Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 11:48:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BB preamp não tão "fiel"  (Lida 21075 vezes)
guidirestraits
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 139

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 25



« Responder #15 : 05 de Janeiro de 2016, as 08:24:09 »

Pois é já tinha visto este esquema elétrico e este layout http://blogs.yahoo.co.jp/anzuamehompo/32386718.html
Quem poderia confirmar se tem o potenciômetro duplo e o amigo ai que possui um?
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #16 : 21 de Agosto de 2016, as 08:41:05 »

Alguem fez as alterações e verificou se realmente correspondem com do pedal original?
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #17 : 10 de Outubro de 2016, as 10:49:01 »

Aguardando... estou montando também.
Registrado
Fabio Oliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 316

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5


« Responder #18 : 10 de Outubro de 2016, as 12:22:56 »

Fala pessoal tudo bem?

Estou com um Caline de um amigo meu (clone do BB Preamp) e tive a oportunidade de está-lo lado a lado com um BB Preamp original e posso dizer que é idêntico, ficando as diferenças para dois pontos apenas.

O primeiro o volume, o Caline tem mais volume que o BB.
O Segundo os agudos, o Caline soa mais agudo que o BB original.

Mas não acho que seja algo demais, nos testes que fiz, com uma mudança sutil nas regulagens o som ficou idêntico.

Poderíamos clonar este pedal da Caline que teríamos uma cópia "fiel" do BB Preamp ajustando apenas o excesso de agudo. Eu infelizmente não tenho conhecimento técnico o suficiente para fazer isso, alguém se habilita? Posso tirar umas boas fotos aqui.

Desculpe por não contribuir com o projeto, mas ainda não está no meu alcance, contudo estou estudando...
Registrado

Governador Valadares - MG
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #19 : 01 de Novembro de 2016, as 12:21:55 »

Caro amigos, hoje fui em uma loja de instrumentos musical o qual tem um bb preamp original, botei o pedal clone ao lado e fiquei impressionado, o timbre é idêntico , os controles de tone responderam iguais. Somente algo que mudou foi o volume do clone que é um pouco a mais, e tem um pouco de ganho a mais e um pouquinho de ruído a mais, o resto é igual.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #20 : 01 de Novembro de 2016, as 13:56:53 »

Caro amigos, hoje fui em uma loja de instrumentos musical o qual tem um bb preamp original, botei o pedal clone ao lado e fiquei impressionado, o timbre é idêntico , os controles de tone responderam iguais. Somente algo que mudou foi o volume do clone que é um pouco a mais, e tem um pouco de ganho a mais e um pouquinho de ruído a mais, o resto é igual.

Bom saber, Adriano. Ainda não montei o meu, no fim do mês ele sai. Você usou o layout do madbean?
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #21 : 01 de Novembro de 2016, as 14:01:44 »

Sim
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #22 : 01 de Novembro de 2016, as 14:04:39 »

Legal, Adriano. Quando eu montar o meu clone, pretendo fazer um vídeo comparando os dois. Posto o link depois para servir como mais uma referência para a galera.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #23 : 15 de Dezembro de 2016, as 20:17:33 »

Olá pessoal, estou montando o clone do Bb Preamp, utilizando o layout do Madbean:


O pedal tem som, porém com volume e ganho muito baixos, além de não ter distorção. Os controles atuam normalmente, mas só consigo ouvir o som com o amplificador bem alto.

Já testei os potenciômetros e estão OK. Chequei soldas frias e curtos, além dos valores dos componentes.

Utilizei todos os componentes relacionados no projeto, com exceção de um diodo 1N4005, que substitui por um 1N4007. Os CI,s são um RC4558 e um TL072.

Alguém que montou esse pedal passou por algo parecido ou tem alguma sugestão para eu verificar algum componente?

Abaixo postei uma foto da placa e uma tabela com os valores que medi nos pinos dos CI's e transistores.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #24 : 15 de Dezembro de 2016, as 22:06:25 »

O pedal tem som, porém com volume e ganho muito baixos, além de não ter distorção. Os controles atuam normalmente, mas só consigo ouvir o som com o amplificador bem alto.

Já testei os potenciômetros e estão OK. Chequei soldas frias e curtos, além dos valores dos componentes.

Utilizei todos os componentes relacionados no projeto, com exceção de um diodo 1N4005, que substitui por um 1N4007. Os CI,s são um RC4558 e um TL072.


Veja se não soldou transistores invertidos.
Observe o potenciômetro de volume, verifique se o pino 1 está realmente indo para VB.
Circuitos integrados ruins também causam esse problema.
Veja se não ligou input e output invertido.
Não descarte soldas frias ou pequenos curtos, alguns são muito difíceis de enxergar ao olho.
Verifique todos os pontos que vão para VB.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #25 : 15 de Dezembro de 2016, as 22:24:13 »

É nessa hora que o injetor de sinais faz falta.

Pela foto não deu para ver com clareza se há falhas nas trilhas, mas parece que sim.  Como não está muito claro, dá uma olhada na trilha que passa acima do pino 1 do potenciômetro de agudo.

Se puder postar fotos mais nítidas, vai dar para verificar melhor.

Boa sorte,
Alfredo 
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2016, as 22:28:05 por Alfredo Padrao » Registrado

rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #26 : 15 de Dezembro de 2016, as 22:39:41 »

Veja se não soldou transistores invertidos.
Observe o potenciômetro de volume, verifique se o pino 1 está realmente indo para VB.
Circuitos integrados ruins também causam esse problema.
Veja se não ligou input e output invertido.
Não descarte soldas frias ou pequenos curtos, alguns são muito difíceis de enxergar ao olho.
Verifique todos os pontos que vão para VB.
Mallermb, os transistores estão soldados de acordo com o layout.
Input e output também estão corretos.
A respeito dos integrados, já os troquei, porém vou testar com uns LF343 que tenho por aqui e ainda não tentei.
Vou checar os pontos que vão para VB.

Pela foto não deu para ver com clareza se há falhas nas trilhas, mas parece que sim.  Como não está muito claro, dá uma olhada na trilha que passa acima do pino 1 do potenciômetro de agudo.
Alfredo, a trilha que você citou está ok, já havia desconfiado dela também. Testei com o multímetro e há continuidade e não localizei curtos. Não estou muito afim de fazer outra placa.  Cheesy
Amanhã, farei novas checagens e caso não consiga resolver, posto fotos mais detalhadas.

Obrigado aos dois, por enquanto.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #27 : 16 de Dezembro de 2016, as 06:06:48 »

Dá uma olhada nos pontos de solda indicados pela seta, veja se está tudo ok.

https://www.4shared.com/photo/CxpKcXyzce/zthpc2.html

-----
Tem uma parte nas trilhas da sua placa que parece não estar correta, olhando pelo lado esquerdo, onde parece ser um dos circuitos integrados, existem dois terminais ligados juntos, ou pino 1 e 7 ou pino 2 e 8 é isso mesmo?, de qualquer forma, olhando o esquema do pedal, percebe-se que não existe ligação direta entre terminais nos circuitos integrados, a não ser nos pinos 3 e 5 do ic2.

Se der posta uma foto do lado de cima da placa.

-----
Esquece o que escrevi sobre os pinos dos circuitos integrados, estão corretos.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, as 06:30:05 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #28 : 16 de Dezembro de 2016, as 07:34:20 »

Da uma boa verificada nestas trilhas, tem vez que aparenta tudo estar correto, faz o seguinte, pega um estilete e passa entre a trilha da esquerda o qual foi marcada em vermelho na imagem postada pelo "Mallermb", revise tudo, com calma, o pedal é para funcionar, pelo que você falou parece alguma trilha em curto com o terra.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #29 : 16 de Dezembro de 2016, as 14:07:00 »

Galera, resolvido.

Não havia curtos, trilhas danificadas, nem componentes defeituosos. Troquei os fios ligados aos potenciômetros e funcionou. Testei continuidade com o multímetro e um deles estava rompido.

O pedal está falando e soa como o original, apenas com mais volume. Assim que possível, posto o vídeo com a comparação.

Obrigado a todos pela ajuda.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.078 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal