Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 14:05:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [off topic] desmontando televisão e monitor  (Lida 6120 vezes)
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« : 29 de Dezembro de 2015, as 10:45:27 »

Bom dia amigos!
Procurei por algum tópico que tratasse do assunto, mas não encontrei.
Tenho uma televisão, um monitor CRT, e estabilizadores para desmontar.
Além de fazer o rabicho para descarregar a chupeta e capacitores, há algum outro cuidado necessário?
Existe alguma fonte que possa ser reutilizada? (como para amps, etc)
Já existe algum projeto "queridinho da galera" para fazer com as peças do "feirão da reciclagem" desses aparelhos?

  Legal!

Se cometi algum erro na criação do tópico, peço desculpas.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, as 10:52:15 por Andshadows » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 29 de Dezembro de 2015, as 14:52:50 »

na TV e monitor,o básico é isso mesmo, descarregar o CRT (uso um resistor de 10k para terra) e capacitores.

em ambos, vai aproveitar resistores, capacitores, transistores, dissipadores e talvez indutores.
Ambos usam fontes chaveadas, então pode reaproveitar os transformadores para reenrolar para outros projetos de fonte chaveada, a chupeta do flyback rende uma ótima ponta para sugador de solda.
na TV vai encontrar um CI amplificador de baixa potencia (10w no maximo).

no estabilizador, salva-se resistores, capacitores, e relês, e dependendo da qualidade, valha a pena reaproveitar as chapas I e E do transformador para enrolar outro para algum projetinho, já que no modo orginal, ele não vai servir para nada.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 29 de Dezembro de 2015, as 16:32:21 »

Tire algumas fotos (com detalhes e bom foco) das placas e partes internas e poste-as aqui pra gente ver o que dá pra aproveitar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #3 : 29 de Dezembro de 2015, as 18:35:15 »

Obrigado, meus amigos. amanhã pela manhã eu tiro as fotos e posto.
Bom, confesso que nunca desmontei alguma coisa com tanto medo que um monitor. Mas amanhã desmonto a televisão de boa.
Encontrei 4 ou 5 ci's lm's**** uns de 8 e outrs de 24 pernas.
Pergunta: - Os resistores menores são de 1/4 watt? eles tambem poderão ser usados para montar pedais?
Só pra garantir:
ele descarrega quando ouvimos aquele som "formigado" quando se deligava televisões antigas né?
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, as 18:45:56 por Andshadows » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #4 : 29 de Dezembro de 2015, as 19:06:34 »

o cuidado com a TV e o Monitor são os mesmos, não precisa ter mais medo de um que de outro.

para descarregar, recomendo o seguinte, pegue um resistor de 10k, solde na malha do tubo (no GND do aparelho), na outra ponta ligue a um cabo e uma chave de fenda, depois é só coloca-la por baixo da chupeta e deixa lá um tempo.
a descarga normalmente dá um tiro, como um curto (que é o que acontece na verdade) apenas desligar o aparelho não é suficiente para descarregar.

o procedimento é esse, mas é bom o uso de um resistor no meio do cabo, para ter uma descarga mais gradual, o cabo direto costuma queimar a ponta da chave pelo curto que é causado.
e lembre de não ficar com o corpo em contato com o chassi do aparelho, é a mão no cabo da chave e só
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 29 de Dezembro de 2015, as 19:29:00 »

Se você soltar a chupeta (pode pegar na parte borrachuda e puxar) do tubo, a maior parte do seu medo fica minorizada, pois é o tubo que fica carregado com alta tensão (>10kV). A chupeta solta e o cabo são partes do flyback, que nada mais é do que um transformador  (que desligado não apresenta perigo algum). Só não vá enfiar o dedo (ou outra coisa no furo do tubo.
Cuidado depois com o que vai fazer com o tubo da TV ou monitor. Existe vácuo dentro dele e se houver uma pancada que venha a quebrar o vidro, o tubo implode (pra dentro) e depois tudo volta espalhando estilhaços de vidro em volta. Já vi idiotas marretando a parte frontal dos tubos (que justamente é a mais grossa e resistente). Precisa fazer o descarte consciente e adequado desses componentes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 29 de Dezembro de 2015, as 20:34:54 »

Eu lembro que dá para usar o flyback em diversas montagens interessantes (a maioria inúteis...). Cerca elétrica, mata moscas, bobina de Tesla, ionizador para relaxamento, lâmpada estroboscópica...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #7 : 29 de Dezembro de 2015, as 23:35:55 »

eu fui em uma eletronica aqui perto, e eles me ensinaram que para evitar acidentes com o tubo eu deveria quebrar uma pecinha de vidro que fica atrás, quebrando ela pra dentro era a forma mais segura, segundo eles. Bom, o monitor deu certo. Amanhã será a tv.
eu  enrolei o fio na chave phillips e coloquei a outra ponta na garra da 3ª mao conectada ao terra do monitor. Mas vou usar o resistor dessa vez.  Legal!
Abração!

-----
Bom dia!
Link das fotos das placas: (qual o host que voces usam para aparecer as fotos aqui e não os links?)
 Legal!
https://goo.gl/photos/3vzeyqVUqT7h6tHW8

-----
outra pergunta:
o gabinete do nobreak pode ser feito com ele uma caixa para pedais?
Alguns tem uns furinhos, esses impedem a gaiola de faraday? se der certo vou levar num ferreiro aqui pra cortar com a tesoura monstra dele
e dobrar. os apoios para os parafusos, vou fazer de durepoxi.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 08:10:51 por Andshadows » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 30 de Dezembro de 2015, as 10:45:23 »

Eu uso o www.postimg.cc pra armazenar as imagens que eu insiro nas minhas mensagens.

Olhando para as fotos, eu vejo algumas peças bem úteis para outras montagens: dissipadores de calor de alumínio, os relés alaranjados (acho que da placa de no-break), talvez alguns capacitores de poliéster. Os demais não dá pra saber com certeza.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #9 : 30 de Dezembro de 2015, as 13:16:16 »

terminei agora de desmontar o nobreak, falta só tirar os relés. Só no nobreak eu peguei 95 resistores, muitos diodos 4148 e 4007, comum em pedais. Ah sim, você está certo, tem alguns capacitores de poliéster, cerâmicos, e alguns eletrolíticos.
tem alguns diodos um pouco maiores que ainda não conheço. Os relés, ainda não sei pra que servem.
Vou ver se consigo montar 51k e 510k pra terminar meu ts9
 Legal!
estou guardando tudo.
Só achei estranho umas peças que são como resistores, amarelos bem pequenos, mas na marcação da placa estava como "c" e não "r"
São pequenas, amarelas parecidas com bunda de abelha.
Vou catalogar os resistores.
Só desmanchei a placa menor do monitor, e a placa do nobreak.
Se tiverem sugestões de projetos, são bem vindas.
Abraço!
sem querer, findei quebrando uma peça preta redonda, parecida com um indutor wah, dentro tem dois fios, e consegui descobrir onde estavam e os soldei de volta.
os cis que encontrei foram:
lm 324n
lm1237bdce/na
pic16f886
lm2480
ecm6700
stv9118 mlt22513
ka3842a rf09c
24lc08b/p1cs 0447
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 13:28:50 por Andshadows » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #10 : 30 de Dezembro de 2015, as 13:30:17 »

sem querer, findei quebrando uma peça preta redonda, parecida com um indutor wah, dentro tem dois fios, e consegui descobrir onde estavam e os soldei de volta.
Me parece que é um "Buzzer"
Dependendo da impedância dele, e arrumando mais um adequado ao projeto, dá para montar um Ebow.
Estou atrás de um de 50 ohms para este projeto...
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 30 de Dezembro de 2015, as 13:41:44 »


os cis que encontrei foram:
lm 324n
lm1237bdce/na
pic16f886
lm2480
ecm6700
stv9118 mlt22513
ka3842a rf09c
24lc08b/p1cs 0447

Desses, o que eu sei o que são e podem ser úteis: o LM324 é um ci com 4 amplificadores operacionais que podem servir pra usar em projetos de pedais. O PIC 16F886 é um microcontrolador de 28 pinos que pode ser reprogramado (o programa fica em memória FLASH) pra realizar outros projetos (acredito que ele que controlava o nobreak), ele é a versão melhorada do 16F876 que tem muitos projetos na internet. O 24LC08 é uma memória EEPROM serial de 8kbits (1kbyte) que provavelmente era usado pra gravar alguma configuração do equipamento. Também pode ser reutilizado.

O buzzer provavelmente era usado para emitir o alarme sonoro de falta de energia ou algum aviso de mau funcionamento do nobreak. Ele é um cristal piezoelétrico que vibra uma lâmina metálica ao ter um sinal elétrico nos seus terminais. Dá um bom bip para circuitos.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 16:25:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #12 : 30 de Dezembro de 2015, as 16:22:26 »

triste ilusão minha de pensar que ele poderia de repente servir como um indutor wah  Grin
Mas depois que eu descobri que era um buzzer "murchei"  Cheesy
Muito obrigado pela ajuda!
Já achei a associação de 510k para o ts, agora falta só a de 51k
Muito obrigado pela ajuda!

-----
sem querer, findei quebrando uma peça preta redonda, parecida com um indutor wah, dentro tem dois fios, e consegui descobrir onde estavam e os soldei de volta.
Me parece que é um "Buzzer"
Dependendo da impedância dele, e arrumando mais um adequado ao projeto, dá para montar um Ebow.
Estou atrás de um de 50 ohms para este projeto...
Abraços

Você está certo, era um buzzer mesmo, pena que era pequeno, acho que 5v, se fosse 50 era seu.

-----
O gabinete do nobreak pode ser usado para fazer caixa para pedal de chapa dobrada? em dois pontos ele tem pequenos furos, isso impede o efeito de gaiola de faraday?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 17:01:47 por Andshadows » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #13 : 30 de Dezembro de 2015, as 17:23:53 »

O gabinete do Nobreak dependendo do tamanho dá um ótimo chassi para amplificador. Ele ficaria deitado e a parte onde fica o botão de liga-desliga e parte traseira de onde sai o cabo de força, seriam as laterais. Estas seriam retiradas e substituídas por madeira mesmo com algum revestimento. Já vi alguns amplificadores caseiros assim e depois de prontos ninguém diz que é um gabinete de nobreak. Fica show!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 30 de Dezembro de 2015, as 22:08:29 »

Minha humilde opinião sobre reaproveitar componentes dessa forma.
Primeiro, você não sabe se todos estavam funcionando. Se estavam, você não sabe se danificou algum ao retira-los (com calor por exemplo).
Ai pensa no seguinte. Você junta um monte de componentes, monta algo, um pedal por exemplo, usando algum deles e... o pedal não funciona.
E ai? E pra achar o componente defeituoso?
Claro, componentes vem com defeito de fabrica, mas você esta aumentando a possibilidade.
Se eu sou contra reaproveitar componentes? De jeito nenhum... só tome cuidado ao utiliza-los e saiba de suas limitações.
Ahh... Eletroliticos eu não reaproveitaria... a não ser pra testes.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal