuito do relé, o único problema seria a chave fim de curso, pois a mesma só atuaria quando o motor estivesse encostado nela. Pra esse caso teria de ser uma chave não momentânea. Não sei se é por isso que num ta dando certo ai.

Até mais.
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #9 : 12 de Julho de 2010, as 09:37:22 »

Tiago
seria mais ou menos como neste desenho
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, as 09:38:56 por marks_ol » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #10 : 12 de Julho de 2010, as 09:59:58 »

eu estava pensando nisso ontem,,, eu estava pensando em usar o mesmo conceito de uma carretilha ou molinete de pescar,,, alguem teria que arrumar um desses e debugar para ver o seu funcionamento,, vou dar uma pesquisada aqui,,,

a ideia do rele invertendo a rotação do motor eu achei legal,, mais acho que quando o motor para para inverter acho que nesse tempo pode se criar uma folga no enrrolamento,,, mais não nos impede de tertar para ver
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #11 : 12 de Julho de 2010, as 10:05:16 »

Eu pensei nisso scorpions.
mas talvez, neste método de trilhos e barra roscada, se fixarmos o limitador um pouco menos doque o tamanho do carretel, o propio enrolamento colocaria o fio no lugar certo, e retardaria esse atraso de inversão do motor
eu acho que dá certo.
lembrando que para o bom funcionamento do conjunto o ideial seria utilizar uma rotação lenta na bobinadeira
Registrado
Thiago Lira
Visitante
« Responder #12 : 12 de Julho de 2010, as 10:25:52 »

marks_ol, eu entendi o que você quer fazer.

O problema que vi naquele esquema é só que tem que ter com chaves que mantenham o contato.

Entenda, quando o motor chega no limite ele fecha o contato da chave, energizando assim o relé que irá inverter o sentido do motor, porém, quando o motor começar a girar ao contrário, que a peça "andar" e desencostar da chave fim de curso o relé será desenergizado e desinvertendo o sentido do motor.

Não sei se você me entendeu, mas ele iria ficar indo e voltando no finalzinho do curso e dalí não ia sair, só se o relé fosse mantido energizado até a outra extremidade do curso.

Até mais.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #13 : 12 de Julho de 2010, as 11:29:43 »

acho que isso se resolveria usando um flip flop para fazer um sequencial e ligar os dois relez,,, e as duas chaves em paralelo

achei um video na internet que eu acho que é mais ou menos assim, mais me parece que ela usa dois motores independentes

http://www.youtube.com/watch?v=9dZiwV13OBA&NR=1
Registrado
marks_ol
Visitante
« Responder #14 : 12 de Julho de 2010, as 11:50:13 »

Pois é
acabo de encotrar um ci que pode servir
segue o datasheet
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal