Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:35:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BB preamp não tão "fiel"  (Lida 20494 vezes)
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« : 15 de Dezembro de 2015, as 18:39:25 »

Alguém poderia me dar umas dicas de como de como deixar o som do meu bb preamp clone mais fiel ao original?
Bem, eu fiz o projeto do madbeans tu certinho, o som do pedal sai legal, mas comparando lado a lado hoje com um original, vi que meu pedal soa muitos agudos e menos graves e o drive um pouco menos também.
Alguém teria uma dica de como modificar isso ou mesmo um esquema fiel ao original?
Grato a todos
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 15 de Dezembro de 2015, as 22:34:08 »

Erick, você tendo acesso ao original, não daria para verificar se os valores dos componentes "batem" um com o outro?

É que mesmo você seguindo o projeto certinho como disse, pode ser que, tenham componentes com valores diferentes, e desta forma também reagirem diferentes.

Por exemplo, e montei um BB preamp, e meu filho gostou muito.  Usei o layout do GuitarHero onde os dois integrados operacionais são TL072, enquanto no do madbeans, o primeiro é um 4558 e o segundo o TL072, e só aí já terá muita diferença nas respostas "timbrais".

Outra coisa; eu não tenho o original para comparar, então neste caso, o fato do meu filho ter gostado, outra pessoa poderia não gostar (neste caso o gostar é subjetivo), assim como a guitarra usada, que no caso foi uma "les paul" e não faltou "graves".

Abraços,
Alfredo
Registrado

rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #2 : 16 de Dezembro de 2015, as 07:40:01 »

Vou acompanhar este tópico. Esse BB Preamp do madbean é um dos próximos pedais que pretendo montar, mesmo tendo um original.  Smiley
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #3 : 16 de Dezembro de 2015, as 10:52:35 »

Bom dia Erick Rodrigues no pdf do projeto em notas tem uma correção para esse problema de agudos demais e grave de menos.

(To make the Glitterratti more bassfriendly,
try the following: increase C1
to 220n, C10 and C11 to 68n and C7, C12 to 10n.)

Tradução:
Para fazer o Glitterratti mais bassfriendly ,
tente o seguinte: aumentar C1
a 220N , C10 e C11 a 68n e C7 , C12 a 10N .

http://www.4shared.com/rar/inTPpz-6ba/BBPreamp.html?

Espero que ajude.
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #4 : 16 de Dezembro de 2015, as 16:57:00 »

Erick, você tendo acesso ao original, não daria para verificar se os valores dos componentes "batem" um com o outro?

É que mesmo você seguindo o projeto certinho como disse, pode ser que, tenham componentes com valores diferentes, e desta forma também reagirem diferentes.

Por exemplo, e montei um BB preamp, e meu filho gostou muito.  Usei o layout do GuitarHero onde os dois integrados operacionais são TL072, enquanto no do madbeans, o primeiro é um 4558 e o segundo o TL072, e só aí já terá muita diferença nas respostas "timbrais".

Outra coisa; eu não tenho o original para comparar, então neste caso, o fato do meu filho ter gostado, outra pessoa poderia não gostar (neste caso o gostar é subjetivo), assim como a guitarra usada, que no caso foi uma "les paul" e não faltou "graves".

Abraços,
Alfredo

Pois é alfredo minha intenção era realmente abrir o original e verificar os componentes, mas o dono do "bixinho" não achou uma boa ideia e também só peguei o original para testes rapidinho. Wainer vou tentar as modificações , muito grato a todos.
RafaFelix, você tem um original e quer montar um? poderia vê se todos os componentes "batem", por que o que eu tinha ja voltou pras mãos do dono.
E sobre o ganho alguém sabe como aumentar?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, as 18:13:41 por erick rodrigues » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 16 de Dezembro de 2015, as 21:41:40 »

E sobre o ganho alguém sabe como aumentar?

Erick, você acha que este pedal tem pouco ganho, ou o seu em específico, ficou com pouco ganho?

Fale um pouco mais sobre o assunto.  Pois se é no caso do seu, pode ser que tenha algum problema na montagem.

Abraços,
Alfredo
Registrado

betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #6 : 16 de Dezembro de 2015, as 22:14:13 »

Seria este esquema?
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #7 : 17 de Dezembro de 2015, as 19:32:40 »

E sobre o ganho alguém sabe como aumentar?

Erick, você acha que este pedal tem pouco ganho, ou o seu em específico, ficou com pouco ganho?

Fale um pouco mais sobre o assunto.  Pois se é no caso do seu, pode ser que tenha algum problema na montagem.

Abraços,
Alfredo

Mestre alfredo, não está sem ganho não, mas comparando ao original senti um pouco menos, a pergunta seria mesmo se tinha como aumentar a gosto com a mudança de alguns componentes.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 17 de Dezembro de 2015, as 22:05:36 »

Erick, tem várias formas diferentes de aumentar o ganho "ao gosto" do "freguês".

Uma delas é alterando a relação dos resistores dos amplificadores operacionais.  Um exemplo, aproveitando a imagem acima postada pelo betoknigth, citando a parte IC2A, a relação entre R16 (47K) e R15 (10K) determina um ganho de 4,7.  Sendo assim se colocar um valor de 100K em R16, por exemplo você estaria dobrando o ganho neste estágio (OBS: isto não significa que o resultado seja só aumento de ganho, também pode trazer mais distorção)

Dei um exemplo de como aumentar o ganho, que também poderia ser usado na etapa IC1B, na relação entre R11 e R7.  Assim funciona o próprio potenciômetro de ganho na etapa IC1A (o potenciômetro variando, varia o ganho), claro!

Existem outras formas de variar o ganho.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 17 de Dezembro de 2015, as 23:33:15 »

Erick, tem várias formas diferentes de aumentar o ganho "ao gosto" do "freguês".

Uma delas é alterando a relação dos resistores dos amplificadores operacionais.  Um exemplo, aproveitando a imagem acima postada pelo betoknigth, citando a parte IC2A, a relação entre R16 (47K) e R15 (10K) determina um ganho de 4,7.  Sendo assim se colocar um valor de 100K em R16, por exemplo você estaria dobrando o ganho neste estágio (OBS: isto não significa que o resultado seja só aumento de ganho, também pode trazer mais distorção)

Dei um exemplo de como aumentar o ganho, que também poderia ser usado na etapa IC1B, na relação entre R11 e R7.  Assim funciona o próprio potenciômetro de ganho na etapa IC1A (o potenciômetro variando, varia o ganho), claro!

Existem outras formas de variar o ganho.

Boa sorte,
Alfredo

Melhor não mexer nesta relação do IC1B pois trata-se do filtro de TONE do tubescreamer.... o BB preamp é um tubescreamer com um filtro Baxandall. Se trocar o R10 por um pot de 20k teria mais um controle...não sei qual seria o resultado .... na atual configuração ele está como "grave"...

alterando o resistor R6 (4k7) altera também as frequencias de corte... e aumenta o drive...

O mais confortável seria mesmo diminuir o R15 e R16....vai alterar levemente o timbre, mas acredito que nada significativo....contudo não aumenta o drive, somente o volume...

Para aumentar o grave voce pode incrementar o C1, c2, c8, c15, c4 (drive)

Para reduzifr o agudo voce pode incrementar o c3 (drive), c9, ou instalar um capacitor em paralelo com o R24....

enfim dá pra brincar bastante....
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #10 : 18 de Dezembro de 2015, as 15:24:21 »

RafaFelix, você tem um original e quer montar um? poderia vê se todos os componentes "batem", por que o que eu tinha ja voltou pras mãos do dono.

Erick, sim tenho um original. Vou abrí-lo para checar se ele não vem com aquela maldita massa preta de epoxi por cima dos componentes. Depois posto uma foto aqui.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #11 : 26 de Dezembro de 2015, as 16:32:32 »

Erick, desculpe a demora em complementar a resposta pois estou um pouco sem tempo e ainda juntou com as festas de fim de ano, daí já viu né?!
Bom, hoje consegui abrir o pedal mas infelizmente ele vem coberto com aquela maçaroca preta pra esconder os componentes.  Ui
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #12 : 26 de Dezembro de 2015, as 21:20:09 »

Consegui algumas fotos sem aquela cola escura em cima dos componentes, tem ate do BBpreamp Plus, não sei se vai servir muito mas aqui estão!
Fonte: http://xotic.us/effects/bb-preamp

Fotos: http://www.4shared.com/rar/CdMbxaLSce/BB_Preamp.html?
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #13 : 28 de Dezembro de 2015, as 18:53:31 »

Obrigado a todas as dicas, vou garimpar e ir testando pra vê se consigo chegar ao timbre que quero, e acho que errei ao falar em "gain" e "driver" , o aumento seria de driver mesmo.
Registrado
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #14 : 05 de Janeiro de 2016, as 08:09:24 »

Bom dia meu caro.

Se você usou o projeto do Mad Bean realmente o que tens é uma versão baseada no BB Preamp. O Mad Bean omitiu o pot. duplo (dual ganged), 2 resistores e um capacitor que vem antes do C8 e R15 no Glitterrattii. Esse potenciômetro é a outra metade do pot. de volume.
Outra coisa que pode ser diferente são os CIs usados no original, eles dão resultados diferentes no som final, teste com as famílias TL0x2, RC455x ou até o TLC2262.

Aqui estão os 2 esquemas para a comparação:
http://madbeanpedals.com/projects/Glitterrattii/docs/Glitterrattii.pdf
http://forum.musikding.de/cpg/albums/userpics/16474/XOTIC_BBpreamp.pdf

É isso ai, abraços!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal