Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:26:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual equipamento eletrônico ainda fabricado é o mais antigo ?  (Lida 8657 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 16 de Dezembro de 2015, as 17:08:27 »

Estava lendo em outro fórum e apareceu um tópico com essa pergunta, no qual foram citadas algumas opções.  
Entre elas, sempre a eterna calculadora HP-12C da HP, que foi lançada em 1981 (portanto tem 34 anos de produção e venda ininterruptas, sem alteração significativa).
Mas um outro forista respondeu que os amplificadores valvulados da Fender eram mais antigos, entre eles o Fender Bassman de 1952, com a versão de 1959 sendo a definitiva (portanto 56 anos).  E talvez algum modelo de guitarra (se considerarmos como equipamento eletrônico além de instrumento musical - Telecaster de 1951 ?).
Fui ver no site da Fender se esse modelo de amplificador ainda sobrevive e fiquei na dúvida:

http://intl.fender.com/en-BR/amps/guitar-amplifiers/59-bassman-ltd-120v/

Ele ainda está em produção ?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, as 20:17:30 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 16 de Dezembro de 2015, as 17:51:35 »

Se acham que essa calculadora é igual à primeira, estão enganados, ao menos, pelo lado de dentro.  O que se manteve foi o visual.

http://www.thecalculatorstore.com/HP12cnewvsold

Não sei se a produção do amp da Fender foi ininterrupta. Se foi, é o cara!

Mas ainda voto pela Telecaster '51...   Wink
Registrado

Montanari
Visitante
« Responder #2 : 16 de Dezembro de 2015, as 18:33:44 »

Vou dar os meus pitacos... rs

Bem, excluindo esses 2 aqui :
- o para-raios (Benjamin Franklin)... teve seu primeiro modelo confiável feito por volta de 1760
- primeira lâmpada incandescente vendida comercialmente ( Thomas Edison ) 1879

Ficamos com esses 2...
- o Theremin ( 1928 )
- o microfone Green Bullet ( Shure 1949 )

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 16 de Dezembro de 2015, as 20:32:33 »

Sobre a HP-12C, embora as alterações ocorreram (mudança das baterias, do processador, das teclas), basicamente ainda é o mesmo produto, com as mesmas funções do original. Mesmo assim, eu não trocaria a minha 12C (plenamente funcional e bem cuidada) de 1987 por uma mais recente (que é mais rápida) fabricada na China e com baterias que duram 1 ano (a minha foi fabricada aqui e as baterias duram 5 anos ou mais). Nem só diamantes são para sempre, a HP-12C também.  Legal!

No tópico do fórum realmente, a pergunta era sobre dispositivos elétricos, mas aqui eu restringi para eletrônicos. Portanto lâmpadas incandescentes e para-raios fogem do escopo.  Sobre o Theremin, eu desconheço se há um mesmo fabricante disponibilizando uma produção comercial desde a data informada. No meu entender é apenas uma invenção em que as pessoal tem que produzir o seu próprio. O microfone tem que ser conceituado ou não como aparelho eletrônico em si, ou apenas como um componente elétrico transdutor (o que poderia então englobar outros produtos tais como algum modelo de alto-falante que porventura tenha um fabricante tradicional que ainda o comercialize). 

É estranho no mundo de hoje em que a obsolescência programada está deixando a vida útil dos produtos cada vez mais curta, ainda existam alguns produtos que perdurem por tanto tempo. Ontem mesmo, num telejornal, pesquisaram quanto tempo os brasileiros trocavam de celular, e muitos responderam que trocavam de 1 ano a 1,5 ano e que por causa da crise demorariam um pouco mais (2 anos !!).
A título de curiosidade, vejam quanta coisa já virou peça de museu:
http://www.webdesignerdepot.com/2010/02/blast-from-the-past-vintage-technologies-that-we-no-longer-use/
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #4 : 17 de Dezembro de 2015, as 14:04:07 »

Acho que o amp é reedição, nem vale.

De efeitos de guitarra acho que todos eles acabaram sofrendo mudanças ao longo do tempo e os que não mudaram, ficaram algum período sem fabricar.

Creio que os pedais clássicos da MXR são os que tiveram menos mudanças, seja em seus esquemas ou layouts.
E o Dyna Comp o que permaneceu mais tempo sem mudança significativa de 1970 a 2007, quando trocaram o sistema de um 3080 (LM ou CA) para um com LM13700N, não é uma grande mudança, mas para os mais classicistas, já é algo significativo.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 07 de Janeiro de 2016, as 18:17:40 »

... eu não trocaria a minha 12C (plenamente funcional e bem cuidada) de 1987 por uma mais recente (que é mais rápida) fabricada na China e com baterias que duram 1 ano (a minha foi fabricada aqui e as baterias duram 5 anos ou mais).

Não troque mesmo. As novas não parecem ser nada rápidas, as baterias da minha (2014) não duraram nem 3 meses, e o teclado é duro. E a máquina vive travando...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 07 de Janeiro de 2016, as 20:43:31 »

Isso me lembra o Sinclair ZX Spectrum inglês, de 48K de memória, que ficou 10 anos sem modificações, com programas sendo lançados para ele até os dias atuais, desde 1982.  Não é recorde geral, mas é digno de nota no campo da informática.  Eu tenho clones dele, dois TK90X e um TK95, ainda, fora os emuladores no PC e no meu celular.

Registrado

felix
Visitante
« Responder #7 : 07 de Janeiro de 2016, as 20:55:59 »

Bem louco esses modificadores todos no teclado, eu me atrapalho até com o CAPS...   Grin
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 08 de Janeiro de 2016, as 07:04:05 »

Isso me lembra o Sinclair ZX Spectrum inglês, de 48K de memória, que ficou 10 anos sem modificações, com programas sendo lançados para ele até os dias atuais, desde 1982.  Não é recorde geral, mas é digno de nota no campo da informática.  Eu tenho clones dele, dois TK90X e um TK95, ainda, fora os emuladores no PC e no meu celular.

Uia, eu também tenho um TK90X 48kB de RAM, e um TK82C de 2kB (clone do ZX81)!!!
Adiel, entra para o:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ClubedoTK/conversations/messages
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #9 : 08 de Janeiro de 2016, as 10:14:48 »

Já entrei!   Grin

Esses caps shift e symbol shift são atalhos para os comandos em basic do interpretador do Sinclair Spectrum.  A vantagem é que cada comando só toma 2 bytes de memória no programa, dentro do interpretador.  Eu quase comprei um TK85, na época, mas já era muito rudimentar.  O TK90X era muito mais avançado, com muita memória, e muitas cores!!  Cheesy
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 08 de Janeiro de 2016, as 10:33:08 »

YAMAHA MSX2 e Commodore AMIGA aqui...rs

 Cheesy
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 08 de Janeiro de 2016, as 11:33:23 »

Dois objetos de desejo dos usuários da década de 80/90!   Smiley
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 08 de Janeiro de 2016, as 12:42:47 »

Eu tive um TK85, e antes dele um CP200 (Micrologic?)... Dá uma certa saudade...
Os "pixels" desses Z80 eram quase do tamanho de uma caixa de fósforo...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #13 : 08 de Janeiro de 2016, as 13:23:55 »

Eu tive um TK85, e antes dele um CP200 (Micrologic?)... Dá uma certa saudade...
Os "pixels" desses Z80 eram quase do tamanho de uma caixa de fósforo...

Estamos ficando velhos...  
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 08 de Janeiro de 2016, as 17:04:35 »

Eu tive um TK85, e antes dele um CP200 (Micrologic?)... Dá uma certa saudade...
Os "pixels" desses Z80 eram quase do tamanho de uma caixa de fósforo...

O CP200 era fabricado pela Prológica (que fabricava uma linha completa de computadores e impressoras): CP200 e CP200s (ZX81), CP300 (TRS80), CP400 (TRS Color), CP500, Sistema 700, depois os PCs SP16 e Solution.

A resolução nativa dos CP200 e TK85 (similares) era de 64 x 44 pixels (32 colunas x 22 linhas de caracteres quadrados de matriz 8x8), mas mesmo assim era divertido ficar plotando senóides na tela e jogar T-Rex num labirinto.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal